segunda-feira, 23 de novembro de 2020

ENTREVISTA: PRESIDENTE DO PARTIDO REDE SUSTENTABILIDADE

  

Wesley prega reorganização e fortalecimento da legenda para as próximas eleições

 

Wesley: reorganização


O partido Rede elegeu a vereadora Suzi Viegas em 2016. Nestas eleições, Suzi foi escolhida candidata a vice-prefeita em coligação com o DEM. O presidente Wesley Marcos de Souza Cardoso fala sobre o futuro da legenda em entrevista ao JORNAL DE NANUQUE.

 

JN - Como presidente do partido Rede Sustentabilidade em Nanuque, legenda que apresentou a professora Suzi Viegas como candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Nide Brito, do DEM, como você avaliou o resultado das eleições?

 

WESLEY - Enquanto partido, a gente encerra o período eleitoral muito satisfeito por ter feito parte de um processo muito importante para a democracia. Vale lembrar que  nosso partido só tem cinco anos de fundação e já participou das duas últimas eleições em chapas majoritárias: em 2016 – PDT-REDE e 2020 – DEM-REDE.

Não obtivemos o sucesso nas urnas, mas saímos mais fortalecidos e com a certeza de que podemos contribuir de forma ativa no desenvolvimento político e econômico da nossa cidade.

 

A professora Suzi Viegas foi a representante da Rede nestas eleições


JN - Em 2016, a Rede elegeu a vereadora Suzi Professora. Por que desta vez o partido optou por não apresentar candidatos a vereador, limitando-se à indicação de Suzi como vice?

 

WESLEY - É bom lembrar que em 2016 nós ainda contávamos com as coligações proporcionais. Este ano, a Justiça Eleitoral proibiu coligação nas eleições proporcionais. Assim, nosso partido precisaria ter a chapa completa. Como já estávamos muito perto das eleições e a pandemia, mudou todo o cenário político. Nós optamos por fazer uma junção e compor alguns nomes com o DEM, que já tinha uma quantidade maior de candidatos. Sendo assim, todos teriam chances reais de eleição.

Porque, para nós, mais importante que ter alguns nomes na disputa é poder dar reais chances para os concorrentes, colocar os candidatos em uma condição boa para a disputa.

 

JN - Qual o futuro da Rede em Nanuque a partir de agora? O partido entrará em hibernação conjuntural, como acontece com a maioria dos partidos na cidade - raríssimas exceções, que só aparecem em ano eleitoral, ou haverá um trabalho de reorganização e fortalecimento para as próximas eleições, como 2022, de deputado, senador, governador e presidente, e novamente de prefeito e vereador, em 2024?

 

WESLEY - Pergunta muito boa. Já fizemos contato com a direção estadual do partido, quando propomos essa reorganização e fortalecimento das atividades partidárias, pois entendemos que a fórmula para sermos vencedores é a organização. Já estamos pensando em primeiro plano nas eleições de 2022, uma vez que temos uma das deputadas estaduais mais atuantes em nossa cidade, a deputada Ana Paula Siqueira, e queremos, independentemente do resultado das urnas, manter o apoio e participação de seu mandato em Nanuque, para que nossa cidade seja um reduto sólido em seu campo de ação, na certeza de que ela vai trabalhar na defesa dos interesses do nosso Município. O nosso maior partido é Nanuque. Uma vez terminada a eleição, os palanques devem ser desarmados. Juntos, devemos pensar em uma cidade melhor.

 

JN - Nestas eleições, a Rede compôs coligação com o DEM e o PDT, além do Podemos, que fez parte da base de apoio da chapa Nide-Suzi. Essa união tende a permanecer ativa, a ponto de influenciar na definição da próxima presidência da Câmara, já que DEM e Pode elegeram dois vereadores cada?

 

WESLEY - Acredito que vamos ter participação importante na articulação da presidência da câmara. Nossa base de apoio conseguiu eleger quatro vereadores, que devem se manter unidos para fortalecer o grupo. É bom lembrar que o presidente da Câmara precisa ser alguém preparado e com a cabeça voltada totalmente ao Legislativo, pois temos uma Câmara com 80% de renovação. A condução dos trabalhos será fundamental para o bom andamento dos projetos. Então, a responsabilidade do presidente será muito grande.

Aproveito e parabenizo os eleitos e todos os eleitores Nanuque, que compareceram às urnas e contribuíram com a democracia. Faço votos que Nanuque seja uma cidade mais próspera e com mais oportunidades. Vamos juntos fazer acontecer o nosso futuro e atrair mais pessoas de bem para a política, pois quem não gosta de política acaba sendo governado por quem gosta.

 

Um comentário: