sexta-feira, 8 de abril de 2022

SANEAMENTO BÁSICO SERÁ TEMA DE AMPLA REUNIÃO EM NANUQUE NO DIA 26

Prefeito Gilson e vereadores José Osvaldo, Lozim e Deda participam de encontro em BH com o subsecretário estadual de Gestão Ambiental e Saneamento

 

Deda, Gilson, Rodrigo, José Osvaldo e Lozim: reunião na Cidade Administrativa, na capital mineira - saneamento básico na pauta


Dentro do esforço conjunto da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e dos municípios na elaboração do primeiro Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB-MG) em 2022, o prefeito Gilson Coleta, o presidente da Câmara, José Osvaldo Lima Santos, e os vereadores Lot Ignácio de Souza Jr. (Lozim) e Jesualdo Damacena (Deda) estiveram na Cidade Administrativa, em BH, quarta-feira passada (6) em reunião para tratar de vários assuntos ligados ao tema.

 

A comitiva de Nanuque foi recebida pelo subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, e o diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, Kleynner Jardim Lopes. A velha questão relativa ao serviço de água e esgoto, que vem se arrastando por quase 20 anos no Município, foi colocada em debate.

 



Ficou agendada uma reunião em Nanuque no dia 26 deste mês, quando representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil estarão discutindo alternativas e a necessidade de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, ferramenta de planejamento com instrumentos de participação social visando traçar metas para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e desenvolvimento local comprometido com as questões ambientais. Cogitou-se, até, a possibilidade de Nanuque puxar a fila para um possível consórcio intermunicipal de saneamento básico, com participação de outras cidades da região do Baixo Mucuri.

 

O Plano Municipal poderá ser um importante suporte ao Plano Estadual, que servirá como instrumento norteador para as políticas públicas de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação final de resíduos sólidos urbanos e drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

 

“Já falei para o nosso secretário de Meio Ambiente, Daniel Miranda, para que mantenha linha direta com a Semad daqui por diante. A questão do saneamento deve ser prioritária”, afirmou o prefeito Gilson Coleta.

 

Por sua vez, o presidente da Câmara, José Osvaldo, deixou claro que “o Poder Legislativo vem defendendo essa bandeira há muito tempo. Agora, sob orientação da Semad, acredito que as próximas ações serão mais efetivas, com resultados mais nítidos”.

 

Com o Plano, Minas Gerais será um dos primeiros estados a caminhar em direção à universalização do saneamento básico.

 

<> 

 

Um comentário:

  1. Espero que na reunião do dia 26, tenhamos resultado positivo em relação ao saneamento da nossa cidade

    ResponderExcluir