quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

NANUQUENSE ASSUME PRESIDÊNCIA DO PCdoB DE BELO HORIZONTE

Nova diretoria define composição e aponta prioridades políticas para novo ciclo

 

Reunião do PCdoB no último fim de semana


O nanuquense Richard Ferreira Romano, 53 anos de idade, graduado em Direito, com quase 34 anos de filiação e serviços prestados ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), é o novo presidente do órgão municipal da legenda em Belo Horizonte-MG, onde reside desde 1986. Richard é filho de Maria Gomes Ferreira, servidora da Secretaria Estadual de Educação que atuou por muitos anos na Escola Polivalente, já aposentada, e do saudoso farmacêutico Tito Romano, primo do ex-prefeito Geraldo Romano.

 

Richard Iniciou sua militância em 1988, na União da Juventude Socialista, durante a campanha “Voto aos 16”. Filou-se ao PCdoB em 1989 durante a campanha de Lula. Atualmente, é membro do Comitê Central e Comitê Estadual do PCdoB-MG. Já exerceu a função de Secretário de Organização no PCdoB-MG.


Com o colega de partido e também nanuquense Euclides Soares, funcionário aposentado da Cemig


O PCdoB é um partido político de centro-esquerda a esquerda. Foi criado em 1958 como uma dissidência dentro do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em novembro deste ano, o partido contava com 396.497 filiados.


REUNIÃO - O partido se reuniu no fim de semana passado para definir sua composição e aprovar o sistema que guiará as decisões e ações coletivas, entre outros encaminhamentos. As eleições municipais de 2024 ocuparam grande parte do debate entre os dirigentes, que se revezaram nas intervenções sobre o quadro político apresentado pelo presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro. 

 

“A nossa grande tarefa é eleger uma bancada comunista na Câmara Municipal de Belo Horizonte e impedir que a extrema direita conquiste a Prefeitura. A proliferação de candidaturas nos campos popular e democrático e a fragmentação das opções dos ultraconservadores na cidade embaralham uma disputa que consideramos completamente aberta”, avalia Wadson.

 

Conferência Municipal do PCdoB-BH, realizada em outubro na Assembleia Legislativa de MG


RICHARD: “META É BARRAR O AVANÇO DA EXTREMA DIREITA”

 

Para Richard, “o centro da tática partidária é barrar o avanço e a possibilidade de vitória da extrema direita, o que só será possível com a construção de uma frente ampla democrática”, opinião compartilhada por Jô Moraes, que deixou a presidência municipal para assumir a Secretaria de Formação. “Neste cenário, ainda muito indefinido, o partido precisa dialogar ativamente com todas as forças capazes de derrotar o bolsonarismo, que se mostra muito forte na capital mineira, vide a votação alcançada pelo grupo nas eleições de 2022”, ponderou o comunista nascido em Nanuque.

 

Sistema de direção fortalece trabalho de base

 

Para enfrentar os desafios organizativos e políticos do PCdoB-BH nos próximos dois anos, foi apresentado o sistema de direção, que integra a comissão política executiva às comissões auxiliares, distritais, organismos de base e fóruns para temas diversos. “Todos os membros do comitê municipal foram consultados sobre onde desejam contribuir. Da forma como sua composição foi proposta, o sistema incorpora todos os dirigentes a pelo menos uma tarefa permanente, fortalecendo a atuação do partido nas bases”, explicou Richard Romano.

 

Na avaliação do presidente municipal do partido, o sistema aproveitará todo o potencial dos quadros mais experientes e dos novos filiados que se somaram às fileiras do PCdoB – BH no curso dos debates que cercaram a realização da conferência municipal em outubro. “O ingresso de várias lideranças no partido neste processo já resultou em um ambiente novo, propício à renovação e ao revigoramento da nossa atuação, pelo qual vamos trabalhar incessantemente”.

 

O próximo passo será consolidar o sistema de direção, por meio da realização de um seminário de planejamento estratégico, previsto para o final de janeiro ou início de fevereiro de 2024. Outras ações já estão em curso, como a indicação de quadros para a participação do curso nacional de formação Nível III, a constituição da comissão de controle e de outros espaços estratégicos de debate interno, a participação na caravana nacional do PCdoB “Mulheres pelo Brasil’, nos dias 15 e 16 de dezembro, e a festa de confraternização e posse do comitê municipal, ainda antes do Natal.

 

<> 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário