quinta-feira, 28 de maio de 2020

USO DA CLOROQUINA: SOLON CRITICA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE


Presidente da Câmara de Nanuque é favorável ao uso da substância e diz que entidade é contra o governo


Por várias vezes, durante as últimas reuniões da Câmara Municipal de Nanuque, o presidente Solon Ferreira da Rocha Filho, tem manifestado, de forma categórica, a sua opinião a favor do uso da cloroquina e hidroxicloroquina nos casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

Na sessão da última segunda-feira (25), ao criticar a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que anunciou a interrupção do uso da cloroquina e hidroxicloroquina em testes para tratamento contra a Covid-19, Solon disse que tudo não passa de “jogo de interesse mundial”.


Foram estas as palavras do vereador:

“OMS usa de má fé, certo? Maioria da medicina brasileira tá seguindo o que a OMS fala, certo? (...) Ninguém procura saber quem comanda essa OMS, ninguém quer saber quem é, porque é do lado contra o governo. Fizeram uma lista das pessoas lá, 99% das pessoas é tudo comunista, tudo comunista. É um jogo de interesse mundial”.

Confira o vídeo completo da reunião da Câmara ↓



A DECISÃO DA OMS

O motivo é um estudo publicado pela revista científica Lancet, que envolveu mais de 96 mil pessoas e mostrou que não só não há benefícios no uso desses medicamentos contra o vírus SARS-CoV-2, como há um risco aumentado de morte para os pacientes.

A cloroquina era uma das substâncias consideradas promissoras para o tratamento da doença pelo novo coronavírus, por isso entrou no projeto SOLIDARITY da OMS, em março deste ano, um estudo colaborativo mundial para avaliar a ação das principais drogas no tratamento da Covid-19.

Segundo o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a interrupção vai acontecer enquanto o Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados, do Grupo Executivo do estudo SOLIDARITY, analisa os dados disponíveis sobre benefícios e malefícios da cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19. Apesar disso, Tedros reforçou que o uso desses medicamentos em doenças autoimunes e contra a malária é seguro e eficaz, não devendo haver suspensão para esses pacientes.

Enquanto isso, os testes com os outros medicamentos do estudo mundial continuarão. São eles: o remdesivir, que é o medicamento usado contra o ebola; a combinação de lopinavir e ritonavir, usado no coquetel contra o HIV; e o interferon-beta, uma molécula que, em testes anteriores, demonstrou efeito em macacos da espécie saguis infectados pela síndrome respiratória do Oriente Médio (Middle East respiratory syndrome – MERS).

ABERTURA DO COMÉRCIO DE NANUQUE DAS 8 ÀS 18H


Gilson e Gilmar Alemão defendem flexibilização de algumas medidas de combate à Covid-19


Indicação conjunta assinada pelos vereadores Gilson Coleta Barbosa e Gilmar “Alemão” dos Santos Pereira, apresentada na reunião de segunda-feira passada (25) na Câmara, defende nova etapa de flexibilização de algumas medidas preventivas de combate à propagação do novo coronavírus (Covid-19).

JÁ SE PASSARAM DOIS MESES

Segundo os autores, dois meses depois da publicação dos primeiros decretos e os demais que se seguiram no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Nanuque, chega o momento de repensarmos alguns dos dispositivos firmados, buscando de maneira mais objetiva a flexibilização de algumas dessas medidas.

No âmbito do Poder Legislativo, já é possível autorizar o funcionamento ao público de alguns setores da Câmara Municipal, desde que se receba uma pessoa por vez, munidas de máscaras e tomando os cuidados de esterilização cabíveis. As sessões plenárias, porém, devem permanecer sem a presença de público e transmitidas ao vivo no canal da Câmara Municipal na internet.


COMÉRCIO

No comércio e setores de indústria e prestação de serviços, incluindo feiras livres, uma das propostas visa permitir a abertura do comércio das 8 às 18 horas, o que, de acordo com Gilson e Alemão, vai evitar aglomeração de pessoas, como se vê em determinadas lojas, que atraem filas em função do curto horário apenas no período vespertino.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO RIGOROSAMENTE MANTIDAS - A flexibilização, porém, exige que as medidas de prevenção continuem mantidas, como limitação do número de clientes, uso de álcool em gel, máscaras e outras orientações.

NADA DE EXAGERO OU PÂNICO

“A Câmara deve pautar suas ações buscando o enfrentando à Covid-19 de forma estratégica, racional e sem exageros ou pânico, observando-se atuação cuidadosa, rigorosa, com exigência de máscaras e todos os procedimentos recomendados pelas autoridades de saúde, visando ao bem-estar de todos”, justificam.


COVID-19: DOS 8 CASOS CONFIRMADOS EM NANUQUE, 3 FORAM CURADOS E 3 CUMPREM QUARENTENA


Secretário Paulo Geová insiste na intensificação das medidas de prevenção e combate


Em mais uma nova informativa assinada pelo secretário Paulo Geová Wandel Rei Silva, o Município de Nanuque atualiza os dados relativos à pandemia da Covid-19.

Até o fechamento dos dados nesta quinta-feira (27), os números eram os seguintes: 96 notificações de investigação de casos de Síndrome Gripal / Síndrome Respiratória Aguda Grave (Covid-19):
- 8 foram confirmados (3 pacientes curados, 2 óbitos e 3 pacientes estão cumprindo quarentena);
- 13 foram descartados;
- 42 cumpriram isolamento e não mais apresentam sintomas;
- 32 pessoas permanecem em isolamento domiciliar.


Segundo Paulo, com base nas investigações realizadas até o momento, a cidade de Nanuque é considerada área de transmissão comunitária para o novo coronavírus. “Por isso, reiteramos a importância de toda a população intensificar as medidas de prevenção e combate à propagação da Covid-19 em nossa cidade, em especial a higienização correta e constante das mãos com água e sabão ou álcool 70%, uso de máscaras de proteção e manutenção do distanciamento social”, concluiu o secretário.


quarta-feira, 27 de maio de 2020

VEREADORA SUZI PROPÕE ISENÇÃO DE MULTAS A COMERCIANTES, AMBULANTES E MOTORISTAS DURANTE PANDEMIA


“O momento nos aconselha a buscar soluções, paz e entendimento, e não aumentar conflitos e dificuldades”, disse ela

Suzi: educar, sim; punir, não

A vereadora Benta Viegas Bouzada, a Suzi, pré-candidata a vice-prefeita pelo partido REDE, foi bastante elogiada pela autoria da Indicação apresentada na segunda-feira passada (25), durante reunião da Câmara, na qual propõe a isenção de eventuais multas aplicadas a comerciantes, ambulantes e motoristas durante a pandemia da Covid-19.

Ao justificar o documento, Suzi aconselhou: “Acho que esse tipo de ação deve ter caráter educativo. Se houver alguma multa aplicada, é preciso rever o ato. O momento nos aconselha a buscar soluções, paz e entendimento, e não aumentar conflitos e dificuldades. Por isso, estou pedindo ao prefeito o envio de projeto de lei dispondo sobre isenção de multas a estabelecimentos comerciais e ambulantes, bem como condutores de veículos, desde o dia 16 de março até o término do estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.”

Suzi diz que “é muito perverso manter punições a essas pessoas que sustentam a nossa economia, livrando-as das sanções previstas em decretos municipais, Código Civil e Código Penal. É imprescindível cuidar da saúde da população, isso ninguém é contra, mas precisamos compreender a estabilidade da saúde financeira de nossas micros e pequenas empresas, bem como de ambulantes e motoristas.”

E finaliza dizendo: “Não podemos aproveitar o momento de pandemia para sair por aí sacrificando pessoas. Basta respeitar as medidas de prevenção, evitando-se aglomerações, usando máscaras e observando-se as medidas de higiene e limpeza adotadas. Vamos pensar positivo, pensar no bem e torcer para que isso tudo tenha fim o mais rapidamente possível, em nome da vida e da alegria de viver e de conviver em sociedade.”

O documento de Suzi deve ser encaminhado esta semana ao gabinete do prefeito Roberto de Jesus.

terça-feira, 26 de maio de 2020

ELEIÇÕES SERÃO DIA 6 DE DEZEMBRO: PROPOSTA DA REDE SOLIDARIEDADE GANHA CONSENSO


Vereadora Suzi destaca papel do senador Randolfe Rodrigues, autor da proposta


Tudo indica que as eleições de prefeito e vereador deverão mesmo acontecer no dia 6 de dezembro. As lideranças partidárias do Senado e da Câmara entraram em acordo e deverão votar o adiamento em plenário.


O consenso foi em torno da proposta do senador Randolfe Rodrigues, do partido Rede Sustentabilidade, em consonância com outros parlamentares. Sobre a mudança da data, a vereadora Suzi, representante da legenda na Câmara de Nanuque, disse que a pandemia da Covid-19 obriga a redefinição de prazos. “A data de 6 de dezembro, dois meses depois da data fixada anteriormente (4 de outubro), garante o cumprimento do mandato dos atuais prefeitos e vereadores, que é de quatro anos, evitando-se a prorrogação”, comentou.

A Proposta de Emenda Constitucional de Randolfe não altera o período de mandato dos atuais governantes e confere ao Tribunal Superior Eleitoral autorização para que promova a revisão do calendário eleitoral e a proceder os ajustes na aplicação da legislação infraconstitucional.

“Manter as eleições ainda no ano de 2020 garante a manutenção do período dos mandatos e a data de posse, sem colocar em risco a legitimidade do processo democrático de escolha dos dirigentes das cidades e dos representantes no parlamento municipal”, explica Randolfe na justificativa do texto.

Randolfe Rodrigues, senador da REDE

CAMPANHA ELEITORAL PODE SOFRER ALTERAÇÕES

O senador prevê que a pandemia pode fazer com que as campanhas eleitorais aconteçam de modo diferente do usual.

“A depender do estágio de evolução da questão sanitária do coronavírus, tanto no ritmo de expansão do número de doentes quanto na ampliação da capacidade do atendimento hospitalar, será necessário estabelecer outras formas de realização da campanha eleitoral propriamente dita. Esses dois meses de adiamento serão tempo primordial para que seja possível a previsão e o estímulo para que, caso seja necessário, as reuniões, visitas, comícios e debates ocorram de forma não presencial”, avalia Randolfe.


segunda-feira, 25 de maio de 2020

PRESIDENTE DO PT DE NANUQUE É O ENTREVISTADO DA SEMANA NA RÁDIO SOCIAL FM


Kaburé e Dalmo conversam com Rivaldo Monteiro nesta terça, às 11h


Depois do economista João Gonçalves dos Santos, o conhecido professor Tim, que falou em nome do Cidadania-23 na semana passada, o entrevistado desta semana no programa Pensando Nanuque, da Rádio Social FM (104,9 MHz), é o professor e advogado Rivaldo Monteiro da Silva, presidente do PT no Município. Ele é servidor público estadual da Polícia Civil de MG.

Rivaldo completa 45 anos no próximo dia 15 de junho. Nasceu em Nova Viçosa/BA, mas mora em Nanuque desde criança. Elegeu-se vereador em 2012 para o mandato 2013-2016, quando foi o 6º mais votado, com 558 votos, pela legenda do PTdoB, hoje com a nova denominação de Avante. No biênio 2013-2014 foi o presidente da Câmara.

Desde o início do ano que ele assumiu a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), conforme certidão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo como vice-presidente a professora e ex-vice-prefeita Maria Alba de Oliveira Lima. O diretório da legenda conta ainda com mais nove integrantes, divididos em secretarias específicas internas de comunicação, formação, movimento populares, finanças e planejamento, além do cargo de secretário-geral e membros do diretório.

Para as eleições deste ano, o PT já decidiu que vai concorrer com candidato próprio a prefeito. Desde o fim de fevereiro, o nome pastor Gerson Santos Valeriano passou a ser cogitado, dentro do partido, para disputar as prévias que irão definir as candidaturas.

Diferente de outros partidos, o PT adota o processo de prévias, previsto no seu estatuto, para promover ampla discussão entre os filiados antes da confirmação de candidaturas. O PT deverá lançar chapa completa de candidatos a vereador – 20 nomes no total.

No estúdio da emissora, Kaburé e Dalmo

PENSANDO EM NANUQUE

O programa Pensando Nanuque vai ao ar todas as terças-feiras, às 11h, dentro de um formato jornalístico que abrange análise, opiniões e entrevistas em assuntos como política, empreendedorismo, saúde, educação, segurança pública, história, cultura, meio ambiente, esportes e tantos outros temas recorrentes no dia a dia.

O comando do programa fica por conta do diretor da emissora Edvaldo “Kaburé” Lima e o advogado e professor universitário Dalmo Costa de Souza. Daqui até agosto, os representantes dos partidos políticos que anunciam pré-candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Nanuque estarão no foco das entrevistas.


sábado, 23 de maio de 2020

USO DE MÁSCARAS EM NANUQUE PASSA A SER OBRIGATÓRIO A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA


Novo decreto endurece ainda mais as medidas anti-Covid-19. 
Detenção de até um ano para quem desobedecer, além de multa


Entram em vigor na próxima segunda-feira (25) as novas medidas temporárias de prevenção e enfrentamento à Covid-19. O decreto municipal nº 43/2020, assinado nesta sexta-feira (22), torna obrigatório o uso de máscaras de proteção por todas as pessoas que estiveram nas ruas e demais locais de acesso público.



Como punição para quem desobedecer, o decreto baseia-se no art. 268 do Código Penal Brasileiro, que estabelece:

"Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro."

Trecho do novo decreto

O documento também proíbe todo tipo de encontro que resulte na aglomeração de pessoas, incluindo cultos religiosos, reuniões de entidades e até eventos particulares, como festas de aniversário, churrasco etc.



NANUQUE FECHA BALANÇO DE 2 MESES COM 7 CASOS CONFIRMADOS E 2 MORTES POR COVID-19


Boletim foi divulgado na noite desta sexta-feira

Secretário de Saúde de Nanuque, Paulo Geová (videofoto - Roberto Barreto Vídeos)

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Nanuque foi divulgado às 19h30min desta sexta-feira (22) e traz um balanço de dois meses de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), abrangendo o período de 23 de março a 22 de maio. De acordo com os dados, o Município tem hoje 80 notificações, 7 casos confirmados, 13 descartados, 23 casos em acompanhamento e 2 óbitos confirmados.

Nanuque faz parte do grupo de 365 cidades mineiras que têm casos confirmados da doença e das 86 localidades onde foram registrados óbitos.




BALANÇO DA SECRETARIA ESTADUAL

No balanço divulgado às 10h da manhã de ontem pela Secretaria de Estado de Saúde de MG, há 5.995 casos confirmados no estado, com 2.724 casos em acompanhamento, 3.070 recuperados e 201 óbitos.



Fonte: SES-MG

sexta-feira, 22 de maio de 2020

NANUQUENSE É PRESO POR APLICAR GOLPE DO "BILHETE PREMIADO" EM SOROCABA/SP

Segundo a Polícia Civil, criminoso tentou enganar uma idosa de 63 anos.


Um homem de 43 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (21) por aplicar o golpe do bilhete premiado, no bairro Campolim, em Sorocaba (SP). O boletim da polícia não revelou o nome.

De acordo com a investigação do 3º Distrito Policial, o suspeito parecia apreensivo e aparentemente aguardava outra pessoa antes de tentar correr da abordagem dos policiais.

A vítima, uma idosa de 63 anos, contou à polícia que foi parada pelo homem, que afirmou ser médico e que tinha um bilhete premiado. No entanto, tinha que levantar rápido um valor em dinheiro e que trocaria o bilhete pela quantia de R$ 20 mil.

O homem é de Nanuque (MG) e tem diversas passagens pelo crime de estelionato e formação de quadrilha. Segundo a polícia, em março de 2019 ele foi preso pelos pela Delegacia de Roubos a Banco (DEPATRI) de Minas Gerais pelo mesmo crime.

A Polícia Civil continua a investigação e tenta identificar possíveis comparsas, assim como uma mulher estava agindo com ele. Foram apreendidos dólares, celulares e cartões de crédito.

O preso foi levado à delegacia e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.

ARQUIVO: NIDE DIZ QUE CIDADE PASSOU A TER ENSINO SUPERIOR DURANTE O SEU PRIMEIRO MANDATO


Prof. Emílio Boudens foi o primeiro diretor do campus Nanuque da Universidade Santos Dumont

O prédio do antigo Ginásio Sul-Americano, na Rua Araçuaí, centro de Nanuque, foi reformado e adaptado para funcionamento da Universidade Santos Dumont

Ao contrário do que muitos podem pensar, escola de ensino superior em Nanuque não é coisa dos anos 2000; na virada de 1979 para 1980, ou seja, 40 anos atrás, a cidade ganhou a primeira faculdade. O fato histórico é relembrado pelo ex-prefeito Nide Alves de Brito (DEM).

Instalação da primeira faculdade de Nanuque, em 1979


Nide conta: “No primeiro mandato como prefeito de Nanuque, procuramos dotar  o nosso Município de uma faculdade, de cursos superiores, com objetivo de atender os alunos de nossa cidade e região. Como advogado e professor, senti um lampejo de esperança e motivação em conseguir trazer para Nanuque a tão sonhada faculdade, envidando esforços, planejamento, ação executiva, interesse e foco em conseguir realizar tal objetivo, situação que, de fato, veio a acontecer.”

Discurso do prof. Rosalvo, na época diretor da Univ. Santos Dumont em Gov. Valadares


CONVÊNIO

Prossegue: “Celebramos convênio com uma instituição de Governador Valadares. Em companhia do professor Emílio, que era vereador na época, fui a Valadares. Tivemos audiência com o Dr. Talmir Canuto, quando fiz uma exposição de motivos e convidei-o para visitar Nanuque, sublinhando que desejava instalar uma extensão de ensino superior. Posteriormente, ele veio a Nanuque, onde estabelecemos todas as diretrizes para funcionamento da faculdade.”

“Para que o preço da mensalidade fosse igual ao cobrado em Valadares, assumi a responsabilidade de ceder o prédio, telefone, lugar para os professores ficarem quando vinham ministrar as aulas. Então, ofertei o prédio do antigo Ginásio Sul-Americano, que passou a ser identificado como o prédio da faculdade, e construí o anexo para alojamento dos professores.”

Assinatura do convênio
CURSOS

Os primeiros cursos oferecidos foram: Letras, Pedagogia e Ciências Sociais. Formaram-se algumas turmas. O primeiro vestibular foi em Valadares, depois aconteceram em Nanuque mesmo. “Como, além de ter o curso de Direito, sou formado em Ciências Sociais, fui convidado para dar aulas de Sociologia na recém-criada faculdade.”

Solenidade de instalação da faculdade

Uma das primeiras turmas


CONTRATO NÃO FOI RENOVADO

Nide foi prefeito entre 1977 e 1982. A partir dos anos seguintes, a faculdade não continuou. Segundo ele, no mandato seguinte não houve renovação do convênio.

“Foi um grande prejuízo para a população no campo educacional. A cidade perdeu muito. Posso dizer que a primeira faculdade de Nanuque foi fruto de ousadia, determinação, ação, vontade, sonho que se transformou em palpitante realidade. Reformei o prédio da faculdade e instalamos  a Universidade Santos Dumont em Nanuque.”

No ato de instalação da faculdade, estiveram presentes em Nanuque grandes lideranças da política mineira, como Murilo Badaró, deputado federal na época, e Dênio Moreira, deputado estadual.

Dênio Moreira faleceu em março de 1990 e Murilo Badaró, em junho de 2010, aos 78 anos.

Nide abraça prof. Emílio, primeiro diretor da faculdade; à direita, deputado Murilo Badaró

 O PAPEL DO PROF. EMÍLIO

Segundo Nide, o professor Emílio exerceu papel fundamental para o êxito do empreendimento, chegando a ser o primeiro diretor.

“Professor Emílio Boudens foi um grande educador, diretor do Colégio Santo Antônio, nascido na Holanda, veio para o Brasil, constituiu família, casou-se com Ailde Boudens, teve filhos, naturalizou-se cidadao brasileiro. Homem correto, digno, probo, intelectual, escritor, integrou-se à sociedade nanuquense, foi excelente vereador sempre vigilante na defesa dos interesses do nosso Município, participou ativamente da elaboração do Regimento Interno e dispositivos que mais tarde resultariam na Lei Orgânica do Município. Foi um homem sempre voltado para a prática do bem, defesa da verdade, justiça e liberdade, fiel às suas crenças e ideologias, devotado à família, contrito a Deus, contribuiu muito para o arcabouço da nossa legislação municipal, tendo depois participado de concurso público, sendo aprovado como assessor do Senado Federal, indo morar em Brasília-DF, onde anos depois veio a falecer”, acrescentou o ex-prefeito.

Nide ainda destaca três dos filhos do casal: Luís Antônio de Araújo Boudens, que é presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais; Paulo Augusto de Araújo Boudens, assessor de gabinete da presidência do Senado Federal; e Rafael de Araújo Boudens, assessor do Governo do Espírito Santo.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

4º LUGAR ENTRE OS MAIS VOTADOS PARA VEREADOR EM 2016, ELSON RENOVA DECISÃO E GARANTE PRÉ-CANDIDATURA


Fiel às suas convicções políticas, professor diz que “conta com a força dos amigos”


Nas eleições de 2016 em Nanuque, entre os candidatos a vereador mais votados, Elson de Souza Lima garantiu nada menos que o quarto lugar. Porém, a matemática eleitoral não favoreceu o seu partido – PT –, que não atingiu o chamado quociente eleitoral. Quatro anos depois, Elson está de volta e, como ele próprio diz, "muito mais embalado e confiante".

Fotos em família

TRAJETÓRIA

Elson é nanuquense de nascimento. Viveu toda a infância e parte da adolescência no distrito de Vila Gabriel Passos, filho de Gerson Vieira Lima e Iracema de Souza Lima, produtores rurais.


É graduado em Letras pela Uniube (Universidade de Uberaba), professor de português e inglês, tendo lecionado em escolas do Município como Américo Machado e Escola Miguel Viana de Oliveira, de Gabriel Passos. Também trabalhou em escolas vinculadas ao Estado de Minas Gerais.


De 2013 a 2016, assumiu a chefia do Departamento de Cultura do Município de Nanuque, referência de boas lembranças. “Graças à minha formação nos movimentos escolares, movimentos eclesiais de base e movimentos culturais, pude, com a colaboração de diversos companheiros, dentre os quais destaco os deputados Reginaldo Lopes e André Quintão, desenvolver um trabalho de excelência na área de Cultura”, afirma.


Como reconhecimento pelo trabalho realizado, Elson diz que obteve a resposta nas urnas. “Obtive a quarta maior votação do Município, tendo atingido a marca de 522 votos e, muito embora não tenha sido eleito por questão de quociente eleitoral, continuei o trabalho em favor dos munícipes e, por intermédio dos nossos deputados, temos realizado conquistas importantes, tanto para a sede quanto para os distritos de Vila Gabriel Passos e Vila Pereira.”


Agora, Elson apresenta-se novamente como pré-candidato a vereador. “Acredito que, com a força dos amigos e com o reconhecimento da comunidade pelos nossos esforços, poderemos ajudar em muito a nossa cidade”, disse ele.


ELEIÇÕES 2020: REPRESENTANTES DE PARTIDOS VÃO MOVIMENTAR PRÓXIMAS SEMANAS NA RÁDIO SOCIAL FM


Na defesa de Gleusa Ramos, professor Tim será o primeiro entrevistado, falando em nome do Cidadania-23

Tim vai representar o Cidadania-23, que tem Gleusa Ramos como pré-candidata a prefeita do partido

O programa “Pensando Nanuque”, que estreou semana passada na Rádio Social FM (104,9 MHz) e vai ao ar todas as terças-feiras, às 11h, inicia a partir de amanhã uma série de entrevistas com os representantes dos partidos políticos que anunciam pré-candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Nanuque.

O primeiro convidado é o economista João Gonçalves dos Santos, o conhecido professor Tim, que falará em nome do Cidadania-23, partido que tem como pré-candidata a prefeita a empresária Gleusa Ramos, além de provável chapa completa de pré-candidatos a vereador.

Tim vai responder perguntas e tecer comentários a respeito do partido, ex-PPS, que tem participado ativamente de todo o processo eleitoral de Nanuque nos últimos 30 anos.

Kaburé e Dalmo: apresentadores do programa

“Pensando Nanuque” tem caráter jornalístico e combina análise, opiniões e entrevistas em assuntos como política, empreendedorismo, saúde, educação, segurança pública, história, cultura, meio ambiente, esportes e tantos outros temas recorrentes no dia a dia.

O programa semanal é apresentado pelo diretor da emissora Edvaldo “Kaburé” Lima e o advogado e professor universitário Dalmo Costa de Souza.

A proposta é trazer para o debate os principais acontecimentos que movimentam o dia a dia da cidade, sempre com um convidado especial.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

PROFESSORES E OUTROS SERVIDORES DE MG FICAM SEM RECEBER


Governador Zema afirma que não tem data para pagar salário referente a abril


Ao conceder entrevista coletiva nesta sexta-feira (15), o governador mineiro Romeu Zema disse que o Estado não tem como anunciar datas de pagamento dos servidores que ainda não receberam salário referente a abril.

Zema explicou que, mesmo com todo o contingenciamento feito, não há dinheiro em caixa para cumprir com toda a folha de pagamento do funcionalismo do Executivo. Agora em maio, o governo estadual acumula déficit de R$ 1,28 bilhão. A prioridade no momento, segundo o governador, é destinar o que há em caixa aos esforços contra a Covid-19,


SEM PROMESSA

“Não vou prometer, não vou fazer compromisso e não cumprir. Vou ser claro. Não tenho data (para pagar os salários) porque não tenho dinheiro e não sei em que dia vou completar esse valor para pagar. Se em abril a situação foi grave, hoje está mais ainda, porque a perda tributária está maior em maio”, afirmou o governador.

Os servidores da saúde e da segurança pública, áreas que estão na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus, receberam o salário integral nesta sexta-feira, mas todos os demais funcionários do Executivo ainda não sabem quando receberão o pagamento.

Existe uma expectativa de que o presidente Jair Bolsonaro sancione a lei aprovada pelo Congresso Nacional de ajuda aos Estados e municípios, que poderia garantir o recebimento de R$ 750 milhões neste mês. Os recursos não seriam suficientes para cobrir totalmente o déficit orçamentário do Governo de Minas, mas já poderiam ser usados para quitar parte da folha de pagamentos.

Segundo o governador, na quinta-feira (21) acontecerá uma reunião da equipe econômica do Governo para verificar o fluxo de caixa do Estado e definir como poderão ser pagos os salários e as demais despesas. Zema disse ainda que houve contigenciamento de 70% de recursos aplicados em vários programas sociais e citou o Fica Vivo, dedicado a jovens em situação de vulnerabilidade.

Queda no ICMS

Durante a coletiva, o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, apresentou gráficos para mostrar a atual situação financeira do Estado. Mostrou que, desde 2013, Minas gasta mais do que arrecada e não tem permissão do Tesouro Nacional para pedir empréstimos.

A principal fonte de arrecadação é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), responsável por 85% de toda receita. Com o fechamento de grande parte do comércio para combater a pandemia, houve queda de pelo menos 22% na arrecadação do imposto, impactando no caixa  estadual.

De acordo com o secretário, houve aumento na arrecadação nominal de ICMS no primeiro trimestre, em Minas, mas a pandemia interrompeu a perspectiva de crescimento. “O estado não emite moeda, não tem poupança, não pode tomar crédito. O Estado é devedor sempre e recebe contribuição tributária. Quando tem queda na arrecadação, isso se reflete nos pagamentos”, afirmou Barbosa.

Professores e jornalistas questionam porque o Estado não utiliza os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para pagar os salários da educação, já que a lei permite que 60% desses recursos devem ser destinados anualmente à remuneração dos profissionais do magistério (professores e profissionais que exercem atividades de suporte pedagógico, tais como: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação pedagógica e orientação educacional). Barbosa disse apenas que o Governo segue a legislação na utilização dos recursos do fundo. (Fonte: jornal Hoje em Dia – BH)

quinta-feira, 14 de maio de 2020

NOVO BOLETIM DA SES/MG ATUALIZA DADOS DA COVID-19 EM NANUQUE


Cidade continua com 3 casos confirmados e 1 recuperado

Boletim da SES-MG em 14/5/20

Quase um mês e meio depois que a Prefeitura de Nanuque divulgou pela primeira vez, em seu boletim epidemiológico, a existência de dois casos confirmados de Covid-19, o novo formato do boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde de MG (SES), divulgado nesta quinta-feira (14), às 11h, mostra uma realidade aparentemente estável.

A SES aponta para Nanuque um total de 3 casos confirmados, 1 caso em acompanhamento, 1 caso recuperado e 1 óbito.

ENTENDA AS INFORMAÇÕES

Total de casos confirmados: significa a soma dos casos confirmados, que não evoluíram para óbito e dos óbitos confirmados por Covid-19.

Casos em acompanhamento: são casos confirmados de Covid-19, que não evoluíram para óbito, cuja condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguarda atualização pelos municípios.

Casos recuperados: casos confirmados de Covid-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.

Óbitos confirmados: óbitos confirmados para Covid-19.

Sobre casos suspeitos

Conforme nova definição de caso preconizada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES, os casos anteriormente definidos como “suspeitos” passam a ser registrados nos sistemas oficiais de notificação como Síndrome Gripal Inespecífica, por não preencherem, em sua integralidade, critério para investigação laboratorial.

Esses casos permanecerão sob acompanhamento das vigilâncias epidemiológicas estadual e municipal, mas deixam de ser tratados como casos suspeitos de Covid-19 e passam a ser tratados como síndromes respiratórias de interesse à saúde.

Sobre óbitos suspeitos: Neste momento será priorizada a divulgação de indicadores que melhor traduzam a dinâmica da doença no Estado, tais como óbitos e casos confirmados (a exemplo do que já é feito pelo Ministério da Saúde).

Entende-se que essas são as principais variáveis para acompanhar a evolução da doença, predizer a curva de casos e direcionar ações assistenciais. Todos os indicadores anteriormente divulgados permanecerão, no entanto, sendo monitorados pela SES/MG. 

O primeiro e único caso de óbito decorrente da Covid-19 com paciente de Nanuque foi confirmado dia 16/4 e apareceu nas estatísticas das secretarias de saúde de Minas Gerais e do Espírito Santo, fato que, para o Ministério da Saúde, pôde até ter significado dois casos, em termos de Brasil, mas na verdade é apenas um. Ainda de acordo com o novo boletim da SES, são 45 casos suspeitos em Nanuque.

No caso do paciente de Nanuque, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-ES), o caso foi notificado nas estatísticas do Espírito Santo: um idoso de 69 anos que viajou para São Paulo no fim de março. A esposa dele, de 71 anos, também apresentou sintomas da doença. O casal ficou internado em um hospital de Vitória (ES). A mulher teve alta na segunda-feira (13), mas o homem não resistiu

MINAS GERAIS

O boletim da SES desta quinta apontou para Minas Gerais: 3.950 casos confirmados, 2.131 em acompanhamento, 2131 casos, 1.680 casos recuperados e  139 óbitos confirmados.

NIDE ELOGIA DECISÃO DO TSE QUE MANTÉM PRAZO PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DESTE ANO


Na sessão realizada terça-feira (12), plenário do Tribunal ratificou posição


O pré-candidato a prefeito de Nanuque pelo DEM, Nide Alves de Brito, considerou “sensata e bastante oportuna” a decisão formalizada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão administrativa de terça-feira passada (12), que respondeu negativamente a uma consulta formulada pela deputada federal Clarissa Garotinho (PROS-RJ), sobre a possibilidade de adiamento do prazo para a transferência de domicílio eleitoral para concorrer nas Eleições 2020.

Por unanimidade, o Colegiado acompanhou o voto do relator, ministro Og Fernandes. No entendimento do ministro, não cabe ao TSE alterar os prazos determinados pela legislação eleitoral, como é o caso da antecedência de seis meses para a transferência do domicílio eleitoral de candidatos, prevista no artigo 9º da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições).

Para Nide, ainda existem dúvidas quanto à realização ou não das eleições. “Claro que o cenário instalado com a pandemia da Covid-19 no Brasil pode resultar em mudanças no cronograma das eleições deste ano, tudo pode acontecer, mas, pelo menos por enquanto, no âmbito do TSE, os prazos ficam mantidos”, disse o ex-prefeito por três mandatos.

Ministro Og Fernandes, do TSE

CONSULTA AO TSE - Segundo os termos da consulta, a medida se justificaria pela suspensão do atendimento presencial ao público nos cartórios eleitorais, medida adotada pela Justiça Eleitoral (JE) em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Em seu voto, o relator argumentou que o regime de plantão extraordinário da Justiça Eleitoral, vigente desde 19 de março, manteve todos os prazos previstos no Calendário Eleitoral 2020, assegurando a normalidade do pleito deste ano.

Também apontou que a Justiça Eleitoral disponibilizou meios para que o processo de transferência de domicílio eleitoral, entre outros serviços, pudesse ser realizado pela internet, extraordinariamente, sem a necessidade do comparecimento ao cartório eleitoral.