sexta-feira, 26 de julho de 2024

PRISÃO DE EX-PRESIDENTE DA CÂMARA E EX-SECRETÁRIA DE OBRAS DE NANUQUE DÁ SEQUÊNCIA À OPERAÇÃO MACHINE

Presos são investigados por suspeitas de integrarem organização criminosa


Divulgação PCMG


Na manhã desta sexta-feira (26/7), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou em Nanuque a segunda fase da operação Machine. A ação resultou na prisão do vereador Frank Albert Garcia, ex-presidente da Câmara Municipal, e da ex-secretária de Obras da Prefeitura, Josélia Amaral Santos.


Os presos são investigados por integrar uma organização envolvida em crimes de falsidade ideológica, falsificação de documento público, fraude licitatória, lavagem de dinheiro, corrupção e peculato. Segundo apurado pela PCMG, o prejuízo aos cofres públicos é superior a R$ 4,6 milhões.


Delegado Luiz Bernardo Rodrigues de Moraes Neto


Esquema


As investigações revelaram uma organização criminosa atuante em Nanuque, que contava com empresários, servidores públicos e vereadores, incluindo o ex-presidente da Câmara Municipal. Com a conclusão do inquérito policial, os suspeitos foram indiciados e tiveram requeridos os mandados de prisão preventiva. Um terceiro suspeito, empresário, não foi localizado durante a operação de hoje e permanece foragido.


Desde a primeira fase da operação Machine, em março deste ano, dois vereadores investigados estão afastados de suas funções por determinação judicial. Em 12 de junho, um deles havia sido preso preventivamente por descumprimento das medidas judiciais.


Advogado Samuel Keller


DEFESA - Samuel Keller, advogado dos acusados, afirmou que a defesa está cooperando com as investigações, pois, segundo ele, "a narrativa que tem sido feita não corresponde à realidade dos fatos".


Veja vídeos do delegado Luiz Bernardo, durante entrevista coletiva, e entrevista concedida pelo advogado de defesa. 👇



Videos: rádio Social FM 104,9


Machine


A palavra "machine", do inglês máquina, é uma referência ao maquinário que era utilizado para lesar o erário público. Além disso, serve para designar um grupo de pessoas que controla uma organização. (Com informações da Polícia Civil de Minas Gerais)


sábado, 20 de julho de 2024

ENCONTRO DOS NANUQUENSES AUSENTES SERÁ DIAS 6 E 7 DE SETEMBRO

Comissão organizadora do evento já agiliza programação


Evento confirmado


Depois das festas populares que sacudiram a cidade entre junho e julho, agora é a vez de se redirecionar o foco para os preparativos do Encontro dos Nanuquenses Ausentes 2024, que vai acontecer nos dias 6 (sexta) e 7 (sábado) de setembro.


A escolha da data está relacionada ao fato de contemplar o feriado de 7 de Setembro – Independência do Brasil, momento em que muitos nanuquenses que hoje residem fora da cidade, principalmente em Belo Horizonte, Vitória e em localidades próximas de MG, BA e ES, deslocam-se até Nanuque para rever familiares e amigos, sempre em clima de festa e confraternização.


Um dos coordenadores é Jonilson Sampaio Passos (foto abaixo), que há muito tempo é entusiasta do encontro dos filhos da terra que moram fora, mas nunca se esquecem das raízes, dos amigos, das paisagens e, sobretudo, das histórias e, principalmente, das muitas "estórias" que se contam da cidade em décadas passadas, em linha direta com os dias de hoje.




"Já criamos grupos de WhatsApp para aproximação dos amigos e divulgação da festa, além de um grupo específico para a coordenação do evento. Todas as ideias, iniciativas e decisões devem ser compartilhadas com a comissão organizadora, de forma aberta e democrática, sem conveniências pessoais", afirmou Jonilson.


Algumas ações já foram tomadas, como a definição da camisa do evento, nas cores branca e preta, e análise de sugestões para a programação. 


PROJETO FOI AUTORIA DO VEREADOR LOZIM COM LEI SANCIONADA PELO PREFEITO GILSON COLETA


A instituição do Dia do Nanuquense Ausente, com sua inclusão no Calendário Oficial do Município, nasceu do Projeto de Lei nº 002/2023, de 27 de março de 2023, autoria do vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Gilson Coleta, transformando-o na Lei Municipal nº 2.650/2023, assinada pelo prefeito Gilson Coleta no dia 2 de maio do ano passado.


Primeiro foi o projeto de Lozim...

... que virou lei municipal assinada por Gilson

<>

terça-feira, 9 de julho de 2024

VEREADOR POR 6 MANDATOS, SOLON ROCHA MORRE AOS 69 ANOS

Em 2012, chegou a lançar pré-candidatura a prefeito, mas perdeu o prazo para registro no TSE

 

Solon: 6 mandatos de vereador no decorrer de 24 anos de vida pública


Aos 69 anos, completados dia 13 de janeiro, morreu na madrugada desta terça-feira (9/7) em Nanuque o ex-vereador Solon Ferreira da Rocha Filho, vítima de infarto. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.

 

Presidente da Câmara por 8 anos


Nanuquense, Solon nasceu em 1955, filho do pecuarista e comerciante Solon Ferreira da Rocha, já falecido, e a professora Zilah Sebastiana Lopes da Rocha, falecida em 2017. O casal teve três filhos: José Ângelo, residente em Nanuque, Solon e Tânia, que mora em Itamaraju-BA.

 

Quando decidiu concorrer a prefeito em 2012, tendo o advogado Rubens Junior de Lima como vice, mas a chapa não foi registrada em tempo hábil no TSE, e uma foto arquivo de 1987, antes do seu primeiro mandato, quando foi um dos proprietários da extinta empresa Lajes Paraíso


No total, cumpriu seis mandatos de vereador no transcorrer de 24 anos. Elegeu-se pela primeira vez em 1988 e cumpriu mandato entre 1989 e 1992 (segundo mandato do ex-prefeito Nide Alves de Brito), reelegendo-se para a legislatura 1993-1996 (prefeito – Teodoro Saraiva Neto).

 

Não se reelegeu para o mandato 1997-2000 (prefeito Rubem Messias Barbosa), mas voltou à Câmara no período 2001-2004 (governo de Jorge Miranda e Armando Rodrigues Gomes) e se reelegeu para o quarto mandato – 2005-2008 (governo de Armando Gomes e Fábio Garcia Tigre). O quinto mandato foi exercido entre 2009-2012 (terceiro governo de Nide Brito).

 

Nas eleições de 2012, Solon lançou sua pré-candidatura a prefeito pelo PP, mas perdeu prazo para o registro da chapa no TSE e acabou ficando fora da Câmara no governo de Ramon Ferraz (2013-2016). Em 2016, disputou novamente uma cadeira na Câmara e foi o 4º mais votado, com 511 votos, concluindo seu sexto e último mandato entre 2017-2020.


Com a esposa Fátima em dois momentos: na Câmara e durante a festa do Dia Mundial do Rock, em 2013

Solon foi presidente da Câmara por oito anos: em 1995, 2001 e nos biênios 2007-2008, 2011-2012 e 2019-2020.

 

No ano passado, Solon filiou-se ao PL e assumiu a condição de pré-candidato a vereador pela legenda nas eleições de outubro próximo.


Antes e durante a vida pública, Solon foi bancário, empresário do setor de construção civil e dono de um bar.

 

Deixa viúva Fátima Ferreira Viana.

 

<> 

segunda-feira, 8 de julho de 2024

VEREADORES PUBLICAM NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE INVESTIGAÇÕES QUE ENVOLVEM ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

 José Osvaldo, Sidnei, Djalma e Bruno Salomão assinam o documento

 

A partir da esquerda: Djalma Moreira, Bruno Salomão dos Santos, José Osvaldo Lima dos Santos e Sidnei Pereira Silva


A respeito das investigações em curso no âmbito da Polícia Civil e do Poder Judiciário, que envolvem vereadores, servidores da Administração Pública Municipal de Nanuque e outros envolvidos, os edis José Osvaldo Lima dos Santos, Djalma Moreira, Sidnei Pereira Silva e Bruno Salomão dos Santos assinam conjuntamente uma Nota de Esclarecimento à população, publicada nesta segunda-feira (8/7).

 

No documento, eles deixam claro que, na Câmara, “cada vereador é responsável bastante por seus atos no âmbito do Poder Legislativo e fora dele, seja no plano político, pessoal e profissional”, e que não compactuam “com eventuais condutas que possam ser classificadas como ilícitas”. Por isso, repudiam “quaisquer práticas que estejam à margem da lei, ocasionando prejuízos ao Município e à coletividade”.

 

Veja a nota, na integra, abaixo.👇

 

<> 

 

quarta-feira, 3 de julho de 2024

JOÃO CARLOS HOMENAGEIA FÁBIO GARCIA TIGRE

Na opinião do professor-escritor-poeta e advogado, Gordinho se tornou um "grande autodidata, aprendendo no dia a dia o que as universidades não ensinam..."


João Carlos de Oliveira


Em comentário postado no Facebook nessa terça-feira (2/7), João Carlos de Oliveira, que durante décadas se notabilizou em Nanuque e região como professor de língua portuguesa, escritor e poeta com vários livros lançados, além de advogado, teceu comentários a respeito do ex-vereador e ex-prefeito Fábio Garcia Tigre, o Gordinho, falecido no domingo passado (30/6).




Escreveu João: 


"Foi nosso aluno no Polivalente. Simples, camarada, de notas razoáveis. Nem as do porão negro nem as do topo do Parnaso. E poderíamos dizer que não chegaria ao mérito a que chegou na Política, um meio de difíceis relações e duras contendas? 


Analisando seu perfil nesse campo, que em certos momentos é minado, afirmamos que se tornou grande autodidata, aprendendo no dia a dia o que as Universidades não ensinam nem teriam coragem para dissecar como alguém vence nesses debates, de tantas particularidades. 


Não há 'mestres' para esse fogo fátuo, que acende e apaga, apaga e acende. Quando sobe uma labareda, ou lavareda, vêm as brasas, ou muita cinza. Quando apaga um foco, de repente vem a labareda (mais popular) forte. E lá vai o homem, subindo, descendo, vencendo, perdendo, na Política, que deveria ser a arte em prol do bem-comum, do bem de todos. 


Assim, Gordinho foi prático, sorridente, argumentando com o olhar, vencendo com uma 'palavra' e não muitas. Não precisou dizer tanto para convencer. Foi um behaviorista no mais famoso estilo inglês, a praticidade cotidiana que o colocou na posição, porque normalmente os mais abastados não acreditam na dinâmica dos mais simples na militância da Política. 


Por isso, devemos louvá-lo e muito, porque soube de forma particular, dentro de sua autodidaxia simplória, ou caipira, no bom sentido, dar o recado. Lamentável, pois, sua partida prematura, mas deixou bons exemplos. 


Parabéns a ele postumamente. Pêsames aos conterrâneos nanuquenses e familiares. Como poderia dizer o saudoso Wilson Marinho da Rocha, na sua advocacia arrojada, coloquemo-lo, isto é, possamos colocar Gordinho, o Tigre, no Panteão da Glória. Fica assim. Não preciso dizer mais para não cair na redundância. Abraços. Professor, poeta, advogado João Carlos de Oliveira, que não é da terra por nascimento, mas o é de coração. Em memória ao falecido, com louvores máximos."


João tem 77 anos, é natural de Jacobina-BA, residiu e trabalhou em Nanuque entre as décadas de 1960 e 90. No início deste século, mudou-se para Teixeira de Freitas-BA.


<>



 

terça-feira, 2 de julho de 2024

JOSÉ OSVALDO DEFENDE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES ANTIDROGAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Finalidade é orientar os alunos desde a infância e adolescência sobre os malefícios causados pelas drogas


Para José Osvaldo, o trabalho de orientação e conscientização deve começar logo nos primeiros anos do ensino fundamental


A inclusão de atividades extracurriculares de combate ao uso de drogas na carga horária dos alunos da rede municipal de ensino foi defendida na Câmara pelo vereador José Osvaldo Lima dos Santos durante o mês de junho.


O vereador lembrou a Semana Nacional de Prevenção e Combate às Drogas, comemorada entre os dias 19 e 26 com ações promovidas pela Pastoral da Sobriedade em todo o Brasil. Em Nanuque, José Osvaldo é um dos membros ativos da pastoral.


Como medida educativa de prevenção e conscientização, ele propôs ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação, estudos para a inclusão de atividades extracurriculares de combate ao uso de drogas em todas as escolas da rede municipal de ensino.


"Finalidade é orientar os alunos desde a infância e adolescência sobre os malefícios causados pelas drogas, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Educação, diretores, especialistas em educação e professores a escolha dos temas relativos ao assunto", justificou o autor.


As escolas deverão utilizar cartilhas, folders, palestras, filmes e outros meios didáticos para desenvolver as atividades extracurriculares antidrogas, promovendo a construção da autoestima dos alunos participantes em uma abordagem pedagógica baseada na educação emocional e nos valores humanos capazes de envolver o aluno. 


REATIVAÇÃO DO CONSELHO


O vereador considera oportuno, também, reativar de maneira efetiva, não somente no papel, o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), criado pela Lei nº 2.092/2012, de 14 de junho de 2012, com o intuito de coordenar as atividades junto às entidades e instituições municipais no combate às drogas.


O documento foi encaminhado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta.





segunda-feira, 1 de julho de 2024

MORRE GORDINHO

Foi vereador por três mandatos, vice-prefeito e assumiu a cadeira de prefeito por um ano e meio

 

Com a esposa Elienis, mais recentemente, e, nas duas fotos em preto-e-branco quando foi candidato a vice-prefeito, em 2004, e a prefeito, em 2008 - arquivo TSE



Mais um personagem da política de Nanuque deixa nosso convívio. Faleceu neste domingo (30/6), aos 58 anos, Fábio Garcia Tigre, o Gordinho, que exerceu o cargo de vereador por três mandatos, chegando a assumir a presidência da Câmara, foi eleito vice-prefeito e assumiu o posto de prefeito durante um ano e meio, entre maio de 2007 e dezembro de 2008.

 

Nanuquense de origem, Gordinho completaria 59 anos no dia 28 de agosto. Ele já sofria de problemas cardiovasculares, até ser internado no início de junho em um hospital de Teófilo Otoni, mas o seu estado de saúde agravou-se nas últimas semanas e ele não resistiu aos procedimentos médicos.

 

POPULARIDADE E BOM CORAÇÃO

 

O nascimento do perfil político de Gordinho veio em decorrência do seu trabalho como motorista de ônibus, que durante muitos anos atuou no transporte de cortadores de cana. Tornou-se liderança política, representante da categoria, e, antes mesmo dos 30 anos de idade, ingressou no PDT, a convite do amigo Luiz Macário, ex-vereador.

 

Sua primeira eleição como vereador foi em 1992, quando Teodoro Saraiva Neto venceu a disputa de prefeito. Gordinho reelegeu-se em 1996 (Rubem Messias Barbosa, o Rubão, prefeito eleito) e em 2000 (Jorge Miranda, prefeito eleito). Foi escolhido presidente da Câmara em 2002.

 

Em 2004, aceitou o convite para ser o vice-prefeito na chapa de Armando Rodrigues Gomes, o Dr. Armando, que foi a vencedora do pleito com 9.778 votos. Divergências políticas se agravaram no transcorrer do mandato, e Gordinho acabou assumindo a Prefeitura entre maio de 2007 e dezembro de 2008, período marcado por decisões judiciais que alternavam prefeito e vice no comando do Município. Naquela campanha, a herança política de vereador ficou com seu irmão Benedito Garcia Tigre, o Bené, eleito.

 

Em meio à crise política, mesmo assim Fabio decidiu concorrer a prefeito em 2008, com o empresário Mauro Rezende de vice. Ficou em terceiro lugar com 5.436 votos (24% do total apurado). Na disputa, o prefeito eleito foi Nide Alves de Brito, em seu terceiro mandato; o empresário Délio Nunes Rocha ficou em segundo.

 

Daí por diante, Gordinho permaneceu na política como dirigente partidário e líder comunitário. Em 2016, foi incentivador e principal cabo eleitoral de sua esposa Elienis Oliveira Santos Tigre, eleita vereadora e reeleita em 2020.

 

Gordinho deixa a esposa, três filhos e um neto. O seu corpo será velado na Igreja Assembleia de Deus do bairro Vila Nova, na Av. Brasil, 760, a partir das 13 horas. Até  o momento (09h58min desta segunda-feira 1º/7/24) não foi divulgado o horário do sepultamento.

 

<>