terça-feira, 30 de agosto de 2022

PREFEITO DE NANUQUE É CONVIDADO DO SEBRAE PARA EVENTO EM DUAS CIDADES MINEIRAS


 Encontros reúnem prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento de mais de 50 municípios do Mucuri e Jequitinhonha

 

Encontro na cidade de Couto de Magalhães, tarde desta terça-feira (30/8)

Quando vereador, em 2018, Gilson Coleta foi autor de indicação na Câmara sobre a Sala do Empreendedor

 

Arquivo abril de 2018: vereador Gilson Coleta, Rogério Nunes (gerente regional do Sebrae-MG), Marcelo Teixeira, supervisor do escritório Regional da Jucemg (Governador Valadares), e Renata Carvalho (analista do Sebrael)


O prefeito de Nanuque, Gilson Coleta Barbosa, e colegas de mais de 50 cidades dos vales do Mucuri e Jequitinhonha se reúnem nesta terça-feira (30) e também amanhã (31), ao lado de secretários e agentes de desenvolvimento, para o Encontro da Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae. Eles participam de oficinas promovidas pelo Sebrae Minas, para apresentar ferramentas e metodologia de construção de planos municipais de desenvolvimento econômico local. 


O convite partiu do próprio Sebrae-MG, com o objetivo de apoiar os municípios na criação de ambientes favoráveis ao empreendedorismo, à expansão dos pequenos negócios e à atração de investimentos. 


Renata Carvalho, da agência Sebrae-Nanuque, participa do evento (arquivo)


 COUTO DE MAGALHÃES E DIAMANTINA


Os trabalhos começam na tarde desta terça, às 16h, na Casa do Empreendedor, com a apresentação da experiência que rendeu ao município de Couto de Magalhães o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) deste ano. O município venceu a etapa estadual do concurso na categoria Sala do Empreendedor. O prefeito José Eduardo de Paula Rabelo vai apresentar aos participantes do encontro os principais impactos do projeto na economia do município.

 

“Além de replicar essa iniciativa bem-sucedida de Couto de Magalhães, vamos discutir com os gestores públicos da região oportunidades para estimular o desenvolvimento econômico dos municípios, a partir da identificação e direcionamento de suas vocações, da organização de suas instituições e o fortalecimento da governança local”, explica Rogério Nunes, gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas.

 

No dia 31 de agosto, das 8h às 18h, serão realizadas oficinas de construção dos planos municipais de desenvolvimento econômico, com o assessoramento de profissionais do Sebrae para os representantes de cada um dos municípios que participam do encontro. Somente neste ano, a instituição vai apoiar 300 cidades na construção dos seus planos.

 

Ao longo do dia também será promovido o encontro da Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae.  O objetivo é integrar e capacitar a equipe de 57 agentes que atuam nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, para aprimorar os serviços prestados aos empreendedores da região. As capacitações vão abordar temas como: desenvolvimento econômico local, inteligência emocional, boas práticas do atendimento e melhoria do ambiente de negócios, entre outros. 

 

Atendimento ampliado 

 

A Rede de Atendimento é uma iniciativa do Sebrae Minas, em conjunto com instituições parceiras, para ampliar o acesso dos pequenos negócios às soluções de gestão e empreendedorismo da instituição, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. A Rede aumenta a capacidade de atendimento presencial do Sebrae Minas, que, hoje, tem 58 agências próprias e mais de 400 pontos parceiros em todo o estado, sendo seis deles na região dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

  

Entre janeiro e agosto deste ano, a Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae registrou mais de 13 mil atendimentos em 40 dos 81 municípios atendidos pelo Sebrae Minas na região. A maioria das demandas foi de informações sobre abertura e formalização de empresas. (Com informações de Catherina Dias - Assessoria de Imprensa Sebrae Minas - Regional Jequitinhonha e Mucuri)

 

GILSON FOI O AUTOR DA INDICAÇÃO QUE RESULTOU NA IMPLANTAÇÃO DA SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR DE NANUQUE, EM ABRIL DE 2018

 

Pronunciamento de Gilson (vereador) na inauguração da Sala do Empreendedor (arquivo)


Em abril de 2018, os empreendedores de Nanuque passaram a contar com um novo espaço para facilitar a abertura de negócios. Por meio de uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e o Município, foi inaugurada no dia 13 de abril a Sala Mineira do Empreendedor.

 



O objetivo do espaço passou a ser cumprido na medida em que foi possível simplificar o ambiente de negócios e facilitar o surgimento de novos empreendimentos; aumentar a competitividade; e promover o desenvolvimento sustentável das empresas da região.

 

Presente àquela solenidade de inauguração, mais de quatro anos atrás, o então vereador Gilson Coleta Barbosa lembrou que a instalação da Sala do Empreendedor constou da pauta de suas reivindicações na Câmara desde o início de 2017, fato que motivou reuniões com a representante do Sebrae-MG em Nanuque, Renata Carvalho, e o Poder Executivo.

 

Afirmou Gilson, naquele evento de 2018: “Para todos nós, que atuamos no segmento contábil e trabalhamos com empresas e empreendedores individuais, vai ser uma mão na roda, vai agilizar muita coisa em nosso dia a dia.”

 

<>

Nenhum comentário:

Postar um comentário