segunda-feira, 24 de agosto de 2020

APAE INTEGRADA À SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA


Entidade está completando 22 anos de fundação em Nanuque

Equipe da Apae Nanuque
(TODAS AS FOTOS SÃO DO PERÍODO ANTES DA PANDEMIA DA COVID-19)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae – de Nanuque está completando 22 anos de fundação, atendendo hoje 164 pessoas da cidade e de Serra dos Aimorés, de forma regular e sem fins lucrativos.

Entre 21 e 28 de agosto, a entidade integra-se às comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Este ano, o tema é “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, que permite uma reflexão sobre o papel da pessoa em situação de deficiência na sociedade e como ela pode alcançar seus objetivos.


Segundo a diretora Cláudia Onofre, “para que a inclusão aconteça de fato, as pessoas em situação de deficiência contam com apoios, mas é fundamental delimitar o início, o término e a intensidade desses apoios, afinal, estamos tratando do seu protagonismo e não podemos tirar seu destaque.”

E explica: “O apoio não consiste em decidir pela pessoa. Sugere-se um posicionamento neutro com relação às suas decisões pessoais, focando apenas em auxiliá-lo naquilo que ele realmente precisa ou solicita. As mudanças de opinião, de projetos e de relações fazem parte do cotidiano de todos e devem ser vistas com naturalidade, quando partem da pessoa em situação de deficiência.”

Atletas nas Olimpíadas Regionais de 2019, em Teófilo Otoni

“O verdadeiro protagonismo surge quando são incentivadas as vontades e as escolhas da pessoa com deficiência, visando decidir seus projetos de vida e traçar seus objetivos. Legitimar isso é a melhor forma de empoderar essas pessoas. Viabilizar espaços onde as pessoas em situação de deficiência sejam ouvidas e possam expor suas escolhas e decisões, além de permitir que gerenciem suas próprias vidas é garantir seu protagonismo, fazendo com que elas participem ativamente das esferas sociais (pública e privada) e passem a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”

Alunos do Centro Dia

Alunos do turno matutino

PAPEL DA FAMÍLIA

“O papel da família com relação ao protagonismo da pessoa em situação de deficiência é, antes de tudo, aceitar e compreender esse indivíduo e apoiá-lo no que for possível para que ele faça suas escolhas e altere seus planos, caso seja necessário. É fundamental, no entanto, não interferir de forma arbitrária em sua vida, para não cercear seu protagonismo e sua autonomia nas tomadas de decisão.”

Bingo Beneficente

FEDERAÇÃO DAS APAES

Em 11 de setembro de 1992, foi fundada a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, que congrega atualmente 432 Apaes Mineiras e 9 instituições coirmãs, distribuídas geograficamente no Estado em 35 Conselhos Regionais. Nanuque é sede de um Conselho, do Vale do Mucuri.

As Apaes Mineiras foram e são pioneiras em várias iniciativas. Há mais de 20 anos constituem a maior rede Apaeana do Brasil, buscando incessantemente não apenas a defesa de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla mas, principalmente, a qualidade técnica dos serviços que são a elas prestados em nossas entidades.

Atividades recreativas com alunos do turno vespertino

É o maior movimento filantrópico do Brasil e do mundo na área, garantindo os direitos da cidadania da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no Brasil.

Nos 22 anos da Apae de Nanuque, vários serviços são prestados como: Assistência Social com o Centro Dia, Escola de Autodefensor e Escola de Família; Educação da Educação Infantil ao Ensino Fundamental completo; Saúde com o Serdi (Serviço de Reabilitação em Deficiência Intelectual) e Pipa (Programa de Intervenção Precoce Avançado), com envolvimento de profissionais como fisioterapeutas, psicóloga, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e médica.

Neste momento de pandemia, os trabalhos estão sendo feitos em forma de Teleatendimento e Teletrabalho.

(Com informações e textos de Cláudia Onofre e Flavina Braga)


Nenhum comentário:

Postar um comentário