sexta-feira, 27 de março de 2020

MEDIDAS DO GOVERNO MUNICIPAL CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS: PREFEITO “LAVA AS MÃOS”


Em vídeo nas redes sociais, Roberto de Jesus decide "retirar" os quatro decretos que assinou entre os dias 16 e 21 de março

VIDEOFOTO

Documentos oficiais do Município já não valem nada

Considerando que a presença do Município nas medidas de contenção ao avanço do novo coronavírus tornou-se “desnecessária”, o prefeito Roberto de Jesus (DC) resolveu, literalmente, “lavar as mãos”. Em vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, o prefeito anunciou a “retirada” dos decretos nº 19, 20, 21 e 22, que ele assinou entre os dias 16 e 21 deste mês.


Os decretos referem-se a medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento ao coronavírus, bem como a criação do comitê de crise de emergências na área de saúde pública.


Roberto garante que a Secretaria Municipal de Saúde permanecerá à disposição para cumprir suas atribuições de proteção à saúde das pessoas. Quanto às medidas relacionadas a funcionamento do comércio e de outras atividades na cidade, deixa por conta das legislações estadual e federal aplicáveis ao momento, e reconhece que a pandemia é algo real. “Para conter, depende da consciência e atitude concreta de cada cidadão”, declarou.

Veja o vídeo ↘



A EXPRESSÃO “LAVAR AS MÃOS”

Como uma das principais medidas de higiene adotadas contra a Covid-19, o ato de “lavar as mãos” também designa uma expressão usada quando se quer isentar-se de uma responsabilidade.

Ilustração bíblica: Pilatos lava as mãos

A expressão “lavar as mãos” tem sua origem nas histórias bíblicas. Era tradição um preso ser libertado durante a Páscoa Judaica. A decisão de soltar Jesus ou o assassino Barrabás foi passada para a multidão que acompanhava o julgamento por Pôncio Pilatos.

Como na conhecida história, Jesus Cristo acabou sendo crucificado. Ao passar a decisão para o público, Pôncio se isentou dessa responsabilidade, representadas pelo ato de lavar as mãos enquanto dizia a seguinte frase: “Estou inocente deste sangue. Lavo as minhas mãos”.


2 comentários:

  1. É UM ABSURDO, TODO O MUNDO FECHADO,E NANUQUE QUER ABRIR.QUAL SERÁ MELHOR, MORTO COM COMERCIO ABERTO,OU ESPERAR PRA FICAR VIVO.

    ResponderExcluir