quinta-feira, 30 de abril de 2020

NIDE (PREFEITO) E SUZI (VICE) CARIMBAM PRÉ-CANDIDATURAS DA ALIANÇA DEMOCRATAS-REDE EM NANUQUE


Base de apoio partidário é reforçada com o Patriota e outras legendas que deverão aderir ao grupo a partir de agora

DEMOCRATAS E REDE: UNIÃO SELADA

Neste feriado nacional de 1º de Maio, Dia do Trabalho, sexta-feira, a nova aliança encabeçada pelos partidos Democratas e Rede Sustentabilidade em Nanuque confirma as pré-candidaturas de Nide Alves de Brito (DEM) e de Benta Viegas Bouzada (REDE), a Suzi, a prefeito e a vice-prefeita, respectivamente nas eleições deste ano.

GRUPO SE FORTALECE

As direções municipais dos dois partidos chegaram a um entendimento prévio, faltando ainda mais de três meses para as convenções e o prazo do registro de candidaturas, exatamente para selar a união de forças. DEM e REDE contam ainda com o apoio já fechado de outra sigla, o PATRIOTA, e mantêm diálogo aberto com três outros partidos, fato que pode elevar para seis a base de apoio.

PATRIOTA: ALIADO JÁ CONFIRMADO

A escolha da futura chapa majoritária procurou combinar a extensa biografia de Nide com a atuação de Suzi, que exerce mandato de vereadora.

NIDE – Eleito prefeito de Nanuque pela primeira vez em 1976, Nide Alves de Brito governou o Município por seis anos (1977-1982). O sucesso administrativo motivou o eleitorado a reconduzi-lo à Prefeitura por mais duas vezes – em 1988 (mandato 1989-1992) e em 2008 (mandato 2009-2012). Agora, Nide é indicado pelo DEM como pré-candidato ao seu quarto mandato, fato pouco comum na maioria das cidades brasileiras.

SUZI – A professora Suzi estreou na política já no partido REDE com vitória em 2016, garantindo vaga na Câmara de Vereadores, onde desenvolve um trabalho voltado para as áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura Urbana e Assistência Social.

NANUQUE VAI COMPLETAR UM MÊS SEM NENHUM OUTRO CASO CONFIRMADO DE CORONAVÍRUS


Novo boletim oficial da SES/MG mantém apenas 1 caso, três já foram descartados

(Videofoto TV 3 Fronteiras)

Foi exatamente no dia 2 de abril que a Prefeitura de Nanuque divulgou pela primeira vez, em seu boletim epidemiológico, a existência de dois casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), além de três casos suspeitos aguardando resultado de exame laboratorial. Hoje, quase um mês depois, nenhum outro caso confirmado foi registrado e os três casos suspeitos hoje estão descartados.

BOLETIM DA PREFEITURA DIVULGADO DIA 2 DE ABRIL

O mais recente boletim informativo da Secretaria de Estado de Saúde de MG (SES), divulgado nesta quinta-feira (30), às 11h, aponta para Nanuque 1 caso confirmado e 3 descartados.

O primeiro e único caso de óbito decorrente da Covid-19 com paciente de Nanuque foi confirmado dia 16/4 e apareceu nas estatísticas das secretarias de saúde de Minas Gerais e do Espírito Santo, fato que, para o Ministério da Saúde, pôde até ter significado dois casos, em termos de Brasil, mas na verdade é apenas um. Ainda de acordo com o novo boletim da SES, são 45 casos suspeitos em Nanuque.


No caso do paciente de Nanuque, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-ES), o caso foi notificado nas estatísticas do Espírito Santo: um idoso de 69 anos que viajou para São Paulo no fim de março. A esposa dele, de 71 anos, também apresentou sintomas da doença. O casal ficou internado em um hospital de Vitória (ES). A mulher teve alta na segunda-feira (13), mas o homem não resistiu

MINAS GERAIS

O boletim da SES desta quinta (30) apontou para Minas Gerais 84.994 casos suspeitos, 1.827 confirmados, 7.459 descartados e 82 óbitos.

terça-feira, 28 de abril de 2020

ADVOGADO MILITANTE FAZ ANÁLISE DO CENÁRIO ELEITORAL DE NANUQUE E DIZ QUE TERCEIRA VIA ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA


E afirma: “A cidade terá uma candidatura a prefeito capaz de aglutinar forças progressistas que garantam o equilíbrio do pleito.”


Membro histórico do PT desde a década de 1980, o advogado e servidor público Robson Rodrigues dos Santos mostra-se confiante no desempenho do Partido dos Trabalhadores em Nanuque nas eleições deste ano.

Robson justifica sua opinião, afirmando: “Nanuque precisa deixar a condição de refém de governos desastrosos, em todos os sentidos. Governo vai, governo vem, e o povo continua a mercê do improviso, sem direção, cada vez mais distante daquilo que a cidade necessita para alavancar o seu progresso.”

Prossegue: “O povo sabe que as velhas e mesmas figurinhas carimbadas que se apresentam como possíveis candidatos às eleições deste ano já não conseguem mais passar a mensagem de esperança em dias melhores, porque quando tiveram oportunidade de fazer, sucumbiram em suas pretensões, e a retórica verificou-se distante da realidade enfrentada pelo povo no dia a dia. É hora de dar um basta! O PT, como força política que é, vai com certeza apresentar a melhor alternativa de voto nestas eleições."

Robson sinaliza que Nanuque é só um exemplo do que acontece em todo o país. “O PT é o maior partido do país e maior partido de esquerda da América Latina. Apenas no mês de março deste ano, ganhou 13 mil novos filiados. Uma demonstração clara de reconhecimento do PT, em seus 40 anos de história, como principal aliado das pessoas que contam com políticas públicas inclusivas para garantirem seus direitos, terem oportunidades e buscarem uma vida melhor. Em nível de Brasil, o PT tem hoje em seus quadros mais de 2 milhões de filiados, dentre eles, estão as principais cabeças pensantes desse país: professores, músicos, artistas, filósofos, juristas, médicos, além das diversas categorias de trabalhadoras e trabalhadores que ajudaram o partido a criar a CUT, maior central sindical da América Latina."

Pontuou: "Graças a essa extensa capilaridade no seio da sociedade brasileira, o PT segue sendo a maior bancada da Câmara dos deputados, apesar das reiteradas tentativas da elite golpista em marginalizar o Partido dos Trabalhadores. Em Nanuque, são 40 anos de história, de organização partidária, de militância, e desde há algum tempo, o PT em Nanuque vem obtendo ótimos resultados eleitorais no que toca aos deputados mineiros, que têm importantes apoios entre as suas lideranças locais.”

Ex-vice-prefeita Alba Lima, nome ligado às origens do PT em Nanuque. (Na foto, ao lado do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - arquivo 2012)


DESEMPENHO ELEITORAL

O advogado lembra que em Nanuque o PT já elegeu quatro representantes ao Poder Legislativo, bem como alçou a professora e sindicalista Maria Alba de Oliveira Lima à condição de vice-prefeita. “No mandato de 2013 a 2016, ela realizou um excelente trabalho à frente da Secretaria de Assistência Social, onde implementou políticas importantes de enfrentamento à desigualdade social em nossa cidade.”


PASTOR GERSON É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO

Nestas eleições municipais, o PT apresenta o pastor evangélico Gerson Valeriano como pré-candidato a prefeito da legenda, bem como seus pré-candidatos às vagas existentes na Câmara Municipal. “Temos a esperança de que, ocupando esses espaços, teremos um governo verdadeiramente voltado para o povo nanuquense", concluiu.



FAVORÁVEL AO FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO, GOVERNO ZEMA LANÇA CARTILHA DE ORIENTAÇÃO ÀS CIDADES MINEIRAS


“O vírus está entre nós e não irá embora nem em 30, 60 ou 90 dias. Precisamos ajustar a sociedade a conviver com ele de forma segura”

Teófilo Otoni volta a fechar comércio


“Volta a uma nova normalidade, e não uma volta à normalidade”. Este é o trecho do pronunciamento que o governador Romeu Zema (Novo) fez sobre a reabertura do comércio em Minas Gerais em meio à pandemia do novo coronavírus. Ele alertou nesta terça-feira (28) que a retomada das atividades comerciais nas cidades não deve ser encarada como uma volta à rotina pré-Covid-19.

APENAS 4% DOS LEITOS ESTÃO OCUPADOS EM MINAS

“Com relação a atendimento, estamos com um colchão de segurança. Apenas 4% dos leitos estão ocupados com suspeitos ou portadores do coronavírus. Minas pode ir conduzindo essa reativação segura, e lembro e peço a todos: não é a volta à normalidade, é uma volta à uma nova normalidade. Vamos ter de estar adotando esses protocolos de segurança pelos próximos meses, vamos talvez entrar em 2021 com eles. É uma mudança de vida que temos de ir nos acostumando”, disse o governador, em curta entrevista coletiva remota concedida nesta terça-feira.

CARTILHA

O governo lançou nessa segunda-feira (27) uma cartilha de orientação a cidades mineiras que queiram retomar as atividades comerciais durante a pandemia. O programa, chamado Minas Consciente, teve o site colocado no ar nesta terça-feira, e os protocolos já estão disponíveis. O projeto foi desenvolvido pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de Saúde (SES-MG).

“Queremos que essa reativação gradual seja a mais segura possível. Queremos que aquelas pessoas que têm qualquer risco não facilitem, que continuem no isolamento. As portadoras de qualquer doença, que as expõem a risco, que não retornem ao trabalho até que a situação tenha maior segurança. Mas sabemos que o vírus está entre nós e não irá embora nem em 30, 60 ou 90 dias. Precisamos ajustar a sociedade a conviver com ele de forma segura, e o que propomos nos protocolos são medidas de segurança para que qualquer pessoa que vá a um estabelecimento tenha a menor chance possível de se infectar”, disse Zema.

A medida é uma forma de fomento à adoção do chamado isolamento social vertical, isolando somente pessoas que pertencem ao grupo de risco do coronavírus, diferentemente do que vinha sendo adotado pela maioria das cidades mineiras e brasileiras. A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, ainda não planeja retomar as atividades e seguirá com o chamado isolamento social horizontal, com a recomendação para o maior número de pessoas possível dentro de suas casas e somente com serviços essenciais em pleno funcionamento.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico da SES-MG, divulgado nesta terça-feira, 71 pessoas morreram de COVID-19 em todo o estado (o primeiro óbito em solo mineiro completa um mês nesta quarta-feira). Outros 1.649 casos da doença foram confirmados em Minas, enquanto 79.313 estão em investigação. BH concentra o maior número de casos confirmados e de mortes: 555 e 14, respectivamente.

JUSTIÇA MANDA TEÓFILO OTONI REFECHAR O COMÉRCIO

As atividades comerciais da cidade de Teófilo Otoni, que voltaram a funcionar na quarta-feira passada (22), deverão ser novamente fechadas, cumprindo-se decisão da Justiça, que concedeu liminar a uma ação proposta pela Defensoria Pública de Minas Gerais - Unidade de Teófilo Otoni.

Foi determinada a suspensão do decreto 8035/2020, assinado pelo prefeito Daniel Sucupira (PT), mas a Prefeitura ainda pode recorrer da decisão.


Teófilo tem, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado na manhã desta terça-feira, 263 casos registrados, sendo 231 suspeitos, 9 confirmados, 22 descartados e 1 morte.

NANUQUE

O município de Nanuque segue com 45 casos registrados, divididos em: 40 suspeitos, 1 confirmado, 3 descartados e 1 morte.


segunda-feira, 27 de abril de 2020

PARTIDO DE MANDELA TEM PROJETO DE AUXÍLIO-FUNERAL PARA FAMÍLIA DE BAIXA RENDA DE PESSOA QUE MORRER DE COVID-19


Documento prevê auxílio no valor de 3 salários mínimo


Foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2164/20, iniciativa do PSD-55 (Partido Social Democrático) que prevê o pagamento de auxílio-funeral no valor de três salários mínimos às famílias de indivíduos que falecerem em decorrência de Covid-19 durante a vigência do estado de calamidade pública.

A informação foi confirmada pela direção estadual da legenda ao vereador Edson Fernandes dos Santos, o Mandela, pré-candidato a prefeito pelo PSD em Nanuque.


Pelo texto, o auxílio será concedido às famílias cuja renda familiar per capita seja de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou a renda familiar mensal total seja de até três salários mínimos (R$ 3.135). Não serão incluídos no cálculo da renda familiar mensal os rendimentos recebidos de programas de transferência de renda federal, como o Bolsa Família.

Caso a proposta seja aprovada, o auxílio deverá ser concedido mesmo que a morte ocorra antes da publicação da lei. Mas não será pago se a família da vítima receber qualquer outro auxílio-funeral ou seguro em decorrência do falecimento.

O valor será pago preferencialmente ao cônjuge ou companheiro e, na sua ausência, a filho maior de 18 anos, a um dos genitores da vítima, ou a irmão ou irmã.

Autor da proposta, o deputado Júnior Ferrari (PSD-PA) lembra que o Brasil já chegou a apresentar mais de 400 mortes registradas por Covid-19 em um período de 24 horas. “Sugiro instituir um auxílio-funeral, pois a crise tem impactado a capacidade de provimento das necessidades básicas à manutenção da dignidade humana”, afirmou ele.



COMÉRCIO DE NANUQUE VOLTA A FUNCIONAR NESTA SEGUNDA (27), DAS 12 ÀS 18 HORAS


Novo decreto municipal abrange também prestadores de serviços, mas deixa de fora academias, clínicas estéticas, salões de beleza, barbearias e bares, além de vendedores ambulantes


Dez dias depois da carreata que movimentou a cidade pela reabertura do comércio, em movimento organizado pelos empresários na tarde de sexta-feira, 17 de abril, entra em vigor nesta segunda (27) o Decreto Municipal nº 33/2020, que o prefeito Roberto de Jesus assinou dia 24. A nova determinação autoriza a reabertura de lojas comerciais e estabelecimentos de prestação de serviços no horário das 12 às 19 horas, de segunda a sexta, permanecendo fechado aos sábados.


Os termos do decreto começam a  flexibilizar as medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), mas não contemplam  segmentos específicos, como academias de ginástica, clínicas estéticas e salões de beleza, barbearias e bares. Também os vendedores ambulantes continuam proibidos de trabalhar.

Imagens do movimento do dia 17/4

Para reabrir o seu ponto de comércio ou de serviços, porém, o proprietário fica obrigado a assinar um termo de compromisso e responsabilidade, a ser protocolizado na Prefeitura. Esta é condição prévia para o funcionamento da atividade.

COVID-19 EM NANUQUE

A semana inicia sem alteração em relação ao final da semana passada. Permanecem 43 casos notificados, 38 suspeitos, 1 confirmado, 3 descartados e 1 óbito registrado até agora, segundo balanço divulgado neste domingo (26) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Veja a íntegra do Decreto nº 33 ↘







domingo, 26 de abril de 2020

MANDELA INCENTIVA MAIS UM AMIGO A ENTRAR NA POLÍTICA


Desta vez é João Marcos, do bairro Vila Nova


Completou 37 anos no dia 17 deste mês o trabalhador João Marcos Cardoso da Silva, morador da Vila Nova, mais um nome a aceitar a empreitada de assumir pré-candidatura a vereador em Nanuque nestas eleições. Quem afirma é o vereador Edson Fernandes dos Santos, o Mandela, pré-candidato a prefeito pelo PSD.

Mandela

Mandela permanece firme na intenção de apresentar nomes novos na política local, pessoas jovens, de família humilde.

João Marcos trabalha no segmento de distribuição de gás em um supermercado do bairro Vila Nova, depois de ser funcionário do Frisa durante oito anos. É membro do grupo dos vicentinos, ligado à Igreja Católica Divino Espírito Santo.



Fotos em família (enviadas por João Marcos)

“Nasci na vizinha cidade de Serra dos Aimorés, mas me considero nanuquense, pois aqui trabalho, aqui tenho meus familiares e quero ajudar a nossa cidade, principalmente as famílias mais pobres dos bairros. O dever do vereador é fiscalizar obras paradas e, juntamente com os deputados federais e estaduais, trazer mais obras e serviços para nossa comunidade. Estou disposto a enfrentar esse desafio”, afirma ele.

Uma ação direcionada nas áreas de saúde, assistência social e esportes está em suas prioridades.

João Marcos é casado com Marineide Souza da Silva.


sexta-feira, 24 de abril de 2020

MORRE MAURO SERGIO REZENDE


Empresário foi destaque no segmento de móveis, presidiu a associação comercial e foi dirigente partidário com atuação decisiva na política local


A menos de um mês para completar 73 anos (19 de maio), faleceu na manhã desta sexta-feira (24/4) o empresário e produtor rural Mauro Sergio Rezende, na cidade de Ipatinga, onde estava sob cuidados médicos, travando pesada luta contra um câncer.

Família numerosa: da esquerda p/ direita os irmãos Filomena, Consolação, Mauro, Jayme, Paschoal, Martha, Goretti, Paulo Roberto e Pedro Paulo (foto de novembro de 2014, no aniversário dos 90 anos da mãe Winifred Queiroz Rezende Ragone, falecida em abril de 2015)

Mauro nasceu na pequena cidade de Ubaporanga/MG, microrregião de Caratinga, Vale do Rio Doce, em 1947, segundo filho de uma família de nove irmãos. Com perfil de trabalhador desde a adolescência, em 1966, quando tinha apenas 19 anos, foi designado para gerenciar uma loja de móveis em Nanuque e acabou se identificando com as pessoas e o modo de vida aqui predominante.

Com a irmã Goretti

Com os filhos

Não demorou para – ele próprio – se tornar empresário, nascendo a Guadalajara Móveis, loja que se tornou referência do segmento na região. Seu perfil dinâmico motivou a escolha do seu nome pelo empresariado local para presidir a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Nanuque (Aciapen), hoje ACE/CDL, no biênio 1981-1982. Foi pioneiro no incentivo às vendas pelo crediário com maior número de parcelas, o que passou a oxigenar muito mais o comércio local. 

Paralelamente ao comércio, Mauro ampliou seus negócios e se tornou produtor rural (Agro Lívia). Presidiu também a Cooperativa Mista Regional dos Aimorés.

Foto exposta na galeria dos ex-presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Nanuque

Com os amigos Salim Amaro (coordenador de sua campanha em 2012) e o vereador Aranha, seu companheiro de chapa como candidato a vice-prefeito)

O estilo jovial e brincalhão o projetou também na política. Por muitos anos, foi dirigente partidário no comando do PMDB, hoje MDB, legenda pela qual decidiu ser candidato a prefeito, em 2012, encabeçando a coligação “União para o progresso de Nanuque” (PMDB/PSD/ PDT/PTC/PT do B/PTB/PV). Porém, por força de sentença assinada dia 3/8/2012 pelo então juiz Thiago Grazziane Gandra, titular da 190ª Zona Eleitoral, o registro de candidatura foi indeferido porque Mauro tinha relação de parentesco (cunhado) com o prefeito da época, Nide Alves de Brito.


Mauro deixa três filhos: Júlio César (35 anos), Livia (29) e Mateus (15). O corpo deverá ser trasladado de Ipatinga para Nanuque (distância de 400 km) na tarde de hoje. Sepultamento será neste sábado, em horário a ser confirmado pela família.

Era fã incondicional do cantor Roberto Carlos. (Com informações de Goretti Ragone e Paulo Honorato)



quinta-feira, 23 de abril de 2020

PRÉDIO DO NOVO FÓRUM DA COMARCA DEVE FICAR PRONTO EM JULHO DO ANO QUE VEM


Orçada em quase R$ 9 milhões, obra será construída no bairro Jardim Novo Horizonte, região noroeste de Nanuque, perto do Clube dos Servidores Públicos Municipais

O novo Fórum vai ocupar área do bairro Jardim Novo Horizonte, próximo ao Centro de Convivência dos Servidores Municipais (Clube do Israel Pinheiro) - foto Google Maps

Mesmo em tempo de coronavírus, ainda é possível dar boa notícia, como a construção do novo Fórum de Nanuque. Na próxima semana, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deverá formalizar a ordem de serviço para início das obras do prédio, que levará toda a movimentação do Poder Judiciário do centro da cidade para o bairro Jardim Novo Horizonte, região noroeste.


A notícia foi confirmada no site do TJMG. O prédio terá área construída de 2.623,69 metros quadrados, numa área total de 4.002,00 m². A empresa Alcance Engenharia e Construção Ltda. foi a vencedora do processo licitatório – obra orçada em R$ 8.950.621,38.

O Fórum da Comarca vai funcionar na Rua Eliosino de Souza Barbeitos, esquina com a Rua Demóstenes Ferreira Campos, em área que durante muito tempo foi utilizada como campo de futebol. Do início dos trabalhos até a conclusão, prevista para 22 de julho de 2021, serão 450 dias consecutivos.


COMÉRCIO JÁ REABRIU EM METADE DAS CIDADES DE MINAS GERAIS


Supermercados, material de construção, autopeças, farmácias, açougues e padarias estão no primeiro grupo.

Em seguida, a liberação alcança loja de roupas e calçados, utilidades domésticas, móveis, pet shops, loja de variedades e outros ramos

Comércio fechado: imagem cada vez mais triste

Minas começa a colocar em prática um plano de retomada da atividade econômica, detalhado nesta quinta-feira (23) pelo governador Romeu Zema. “Não fizemos nada aleatoriamente, nada através de achismos. Foi tudo feito considerando as estatísticas”, afirmou o governador ao anunciar oficialmente o programa Minas Consciente.

Trata-se de um protocolo com uma série de recomendações para prefeituras mineiras que querem reabrir o comércio. Segundo Zema, mais da metade dos 853 municípios mineiros já decretaram algum tipo de flexibilização nas regras de isolamento social.

QUATRO "ONDAS": A ONDA ZERO PRIMEIRO, DEPOIS VEM 1, 2 E 3

O protocolo, que será enviado às prefeituras na semana que vem, foi desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Saúde. Ele apresenta quatro ondas gradativas, prevendo a reabertura dos setores do comércio aos poucos, conforme o impacto de cada um na economia e volume de funcionários ou clientes.

Veja os setores e suas respectivas ondas:






PREFEITOS NÃO ESTÃO OBRIGADOS A ADERIR

A intenção do programa é nortear os municípios para que a reativação econômica aconteça de maneira controlada e transparente. Os prefeitos não são obrigados a aderir às orientações do programa, pois têm autonomia sobre o funcionamento do comércio, mas se fizerem, estarão contribuindo para um melhor controle no combate à epidemia.

Segundo ele, o comércio será reaberto aos poucos, de maneira gradual, para que possa haver um monitoramento seguro das demandas de saúde. Caso em uma determinada região a abertura de lojas esteja acompanhada de um aumento no número de casos da doença, a reativação do comércio poderá ser revista. “Os prefeitos que aderirem às medidas do programa Minas Consciente terão acesso a um acompanhamento do impacto", disse.

NANUQUE

Conforme prometeu, o prefeito Roberto de Jesus vai editar decreto com critérios de reabertura do comércio local a partir de segunda-feira (27).




MANDELA QUER MARCAR AUDIÊNCIA COM PREFEITO DE BELO HORIZONTE ANTES DAS ELEIÇÕES

Alexandre Kalil, sempre bem avaliado nas pesquisas de aprovação do seu governo, é o presidente estadual do PSD

Mandela e Kalil são do mesmo partido, o PSD

Assim que passar o atual momento de preocupações decorrente das medidas de prevenção ao coronavírus, uma das providências do pré-candidato a prefeito de Nanuque pelo PSD, Edson Fernandes dos Santos, o Mandela, será agendar uma audiência com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.

Kalil é o atual presidente do PSD em Minas Gerais e vem mantendo ótimos índices de aprovação do seu governo na capital.

PERFIL PARECIDO - “Pelo estilo de governar, eu vejo que tenho o perfil parecido com o do prefeito Alexandre Kalil. Ele é decidido, o que tem de falar, ele fala, não fica medindo palavras, e sempre acerta nas decisões”, afirmou Mandela. 

No encontro, Mandela vai pedir orientações a Kalil sobre condutas durante a campanha eleitoral e dicas de sucesso na administração de uma cidade.


Nas pesquisas, o prefeito sempre aparece com índices de aprovação superiores a 70%, com baixíssima rejeição. Kalil é empresário e ex-presidente do Clube Atlético Mineiro e foi eleito pela primeira vez em 2016 com 52,9% dos votos.

Coronavírus: medidas de restrição de Kalil têm aprovação de 88% em pesquisa

Na primeira pesquisa de opinião pública em Belo Horizonte sobre os efeitos do novo coronavírus, declarado como pandemia em 11 de março pela Organização Mundial de Saúde (OMS), moradores da capital  demonstraram aprovação maciça em relação a medidas adotadas pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) para conter o avanço da COVID-19.

Conforme levantamento feito pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH)/Instituto Quaest, 88% dos entrevistados (valores agregados) concordaram com as determinações do prefeito Alexandre Kalil.



quarta-feira, 22 de abril de 2020

MINAS GERAIS REGISTRA A QUINTA MENOR TAXA DE MORTALIDADE POR COVID-19 NO PAÍS


Sidnei do Frisa diz que, apesar de tudo, ainda é possível dar notícia boa em nosso estado: “Deus permita que a situação continue sob controle!”


Cristão convicto e católico praticante, o vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, afirmou nesta quarta-feira, em mensagem ao blog JORNAL DE NANUQUE, que, “apesar de tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo, em Minas Gerais ainda há motivo para nos alegrarmos, pois o estado registra uma das menores taxas de mortalidade por coronavírus do Brasil”.

Realmente, os dados do Ministério da Saúde confirmam para Minas a quinta menor taxa de mortalidade ocasionada pela Covid-19 por cada grupo de 100 mil habitantes.


A taxa de letalidade (número de mortes por casos confirmados) em Minas Gerais é 31,5% menor que a média dos demais estados brasileiros, e cerca de 50% menor que a taxa do país. Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de óbitos a cada cem mil habitantes, em Minas, é de 0,18.

“Vamos continuar orando, com fé e esperança, que a situação possa somente melhorar daqui por diante, tanto em Minas quanto no Brasil e no mundo inteiro. Precisamos voltar à vida normal”, ressaltou Sidnei, que elogia os efeitos positivos das medidas que foram adotadas no estado de um mês para cá.

Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado nesta quarta-feira (22/4), Minas Gerais tem 1.283 casos confirmados e 47 mortes confirmadas pelo coronavírus. Já foram descartados 4.474 casos, embora existam 77.744 suspeitos.

A situação de Nanuque não mudou: permanecem 50 notificações, com 45 suspeitos, 1 confirmado, 3 descartados e o caso do óbito ocorrido em Vitória/ES com paciente da cidade, que foi registrado tanto em Minas como no Espírito Santo.



OCUPAÇÃO DE APENAS 3% DOS LEITOS DE UTI

Apenas 3% dos leitos de UTI em Minas Gerais estão ocupados por casos confirmados e suspeitos de coronavírus

Outra boa notícia é que as diversas ações de prevenção e combate ao coronavírus em Minas Gerais seguem apresentando resultados positivos no controle da proliferação da doença. Até o momento, a média de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Covid-19 é de 3%. Além disso, o número de pedidos de internação de pacientes com sintomas da doença vem caindo constantemente nas últimas semanas.

A ocupação de leitos de UTI no SUS, por pacientes confirmados ou com sintomas da Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), está em nível controlado.


GILSON COLETA ENCAIXA-SE NAS PERSPECTIVAS E PROJETOS DO PROS NAS ELEIÇÕES DE 2020 EM NANUQUE


Nas cidades mineiras, o partido realiza um trabalho de planejamento estratégico, dentro da proposta de ampliar filiados e fortalecer o grupo

Deputado Eros Biondini com os vereadores e pré-candidatos Gilmar Alemão (vice) e Gilson Coleta (prefeito)

Desde que teve seu nome cotado como pré-candidato a prefeito de Nanuque, ao lado do colega Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, o vereador Gilson Coleta Barbosa logo recebeu o sinal verde da direção estadual do PROS, mediante indicação positiva do deputado federal Eros Biondini.

Desde o ano passado que o PROS de Minas Gerais e PROS nacional analisam as perspectivas e projetos da sigla para as eleições deste ano. Nas cidades mineiras, o partido realiza um trabalho de planejamento estratégico, dentro da proposta de ampliar filiados e fortalecer o grupo, alinhar os projetos e construir uma base consolidada para entrar na disputa com chances reais de sucesso nas urnas.

Pela boa aceitação por parte da comunidade, Gilson Coleta tem mantido contato com vários grupos políticos e lideranças empresariais e comunitárias.

A direção nacional já decidiu repassar aos seus pré-candidatos as propostas e prepará-los para as disputas. Uma das iniciativas é trabalhar todos os segmentos: afro, juventude, mulher. “Mas, não é apenas construir por construir, nós queremos a participação efetiva dos nossos filiados e assim, lançarmos bons candidatos pela legenda em Minas Gerais”, conforme definiu nota oficial do PROS de MG.


RIVALDO EXPLICA REGRAS PARA PRÉ-CANDIDATURAS NO PT


Nos municípios com 20 mil a 100 mil eleitores, caso de Nanuque, decisões do Diretório Municipal serão referendadas pela Executiva Estadual


O presidente municipal do PT, Rivaldo Monteiro da Silva, tem repassado aos membros do partido as orientações contidas no Procedimento Extraordinário para Definição de Candidaturas do PT em função da pandemia de coronavírus, publicado pela  Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores este mês.

“Somos um partido que se diferencia pela organização, disciplina e uma certa ordem interna, marca do PT. Por isso, deixamos nossos filiados e pré-candidatos bem-informados”, disse Rivaldo.

Segundo a resolução, as candidaturas a prefeito e vice-prefeito, as chapas proporcionais e as coligações majoritárias, incluindo as decisões sobre apoio a candidaturas de outros partidos, serão aprovadas em encontros municipais em condições extraordinárias.

Em municípios com mais de 100 mil eleitores e com geração de TV, as decisões dos membros do Diretório Municipal serão referendadas pela Executiva Nacional. Em municípios com 20 mil a 100 mil eleitores, caso de Nanuque, as decisões dos membros do Diretório Municipal serão referendadas pela Executiva Estadual.

PRÉ-CANDIDATURAS EM NANUQUE 

O partido trabalha com a meta de ter candidatura própria a prefeito e chapa completa de candidatos a vereador. O nome cotado até agora para a majoritária é o do pastor Gerson Valeriano, que será submetido às prévias da legenda.

Sempre que possível, os Encontros Municipais se realizarão à distância, por meios eletrônicos disponíveis. Eventuais reuniões presenciais deverão obedecer às recomendações das autoridades médicas, limitando o acesso ao local das reuniões aos componentes da instância partidária.

As deliberações sobre candidaturas e política de alianças deverão ser aprovadas até 5 de julho. Cada município deverá informar, com até 10 dias de antecedência, a respectiva Secretaria Estadual de Organização sobre a data de realização da reunião da instância municipal, e o resultado terá de ser comunicado imediatamente após a reunião.

Nos municípios que não realizaram ou não obtiveram quórum nos Processos de Eleição Direta (PED) em 2019, serão nomeadas Comissões Provisórias, que irão encaminhar as deliberações. Nos municípios onde participar de coligação majoritária apoiando candidatura de outro partidos, o PT não poderá deixar de concorrer com chapa proporcional.

REQUISITOS

A resolução da Executiva também determina os seguintes pré-requisitos para o cadastro de candidaturas:  estar filiado ao Partido até 4 de abril de 2020; quando ocupar ou tiver ocupado cargos eletivos, de confiança ou de direção; estar em dia com o Partido; o pagamento das contribuições financeiras não será obrigatório para filiados que não exercem cargos; assinar o “Compromisso Partidário do(a) Candidato(a) Petista”.

Os pré-candidatos ao cargo de prefeito devem ter o apoio, manifestado de forma eletrônica, ou votos favoráveis de, no mínimo, 30% do número de membros do Diretório Municipal. Para o cargo de vereador, de três membros do Diretório Municipal.


PARTE DO COMÉRCIO DE TEÓFILO OTONI REABRE NESTA QUARTA, NANUQUE SINALIZA PARA SEGUNDA-FEIRA (27)


Prefeito já admite flexibilizar algumas atividades


Já a partir desta quarta-feira (22), várias atividades do comércio de Teófilo Otoni serão autorizadas a reabrir suas portas, como início de um processo de flexibilização das medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Com a publicação de novo decreto municipal, assinado pelo prefeito Daniel Sucupira (PT), Teófilo Otoni vai ter lojas abertas nos ramos de artigos médicos e ortopédicos, livros, jornais e papelarias, materiais de informática e comunicação, comércio de veículos e motocicletas, comércio de peças automotivas e acessórios, artigos de utilidades domésticas, similares e artigos infantis, lojas de materiais de escritório e papelaria, perfumaria e cosméticos, móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, óticas, tecidos, vestuários, calçados e demais artigos de moda, prestadores de serviços diversos.

Mas o decreto mantém a proibição do funcionamento de bares, restaurantes, academias e escolas da cidade, mas libera, por exemplo, a realização de missas e cultos religiosos, desde que eles sejam realizados com a presença de, no máximo, 30 pessoas. As feiras de pequenos agricultores, realizadas aos sábados, também voltarão a acontecer, mas com número controlado de pessoas.

A atividade de salões de beleza e clínicas de estética também será liberada mediante agendamento dos clientes. Parte das lojas deverá abrir suas portas das 8h às 12h, enquanto outras poderão funcionar somente das 14h às 18h.

Máscaras e distanciamento social

Todos devem utilizar máscaras, e caberá aos estabelecimentos controlar o fluxo de clientes e respeitar uma distância mínima entre as pessoas. A prefeitura admitiu que não tem como fiscalizar a reabertura do comércio em toda a cidade e diz confiar na consciência da população.

156 CASOS SUSPEITOS

Distante 160 km de Nanuque, Teófilo Otoni apresenta 175 notificações de coronavirus, com 156 casos suspeitos e 19 descartados; nenhum confirmado. A cidade tem uma população equivalente a quatro vezes a de Nanuque.

O decreto 8.035 foi redigido de acordo com deliberação do Comitê de Gerenciamento de Crise Covid-19 permitindo a retomada de atividades em geral dentro de algumas condições para os empresários.

Segundo o decreto, os donos de estabelecimentos devem promover sistema de escalas e revezamento de turnos para reduzir aglomeração de funcionários; disponibilizar equipamentos de proteção individual para os funcionários; devem disponibilizar álcool 70% ou medidas de higiene para os clientes, entre outros.

NANUQUE

Neste feriado de 21 de abril, o prefeito Roberto de Jesus (DC) gravou vídeo para as redes sociais, no qual admite que determinados segmentos poderão reabrir na próxima segunda-feira, 27. Na semana passada, em entrevista de rádio, Roberto mostrava-se disposto a não ceder aos apelos dos comerciantes.

Veja trecho do vídeo ↘




Segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, divulgado neste terça (21), Nanuque apresenta 50 notificações, 45 casos suspeitos, 1 confirmado, 3 descartados e 1 óbito.