quarta-feira, 30 de setembro de 2020

RUFINO CAIRES: DEPOIS DO HEXA, É HORA DE PENDURAR AS CHUTEIRAS

Vereador por seis mandatos consecutivos, Rufino Freitas Caires Neto decide finalmente encerrar a trajetória de vereador – não é candidato desta vez


Rufino: hora de parar


ESTREIA TÍMIDA COM 4 APENAS VOTOS, MAS DEPOIS NUNCA MAIS PERDEU

 

Rufino, que completou 60 anos dezembro, tinha apenas 22 quando resolveu ser candidato pela primeira vez. Corria o ano de 1982, candidatou-se pelo antigo PDS e não passou de quatro votos.

 

Na mesma eleição, o seu pai José Caires ganhou a disputa de prefeito com 8.746 votos, bem na frente do principal adversário, Geraldo Romano (5.065).

 

Na campanha de 1988, preferiu ficar de fora. Respirou, repensou, até que em 1992 foi convidado para ser o vice-prefeito na chapa do então candidato Armando Gomes. Quem ganhou a eleição foi Teodoro Saraiva.

 

Finalmente, em 1996, garantiu o primeiro mandato de vereador, quando o prefeito eleito foi Rubem Barbosa, o Rubão.

 

Daí por diante, não parou mais:

 

2000 – no governo de Jorge Miranda;

2004 – no governo de Dr. Armando;

2008 – no governo de Nide Brito;

2012 – no governo de Ramon Ferraz; e

2016 – no governo de Roberto de Jesus.

 

Se a Seleção Brasileira ainda não conseguiu a proeza, Rufino deixa a vida pública com o saldo de seis vitórias.

 

Rola: imbatível


ROLA: 9 MANDATOS

 

Se Rufino conseguiu o hexa, vale lembrar outra façanha, a de Arnóbio Fagundes de Melo Santos – o Rola (atenção para a pronúncia aberta: “Ró”), que fará 80 anos em fevereiro e cumpriu nove (isso mesmo: 9) mandatos de vereador, sem nunca ter perdido uma eleição.

 

Elegeu-se vereador pela primeira vez em 1976, aos 35 anos, e foi reeleito em 1982, 88, 92, 96, 2000, 2004, 2008 e 2012. Na última disputa, de 2012, ainda teve pique para chegar ao 4º lugar entre os mais votados, com 574 votos.

 

terça-feira, 29 de setembro de 2020

PT É O PARTIDO COM MAIOR NÚMERO DE CANDIDATOS EM NANUQUE

Chapa completa na disputa do Executivo e Legislativo


PT com chapa completa: a vice Cristina Kelle, o presidente Rivaldo, que também disputa vaga de vereador, e Pastor Gerson, candidato a prefeito


Dos 16 partidos que apresentam seus candidatos em Nanuque nestas eleições, o PT tem o maior número de postulantes - 22. O partido concorre com o candidato a prefeito Pastor Gerson e a vice Cristina Kelle, além de chapa completa a vereador, com 20 nomes.


O segundo lugar em número de candidatos é dividido entre o PROS (do candidato a prefeito Gilson Coleta), o Solidariedade (do candidato a vice-prefeito Gilmar Alemão) e o Cidadania (da candidata a prefeita Gleusa Ramos), cada um com 21 candidatos, sendo 20 a vereador.


Em terceiro lugar estão o DEM (do candidato a prefeito Nide Alves de Brito) e o Avante (do prefeito Roberto de Jesus, candidato à reeleição), cada um com 17 no total, sendo 16 candidatos a vereador.


Na sequência:


Podemos e PDT - cada um com 16 candidatos a vereador (não tem candidato a prefeito ou a vice);


PTB - 1 candidato a vice-prefeito (José Martins da Silva) e 12 candidatos a vereador;


PSD - 12 no total - 1 candidato a prefeito (Edson Mandela) e 11 candidatos a vereador;


PSB - 11 no total - 1 candidato a vice-prefeito (Francis da Ótica) e 10 candidatos a vereador;


PRTB - 4 no total - 1 candidato a prefeito (Teodoro Saraiva) e 3 candidatos a vereador;


PMN  - 2 no total - 1 candidato a prefeito (Jorginho Miranda) e 1 candidata a vice-prefeita (Emília) - não tem candidato a vereador;


PCdoB - 1 candidato a vice-prefeito (Professor Renato) - não tem candidato a vereador;


Rede - 1 candidata a vice-prefeita (Suzi) - não tem candidato a vereador;


PSDB - 1 candidata a vice-prefeito (Cristina) - não tem candidato a vereador.


NÚMEROS DIVERGENTES


Com relação ao número de candidatos do PSB e do PSD existem informações contraditórias entre as que aparecem no site divulgacandcontas.tse.jus.br e no site do TSE relativo às estatísticas eleitorais. Espera-se para os próximos dias a definição final das candidaturas de todos os partidos.


De acordo com o site de estatísticas do TSE, Nanuque tem 194 candidatos, sendo 8 a prefeito, 8 a vice-prefeito e 178 a vereador.


MAIS DA METADE DOS CANDIDATOS DE NANUQUE JÁ CONCLUIU ENSINO MÉDIO

21% possuem Ensino Superior completo



Dos 194 candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador que disputam as eleições deste ano em Nanuque, a escolaridade fica acima da média. Segundo informações oficiais do TSE, são 67 candidatos que já concluíram o Ensino Médio, o que significa 34,54% do total, além de 41 que possuem Ensino Superior completo (21,13%). 


As duas faixas contidas no grau de instrução correspondem a 55,67%, ou seja, mais da metade do total de candidatos.


Em seguida, aparecem:


✔ Eleitores com Ensino Superior incompleto: 6 (3,10%)

Ensino Médio incompleto: 11 (5,67%)

Ensino Fundamental completo: 24 (12,37%)

Ensino Fundamental incompleto: 17 (8,76%)

Apenas lê e escreve: 28 (14,43%).


sábado, 26 de setembro de 2020

8 CANDIDATOS A PREFEITO EM NANUQUE

7 homens e 1 mulher na cabeça das chapas; há empate de 4x4 na disputa de vice


Mandela, Gilson, Gleusa, Jorginho, Nide, Pastor Gerson, Roberto e Teodoro


Para as eleições de 15 de novembro em Nanuque, 29.715 cidadãos encontram-se em situação regular para o voto. As mulheres são maioria, com 53,1% do eleitorado, equivalente a 15.773 eleitoras; os homens representam 46,8% - 13.919 eleitores. O sexo feminino supera o masculino quantitativamente em 1.854 cidadãs. Existe ainda o percentual de 0,1% de eleitores que preferiram não declarar o sexo - 23 pessoas.


Embora a maioria do eleitorado seja composta de mulheres, elas são minoria quando se trata das candidaturas a prefeito. Na manhã deste sábado (26), o site oficial do TSE confirma oito candidatos a prefeito cadastrados, todos aguardando julgamento, mas na cabeça das chapas aparece apenas uma mulher - Gleusa Ramos (Cidadania). Percentualmente, Gleusa representa 12,5% contra 87,5% do sexo masculino.


Já na disputa do cargo de vice-prefeito, pela primeira vez acontece equilíbrio: são quatro homens e quatro mulheres - Cristina (PSDB), Cristina Kelle (PT), Emília (PMN) e Suzi (Rede) - ou seja, 50% para cada sexo.


Os candidatos são:



Prefeito

Vice

Edson Mancela (PSD)

Francis da Ótica (PSB)

Gilson Coleta (PROS)

Gilmar Alemão (Solidariedade)

Gleusa Ramos (Cidadania)

Professor Renato (PC do B)

Jorginho Miranda (PMN)

Emília (PMN)

Nide (DEM)

Suzi (Rede)

Pastor Gerson (PT)

Cristina Kelle (PT)

Roberto de Jesus (Avante)

Cristina (PSDB)

Teodoro Saraiva Neto (PRTB)

José Martins da Silva (PTB)


sexta-feira, 25 de setembro de 2020

SITE DO TSE CADASTRA ROBERTO DE JESUS COMO CANDIDATO À REELEIÇÃO

Cristina Barbosa é a candidata a vice na chapa do prefeito


Recorte de publicação no site do TSE


Dentro da relação dos candidatos a prefeito de Nanuque disponível no divulgacandcontas.tse.jus.brsite oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira (25), já consta a chapa majoritária do Avante, que tem como candidato à reeleição o atual prefeito Roberto de Jesus, ao lado de Maria Cristina Dias Barbosa, do PSDB, candidata a vice-prefeita.





A união dos dois partidos resultou na coligação "Nanuque Segue Avante". Aguarda-se para as próximas horas a publicação da lista completa dos candidatos a vereador apoiadores da chapa Roberto-Cristina.




DivulgaCandContas


O DivulgaCandContas é o sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Municipais de 2020 e pode ser acessado no endereço divulgacandcontas.tse.jus.br 


Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes. 


Os números são constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral, por estado e nacionalmente. O sistema DivulgaCandContas é abastecido de acordo com a oficialização do registro de candidaturas para o pleito de novembro próximo. 


No dia 26 de setembro, sábado, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral. Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite fixada em lei para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral é o dia 1º de outubro, também até as 19h. 


Acesso 


O sistema é disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. O acesso é simples e pode ser feito com apenas alguns cliques. Basta clicar divulgacandcontas.tse.jus.br e selecionar a unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado.


Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas e os candidatos por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.


Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado. 


Situação da candidatura 


A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral. 


São três os principais termos utilizados na ferramenta. Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise. 


Após o processo ser apreciado pela Justiça Eleitoral, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato preencha todas as condições de elegibilidade, isto é, não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”. 


Outro caso é quando o candidato aparece como apto, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto”, e o complemento será “indeferido com recurso”. 


Por outro lado, existe o caso do candidato que apresentou o registro, e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz; contudo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”. 


Na situação de registro julgado como apto, ainda existem as possibilidades de “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão. 


Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.


CHAPA GILSON-ALEMÃO ACABA DE SER PUBLICADA NO SITE OFICIAL DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Os dois concorrem aos cargos de prefeito e vice-prefeito na coligação PROS-Solidariedade


Gilson e Alemão já aparecem no site do TSE

Foi publicada na manhã desta sexta-feira (25) no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - divulgacandcontas.tse.jus.bra chapa majoritária encabeçada por Gilson Coleta Barbosa e Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, candidatos a prefeito e a vice-prefeito pela coligação “Tudo por Nanuque e nenhum passo atrás", que reúne os partidos PROS e Solidariedade.





Gilson e Alemão foram homologados desde o dia 7 de setembro nas convenções das duas legendas, que também confirmaram os nomes que disputarão as 13 vagas na Câmara Municipal. Próxima etapa é o registro definitivo das candidaturas.



DivulgaCandContas


O DivulgaCandContas é o sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Municipais de 2020 e pode ser acessado no endereço divulgacandcontas.tse.jus.br 


Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes. 


Os números são constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral, por estado e nacionalmente. O sistema DivulgaCandContas é abastecido de acordo com a oficialização do registro de candidaturas para o pleito de novembro próximo. 


No dia 26 de setembro, sábado, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral. Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite fixada em lei para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral é o dia 1º de outubro, também até as 19h. 


Acesso 


O sistema é disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. O acesso é simples e pode ser feito com apenas alguns cliques. Basta clicar divulgacandcontas.tse.jus.br e selecionar a unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado.


Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas e os candidatos por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.


Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado. 


Situação da candidatura 


A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral. 


São três os principais termos utilizados na ferramenta. Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise. 


Após o processo ser apreciado pela Justiça Eleitoral, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato preencha todas as condições de elegibilidade, isto é, não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”. 


Outro caso é quando o candidato aparece como apto, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto”, e o complemento será “indeferido com recurso”. 


Por outro lado, existe o caso do candidato que apresentou o registro, e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz; contudo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”. 


Na situação de registro julgado como apto, ainda existem as possibilidades de “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão. 


Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

CANDIDATURAS DE NIDE E SUZI JÁ ESTÃO NO SITE DO TSE

Eleitores já podem consultar dados pela internet, além das informações dos 16 concorrentes a vereador


Imagem TSE


A chapa majoritária da coligação "Unidos por Amor a Nanuque", que reúne DEM, REDE e PDT, acaba de ser publicada no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral - divulgacandcontas.tse.jus.br - na tarde desta quinta-feira (24). Traz a confirmação dos nomes de Nide Alves de Brito (DEM) e Suzi Viegas (REDE) na disputa dos cargos de prefeito e vice.



A definição da chapa Nide-Suzi foi homologada desde o dia 5 deste mês, durante as convenções do DEM e da REDE realizadas no Nanuque Social Clube. Agora, falta apenas o registro definitivo das candidaturas pelo TSE.




VEREADORES - Além da chapa majoritária, o mesmo site informa a relação dos 16 nomes que se apresentam como candidatos a vereador, todos filiados ao DEM. Não há candidatos pela REDE. Quanto aos nomes do PDT, até às 16h deste 24/9 a relação ainda não havia sido publicada. Fora da coligação, mas em apoio a Nide e Suzi, estão mais dois partidos - Patriota e Podemos.


NOMES DO DEM QUE CONCORREM À CÂMARA (em ordem alfabética)


1. ADALGISO RAMOS

2. ALINE DA LOTERIA

3. CAMILA RIBEIRO

4. CHIQUINHO DA GURILANDIA

5. DALVENI BARBOSA

6. DEDA

7. DEDA VILA GABRIEL PASSOS

8. EDISON PICO TACO

9. ELIENIS MULHER DE GORDINHO

10. FRANCISCO ALVES

11. JERONIMO PIRES

12. KELLE DA RECICLAGEM

13. MARCIO ONOFRI

14. MARIA DA SOPA

15. PROFESSOR EUDES

16. WALTER ARAUJO.




DivulgaCandContas


O DivulgaCandContas é o sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Municipais de 2020 e pode ser acessado no endereço divulgacandcontas.tse.jus.br 


Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes. 


Os números são constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral, por estado e nacionalmente. O sistema DivulgaCandContas é abastecido de acordo com a oficialização do registro de candidaturas para o pleito de novembro próximo. 


No dia 26 de setembro, sábado, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral. Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite fixada em lei para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral é o dia 1º de outubro, também até as 19h. 


Acesso 


O sistema é disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. O acesso é simples e pode ser feito com apenas alguns cliques. Basta clicar divulgacandcontas.tse.jus.br e selecionar a unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado.


Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas e os candidatos por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.


Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado. 


Situação da candidatura 


A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral. 


São três os principais termos utilizados na ferramenta. Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise. 


Após o processo ser apreciado pela Justiça Eleitoral, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato preencha todas as condições de elegibilidade, isto é, não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”. 


Outro caso é quando o candidato aparece como apto, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto”, e o complemento será “indeferido com recurso”. 


Por outro lado, existe o caso do candidato que apresentou o registro, e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz; contudo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”. 


Na situação de registro julgado como apto, ainda existem as possibilidades de “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão. 


Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.



quarta-feira, 23 de setembro de 2020

CHAPA MANDELA-FRANCIS ENTRA NO SITE DO TSE

 

Candidatos foram definidos em convenção conjunta PSD-PSB no dia 13

 



Edson Fernandes dos Santos, o Edson Mandela, do PSD, e o empresário Francisvaldo Vieira de Matos, o conhecido Francis da Ótica, do PSB, que desde o início do ano vinham sendo apresentados no cenário político de Nanuque como pré-candidatos a prefeito e a vice, já aparecem no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral - divulgacandcontas.tse.jus.br

 


Agora, os dois aguardam a confirmação definitiva de suas candidaturas, homologadas na convenção conjunta que PSD e PSB realizaram no dia 13 deste mês, no bar e restaurante Bella’s Bar, localizado na Av. Nanuque, 323, bairro Vila Nova, região sul de Nanuque.



Dados pessoais dos candidatos


 

DivulgaCandContas

 


O DivulgaCandContas é o sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Municipais de 2020 e pode ser acessado no endereço divulgacandcontas.tse.jus.br.

 

Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes.

 

Os números são constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral, por estado e nacionalmente. O sistema DivulgaCandContas é abastecido de acordo com a oficialização do registro de candidaturas para o pleito de novembro próximo.

 

No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral. Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite fixada em lei para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral é o dia 1º de outubro, também até as 19h.

 

Acesso

 

O sistema é disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. O acesso é simples e pode ser feito com apenas alguns cliques. Basta clicar divulgacandcontas.tse.jus.br e selecionar a unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado.

 

Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas e os candidatos por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.

 

Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.

 

Situação da candidatura

 

A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.

 

São três os principais termos utilizados na ferramenta. Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise.

 

Após o processo ser apreciado pela Justiça Eleitoral, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato preencha todas as condições de elegibilidade, isto é, não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”.

 

Outro caso é quando o candidato aparece como apto, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto”, e o complemento será “indeferido com recurso”.

 

Por outro lado, existe o caso do candidato que apresentou o registro, e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz; contudo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”.

 

Na situação de registro julgado como apto, ainda existem as possibilidades de “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão.

 

Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.


terça-feira, 22 de setembro de 2020

LISTA DE CANDIDATOS A VEREADOR DO PT É A PRIMEIRA A CONSTAR NO SITE DO TSE

  

Dra. Lívia faz parte da relação que tem 20 postulantes às 13 vagas na Câmara

 

(Site do TSE)


Quem acessar o site divulgacandcontas.tse.jus.br a partir desta terça-feira (22) poderá conferir a lista completa dos candidatos a vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) em Nanuque para as eleições de 15 de novembro. O nome da advogada Lívia Fernandes Amaral, a Dra. Lívia, aparece na relação ao lado de mais 19 postulantes às 13 vagas na Câmara Municipal, mencionados em ordem alfabética.

 



Perante a Justiça Eleitoral, todos eles encontram-se na mesma situação, aguardando julgamento por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro definitivo das candidaturas. Veja a relação já com o nome escolhido para aparecer na urna:

 

1.    Carlos do Verdurão

2.    Daniela Professora

3.    David Pedreiro

4.    Delmira

5.    Dra. Lívia

6.    Elson da Cultura

7.    Job

8.    Josenilton do Pão

9.    Juvenal

10. Lila da Padaria

11. Lora

12. Manoel do Carro de Ovos

13. Márcia do Cachorro Quente

14. Mauriza Professora

15. Priscila da Reta

16. Professor Luciano

17. Rivaldo

18. Tito Cardoso

19. Valdomiro

20. Zé Rocha 


Os candidatos majoritários do partido - Pastor Gerson (prefeito) e Cristina Kelle (vice) - também já constam no site.



DivulgaCandContas

 

O DivulgaCandContas é o sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Municipais de 2020 e pode ser acessado no endereço divulgacandcontas.tse.jus.br.

 

Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes.

 

Os números são constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral, por estado e nacionalmente. O sistema DivulgaCandContas é abastecido de acordo com a oficialização do registro de candidaturas para o pleito de novembro próximo.

 

No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral. Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite fixada em lei para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral é o dia 1º de outubro, também até as 19h.

 

Acesso

 

O sistema é disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. O acesso é simples e pode ser feito com apenas alguns cliques. Basta clicar divulgacandcontas.tse.jus.br e selecionar a unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado.

 

Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas e os candidatos por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.

 

Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.

 

Situação da candidatura

 

A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.

 

São três os principais termos utilizados na ferramenta. Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise.

 

Após o processo ser apreciado pela Justiça Eleitoral, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato preencha todas as condições de elegibilidade, isto é, não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”.

 

Outro caso é quando o candidato aparece como apto, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto”, e o complemento será “indeferido com recurso”.

 

Por outro lado, existe o caso do candidato que apresentou o registro, e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz; contudo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”.

 

Na situação de registro julgado como apto, ainda existem as possibilidades de “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão.

 

Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.