sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

COPASA TERÁ DE INFORMAR CONSUMIDOR DE NANUQUE EM CASO DE INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ÁGUA

 

Recomendação do Ministério Público foi motivada por apelo dos moradores de Gabriel Passos

 



Após moradores do distrito de Gabriel Passos acusarem a Copasa de interromper, por nove dias e sem aviso prévio, o fornecimento de água, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu Recomendação para que a concessionária siga o que está previsto na Resolução nº 129/2019 da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae) em casos dessa natureza. 

 

De acordo com a Resolução da Arsae, quando a paralisação do serviço de abastecimento de água for superior a 12 horas, é preciso providenciar imediatamente o abastecimento alternativo aos usuários que solicitarem o serviço. Também deve, nos casos em que a interrupção não for emergencial, realizar, com três dias de antecedência, comunicação prévia aos usuários sobre onde ocorrerá o desligamento e também sobre a previsão de retorno do fornecimento. 

 

Segundo moradores do distrito, em 14 de dezembro de 2022 o fornecimento de água na localidade foi interrompido por nove dias. Em virtude disso, a população e os serviços essenciais foram prejudicados. Além disso, mesmo após o retorno gradual do abastecimento, a água está chegando às casas dos consumidores com pouca pressão e em quantidade insuficiente para encher as caixas d’água. 

 

De acordo com o promotor de Justiça Ederson Morales Novakoski, não foi a primeira vez que ocorreu desabastecimento no distrito. “São frequentes as reclamações em relação à Copasa na região, principalmente, em relação à descontinuidade do serviço prestado, gerando inúmeros prejuízos e contratempos à comunidade local”. 

 

Para o representante do MPMG, a recomendação visa, sobretudo, manter os moradores informados sobre os eventos relacionados à interrupção do serviço de fornecimento de água. Também tem o objetivo de assegurar atendimento mínimo à comunidade afetada, quando a interrupção for superior a 12 horas.

 

<> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário