segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

FALTAM APENAS 9 MESES PARA AS ELEIÇÕES DE PREFEITO E VEREADOR


Na duração de uma gravidez, pré-candidatos se sacodem para enfrentar a batalha das urnas


No total, são 15 vagas abertas: uma de prefeito, uma de vice-prefeito e treze de vereador. Daqui até as eleições de 4 de outubro, faltam apenas nove meses, exatamente a duração de uma gravidez. O tempo da campanha política propriamente dito será de apenas 45 dias, por isso é muito mais importante o período de pré-campanha, que para alguns já começou desde o ano passado.

Por enquanto, há cerca de cinco pré-candidatos a prefeito de Nanuque autorizados por seus partidos; nas eleições de 2016, o total de candidatos chegou a sete. Para vereador, calcula-se até agora cerca de 80 pretendentes; em 2016, as 13 vagas foram disputadas por 188 candidatos.

As eleições de outubro serão bem parecidas com as anteriores, mas trazem algumas mudanças. Uma delas, por exemplo, é que candidatos a prefeito e a vereador poderão contar com dinheiro do Fundo Eleitoral para fazer campanha. O fundo já foi utilizado em 2018, nas eleições gerais (para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual). Naquele ano, R$ 1,7 bilhão saiu dos cofres públicos. Agora, R$ 2 bilhões estão previstos no Orçamento para a campanha de 2020.

Outra mudança é a proibição de coligações partidárias para as eleições proporcionais (de vereador). Cada partido concorre com os seus candidatos.

CONVENÇÕES E REGISTROS

Em julho, os partidos estão autorizados a promover as convenções internas para escolha de seus candidatos, que deverão ter os registros das candidaturas apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. No dia seguinte, a propaganda eleitoral está autorizada nas ruas e na internet até 3 de outubro, dia anterior ao primeiro turno.

ALISTAMENTO ELEITORAL

Os eleitores devem ficar atentos à data de fechamento do cadastro eleitoral este ano: 6 de maio. Isso significa que após esta data não será mais possível tirar ou transferir o título e fazer a biometria para votar nas Eleições 2020.

Poderão votar em outubro aqueles que tiverem pelo menos 16 anos na data do pleito, e o voto é obrigatório para aqueles que tiverem entre 18 e 70 anos no dia 4 de outubro. Assim, eleitores que tiverem 16 e 17 anos e aqueles com mais de 70 anos no dia da eleição não estarão obrigados a votar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário