quinta-feira, 18 de outubro de 2018

APOIO DE POLÍTICOS LOCAIS QUE ANASTASIA OBTEVE EM NANUQUE NÃO SE RENOVA NO 2º TURNO


A 10 dias das eleições, Romeu Zema já aparece com 66% das intenções, praticamente o dobro de Anastasia

Visita de Anastasia a Nanuque, dia 26/set.
(foto jornal Em Tempo)

Dos oito candidatos a governador de Minas que disputaram as eleições no primeiro turno, apenas Antonio Anastasia (PSDB) veio a Nanuque, dia 26 de setembro, quando foi recepcionado pela maioria absoluta das lideranças políticas da cidade, incluindo o prefeito Roberto de Jesus (DC), vários ex-prefeitos, praticamente todos os atuais vereadores, ex-vereadores e dirigentes partidários. Nas urnas, porém, ficou em segundo lugar.

Embora aparecendo como líder em todas as pesquisas de opinião pública, alguns até apostando na sua vitória no 1º turno, Nanuque preferiu votar em Fernando Pimentel (PT), que recebeu 5.869 votos, equivalente a 36,31% dos votos válidos apurados. Anastasia ficou em segundo, um pouco abaixo do petista, com 5.435 (33,63%). Em terceiro, apareceu a grande surpresa da eleição, Romeu Zema (Novo), lembrado por 4.545 eleitores (28,12%).

Resultado do 1º turno em MG

Como todos sabem, o resultado do 1º turno no estado tirou Pimentel da disputa e conferiu ao candidato do Partido Novo a força de mais votado, com 42,73%, contra 29,06% de Anastasia.

Resultado do 1º turno em Nanuque

As coisas não pareciam definidas, só que agora, neste 2º turno da disputa, faltando dez dias para a votação, em que Zema já aparece com 66% das intenções de voto, segundo pesquisa do Ibope divulgada ontem (17), não se vê a mesma movimentação dos apoiadores locais em torno de Anastasia. O candidato tucano parece abandonado à própria sorte.

Anastasia aparece no Ibope com 34%, considerando os votos válidos. O levantamento foi realizado entre segunda (15) e quarta-feira (17) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Fonte: Ibope

Na tabulação geral, os resultados foram os seguintes: Romeu Zema (Novo) - 57%, Antonio Anastasia - 29%, em branco/nulo - 8% e não sabe - 6%.

Mesmo com o erro brutal das pesquisas no 1º turno, que apontavam um eventual 2º turno com Anastasia x Pimentel, ao que tudo indica ninguém quer arriscar maior fidelidade ao candidato do PSDB, mas também não se vê movimentação em apoio a Romeu Zema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário