sábado, 16 de abril de 2022

Palavra do Editor: NANUQUE TERÁ MOTIVO PARA VOTAR EM ZEMA NOVAMENTE?

💪 Governador ganhou de virada em 2018 com 75% dos votos

 😒 No 1º turno, Zema ficou em terceiro, perdendo para Pimentel e Anastasia

 

Até o momento, o cenário eleitoral de Minas aponta Zema e Kalil como principais concorrentes ao governo


Faltando pouco mais de cinco meses para as eleições, uma pergunta intercorrente para quem respira o cenário político local: no voto para governador de Minas Gerais, será que Nanuque vai repetir o feito de 2018?

 

Refrescando a memória, na disputa de quatro anos atrás, Romeu Zema (do partido Novo) “pocou” no 2º turno com nada menos que 75,03%, recebendo do eleitorado nanuquense 11.907 votos, bem acima do seu concorrente, Antonio Anastasia (PSDB), que não passou de 3.962 votos (24,97%).

 

Vale lembrar que Anastasia chegou a governar o Estado entre 2011 e 2014.

 

Zema ganhou de virada em Nanuque, já que no 1º turno da eleição os números foram bem diferentes. Fernando Pimentel (PT) foi o mais votado, com 5.869 votos (36,31%), e Anastasia ficou em segundo - 5.435 (33,63%). Zema apareceu em terceiro, com 4.545 votos (28,12%).

 

Fácil deduzir que em Nanuque o eleitorado simpático ao PT, maior adversário do PSDB naquela eleição, descarregou seus votos em Romeu Zema para garantir a derrota de Anastasia.

 

Na apuração total de Minas Gerais, Zema foi eleito governador com quase 7 milhões de votos (6.963.806 – 71,80%) contra 2.734.452 votos (28,20%). Os percentuais de Nanuque e do Estado foram bem parecidos.

 

E AGORA?

 

A votação maciça que Zema recebeu em Nanuque não foi suficiente para animá-lo a “fazer uma média” com a cidade. No decorrer de três anos e quatro meses, nenhuma obra de vulto foi executada, nenhum investimento, nenhuma ação de destaque, a não ser a rotina de repasses obrigatórios do governo estadual. Aliás, os últimos governantes que passaram por Minas Gerais não foram nada generosos com Nanuque.

 

Importante lembrar que nem a representação do seu partido, o Novo, existe no Município. Aliás, nunca existiu. Nenhum grupo político aproveitou o governador para montar um núcleo do partido por aqui. Pode ser que aconteça nas próximas semanas, mas, com certeza, vai sinalizar um mero ato de oportunismo político.

 

Por outro lado, o principal adversário de Zema até o momento, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que deixou o mandato recentemente para concorrer a governador, é do PSD, partido que em Nanuque é presidido pelo ex-vereador Edson Fernandes dos Santos, o Mandela.

 

VÍNCULOS COM BOLSONARO E LULA

 

Nessa sexta-feira (15), Kalil apareceu na TV aberta em sua primeira propaganda audiovisual como pré-candidato ao governo mineiro. Em sua fala, buscou associar Romeu Zema ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Chamou o governador de "capacho" do presidente da República. Disse Kalil: "Gasolina a R$ 8, a inflação na Lua e um governo capacho do Bolsonaro e da sua família. Aqui em Minas, não!"

 

Tudo indica que Kalil vinculará sua campanha ao ex-presidente Lula, pré-candidato pelo PT que a maioria das pesquisas coloca como favorito na disputa presidencial. 


Nestes cinco meses e meio que faltam para as eleições, muita coisa vai acontecer em Nanuque, em Minas e no Brasil, sacudindo o balaio da política.

 

Prof. Ademir Rodrigues de Oliveira Jr.

 

<> 

 

 

quinta-feira, 14 de abril de 2022

NO DOMINGO DE PÁSCOA, GILSON DARÁ O PONTAPÉ INICIAL DO CAMPEONATO INTERBAIRROS 2022

Durante 3 meses, competição vai reunir 19 equipes dos bairros e distritos de Nanuque: final será dia 17 de julho 


O flamenguista Gilson Coleta: presença confirmada na abertura do certame


Neste Domingo de Páscoa, 17 de abril, às 8 horas da manhã, acontece no Estádio Municipal a abertura do Campeonato Interbairros de Nanuque. O prefeito Gilson Coleta já confirmou que dará o pontapé inicial para o jogo entre as equipes da Vila Nova e Zarur.

 

Outras três partidas vão movimentar o domingo: Reta x Vila Esperança – 10h; UDR x Santa Helena – 13h; e Feirinha x Izadelfia Ferraz – 15h.




O Campeonato vai movimentar 19 equipes, divididas em quatro grupos, abrangendo os principais bairros e dos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos, com jogos aos sábados e domingos. A fase eliminatória vai até 19 de junho. No dia 15 começa a etapa das quartas-de-final com os classificados. A partida final está marcada para o dia 17 de julho. A organização é da Secretaria Municipal de Esportes.




<>


DECRETO DA PREFEITURA COMETE ERRO AO TROCAR SEXTA-FEIRA SANTA POR CORPUS CHRISTI

Intervalo dos feriados é de dois meses

 



O Decreto nº 017/2022, que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (14/4), cometeu um erro cronológico ao mencionar o feriado nacional de Corpus Christi em vez de Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, que acontece em 15 de abril.

 

Na verdade, a data de Corpus Christi em 2022 será comemorada no dia 16 de junho, que cairá em uma quinta-feira. Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII, relacionada à celebração de um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia. Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”.


Já a Sexta-Feira Santa, segundo o cristianismo, é uma data de reflexão e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo. Os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado. De acordo com a Lei n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, a Sexta-Feira Santa é um feriado federal que se realiza na Semana Santa.

 

Até a manhã desta quinta (14), às 9h23min, o site oficial da Prefeitura não fazia qualquer menção ao decreto assinado pelo prefeito Gilson Coleta com data de 13/04/2022.


Veja o decreto 👇



 

<> 

 

segunda-feira, 11 de abril de 2022

ABRIL É MÊS DA VACINAÇÃO EM NANUQUE

👉 Covid-19
👉 Gripe (Influenza)
👉 Sarampo




 
Coloque a sua vacinação em dia!

ROMEU ZEMA PRESIDE CONFERÊNCIA QUE MARCA FASE FINAL DO PLANO ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO

 Na primeira fila, prefeito Gilson Coleta participa do evento na Cidade Administrativa, em BH

 



Na manhã desta segunda-feira (11), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o prefeito Gilson Coleta esteve sentado na primeira fila, durante a Conferência Estadual “Unindo Minas Pelo Saneamento”, evento que marca a fase final de elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico (Pesb). O governador Romeu Zema presidiu a sessão de abertura.

 

SANEAMENTO BÁSICO SERÁ TEMA DE AMPLA REUNIÃO EM NANUQUE NO DIA 26

 

Leia notícia aqui > CLIQUE AQUI

 

Gilson e Zema

O PLANO

 

O plano é um instrumento norteador para as políticas públicas de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação final de resíduos sólidos urbanos e drenagem urbana e manejo de águas pluviais no estado para os próximos 20 anos.

 



Zema afirmou, durante pronunciamento, que o Estado está dando mais um passo importante na área do saneamento básico, fundamental para a saúde das pessoas e para a preservação do meio ambiente, e que quando assumiu o Governo de Minas constatou que o próprio Estado havia virado as costas para o problema.

 




OS PREFEITOS SABEM

 

Os prefeitos, aqui presentes, sabem melhor do que eu das consequências e das cobranças da ausência de políticas públicas nessa área”, disse.

 

OS MAIS POBRES SÃO OS QUE MAIS SOFREM - O governador lembrou, ainda, que quem mais sofre os impactos são as pessoas mais humildes, que muitas vezes não têm acesso à água tratada, vivem em áreas em que o esgoto corre a céu aberto e onde não existe a destinação correta do lixo, ocasionando sérios problemas de saúde e ambientais.

 

Com os secretários Daniel (Meio Ambiente) e Mônica (Educação)


Aprovação

 

Desde 2020, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento e da Cia. Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape) – empresa que venceu o edital de licitação para elaborar o Pesb, sob coordenação da Semad – discute a situação do saneamento básico de cada região de Minas com a sociedade mineira juntamente com o Grupo de Trabalho Intergovernamental (GTI).

 

 

Esse grupo é composto pelas instituições: Semad, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Copasa, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam); Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e Fundação João Pinheiro (FJP).

 

Em pré-conferências realizadas no ano passado, a população pôde contribuir com a elaboração do plano, apontando os déficits de suas regiões e sugerindo ações para mudar essa realidade. Com essas contribuições, Semad e Cobrape, com participação do GTI, desenvolveram o Pesb.

 

Após a validação da população, o instrumento será encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, se aprovado pelo poder Legislativo, começará a ser implementado ainda em 2022. As ações e metas previstas no documento serão implantadas ao longo de 20 anos, impactando a vida de todos os mineiros, com melhorias na saúde e no meio ambiente.

 

Avanços

 

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, lembrou que o Pesb é uma obrigação legal desde 1994, e que Minas nunca teve um instrumento de planejamento e saneamento. “A partir de uma indicação do governador das prioridades para a Semad, estamos aqui em fase final de elaboração e execução desse plano”, afirmou.

 

De fato, hoje é um dia muito importante para o estado de Minas Gerais, porque sem planejamento a gente não avança, não alcançamos resultados efetivos para a sociedade. O novo marco do saneamento nos deu uma missão de universalizar o saneamento no pais. E, hoje, o plano que a gente discute nessa conferência, nos dá o norte do que é necessário”, explicou.

 

Histórico

 

O Plano de Saneamento Básico está previsto na Lei Federal 11.445/2007. Em Minas, foi instituído pela Lei 11.720, de 1994. No entanto, 28 anos após a publicação da lei, o Estado ainda não contava com seu plano de saneamento. Somente em 2020, ele começou a se tornar realidade em Minas Gerais.

 

Em 2019, com a reforma administrativa promovida pela Lei 23.304/2019, a competência para tratar das questões relativas ao saneamento foi transferida para a Semad, com a criação de uma subsecretaria específica para tratar o tema: a Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges).

 

<> 

 

sexta-feira, 8 de abril de 2022

SANEAMENTO BÁSICO SERÁ TEMA DE AMPLA REUNIÃO EM NANUQUE NO DIA 26

Prefeito Gilson e vereadores José Osvaldo, Lozim e Deda participam de encontro em BH com o subsecretário estadual de Gestão Ambiental e Saneamento

 

Deda, Gilson, Rodrigo, José Osvaldo e Lozim: reunião na Cidade Administrativa, na capital mineira - saneamento básico na pauta


Dentro do esforço conjunto da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e dos municípios na elaboração do primeiro Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB-MG) em 2022, o prefeito Gilson Coleta, o presidente da Câmara, José Osvaldo Lima Santos, e os vereadores Lot Ignácio de Souza Jr. (Lozim) e Jesualdo Damacena (Deda) estiveram na Cidade Administrativa, em BH, quarta-feira passada (6) em reunião para tratar de vários assuntos ligados ao tema.

 

A comitiva de Nanuque foi recebida pelo subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, e o diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, Kleynner Jardim Lopes. A velha questão relativa ao serviço de água e esgoto, que vem se arrastando por quase 20 anos no Município, foi colocada em debate.

 



Ficou agendada uma reunião em Nanuque no dia 26 deste mês, quando representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil estarão discutindo alternativas e a necessidade de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, ferramenta de planejamento com instrumentos de participação social visando traçar metas para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e desenvolvimento local comprometido com as questões ambientais. Cogitou-se, até, a possibilidade de Nanuque puxar a fila para um possível consórcio intermunicipal de saneamento básico, com participação de outras cidades da região do Baixo Mucuri.

 

O Plano Municipal poderá ser um importante suporte ao Plano Estadual, que servirá como instrumento norteador para as políticas públicas de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação final de resíduos sólidos urbanos e drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

 

“Já falei para o nosso secretário de Meio Ambiente, Daniel Miranda, para que mantenha linha direta com a Semad daqui por diante. A questão do saneamento deve ser prioritária”, afirmou o prefeito Gilson Coleta.

 

Por sua vez, o presidente da Câmara, José Osvaldo, deixou claro que “o Poder Legislativo vem defendendo essa bandeira há muito tempo. Agora, sob orientação da Semad, acredito que as próximas ações serão mais efetivas, com resultados mais nítidos”.

 

Com o Plano, Minas Gerais será um dos primeiros estados a caminhar em direção à universalização do saneamento básico.

 

<> 

 

quarta-feira, 6 de abril de 2022

GILSON REÚNE-SE COM DIRETOR-GERAL DO DER/MG EM BH

Na pauta, recuperação asfáltica do trecho mineiro da estrada Nanuque-Montanha e instalação do primeiro pórtico da cidade

 

Gilson e Robson Santana, diretor-geral do DER/MG


O prefeito Gilson Coleta Barbosa reuniu-se na tarde dessa terça-feira (5/4) em Belo Horizonte com o comando do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), representado pelo engenheiro Robson Carlindo Santana Paes Loures, diretor-geral da autarquia.

 



O DER/MG é o órgão que planeja, projeta, coordena e executa obras de engenharia de interesse da administração pública, assegurando soluções adequadas de transporte rodoviário de pessoas e bens, no âmbito do território mineiro.

 

Imagem projetada do que será o primeiro pórtico de Nanuque


ASFALTO DA RODOVIA E PÓRTICO NA ENTRADA DE NANUQUE

 

Dois assuntos estiveram em pauta: a recuperação asfáltica da rodovia LMG-719, que liga Nanuque à divisa com o Espírito Santo, na direção de cidades como Montanha e Mucurici, e a construção do primeiro pórtico para instalação na entrada da cidade, para quem vem do vizinho estado capixaba.

 

Visita de Zema a Nanuque em 12/06/2021


PROMESSA DO GOVERNADOR

 

Prometido até pelo governador Romeu Zema, durante sua visita a Nanuque em junho do ano passado, o recapeamento do trecho mineiro da rodovia é da maior importância para a economia. Gilson tratou de detalhes relativos às obras, que devem começar em breve.

 

O trecho asfáltico a ser recuperado começa no bairro Nak-Nuk, proximidades do Cemitério I, e vai até a divisa com o ES


PÓRTICO - Quanto ao pórtico, será o primeiro monumento instalado na entrada da cidade, com os dizeres “Bem-vindos a Nanuque”. O projeto ainda passa por análise técnica da Prefeitura e do DER/MG. Intenção de Gilson é instalar, durante o seu mandato, pelo menos mais dois pórticos na rodovia BR-418 – um no trevo próximo ao Mineirão Atacarejo e outro no trevo próximo ao posto fiscal, acesso ao litoral da Bahia.


Assista ao vídeo 👇



 <>