terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

QUARTA-FEIRA DE CINZAS EM NANUQUE TERÁ DUAS MISSAS CELEBRADAS PELO PADRE ADRIEL


Na Paróquia Imaculada Conceição, às 7h da manhã e às 19h

 

Padre Adriel tem 35 anos e nasceu em Itabirinha


A tradicional Missa de Quarta-Feira de Cinzas terá dois horários em Nanuque neste 22 de fevereiro: às 7 horas da manhã e à noite, às 19h. Na condição de novo titular da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, a celebração ficará por conta do padre Adriel Gomes de Oliveira, que, oficialmente, tomará posse somente no dia 4 de março, com a presença do bispo diocesano Dom Messias dos Reis Silveira.

 



Padre Adriel é natural da cidade de Itabirinha-MG, Vale do Rio Doce, e acabou de completar 35 anos (17 de fevereiro). Foi ordenado no dia 10 de outubro de 2016. 

Na Paróquia São Sebastião, de Carlos Chagas, exerceu o estágio pastoral para o Diaconato; cumpriu o Ministério Diaconal e ficou um ano como padre, sendo vigário paroquial. Foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda, em Novo Oriente de Minas, e tomou posse dia 7 de janeiro de 2018, permanecendo por cinco anos. 

Agora, assume na condição de pároco da Imaculada Conceição, em Nanuque, e Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Serra dos Aimorés.


Padre Moacir: três anos em Nanuque; agora, Ladainha
 

PADRE MOACIR FOI TRANSFERIDO PARA LADAINHA

 

No dia 27 de dezembro, o bispo Dom Messias anunciou vários atos de nomeações e transferências, entre elas a do padre Moacir Marconcini Mozer, designado para a assumir a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ladainha-MG, Vale do Mucuri, e Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Concórdia do Mucuri, que é distrito de Ladainha.

 

Padre Moacir foi empossado titular da Paróquia Imaculada Conceição dia 6 de fevereiro de 2020, permanecendo, portanto, durante três anos.


 

A MISSA DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS

 

A Quarta-feira de Cinzas é conhecida como uma data presente no calendário litúrgico dos cristãos e que é estabelecida como marco balizador da Quaresma. Essa data encerra o Carnaval e marca o início da Quaresma, sendo observada por católicos, luteranos, anglicanos e outras denominações do cristianismo. Nesse dia realiza-se o ritual de imposição de cinzas.

 



Com o fim do Carnaval, inicia-se um período que tem uma característica diferente: a de conservação de uma vida religiosa, santa e devota. Esse é o momento da Quaresma, o tradicional período de 40 dias que antecede a Páscoa e que deve ser observado mediante a realização de penitências, tais quais o jejum e obras de caridade.

 

Durante a Quarta-feira de Cinzas, acontece a missa que é muito conhecida pelo ritual de imposição de cinzas. Esse ritual tem todo um simbolismo que faz sentido dentro daquilo que acreditam os cristãos.

 

A imposição de cinzas, dentro do que acreditam os cristãos, simboliza o caráter transitório dos seres humanos na Terra, pois o pó relembra o que se torna o corpo humano depois da morte. Sendo assim, acreditam os cristãos, a mortalidade do ser humano é encarada como um fator pelo qual ele deve buscar a graça de Deus. A participação dos fiéis nesse ritual denota exatamente essa devoção.

 

As cinzas usadas na imposição não são quaisquer cinzas, mas as que foram obtidas da queima dos ramos usados na missa de Domingo dos Ramos do ano anterior. Esse é o dia que marca o início da Semana Santa dentro da tradição cristã. Os ramos queimados, ainda, são abençoados com água benta, e as cinzas obtidas da queima recebem aromatizantes.

 

Somente o padre pode realizar a imposição de cinzas, e, durante o ritual, ele faz o desenho de uma cruz na testa do fiel. A Igreja pede aos fiéis que vão para a missa de Quarta-feira de Cinzas em jejum.

 

<> 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário