terça-feira, 24 de novembro de 2020

COMEÇAM AS ARTICULAÇÕES PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE NANUQUE

  

Partidos de Gilson, Alemão, Nide, Roberto e Gleusa elegeram 2 vereadores cada; PT do Pastor Gerson fez 1

 



Quem será o próximo presidente da Câmara de Nanuque?

 

Posse do prefeito eleito Gilson Coleta, do seu vice Alemão e dos 13 vereadores eleitos vai acontecer daqui a pouco mais de um mês, no dia 1º de janeiro, mas a poeira das eleições ainda nem baixou e já começou outro rebuliço político apimentado, que é a definição de quem será o próximo presidente da Câmara para o biênio 2021-2022.

 

São 13 vereadores que decidem, por maioria, quem comandará o Poder Legislativo. Assim, o próximo presidente precisa ter no mínimo o seu próprio voto e de mais seis colegas para totalizar sete, elegendo a chapa que ainda tem o vice-presidente e o secretário.

 

A escolha do presidente da Câmara acontece de dois em dois anos. No plano partidário, fica difícil fazer apostas, já que seis partidos elegeram dois vereadores cada, totalizando 12. A última vaga foi do PT, que só garantiu uma cadeira.

 

O PROS do prefeito Gilson fez dois – Pastor Bruno Salomão e José Osvaldo; o Solidariedade (SD), do vice-prefeito Alemão, fez Lot Ignacio Jr. e Djalma Moreira; o DEM de Nide Brito elegeu Deda e reelegeu Elienis Mulher de Gordinho; o Avante do atual prefeito Roberto de Jesus selou Gigi e Sargento Frank Garcia; o Cidadania de Gleusa Ramos reelegeu Sidnei do Frisa e fez ainda Fabim do Zarur; o Podemos (PODE) não teve candidato próprio a prefeito, mas mesmo assim elegeu dois - Zezinho Medina e Geú; além do Elson Lima, eleito pelo PT do candidato a prefeito Pastor Gerson.

 

Extraoficialmente, sabe-se que pelo menos seis dos 13 vereadores estão em plena “campanha”, articulando eventuais chances com os colegas. O prefeito Gilson Coleta, por sua vez, promete não interferir na disputa, deixando que os vereadores resolvam a eleição da mesa diretora da Câmara. Por ser vereador de segundo mandato, ele entende que os poderes são independentes.

 

Espera-se para o início de dezembro que os verdadeiros interessados assumam suas pretensões publicamente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário