terça-feira, 31 de março de 2020

CORONAVÍRUS: NANUQUE PERMANECE COM 5 CASOS SUSPEITOS, NADA CONFIRMADO


Minas Gerais registra segunda morte; casos suspeitos passam de 34 mil com 275 confirmações


Nanuque fecha o mês de março apresentando cinco casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde de MG, divulgado nesta terça-feira (31). Nenhum caso confirmado, mas são aguardados os resultados dos exames.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de MG

Minas Gerais confirmou nesta manhã a segunda morte pelo vírus. Há ainda outras 40 mortes em investigação. O número quase dobrou em 24 horas, já que até esta segunda-feira eram 23 mortes investigadas. Em Minas são 34.224 casos suspeitos para doença e 275 casos confirmados.

O segundo paciente a morrer no Estado era um idoso de 66 anos, que morava em Belo Horizonte e faleceu nessa segunda-feira (30), no Hospital Semper, na capital. A unidade hospitalar não confirmou a morte no local, no entanto, afirmou que é preciso ser feita a contraprova do exame na Fundação Ezequiel Dias (Funed), já que o primeiro teste foi feito numa rede particular. Além do vírus, a segunda vítima em Minas tinha comorbidades como cardiopatia e diabetes melitus.

O primeiro óbito confirmado tinha sido de uma idosa de 82 anos que morreu no Biocor em Nova Lima, na região metropolitana da capital, mas era residente de Belo Horizonte. A paciente também apresentava comorbidades como doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica. Ela foi internada no dia 23 de março e morreu no último domingo (29).

A cidade com mais casos da doença continua sendo BH, com 163 casos. Em seguida vem Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 23 casos de coronavírus, e Nova Lima, na região metropolitana, com 20 confirmações.

A maioria dos pacientes com a doença são homens, há 164 casos confirmados no sexo masculino e entre as mulheres há 111 confirmações. A faixa etária que tem mais confirmações da doença é a de 20 a 59 anos que tem 222 casos confirmados da doença.

segunda-feira, 30 de março de 2020

SEMANA DECISIVA PARA FILIAÇÃO DE PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO E A VEREADOR


Prazo termina sábado, dia 4. Quem não decidir e confirmar fica impedido de se candidatar


Chegamos à semana decisiva para a filiação partidária de quem for candidato a prefeito e a vereador nas eleições de outubro. O prazo termina no próximo sábado, dia 4, e a Justiça Eleitoral já deixou claro que não vai estender o limite.

A filiação é o momento da maior importância para o sucesso ou fracasso dos futuros candidatos a vereador. Exemplos não faltam. Praticamente em todas as eleições, alguns candidatos a vereador mesmo bem votados acabam não conseguindo se eleger porque o partido não atingiu o chamado quociente eleitoral, que nada mais é do que a divisão dos votos válidos (total de votos menos brancos e nulos) pelo número de cadeiras existentes na Câmara Municipal.

Como exemplo, nas eleições municipais de 2016, o total de votos apurados para vereador, mais os votos de legenda, chegou a 21.385. Dividindo-se por 13 (número de vagas na Câmara de Vereadores), chegou-se a 1.645 votos, ou seja, o mínimo necessário de votos que todo partido precisa ter para garantir pelo menos uma cadeira.

Regras diferentes para civis e militares

As regras para filiação de candidatos militares da ativa são diferentes dos civis. Como eles não podem ter atividade partidária, também não podem ser filiados a partidos. Por isso, a lei abre uma brecha que permite que os militares somente se juntem aos partidos nas convenções. É nesse momento que são oficializados pelas legendas, para depois serem registrados na Justiça Eleitoral. Como as convenções deste ano ocorrem a partir de 20 de julho, o prazo para a definição de militares é mais esticado.


sábado, 28 de março de 2020

CORONAVÍRUS: NANUQUE FECHA SEMANA COM 4 CASOS SUSPEITOS


Em Minas Gerais, casos suspeitos chegam a 21.691, com 189 confirmações, mas nenhuma morte

Fonte: Sec. Saúde MG

A semana fechou com quatro casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) em Nanuque, conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde de MG, divulgado nesta sexta-feira (27). Nenhum caso confirmado. Não houve mudança em relação ao boletim de quinta-feira. 

Em todo o estado de Minas Gerais, o número de casos suspeitos saltou dos 17.409 contabilizados até a quinta-feira (26), para 21.691 nesta sexta. Com 4.282 novos registros suspeitos, houve um aumento de quase 25% nas notificações em 24 horas. O número de confirmações para a Covid-19 também aumentou, passando de 153 para 189. Até o momento, nenhuma morte comprovada do coronavírus foi registrada em MG, mas 28 óbitos estão sendo investigados.

Os óbitos em análise são aqueles que aguardam a realização dos exames para confirmar ou descartar a infecção do novo coronavírus. Já foram 33 mortes notificadas no Estado, sendo que cinco foram descartadas para a doença e outras 28 aguardam os exames.

Belo Horizonte já tem 118 casos comprovados de coronavírus. Nova Lima, na Região Metropolitana, tem 13 registros, e Juiz de Fora, na Zona da Mata, 11. Além destas, outras 21 cidades mineiras também têm pessoas infectadas pela Covid-19.

Ao todo, são 110 homens doentes e 79 mulheres. A maior incidência da doença no Estado ocorre entre a população de 20 a 59 anos, com 159 confirmações. Além disso, 27 idosos entre 60 e 79 anos também foram infectados, e apenas uma pessoa com mais de 80 anos pegou a doença. Nenhuma criança de 1 a 9 anos teve a confirmação da Covid-19, mas um bebê de menos de 1 ano e uma pessoa na faixa etária de 10 a 19 anos testaram positivo.

sexta-feira, 27 de março de 2020

MEDIDAS DO GOVERNO MUNICIPAL CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS: PREFEITO “LAVA AS MÃOS”


Em vídeo nas redes sociais, Roberto de Jesus decide "retirar" os quatro decretos que assinou entre os dias 16 e 21 de março

VIDEOFOTO

Documentos oficiais do Município já não valem nada

Considerando que a presença do Município nas medidas de contenção ao avanço do novo coronavírus tornou-se “desnecessária”, o prefeito Roberto de Jesus (DC) resolveu, literalmente, “lavar as mãos”. Em vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, o prefeito anunciou a “retirada” dos decretos nº 19, 20, 21 e 22, que ele assinou entre os dias 16 e 21 deste mês.


Os decretos referem-se a medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento ao coronavírus, bem como a criação do comitê de crise de emergências na área de saúde pública.


Roberto garante que a Secretaria Municipal de Saúde permanecerá à disposição para cumprir suas atribuições de proteção à saúde das pessoas. Quanto às medidas relacionadas a funcionamento do comércio e de outras atividades na cidade, deixa por conta das legislações estadual e federal aplicáveis ao momento, e reconhece que a pandemia é algo real. “Para conter, depende da consciência e atitude concreta de cada cidadão”, declarou.

Veja o vídeo ↘



A EXPRESSÃO “LAVAR AS MÃOS”

Como uma das principais medidas de higiene adotadas contra a Covid-19, o ato de “lavar as mãos” também designa uma expressão usada quando se quer isentar-se de uma responsabilidade.

Ilustração bíblica: Pilatos lava as mãos

A expressão “lavar as mãos” tem sua origem nas histórias bíblicas. Era tradição um preso ser libertado durante a Páscoa Judaica. A decisão de soltar Jesus ou o assassino Barrabás foi passada para a multidão que acompanhava o julgamento por Pôncio Pilatos.

Como na conhecida história, Jesus Cristo acabou sendo crucificado. Ao passar a decisão para o público, Pôncio se isentou dessa responsabilidade, representadas pelo ato de lavar as mãos enquanto dizia a seguinte frase: “Estou inocente deste sangue. Lavo as minhas mãos”.


CDL DE NANUQUE NÃO AMPARA MANIFESTAÇÕES MARCADAS PARA ESTE SÁBADO EM NANUQUE

Na presidência do órgão, Naiara Lima defende diálogo e respeito às normas de combate ao avanço do coronavírus

Naiara: é preciso haver diálogo

“A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nanuque não está à frente de movimentos que incitam determinados segmentos da população ao retorno imediato das atividades comerciais na cidade, como carreatas ou mesmo o ‘buzinaço’, que está sendo convocado para a manhã deste sábado.”

A declaração é de Naiara Lima Souza, presidente da entidade (gestão 2019-2023), diante de atos que passaram a ser convocados por meio das redes sociais, supostamente organizados por alguns empresários da cidade.

Banner que circula nas redes sociais, sem mencionar autoria ou responsabilidade pela iniciativa

Naiara é firme ao ressaltar: “Nós somos a favor do diálogo. Não queremos nos guiar de forma irracional, por emoções repentinas, nem mesmo entrar na onda das atitudes que acompanharam declarações de quem quer que seja, de que a vida deve voltar ao normal, porque o perigo já passou.”

A empresária acrescenta que é preciso observar a legislação vigente no País, em nosso Estado e no Município. “Devemos cumprir as normas em sua integralidade, cujos respectivos decretos, inclusive, proíbem esse tipo de aglomeração, por colocar em risco a saúde da população neste contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus”, destacou Naiara.

quinta-feira, 26 de março de 2020

CORONAVÍRUS: COM 1 CASO SUSPEITO A CADA DIA, NANUQUE CHEGA A 4 NESTA QUINTA-FEIRA


Em Minas Gerais, aumento é de 22% em apenas um dia e total alcança 17.409 suspeitos, com 153 confirmados


De segunda-feira (23) até hoje, quinta, o número de casos suspeitos do novo coronavírus em Nanuque cresceu um por dia. Pelo novo balanço da Secretaria Estadual de Sáude de Minas (SES-MG), divulgado às 11h desta quinta-feira, já são quatro casos suspeitos na cidade, mas nenhum confirmado.

Em todo o estado, em apenas um dia o número de pessoas com a doença passou de 133, ontem, para 153. O número de casos suspeitos também subiu de 14.227 para 17.409, um aumento de 22% em apenas 24 horas. Belo Horizonte já tem 96 pessoas comprovadamente com a doença.

Segundo os dados atualizados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), outras 20 cidades mineiras têm registros da Covid-19. A pasta também informou que ainda não há mortes confirmadas pela doença.

HOMENS SÃO MAIORIA ENTRE OS ÓBITOS

No Estado, a maior incidência ocorre entre a população masculina. Dos 153 infectados com o coronavírus, 90 são homens e 63 são mulheres. A faixa etária mais atingida é a entre de 20 a 59 anos, com 128 doentes. Apenas 24 idosos entre os 60 e 79 anos contraíram a doença, e nenhuma pessoa entre 1 e 19 anos, ou acima dos 80, foi diagnosticada com a Covid-19, conforme os dados da Secretaria. No entanto, um bebê de menos de 1 anos testou positivo. (Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de MG e jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte)




QUEM QUISER SER CANDIDATO PRECISA DEFINIR O PARTIDO ATÉ O DIA 4 DE ABRIL

Futuros candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito precisam observar o prazo que termina de hoje a nove dias


Ao responder questionamento enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plenário decidiu que não é possível modificar a data-limite para filiação a um partido político com vistas às eleições municipais de 2020, por se tratar de prazo previsto em legislação federal, necessitando, portanto, de alteração da norma legal.

Contando o prazo a partir de hoje, só faltam nove dias para encerramento do prazo. De acordo com a presidente, ministra Rosa Weber, chegaram ao TSE propostas contendo a possibilidade de prorrogação do prazo de filiação partidária, que se dará este ano em 4 de abril, tendo em vista o quadro de pandemia relacionado ao Covid-19, e também considerando as restrições de atendimento adotadas por diversos órgãos em virtude da situação excepcional em que o país se encontra.

Rosa Weber, presidente do TSE

A ministra lembrou que o prazo de seis meses antes das eleições é previsto na Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997 – artigo 9, caput), segundo a qual, para concorrer no pleito, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido pelo mesmo prazo.

Tal prazo, segundo afirmou, “é insuscetível de ser afastado pelo Colegiado”, uma vez que necessitaria de alteração da norma legal. A ministra indicou que os próprios partidos podem adotar meios alternativos que assegurem a filiação partidária dentro do prazo, como o recebimento de documentos on-line, por exemplo.

A decisão foi unânime. (Fonte: TSE)

CORONAVÍRUS: CASOS REGISTRADOS EM NANUQUE E CIDADES PRÓXIMAS


Teixeira de Freitas e Prado já têm casos confirmados; Montanha, Ponto Belo e outras cidades capixabas registram casos suspeitos; Nanuque permanece com três casos suspeitos


Em um raio de 180 quilômetros, abrangendo as áreas territoriais do nordeste de Minas Gerais, extremo sul da Bahia e norte do Espírito Santo, nas cidades mais expressivas que se inter-relacionam com Nanuque, até agora os casos relacionados ao novo coronavírus (Covid-19) totalizam 44, sendo 41 suspeitos e três confirmados.

Felizmente, nenhuma morte foi registrada.

As informações são obtidas por meio de consultas aos boletins divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde de MG, BA e ES na quarta-feira passada, dia 25. No decorrer desta quinta-feira, os dados serão atualizados e divulgados.

Veja a situação de algumas cidades. ↘


BAHIA: 14 CASOS CURADOS

O governador da Bahia, Rui Costa, confirmou nesta quarta (25) que 14 pessoas que foram diagnosticadas com novo coronavírus no estado já estão curadas. Rui anunciou ainda que vai fazer uma convocação dos prefeitos do interior para um bate-papo virtual na manhã desta quinta-feira (26) para discutir ações contra a Covid-19.

ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo confirmou 39 casos confirmados do novo coronavírus nesta quarta-feira (25). Um novo caso, que totalizaria 40, pertence a um paciente morador do Rio de Janeiro que possui empresa em solo capixaba e procurou serviço de saúde local. Até o momento, o Espírito Santo permanece com transmissão local. Dos casos confirmados, 12 pacientes já estão curados, 25 estão em isolamento residencial e dois estão internados.

MINAS GERAIS: 133 CONFIRMADOS

Conforme o boletim divulgado ontem, até o momento são 14.227 casos suspeitos para Covid-19 e 133 casos confirmados em MG, sem registro de óbitos.

Considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus em Minas Gerais, a partir de 23/03/2020 o Boletim Informativo da Secretaria de Saúde passou a publicar o detalhamento apenas dos casos confirmados.

DADOS PESSOAIS DOS PACIENTES SÃO INVIOLÁVEIS

Vale lembrar que os dados pessoais dos pacientes são invioláveis de acordo com a Constituição Federal, estando protegidos por sigilo pela Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), sendo vedada inclusive a divulgação de bairros em que se localiza a residência dos casos suspeitos ou confirmados. A violação destes direitos está sujeita a responsabilização administrativa, cível e criminal.


quarta-feira, 25 de março de 2020

CORONAVÍRUS: SOBE PARA 3 O NÚMERO DE CASOS SUSPEITOS EM NANUQUE, MAS NENHUM CONFIRMADO


Boletim divulgado ao meio-dia desta quarta (25) aponta 133 confirmações em Minas Gerais

FONTE: SES-MG
Subiu para três o número de casos suspeitos de coronavírus em Nanuque, de acordo com os dados oficiais fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), mas sem nenhuma confirmação. O boletim foi atualizado às 12 horas.

Em todo estado, o total de casos confirmados chega a 133. Até o momento, não há registro de mortes causadas pela Covid-19 em MG.

O número de casos em investigação passou para 14.227. Em dois casos ainda não se sabe em que município ocorreu.  Há transmissão comunitária, quando já não é possível identificar a trajetória da infecção, segundo a SES. Belo Horizonte tem o maior número de casos confirmados: 90, seguido de Juiz de Fora (8) e Nova Lima (7) e Uberlândia (7). Até ontem, BH tinha 87 confirmações.

Videofoto


PODE HAVER MAIS CASOS PORQUE MG TEM DIFICULDADE EM FAZER CONTRAPROVA DE CORONAVÍRUS

Segundo matéria publicada no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, nesta quarta-feira, a SES-MG está com dificuldades para realizar a contraprova de exames para comprovar infecção por coronavírus. Com isso, segundo o jornal, o órgão estadual estuda modificar a forma com que apresenta os boletins epidemiológicos da doença, ainda sem definição de como serão os repasses à população.

Ainda de acordo com o jornal da capital, o principal problema nos diagnósticos é que eles geram subnotificação nos boletins apresentados pela secretaria e, por isso, é provável que existam mais casos de atingidos pelo Covid-19 em Minas do que está sendo divulgado. Desde a semana passada, a SES não informa mais o número de casos descartados. Com isso, não é possível saber a quantidade de exames realizados pela SES. Há expectativa de que ao menos 5 milhões de testes para o novo coronavírus sejam encaminhados pela União aos Estados nesta semana.

O jornal informa que, considerando o último balanço divulgado com casos notificados, que não eram de coronavírus, e o número de suspeitas na época foram descartadas, apenas, 279 notificações - o que representava 0,02% do total de ocorrências notificadas pelos órgãos de saúde. Em coletiva de imprensa nessa terça-feira, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que "todo cidadão que tiver um quadro gripal pode estar com coronavírus", e negou que a pasta esteja escondendo mortes causadas pelo Covid-19.

"O compromisso que temos é com a transparência. Quem faz saúde pública com correção é orientar a sociedade. Não cabe esse tipo de pensamento que estamos escondendo óbitos. Temos neste momento alguns óbitos em investigação. Não há confirmação. Isso certamente acontecerá ao longo do tempo, mas temos que ter parcimônia”, disse o chefe da pasta.

Amaral ressaltou, durante sua fala, que mortes em investigação não configuram confirmações, e que podem haver outras causas para os óbitos. “Temos muitas doenças, muitas viroses, pneumonias, doenças que levam à insuficiência respiratória, que podem levar sintomas próximos ou semelhantes da Covid-19."


PASTOR GERSON ORIENTA SOBRE QUE ATITUDE TOMAR DIANTE DO CORONAVÍRUS


"O distanciamento social é crucial para evitarmos uma tragédia ainda maior"

"Não há mal que dure para sempre"


Em texto encaminhado à redação do blog JORNAL DE NANUQUE, o pastor Gerson Santos Valeriano, líder da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Nanuque, que aparece como pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), manifesta a sua opinião a respeito do momento enfrentado pela população brasileira diante do avanço do coronavírus (Covid-19) e orienta sobre que atitude deve ser tomada pelas pessoas.

O religioso recorre ao livro II Crônicas, que faz parte do Antigo Testamento da Bíblia cristã, escrito provavelmente 500 anos a.C., para fazer a citação:

“Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás”. 
(2 Crônicas 20:9)

Prossegue o pastor Gerson:

“O texto bíblico citado nos relata um momento em que o reinado de Jeosafá estava enfrentando, e ele convoca o povo de Judá a buscar ao Senhor. Nesse momento de pavor das massas que o mundo vive, que promove medo e pânico em todos os países por causa de um vírus (Covid-19), que em pouco tempo abalou a economia e a paz de muitos, nossa atitude deve ser de fé e esperança que tudo isso logo passará.

As atitudes que Jeosafá teve nos inspira nesse momento de crise:

Ele confiou em Deus, pois se lutassem com suas próprias condições perderiam, mas segundo as de Deus ganhariam; devemos confiar no Senhor.

Encorajou os que estavam ao seu redor a enfrentar a situação com fé, a crer que o Livramento viria do Senhor.

Buscou a Deus, orou para obterem vitória.

Acreditou nas promessas do Senhor, pois o Senhor havia falado que os livraria.

Louvou ao Senhor antes da vitória, reconhecendo toda adoração a Deus, independente das circunstâncias.

CONFIANÇA E ORAÇÃO

O Pastor Gerson ressalta a necessidade de confiança, fé e oração. E proclama:

“A nossa confiança está no Senhor, nossa oração é para que haja neutralização do vírus Covid-19 , o fim dessa pandemia, saúde para os infectados, proteção para nós e nossa família, proteção e sabedoria para os profissionais de saúde de linha de frente,  conscientização do nosso povo e que Deus tenha misericórdia de todos nós para que as previsões ruins sejam surpreendidas  pelo seu poder . E enquanto isso façamos nossa parte, cumprindo cuidadosamente todas as recomendações do Ministério da Saúde.”

E conclui:

"Fiquem em Casa! O distanciamento social é crucial para evitarmos uma tragédia ainda maior, e acredite: essa ação é essencial para enfrentarmos juntos essa pandemia. Não há mal que dure para sempre. Quanto antes nos distanciarmos, mais cedo nos abraçaremos. Que Deus vos abençoe.”

Pastor Gerson.







terça-feira, 24 de março de 2020

CORONAVÍRUS: NOVO BOLETIM APONTA 130 CASOS CONFIRMADOS EM MG; NANUQUE SOBE PARA 2 SUSPEITOS


Número aumentou apenas dois casos em um dia no estado


Foi divulgado às 15h desta terça-feira (24) o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que traz o balanço diário relacionado à pandemia de coronavírus (Covid-19) em Minas Gerais. No informe epidemiológico de ontem, eram 128 casos; nesta terça, subiu para 130, ou seja, apenas dois pacientes foram diagnosticados em um dia, um aumento de aproximadamente 1,56%. Nenhuma morte foi registrada em MG. Os casos suspeitos totalizam 11.832.

Em relação a Nanuque, que no boletim de ontem apresentou apenas um caso suspeito, hoje subiu para dois. Por enquanto, segundo os dados oficiais da SES, nenhum caso confirmado.


Considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus em Minas Gerais, desde ontem (23) que o Boletim Informativo Diário COVID-19 publica o detalhamento apenas dos casos confirmados.

A SES ressalta que a distribuição dos casos suspeitos por município, bem como casos descartados e notificados, serão atualizadas diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus - “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais".



ENTENDA A TERMINOLOGIA


TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA
Incapacidade de relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos OU pelo aumento de testes positivos através de amostras sentinela (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos).

CASO IMPORTADO
Caso importado - Infecção ocorreu fora do município de residência.

TRANSMISSÃO LOCAL
A identificação do caso suspeito ou confirmado em que a fonte de infecção seja conhecida OU até a 4ª geração de transmissão.



NANUQUE APRESENTA O PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS, MAS NADA CONFIRMADO; MINAS GERAIS TEM 128 CONFIRMAÇÕES


Notícia espalhada causou pânico e medo, mas Secretaria de Estado de Saúde não reconhece

Boletim da SES divulgado às 17h desta segunda (23)


No final da tarde desta segunda-feira (23), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou o novo balanço relacionado à pandemia de coronavírus (Covid-19) em Minas Gerais. Ao todo, já são 128 casos confirmados da doença, enquanto outros 7.766 estão em investigação, totalizando 8.149 notificações.

A novidade é que Nanuque, até então sem aparecer nas estatísticas, apresentou uma notificação com o primeiro caso suspeito, de acordo com a SES. A informação oficial do governo de Minas desmente notícia que circulou nas redes sociais, de responsabilidade atribuída à própria Prefeitura, apontando para Nanuque dois casos confirmados do Covid-19.

Banner divulgado pela Prefeitura de Nanuque: sem confirmação da SES

Com base na notícia, uma emissora de TV chegou a divulgar as duas confirmações de pacientes infectados e muitas pessoas espalharam o banner da Prefeitura de Nanuque. Imediatamente, instalou-se um clima de pânico e medo na cidade.

TEÓFILO OTONI – Também foram divulgadas notícias de que Teófilo Otoni havia registrado casos confirmados, inclusive com uma morte, o que não foi confirmado pela SES. De acordo com o boletim desta segunda-feira, naquela cidade existem quatro casos suspeitos

AUMENTO DE 83 PARA 128

Em comparação com o boletim divulgado no domingo, o número de casos confirmados em Minas saltou de 83 para 128, enquanto os que estão em investigação passaram de 7.190 para 7.766.


Veja onde estão os casos:

Ainda de acordo com a SES, dos 128 casos confirmados, 28 deles ainda não tiveram o local divulgado. Veja onde estão localizados os outros:

Belo Horizonte - 60
Betim - 1
Bom Despacho - 1
Campos Altos - 1
Contagem - 2
Coronel Fabriciano - 1
Divinópolis - 1
Ipatinga - 1
Juiz de Fora - 8
Lagoa da Prata - 1
Mariana - 2
Nova Lima - 7
Patrocínio - 1
Poços de Caldas - 1
Sete Lagoas - 2
Timóteo - 1
Uberaba - 3
Uberlândia – 6.

(Fonte: jornal Estado de Minas)



segunda-feira, 23 de março de 2020

CORONAVÍRUS: ESPÍRITO SANTO TEM 974 CASOS NOTIFICADOS E 26 CONFIRMADOS


Montanha, Pinheiros, Nova Venécia e São Mateus têm casos suspeitos, mas nenhuma confirmação


No vizinho estado do Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), contabilizou neste domingo (22) um total de 974 casos notificados com suspeita do novo Coronavírus; desses, 252 foram descartados e 26 foram confirmados.

CINCO JÁ FORAM CURADOS - Dos casos confirmados, cinco pacientes já estão curados, 15 estão em isolamento residencial e seis estão internados, sendo um em hospital no município da Serra e cinco em hospitais de Vitória. Um paciente está internado em UTI.

A Sesa lembra que os dados pessoais dos pacientes são invioláveis de acordo com a Constituição Federal, estando protegidos por sigilo pela Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), sendo vedada inclusive a divulgação de bairros em que se localiza a residência dos casos suspeitos ou confirmados. A violação destes direitos está sujeita a responsabilização administrativa, cível e criminal.

REGIÃO NORTE

Oito cidades da região Norte do estado, que faz divisa com Nanuque, apresentam casos suspeitos e descartados, mas nenhuma confirmação. Montanha, a 40 km de Nanuque, tem um caso suspeito, Pinheiros chega a seis. Nova Venécia tem quatro suspeitos e dois descartados, enquanto São Mateus registrou três suspeitos e três já descartados.

Veja quadro ↘



OUTRAS REGIÕES DO ESTADO





Como prevenir

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

- Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

- Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

- Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal;

- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado. (Fonte: Secretaria de Saúde do ES)


CORONAVÍRUS: NÚMERO DE INFECTADOS EM MINAS CHEGA A 83, MAS SEM MORTES


Vale do Mucuri continua sem registrar casos


Boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na tarde deste domingo (22), apontou 28 novos casos em relação ao informe de sábado. Minas Gerais tem 83 casos confirmados de coronavírus. Segundo a secretaria, 24 das 83 confirmações estão sendo investigadas. Por isso, não é possível detalhar, por cidade, os testes positivos registrados no boletim deste domingo.

O estado tem, ainda, 7.190 possíveis casos de coronavírus em investigação. O número representa um grande salto na quantidade de suspeitas, visto que o boletim de sábado apontou 5.862.

Ao todo, entre casos confirmados e suspeitos, Minas Gerais tem 7.273 registros ligados à COVID-19. Foram confirmados casos em Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Ipatinga, Juiz de Fora, Mariana, Nova Lima, Patrocínio, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.

A região Vale do Mucuri permanece sem registro de casos confirmados do coronavírus, embora algumas cidades tenham casos suspeitos.

São João del Rei

O boletim de sábado apontou a ocorrência de um caso da doença em São João del Rei, no Campo das Vertentes. No informe deste domingo, contudo a divulgação do suposto caso aconteceu por conta de inconsistências no sistema oficial de informação do Sistema Único de Saúde (SUS).


domingo, 22 de março de 2020

CORONAVÍRUS: BALANÇO DE ONTEM MOSTROU 55 CASOS EM MINAS GERAIS


Nanuque e cidades do Vale do Mucuri permanecem sem nenhuma confirmação


Nanuque e cidades do Vale do Mucuri permanecem sem registro confirmado de pessoas infectadas pelo coronavírus (Covid-19), dentro do estado de Minas Gerais. Conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde ontem à noite, Minas tem 55 casos confirmados; 5.862 casos estão sob investigação.

Em comparação com o último relatório, o total de infectados subiu de 38 (no balanço de sexta) para 55 registros. O salto no número de casos investigados também foi relevante: 5.862 deste balanço, contra 4.193 do último levantamento.

Belo Horizonte teve um aumento de 20 para 30 casos confirmados em 24 horas. Além da capital mineira, há registros em:

Região Metropolitana
Nova Lima

Zona da Mata
Juiz de Fora

Triângulo Mineiro
Uberlândia
Uberaba

Região Central
Sete Lagoas

Centro Oeste
Divinopolis
Mariana

Vale do Rio Doce
Coronel Fabriciano
Ipatinga

Alto Paranaíba
Patrocínio

Sul de Minas
Poços de Caldas

Campo das Vertentes
São João del-Rei

Existem três perfis de transmissão da doença. Os casos importados são de pessoas que se infectaram em outro país. Estes são responsáveis pela maioria das confirmações: 31,4%.

Em 7,41% dos pacientes houve episódio de transmissão local – a identificação do caso suspeito ou confirmado em que a fonte de infecção seja conhecida ou até a 4ª geração de transmissão.

Também houve transmissão comunitária. Trata-se  da incapacidade de relacionar casos confirmados por meio de cadeias de transmissão para um grande número de casos ou pelo aumento de testes positivos através de amostras sentinela (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos). De acordo com o boletim, 3,7% se contaminaram dessa forma.

O Ministério da Saúde declarou, na última sexta-feira, o reconhecimento da transmissão comunitária do coronavírus em todo o território nacional.

Grupo de risco

Uma das grandes preocupações das autoridades diz respeito às pessoas infectadas que fazem parte do grupo mais vulnerável ao novo coronavírus, que se torna mais letal, sobretudo, nos idosos e pessoas com doenças crônicas ou imunodeprimidas. O boletim do governo de Minas não informa sobre o estado de saúde dos pacientes, porém, 9% dos diagnosticados com a Covid-19 têm mais de 61 anos, ou seja, estão no grupo de maior risco.

A maioria dos doentes tem entre 30 e 59, o que corresponde a 69,2% dos confirmados.


sexta-feira, 20 de março de 2020

PT DE NANUQUE INOVA E ANUNCIA REUNIÃO VIRTUAL PARA QUARTA-FEIRA


Pauta inclui assuntos ligados às eleições 2020

O professor e bacharel em direito Rivaldo Monteiro da Silva, ex-vereador, é o atual presidente do PT em Nanuque

Com todas as medidas postas em prática no País inteiro para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) está convocando os seus membros para uma reunião virtual na próxima quarta-feira (25), às 19 horas, pelo aplicativo WhatsApp.

Segundo o presidente Rivaldo Monteiro da Silva, os assuntos em pauta referem-se a: cuidados relativos à propaganda extemporânea dos pré-candidatos, filiações partidárias, definição de chapa majoritária (prefeito e vice) e chapa proporcional (vereadores), além da necessária unidade do partido nestas eleições.



O PT trabalha com o nome do Pastor Gerson como pré-candidato a prefeito.