terça-feira, 2 de julho de 2024

JOSÉ OSVALDO DEFENDE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES ANTIDROGAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Finalidade é orientar os alunos desde a infância e adolescência sobre os malefícios causados pelas drogas


Para José Osvaldo, o trabalho de orientação e conscientização deve começar logo nos primeiros anos do ensino fundamental


A inclusão de atividades extracurriculares de combate ao uso de drogas na carga horária dos alunos da rede municipal de ensino foi defendida na Câmara pelo vereador José Osvaldo Lima dos Santos durante o mês de junho.


O vereador lembrou a Semana Nacional de Prevenção e Combate às Drogas, comemorada entre os dias 19 e 26 com ações promovidas pela Pastoral da Sobriedade em todo o Brasil. Em Nanuque, José Osvaldo é um dos membros ativos da pastoral.


Como medida educativa de prevenção e conscientização, ele propôs ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação, estudos para a inclusão de atividades extracurriculares de combate ao uso de drogas em todas as escolas da rede municipal de ensino.


"Finalidade é orientar os alunos desde a infância e adolescência sobre os malefícios causados pelas drogas, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Educação, diretores, especialistas em educação e professores a escolha dos temas relativos ao assunto", justificou o autor.


As escolas deverão utilizar cartilhas, folders, palestras, filmes e outros meios didáticos para desenvolver as atividades extracurriculares antidrogas, promovendo a construção da autoestima dos alunos participantes em uma abordagem pedagógica baseada na educação emocional e nos valores humanos capazes de envolver o aluno. 


REATIVAÇÃO DO CONSELHO


O vereador considera oportuno, também, reativar de maneira efetiva, não somente no papel, o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), criado pela Lei nº 2.092/2012, de 14 de junho de 2012, com o intuito de coordenar as atividades junto às entidades e instituições municipais no combate às drogas.


O documento foi encaminhado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário