terça-feira, 7 de junho de 2022

SAÚDE DE NANUQUE REALIZOU 120 CIRURGIAS DE CATARATA E PTERÍGIO NO FIM DE SEMANA

 Perto de completar 80 anos, Roque Soares foi um dos beneficiados

 

💬 "Claro que eu tô feliz!"


Diretor de secretaria da Câmara de Nanuque entre as décadas de 1970 e 1990, redator de textos oficiais, cantor, compositor e poeta, Roque Antonio Soares vai completar 80 anos no dia 26 de agosto com a sua “visão de águia” recuperada. Ele foi um dos beneficiados dentro do mutirão de cirurgias de catarata e pterígio que a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último fim de semana.

 

“Claro que eu tô feliz! Não só eu, mas um grande contingente da nossa população, é ou não é?”, suspirou Roque. “É uma cirurgia delicada, uma cirurgia cara.”




 Assista ao vídeo 👇

 


 CATARATA

 



A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

 

Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.

 

No início do problema, a pessoa vê como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o avanço da doença, porém, a dificuldade aumenta progressivamente e a pessoa passa a enxergar apenas vultos, evoluindo, às vezes, até a cegueira.

 

Outros sintomas que podem ocorrer são visão dupla, sensibilidade à luz ou imagens distorcidas. A pessoa pode queixar-se de dificuldade para dirigir, ler e andar, ou referir que tem tido quedas frequentes e que as cores estão desbotadas e sem vida. Pode perder, ainda, o interesse em ler e costurar porque não consegue enxergar direito.

 

 PTERÍGIO

 



O pterígio é nada mais do que uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esta alteração costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila e é por este motivo que é o problema é conhecido por “carne no olho”.

 

É, normalmente, uma lesão que cresce de forma lenta ao longo da vida, mas pode parar em determinada altura — o que varia de caso para caso. Em casos mais avançados de pterígio, ele pode crescer de maneira mais rápida ou pode cobrir a pupila a ponto de interferir na visão do portador.

 

Principais sintomas do Pterígio (“carne no olho”):

Visão turva;

Olhos avermelhados (em casos mais avançados, além dos olhos vermelhos, também pode ocorrer inflamação nos olhos);

Sensação de corpo estranho nos olhos;

Fotofobia;

Lacrimejamento;

Uma pele nos olhos em direção a pupila;

Ardência nos olhos.

 

<> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário