terça-feira, 5 de novembro de 2024

JOSÉ OSVALDO RECOMENDA CRIAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO INFARTO E DEMAIS PROBLEMAS CARDÍACOS

 

Principal sintoma do infarto é dor na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo...




Na primeira sessão de novembro, realizada na noite desta segunda-feira (5), o vereador José Osvaldo Lima dos Santos (Solidariedade) apresentou na Câmara a Indicação nº 145/2024, na qual propõe ao prefeito Gilson Coleta a criação do Programa Municipal de Prevenção ao Infarto e Demais Problemas Cardíacos.


Sob coordenação da Secretaria de Saúde, o vereador diz que Nanuque já requer a criação desse programa.


INFARTO - O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstruí-las.


O principal sintoma do infarto é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito. Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre o tórax. Esses sinais podem ser acompanhados de suor excessivo, palidez e alteração na frequência cardíaca.


José Osvaldo também menciona a preocupação nos diabéticos e idosos, onde o infarto pode ser assintomático, sem sinais específicos, devendo-se estar atento a qualquer mal-estar súbito apresentado por esses pacientes. "O programa deverá trazer medidas, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação adequada e cessação do tabagismo, para o controle dos fatores de risco, como diabetes, hipertensão arterial e colesterol elevado, que são fundamentais para evitar o entupimento das artérias e consequente infarto", explicou o autor.


O documento segue agora para o gabinete do prefeito Gilson Coleta.




<>


Nenhum comentário:

Postar um comentário