quarta-feira, 22 de abril de 2020

PARTE DO COMÉRCIO DE TEÓFILO OTONI REABRE NESTA QUARTA, NANUQUE SINALIZA PARA SEGUNDA-FEIRA (27)


Prefeito já admite flexibilizar algumas atividades


Já a partir desta quarta-feira (22), várias atividades do comércio de Teófilo Otoni serão autorizadas a reabrir suas portas, como início de um processo de flexibilização das medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Com a publicação de novo decreto municipal, assinado pelo prefeito Daniel Sucupira (PT), Teófilo Otoni vai ter lojas abertas nos ramos de artigos médicos e ortopédicos, livros, jornais e papelarias, materiais de informática e comunicação, comércio de veículos e motocicletas, comércio de peças automotivas e acessórios, artigos de utilidades domésticas, similares e artigos infantis, lojas de materiais de escritório e papelaria, perfumaria e cosméticos, móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, óticas, tecidos, vestuários, calçados e demais artigos de moda, prestadores de serviços diversos.

Mas o decreto mantém a proibição do funcionamento de bares, restaurantes, academias e escolas da cidade, mas libera, por exemplo, a realização de missas e cultos religiosos, desde que eles sejam realizados com a presença de, no máximo, 30 pessoas. As feiras de pequenos agricultores, realizadas aos sábados, também voltarão a acontecer, mas com número controlado de pessoas.

A atividade de salões de beleza e clínicas de estética também será liberada mediante agendamento dos clientes. Parte das lojas deverá abrir suas portas das 8h às 12h, enquanto outras poderão funcionar somente das 14h às 18h.

Máscaras e distanciamento social

Todos devem utilizar máscaras, e caberá aos estabelecimentos controlar o fluxo de clientes e respeitar uma distância mínima entre as pessoas. A prefeitura admitiu que não tem como fiscalizar a reabertura do comércio em toda a cidade e diz confiar na consciência da população.

156 CASOS SUSPEITOS

Distante 160 km de Nanuque, Teófilo Otoni apresenta 175 notificações de coronavirus, com 156 casos suspeitos e 19 descartados; nenhum confirmado. A cidade tem uma população equivalente a quatro vezes a de Nanuque.

O decreto 8.035 foi redigido de acordo com deliberação do Comitê de Gerenciamento de Crise Covid-19 permitindo a retomada de atividades em geral dentro de algumas condições para os empresários.

Segundo o decreto, os donos de estabelecimentos devem promover sistema de escalas e revezamento de turnos para reduzir aglomeração de funcionários; disponibilizar equipamentos de proteção individual para os funcionários; devem disponibilizar álcool 70% ou medidas de higiene para os clientes, entre outros.

NANUQUE

Neste feriado de 21 de abril, o prefeito Roberto de Jesus (DC) gravou vídeo para as redes sociais, no qual admite que determinados segmentos poderão reabrir na próxima segunda-feira, 27. Na semana passada, em entrevista de rádio, Roberto mostrava-se disposto a não ceder aos apelos dos comerciantes.

Veja trecho do vídeo ↘




Segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, divulgado neste terça (21), Nanuque apresenta 50 notificações, 45 casos suspeitos, 1 confirmado, 3 descartados e 1 óbito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário