terça-feira, 15 de abril de 2025

ELSON LIMA APRESENTA DUAS PROPOSIÇÕES COM FOCO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Programa de apoio aos estudantes que vão fazer o Enem-2025 e promoção da "Semana Meu Caminho Profissional"




Sempre ligado à área de educação, o vereador Elson de Souza Lima (PT) apresentou mais duas proposições na reunião desta segunda-feira (14/4) na Câmara.


APOIO A QUEM VAI FAZER O ENEM-2025


Na Indicação nº 057/2025, Elson propôs a criação do programa de apoio aos estudantes de Nanuque que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com cursinho preparatório. 


ESTUDANTE JÁ PODE PEDIR ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO - Elson lembrou que exatamente neste dia 14/4, o Ministério da Educação (MEC) abriu o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A solicitação pode ser feita até o dia 25 de abril. 




"Estou recomendando ao Prefeito Municipal que acione a Secretaria de Educação para criar um programa especial de apoio aos estudantes de Nanuque que irão participar Enem 2025. Uma das ações, talvez a principal delas, é criar um cursinho gratuito, visando garantir melhor preparação para o exame", disse Elson. 


Merecendo atenção prioritária do Governo Federal, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes do Ensino Médio. Em mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).   


"SEMANA MEU CAMINHO PROFISSIONAL"


Com a Indicação nº 058/2025, Elson sugeriu a promoção da “Semana Meu Caminho Profissional” nas escolas da rede municipal de ensino. 


O evento deverá ser realizado anualmente, com o objetivo de proporcionar orientação profissional aos alunos. A Semana deverá promover iniciativas como: 

 I – Oferecer aos estudantes orientação sobre o mundo das profissões e os diversos caminhos de formação; 

 II – Apresentar cursos técnicos e de graduação disponíveis no Brasil, incluindo o funcionamento do Enem, Sisu, Prouni, Fies e outros programas; 

 III – Promover atividades como palestras, rodas de conversa, visitas técnicas, feiras de profissões e vivências práticas; 

 IV – Estimular escolhas conscientes e alinhadas aos interesses e vocações dos jovens; 

 V – Criar parcerias com empresas de médio e grande portes, faculdades e outras entidades. 


"Esta iniciativa vai contribuir de maneira significativa para a formação de adolescentes e jovens como cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e da educação superior", acrescentou o autor.


Os dois documentos já foram encaminhados ao gabinete do prefeito Gilson Coleta.


<>


Nenhum comentário:

Postar um comentário