DER-MG já desativou 42
balanças; fim do contrato com as empresas que gerenciam o serviço causa o
problema
Desde o último domingo, as
fiscalizações das cargas excedentes dos veículos pesados que circulam nas
rodovias estaduais em Minas Gerais estão paralisadas. A informação foi
confirmada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas
(DER-MG). Das 46 balanças operadas pelo órgão, 42 tiveram as operações
encerradas, entre elas a balança do posto fiscal de Nanuque, que fica no Km.
16,6 da rodovia BR-418, sentido sul da Bahia.
As estruturas deixaram de
funcionar por conta do fim do contrato com as empresas responsáveis pelos
postos de pesagem. "Como pela legislação não é mais possível prorrogá-los,
o DER-MG está em fase de estudos para contratação de novas empresas para a
operação das balanças", enfatizou em nota. A entidade não deu um prazo
para a retomada das vistorias nos locais.
Conservação das rodovias
Doutor em engenharia de
tráfego, Frederico Rodrigues lembra que as balanças ajudam na conservação do
pavimento das rodovias ao flagrar caminhões com carga mais pesada que o
permitido pela legislação de trânsito. "Todo asfalto é dimensionado por um
número específico de veículos pesados com um peso máximo permitido por eixo.
Quando não existe a pesagem, infelizmente muitos transportadores tentam
otimizar o lucro e acabam trafegando com cargas maiores", explica.
Além de provocar os danos na
infraestrutura viária, o especialista conta que a paralisação do serviço também
afeta a segurança no trânsito, principalmente nas rodovias estaduais, que na
maioria dos casos possui pista simples.
"Veículos mais pesados
possuem maior energia cinética e quando se envolvem em acidentes, os prejuízos
são mais significativos. O que mais mata nas estradas do Brasil é a colisão
frontal", acrescenta.
Nove meses paradas
Em 2015, as 75 balanças
existentes na época no Estado chegaram a ficar nove meses com as atividades
paralisadas entre o fim dos prazos contratuais e a nova licitação para a
operação das estruturas. Depois de cinco anos, a situação volta a afetar a
fiscalização nas rodovias mineiras – no período, ainda houve uma diminuição de
quase 35% no número de locais para pesagem nas vias estaduais.
No Código de Trânsito
Brasileiro, as cargas máximas dos veículos pesados nas rodovias variam conforme
o porte do caminhão e ainda a quantidade de eixos. Já o condutor que não entrar
no posto de pesagem comete infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de
cinco pontos na Carteira de Habilitação.
Concorrência mais justa
O consultor técnico do
Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Estado de Minas
Gerais (Setcemg), Luciano Medrado, diz que problema com as balanças prejudica
todo o setor.
"As entidades apoiam a
pesagem, que faz a concorrência ficar mais justa. Só consideramos que o peso
não deveria ser feito entre eixos, mas sim pelo total, já que as cargas mexem
muito durante o transporte e podem sair do lugar", exemplifica.
Para o sindicalista, as
condições ruins das estradas, que podem ser agravadas pelo excesso de peso em
caminhões irregulares, aumentam o custo de manutenção das empresas do setor.
"Muitas vezes somos
penalizados como os principais responsáveis pelo desgaste da pista da estrada,
e como em alguns locais as balanças não funcionam, essa responsabilidade fica
só nossa. Mas temos que lembrar que o problema maior é a qualidade do
asfalto", finaliza. (Fonte: jornal O Tempo, de Belo Horizonte)
Postos de pesagem sem
funcionar em Minas
Confira as rodovias e cidades
que estão com o serviço paralisado desde o início da semana:
Região metropolitana de Belo
Horizonte
Contagem (LMG 808, KM 14)
Esmeraldas (MG 432, KM 6,5)
Centro-Oeste de Minas
Pará de Minas (MG 431, KM 6,5)
São Gonçalo do Pará (MG 430,
KM 26,5)
Itaúna (MG 431, KM 54,6)
Cláudio (MG 260, KM 16)
Oliveira (MGC 369, KM 4)
Arcos (MG 170, KM 56,5)
Pedra do Indaiá (MG 164, KM
218)
Córrego Fundo (MG 439, KM 5,8)
Bom Despacho (MG 164, KM 136)
Pompéu (MG 420, KM 14,5)
Região Central
Entre Rios de Minas (BR-381,
KM 32)
Dores de Guanhães (MGC 120, KM
356)
Santa Bárbara (MG 353, KM 145)
Zona da Mata
Dona Euzébia (MGC 120, KM 745)
Rio Pomba (MGC 265, KM 109,2)
Rio Casca (MG 329, KM 104)
Acaiaca (MG 262, KM 30)
Juiz de Fora (LMG 874, KM 5)
Rochedo de Minas (MG 126, KM
36,6)
Palma (MG 285, KM 0,3)
Goianá (MG 353, KM 48,8)
Alto Paranaíba
Ibiá (MG 187, KM 67)
Patos de Minas (MGC 345, KM
171)
Nova Ponte (MG 190, KM 126,3)
Ituiutaba (MGC 154, KM 53,6)
Vale do Jequitinhonha
Diamantina (MGC 367, KM 583)
Região Noroeste
Paracatu (MG 188, KM 149)
Triângulo Mineiro
Uberlândia (BR-497, KM 18,5)
Araguari (MG 223, KM 114,5)
Tupaciguara (MGC 452, KM 54,6)
Sul de Minas
Lavras (LMG 506, KM 1)
Bom Sucesso (MG 332, KM 6)
Aguanil (MGC 369, KM 77)
Monte Carmelo (MG 190, KM 21,5
e MG 223, KM 18,5)
Pratápolis (MG 344, KM 82,6)
Alpinópolis (MG 446, KM 9,3)
Arceburgo (MG 449, KM 9,3)
Região Nordeste
Nanuque
(BR-418, KM 16,6
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