Finalidade é orientar os alunos desde a infância e adolescência sobre os malefícios causados pelas drogas
Para José Osvaldo, o trabalho de orientação e conscientização deve começar logo nos primeiros anos do ensino fundamental |
O vereador lembrou a Semana Nacional de Prevenção e Combate às Drogas, comemorada entre os dias 19 e 26 com ações promovidas pela Pastoral da Sobriedade em todo o Brasil. Em Nanuque, José Osvaldo é um dos membros ativos da pastoral.
Como medida educativa de prevenção e conscientização, ele propôs ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação, estudos para a inclusão de atividades extracurriculares de combate ao uso de drogas em todas as escolas da rede municipal de ensino.
"Finalidade é orientar os alunos desde a infância e adolescência sobre os malefícios causados pelas drogas, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Educação, diretores, especialistas em educação e professores a escolha dos temas relativos ao assunto", justificou o autor.
As escolas deverão utilizar cartilhas, folders, palestras, filmes e outros meios didáticos para desenvolver as atividades extracurriculares antidrogas, promovendo a construção da autoestima dos alunos participantes em uma abordagem pedagógica baseada na educação emocional e nos valores humanos capazes de envolver o aluno.
REATIVAÇÃO DO CONSELHO
O vereador considera oportuno, também, reativar de maneira efetiva, não somente no papel, o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), criado pela Lei nº 2.092/2012, de 14 de junho de 2012, com o intuito de coordenar as atividades junto às entidades e instituições municipais no combate às drogas.
O documento foi encaminhado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário