sábado, 1 de junho de 2019

SÉRIE: “QUEM VAI SER PREFEITO DE NANUQUE?” (parte 1)


Com Roberto fora da disputa, por enquanto não há favorito a prefeito para as eleições de 2020


Só pra completar o título acima, se o prefeito atual decidir encarar a reeleição, também não faz nenhuma diferença; o cenário permanece sem um nome forte.

Junho está começando hoje. Daqui a um ano, em junho de 2020, estaremos a quatro meses das eleições de prefeito e vereador. Mesmo com toda a movimentação nas redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp e outras), gente tentando aparecer como “pré-candidato”, o quadro não aponta nenhum rumo para a batalha das urnas em outubro do ano que vem.

Só que de uma coisa os pretensos e futuros candidatos precisam estar cientes: como a campanha eleitoral, propriamente dita, agora ficou reduzida a 45 dias, mais importante mesmo é a pré-campanha. A vitória de Bolsonaro na disputa presidencial é a confirmação da necessidade de ir limpando o terreno, capinando a grama, enfim, pavimentando o caminho para a disputa.

Como a gente tem a impressão de que os minutos, horas e dias estão passando muito rápido, daqui a pouco estaremos pertinho do dia da votação.

REELEIÇÃO DE ROBERTO: IMPROVÁVEL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL

Em política, a palavra “impossível” não cabe em nenhum lugar. Tudo pode acontecer. Tudo e até mesmo nada. Porém, reeleger prefeito que está no mandato não tem sido regra nas eleições de Nanuque. A história é testemunha.

O eleitor, em sua absoluta maioria, sempre faz opção pela alternância de poder, mesmo que tenha de reconduzir ao cargo, anos depois, alguém que já tenha governado no passado.

O Município completou 70 anos de emancipação em dezembro passado, e, até agora, apenas um caso de reeleição aconteceu: o do médico Armando Rodrigues Gomes, que foi eleito vice-prefeito em 2000 e, com a cassação do titular Jorge Luiz Miranda, ele assumiu o cargo dia 30 de março de 2003, governou por um ano e oito meses e concorreu na disputada eleição de 2004, conquistando vitória nas urnas sobre dois outros ex-prefeitos: Teodoro Saraiva Neto, que ficou em segundo lugar, e Nide Alves de Brito, terceiro colocado.

Continua na parte 2, em breve.

PROF. ADEMIR RODRIGUES DE OLIVEIRA JR.


2 comentários:

  1. Estou muito preocupado com o futuro da nossa cidade os nomes que são falados são passado tem que a ver renovação e não vejo nomes espero e vou orar para que DEUS escolhe alguém com uma mente pura e de muito vontade para organizar o crescimento da nossa cidade

    ResponderExcluir
  2. No meu pensar e a melhor opção para nanuque.estamos precisando muito,a cidade acabou,o centro está abandonado parece que não tem prefeito.

    ResponderExcluir