segunda-feira, 2 de abril de 2018

LEI CRIOU O “DIA MUNICIPAL DA ESTRADA DE SANTA CLARA” EM NANUQUE


A Santa Clara-Filadélfia foi a primeira estrada de rodagem feita no País, em 1857; vereador Alemão, autor do projeto, lembra que a data é 23 de agosto


Vai completar três anos a aprovação do Projeto de Lei nº 023/2015, autoria do vereador Gilmar “Alemão” dos Santos Pereira, que se transformou na Lei Municipal nº 2.294/2-015, de 2 de setembro de 2015, instituindo oficialmente o “Dia Municipal da Estrada de Santa Clara”.

Conforme o documento, a data fixada é 23 de agosto, passando a constar no calendário oficial de eventos, marcada por palestras, seminários, manifestações públicas, atividades escolares, competições esportivas e outros eventos de cunho histórico e cultural. Alemão lembra, porém, que até hoje o Município nada realizou para justificar a criação da data.

Alemão, o autor

Segundo ele, objetivo do projeto foi referenciar a histórica inauguração da Estrada  Santa Clara-Filadélfia, em 1857, considerada a primeira estrada de rodagem feita no País.

Na justificativa, o vereador explicou que documentos de incontestável referencial histórico mostravam a estrada Santa Clara-Filadélfia como a primeira estrada de rodagem feita no País. O então Governo Imperial, através do decreto nº 426, do ano de 1845, na cidade de Ouro Preto, determinou que a mesma fosse construída. Assim, a estrada foi inaugurada no dia 23 de agosto de 1857, data sugerida para o “Dia Municipal da Estrada de Santa Clara”.

“Deve-se, portanto, inserir Nanuque como marco inicial desta importante via que alavancou o desenvolvimento nesta região que abrange parte estratégica do nordeste de Minas Gerais com reflexos diretos no sul da Bahia e norte do Espírito Santo”, ressaltou o autor.

PHILADÉLFIA

A cidade de Philadélfia, hoje Teófilo Otoni, foi fundada por Teóphilo Benedicto Ottoni no dia sete de setembro de 1853, na confluência do córrego Santo Antônio com o Rio Todos os Santos. Philadélfia nasceu de um sonho e uma obstinação em criar um caminho ligando o sertão ao mar. Para tanto, Teóphilo Benedicto Ottoni organizou, em 31 de março de 1847, a Companhia de Comércio e Navegação do Mucuri, que tinha como principal objetivo comercializar produtos das regiões do Serro Frio, Diamantina e Minas Novas com a Corte no Rio de Janeiro e Bahia, por caminho mais curto, cortando o Vale do Mucuri através da Mata Atlântica, até então, pouco conhecida.

Philadélphia foi criada para dar apoio à Companhia de Comércio e Navegação do Mucuri foram então, erguidos armazéns para estocagem e venda de produtos da terra ou da Corte. A estrada de Santa Clara, que se iniciava na cachoeira de mesmo nome, no Rio Mucuri, na divisa dos estados de Minas e Bahia, cortando chapadas e boqueirões com seus 180 quilômetros até Philadélphia e daí Minas Novas, Diamantina e Serro.

A Estrada de Santa Clara a Philadélphia, concluída em 1857, foi a primeira estrada do país nesta extensão, construída dentro dos mais modernos padrões da engenharia da época.

Veja a íntegra da lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário