terça-feira, 28 de junho de 2022

JUSTIÇA DO TRABALHO AFASTA INDENIZAÇÃO PARA EX-EMPREGADA DE FRIGORÍFICO PORTADORA DE DOENÇA DEGENERATIVA

Ela alegou ter desenvolvido problemas na coluna, no ombro e na mão esquerda por conta da atividade realizada no serviço




Uma ex-empregada de um frigorífico em Nanuque teve negado o pedido de indenização por danos morais. Ela alegou ter desenvolvido problemas na coluna, no ombro e na mão esquerda por conta da atividade realizada no serviço. Porém, não restou provado o nexo causal ou concausal entre a doença alegada e as atividades exercidas na empresa.


A decisão é dos julgadores da Nona Turma do TRT-MG, que mantiveram, por unanimidade, a decisão proferida pelo juízo da Vara de Trabalho de Nanuque. Segundo o desembargador relator Rodrigo Ribeiro Bueno, a doença degenerativa não é considerada doença do trabalho, não havendo que se falar em responsabilização da empregadora por danos morais ou materiais.


A ex-empregada relatou que as dores surgiram gradualmente e pioraram com o decorrer do contrato de trabalho. Para apurar o nexo de causalidade, o juízo da Vara de Trabalho de Nanuque determinou a realização de perícia médica, que reconheceu se tratar de periciada de 40 anos, destra, acima do peso, com 109 kg, admitida na empresa em 2/5/2018 e dispensada em 14/11/2020.


Na visão do desembargador relator Rodrigo Ribeiro Bueno, o perito oficial deixou evidente que a trabalhadora é portadora de doença degenerativa que não é considerada doença do trabalho (artigo 20, parágrafo 1º, letra “a”, da Lei 8.213/91). “Além disso, inúmeros outros fatores que poderiam também contribuir para a piora do quadro, como as ocupações anteriores da profissional e o fato de a periciada se encontrar hiperpesada”.


Segundo o julgador, para ser considerada doença profissional ou do trabalho, é necessário que a patologia tenha sido produzida, adquirida ou desencadeada pelo exercício do trabalho, nos termos dos incisos I e II do artigo 20 da Lei nº 8.213/1991. “Até porque, nos termos dos artigos 186 e 927 do CC, para a responsabilização civil do empregador, é necessária a concomitância dos seguintes requisitos: a prática de ato ilícito pelo empregador, decorrente de dolo ou culpa, o dano sofrido pelo empregado e o nexo de causalidade entre o ato ilícito e o dano”.


O magistrado reforçou que, além de não comprovar o nexo de causalidade, o laudo pericial indica que sequer aconteceu o alegado dano: “O exame pericial não detectou incapacidade laboral plena, apenas queixas álgicas relatadas. Não foi detectada capsulite adesiva nem alterações neurológicas incapacitantes”.


Para o relator, a conclusão do laudo foi categórica ao afirmar que, por se tratar de doença degenerativa, cuja origem deriva de herança genética, os fatores externos podem agravar o quadro, piorando uma situação já existente. “No presente caso, não comprovado o nexo de causalidade entre a suposta doença e as atividades exercidas e o dano incapacitante para as atividades laborais, não se pode falar em condenação ao pagamento de indenização por danos morais e materiais”, concluiu o relator, negando provimento ao recurso da trabalhadora. O processo já foi arquivado definitivamente.


Processo - PJe: 0010548-93.2021.5.03.0146 (ROT) - FONTE: TRT-3ª Região


NOTA DA REDAÇÃO: A FONTE DA INFORMAÇÃO NÃO MENCIONA NOMES DAS PARTES ENVOLVIDAS


<>


 

segunda-feira, 27 de junho de 2022

PREFEITO GILSON GARANTE PRESENÇA DE ANDRADE, CRAQUE MASTER DO FLAMENGO, NA FINAL DO CAMPEONATO INTERBAIRROS

Meio-campo fez 570 partidas pelo clube, conquistou vários títulos, incluindo Mundial Interclubes, Libertadores e 4 vezes o Brasileirão

 



Em vídeo divulgado nas redes sociais neste início de semana, o prefeito Gilson Coleta mostra o jogador Andrade, meio-campo do Flamengo nas décadas de 1970 e 1980, confirmando sua presença em Nanuque no dia 17 de julho, na partida final do Campeonato Interbairros 2022.


"Entramos em contato com o Andrade. A sua vinda para a final do nosso Campeonato está garantida, com grandes possibilidades de trazermos, também, o atacante Nélio. Enfim, tudo aponta para uma sensacional finalíssima do Interbairros 2022", afirmou Gilson, que é flamenguista de coração.

 



A competição começou dia 17 de abril, Domingo de Páscoa, e dura exatamente três meses, com 19 equipes participantes. Os jogos acontecem sempre aos sábados e domingos no Estádio Badarozão.   

 

Aos 65 anos, em plena atividade, Andrade faz parte da equipe Master do rubro-negro carioca.

 

Assista ao vídeo 👇




ATACANTE NÉLIO, TAMBÉM DO FLA, PODERÁ SER OUTRO CONVIDADO

 



Outro famoso craque do Mengão que poderá estar em Nanuque dia 17/7 é o atacante Nélio, de 52 anos, também da equipe Master, com um total de 342 partidas pelo clube e vários títulos conquistados.


Saiba mais sobre os dois craques

 

ANDRADE

 

Meio Campo

Nome Completo: Jorge Luís Andrade da Silva

Data de Nascimento: 21 de Abril de 1957

Cidade: Juiz de Fora, MG

1° Jogo: 6 de Outubro de 1976 (Flamengo 2 x 0 Seleção Brasileira)

Jogos pelo Fla: 570

Número de Gols: 29

 

Biografia

Jorge Luís Andrade da Silva ( Juiz de Fora, 21 de Abril de 1957 – ) foi jogador de futebol do Flamengo da geração mais vitoriosa do clube. Muito talentoso, Andrade formou ao lado de nomes como Adílio e Zico um meio-de-campo que resiste ao tempo, e se mantém vivo na mente da torcida rubro-negra. Foi técnico do time profissional do Flamengo e fez um grande trabalho nessa função, sendo campeão Brasileiro após 17 anos, em 2009. Andrade é jogador da equipe FlaMaster do Flamengo.

 Andrade era um jogador de muita técnica, dotado de excelente visão de jogo, capaz de realizar lançamentos de longa distância com extrema perfeição.

No Flamengo, Andrade começou sua carreira profissional em 1974 e, após passar duas temporadas emprestado ao ULA Mérida para ganhar experiência, retornou como um desconhecido à Gávea em 1978.

Mas, seu estilo clássico, do nível dos melhores volantes da história do futebol brasileiro fez com que o garoto rapidamente conquistasse a vaga de titular absoluto.

Andrade vivenciou a fase mais gloriosa do clube rubro-negro, tendo participado das conquistas da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes em 1981, formando com Adílio e Zico o maior meio-de-campo da história do Fla.

Em 1988, após dez anos seguidos no Flamengo, e 569 jogos vestindo o Manto Sagrado, que fazem dele o 5° jogador com mais partidas, transferiu-se para a Roma. Contudo, Andrade não ficou muito tempo por lá e, já em 1989, retornava ao futebol carioca, desta vez, para atuar pelo arqui-rival do Rubro-Negro, Vasco da Gama. Naquele mesmo ano, o Vasco sagrou-se campeão brasileiro e Andrade conquistou seu quinto Campeonato Brasileiro, haja vista que já possuía outros quatro títulos pelo Flamengo.

Nos últimos anos de sua carreira, Andrade atuou por clubes pequenos como a Desportiva, o Operário e o Bacabal.

 

Títulos

Flamengo

Mundial Interclubes: 1981

Taça Libertadores da América: 1981

Campeonato Brasileiro: 1980, 1982, 1983 e 1987

Campeonato Carioca: 1979, 1979 (Especial), 1981 e 1986

Taça Guanabara: 1979, 1980, 1981, 1982, 1984 e 1988

Taça Rio: 1983, 1985 e 1986

Troféu Ramón de Carranza: 1979, 1980

 

Seleção Brasileira

Jogos Olímpicos: Medalha de Prata Medalha prata 1.JPG em Seul 1988

 

Vasco da Gama

Campeonato Brasileiro: 1989

Taça Guanabara: 1990

Desportiva Capixaba

Campeonato Capixaba: 1992

Operário-MT

Campeonato Mato-grossense: 1994

 

NÉLIO

 

Atacante

Nome Completo: Nélio da Silva Melo

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Nascimento: 26 de Janeiro de 1971

Jogos pelo Fla: 342

Gols pelo Fla: 71

1º Jogo: 28 de Maio de 1988 (Flamengo 6x0 Goytacaz)

 

Biografia

Nélio surgiu nas divisões de base do Flamengo em 1988, junto com uma safra de jogadores importantes como Paulo Nunes, Júnior Baiano, Marcelinho Carioca e Djalminha. Atuando como profissional na equipe do Flamengo, Nélio participou de importantes conquistas do clube, como a Copa do Brasil de 1990 e o Campeonato Brasileiro de 1992.

Ele estreou no Flamengo com apenas 17 anos, na goleada do Rubro-negro sobre o Goytacaz RJ por 6 a 0, no dia 28 de maio de 1988, e já em seu segundo jogo entre os profissionais, dia 16 de setembro de 1990, decidiu o seu primeiro Flamengo e Vasco: 1 a 0 para o clube da Gávea, com gol do jovem apoiador de pernas arcadas.

Em 1995, seu passe foi cedido ao Guarani de Campinas, mas acabou retornando ao Flamengo no mesmo ano. Em 1997, Nélio foi novamente descartado dos planos da diretoria rubro-negra, tendo sido negociado com o Fluminense. O jogador não agradou aos tricolores e, no início da temporada seguinte, foi transferido ao Atlético Paranaense.

Após conquistar o título de campeão paranaense no primeiro semestre de 1998, Nélio voltou ao Flamengo, mas não conseguiu ser reintegrado ao clube. Nos anos seguintes, trocou sucessivamente de clubes, que incluíram o Ituano, Paraná Clube, Americano RJ, Botafogo SP e até mesmo um clube da Hungria, o Haladás. Em 2006, Nélio esteve no elenco do Sport Club Guanabara, clube da segunda divisão do futebol fluminense. Ainda vagando pelo futebol, o jogador assintou com o Pinheiros e em 2008 defendeu o modesto Ypiranga.

Recentemente Nélio está de volta ao Flamengo, só que agora, pelo time de Showbol. Ao lado de feras como Djalminha, Zinho, Luís Antônio e Gélson Baresi, o ex-jogador disputa o torneio Rio-São Paulo da modalidade pelo Fla. Nélio é jogador da equipe FlaMaster do Flamengo.

 

Títulos

Campeonato Carioca: 1991, 1996

Taça Guanabara: 1995, 1996

Taça Rio: 1991, 1996

Copa do Brasil: 1990

Campeonato Brasileiro: 1992

  

<> 

sábado, 25 de junho de 2022

DOMINGO TEM REINAUGURAÇÃO DA QUADRA ANEXA AO ESTÁDIO BADAROZÃO

Com presença confirmada do deputado Neilando Pimenta, prefeito Gilson vai entregar 19 uniformes completos para equipes de futebol dos bairros

 



Esporte não é apenas futebol, há várias outras modalidades que precisam de apoio do poder público, como basquete, vôlei, handebol, futsal e tantas outras. E é com esse pensamento que o prefeito Gilson Coleta está convidando a população para a festa de reinauguração da quadra poliesportiva anexa ao Estádio Badarozão, neste domingo (26), a partir das 8h30 da manhã.

 

Neilando: presença confirmada


Estão programados alguns jogos entre equipes de Nanuque e de Posto da Mata (Nova Viçosa/BA). Gilson confirma a presença do deputado estadual Neilando Pimenta para a entrega de 19 uniformes às 19 equipes que participam do Campeonato Interbairros da Cidade.

MAIS DINHEIRO PARA A CULTURA DE NANUQUE: MUNICÍPIO FAZ CRESCER PONTUAÇÃO DO ICMS CULTURAL EM 60%

 

Vereador Sidnei elogia esforço e competência da secretária

 

Naiara Lima diz que recomendação partiu do prefeito Gilson Coleta

 



No decorrer da semana, o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, divulgou relação completa com a pontuação do ICMS Cultural dos municípios do estado. De forma extraordinária, Nanuque mais que dobrou a sua pontuação em relação ao ano passado.

 

De acordo com os dados oficiais, Nanuque registrou um aumento de 60%, passando do índice de 6,20 para 9,92. “Nosso município conseguiu um bom trabalho. Não deixou a pontuação cair e houve crescimento. Mesmo com a pandemia da Covid-19 e todas as dificuldades encontradas, a Cultura arrebentou no ICMS Cultural com os trabalhos em 2021", afirmou a secretária de Cultura, Naiara Lima.

 

Naiara e Gilson: trabalho intenso na Cultura


“Em relação ao ano 2020, Nanuque pontuou com 5,66. Em 2021, primeiro ano do governo Gilson Coleta, alcançamos 6,20. Agora, com a projeção do Iepha para o ano que vem, chegamos à pontuação de 9,92."

 

QUASE MEIO MILHÃO DE REAIS PARA 2023 SÓ NA CULTURA

 

O bom desempenho do Município vai proporcionar, para o ano que vem, recursos próximos ao montante de quase 500 mil reais para serem aplicados em ações e programas ligados à área cultural.

 

“Com base nessa avaliação positiva, teremos um volume considerável de recurso para que a administração Gilson Coleta possa investir em todas as áreas da Cultura, incluindo conservação do patrimônio e bens históricos.”

 



Naiara acrescenta: “Chegamos a correr o risco de ficar sem ICMS Cultural para 2023 por falta de atividades. Aí, quando assumimos, em 4 meses nós praticamente fizemos um trabalho intenso equivalente a 12 meses, o que permitiu esse salto sensacional na pontuação. Direcionamos prioridade, por exemplo, à ativação do Conselho Municipal de Cultura, palestras em escolar sobre preservação do patrimônio histórico cultural, vistoria em bens histórico da cidade e outras ações. Tudo deu certo! Só temos que comemorar”, explicou a secretária.

 

Naiara, Sidnei do Frisa e Iolanda Pereira, chefe da Seção de Cultura e Turismo


DETERMINAÇÃO DO PREFEITO GILSON

 

“Quando o prefeito Gilson me nomeou para conduzir a pasta da Cultura, ele foi bem direto comigo ao dizer: ‘Faça o possível e o impossível para que o setor cultural de Nanuque ganhe destaque e reconhecimento perante o Governo de Minas. Assim como a Saúde, Educação, Infraestrutura, Assistência Social e outras áreas de um governo municipal, a Cultura merece tratamento prioritário’. E assim fizemos, com o apoio do prefeito e dos demais secretários, além do reconhecimento dos vereadores”, concluiu Naiara.

 

SIDNEI ELOGIA

 

Assim que ficou sabendo da nova pontuação de Nanuque no ICMS Cultural, o vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, fez questão de ir cumprimentar a secretária.

 



“Não poderia deixar de vir parabenizar a Naiara. Ela demonstra competência e dedicação nas coisas que assume. Seu trabalho na Cultura está sendo extraordinário. Não apenas na Festa de São Pedro, que vai acontecer nos dias 1 e 2 de julho, mas em diversas outras iniciativas. Em termos de Cultura, Nanuque vai muito bem, obrigado, graças a Naiara e sua equipe”, festejou o vereador, que é o relator da Comissão de Finanças, Orçamentos e Tomadas de Contas da Câmara.

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
 

Em dezembro do ano passado, o Programa de Educação para o Patrimônio nas Diversas Áreas de Desenvolvimento foi lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo.





<> 

quinta-feira, 23 de junho de 2022

NOVO PROCESSO SELETIVO EM NANUQUE PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO


Bolsa-auxílio mensal de R$ 1.446,00, além de auxílio-transporte de R$ 9,00 por dia


INSCRIÇÃO TERMINA HOJE 




O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP - MG) torna pública a realização de mais um Processo Seletivo de nível superior destinado à admissão de estagiário de pós-graduação em direito.


De acordo com o edital, será preenchida uma vaga na 3ª Promotoria de Justiça da comarca de Nanuque, além da formação de cadastro reserva.


Para concorrer, é necessário ter disponibilidade para atuar em carga horária de seis horas diárias. Ao ser contratado, o estagiário será beneficiado com bolsa-auxílio no valor de R$ 1.446,00, além de auxílio-transporte de R$ 9,00 por dia de atividade efetivamente exercida.


Procedimentos para participação


Para participar, os interessados devem realizar as inscrições no período de 21 a 23 de junho de 2022, mediante o preenchimento de formulário online - CLIQUE AQUI


No que diz respeito à classificação dos candidatos inscritos, será realizada uma prova teórica, de caráter eliminatório e classificatório, composta por questões objetivas e/ou discursiva, no qual envolverá os temas de direito penal, direito processual penal, infância e juventude (Lei n.º 8.069/90), direito civil (direito de família e sucessões), língua portuguesa.


É importante destacar que a prova está prevista para ser aplicada no dia 24 de junho de 2022, com inicio às 8h, na UNEC - Campus Nanuque, na Rua Nelício Cordeiro, nº 50-100, Bairro Israel Pinheiro.


Também haverá uma entrevista no dia 29 de junho de 2022, na Praça Teófilo Otoni, 20, Centro, Nanuque, com inicio às 9h.


O prazo de validade do presente Processo Seletivo será de um ano, com possibilidade de ser prorrogado, por igual período, a critério do órgão responsável. (Jornalista: Thamires Fernandes)


quarta-feira, 22 de junho de 2022

PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL MORRE EM ACIDENTE NA BR-101, PERTO DE JOÃO NEIVA/ES

José Ernane era nanuquense e completou 40 anos no dia 11 deste mês

 

José Ernane de Souza Brito era procurador da Fazenda Nacional (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)


Pouco mais de uma semana após ter completado 40 anos de idade, o procurador da Fazenda Nacional José Ernane de Souza Brito foi vítima de acidente na madrugada desta quarta-feira (22), no km 203 da BR-101, município de João Neiva, no Norte do Espírito Santo, distante aproximadamente 300 km de Nanuque.

 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele estava de carro a caminho de Linhares/ES e bateu de frente com um caminhão. O procurador morreu na hora e o motorista do caminhão não se feriu.

 

NANUQUENSE

 

Nascido em Nanuque no dia 11 de junho de 1982, filho do casal Édima Rosa de Souza Silva Brito e José Ernane Ferraz de Brito, José Ernane era procurador da Fazenda Nacional desde 2008, lotado no ES e já foi presidente do Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).

 

Da infância à juventude, sempre estudou em Nanuque: na Escolinha Pingo de Gente e, depois, no Colégio Santo Antônio. Após concluir o Ensino Médio, obteve aprovação em quatro vestibulares, mas optou por cursar Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

 

Deixa viúva Tainá Bastos de Brito e duas filhas: Maria Fernanda (10 anos) e Ana Luíza (2). José Ernane tinha três irmãos: Nelson, Diego e Rute. Era sobrinho do ex-prefeito Nide Alves de Brito, que governou Nanuque por três mandatos.

 

De acordo com informações de familiares, o sepultamento deverá acontecer em Vila Velha/ES, quinta-feira (23), às 16h30.

 

PGFN LAMENTA FALECIMENTO

 

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lamentou a morte do procurador: "Ernane Brito será lembrado entre seus colegas pelo trabalho intensivo na defesa das prerrogativas inerentes ao cargo de procurador da Fazenda Nacional, em especial, no período em que esteve à frente do Sinprofaz. Os colegas da PGFN prestam homenagem e se solidarizam, nesse momento de dor, com familiares e amigos", diz a nota divulgada pela instituição.

 

HOMENAGEM DO TIO NIDE

 

Perda irreparável do sobrinho Ernane Junior, o acidente fatal que o levou a óbito  tirou precocemente sua vida,

Nutrimos  uma grade amizade além do parentesco,  foi meu aluno,  pessoa ótima, alegre, inteligente, comunicativo, sereno,,disciplinado, determinado, pessoa do bem, grande caráter, pautava  sua vida pela dignidade, honradez,,honestidade, probidade.

Era muito ligado a família , irmãos, primos, amava suas filhas e esposa,,era dotado de uma excelente energia, motivação, entusiasmo, tinha muitos amigos, gostava de correr no calçadao de Vila Velha, bom papo,,amigo, companheiro, amava seus pais JOSE Ernane  e Edna, nos deixou bruscamente, ele havia me ligado semana atrás  e conversamos sobre vários assuntos , ficou de vir conhecer o apart que passamos temporada,assim como fiquei de lhe visitar no novo apart do Marine que havia comprado recentemente e que estava muito feliz e satisfeito,,com vista para o mar e morro do moreno, na praia da costa.

Fiquei muito emocionado quando Maria José me transmitiu  a notícia  do acidente e de seu óbito.

Era uma pessoa brilhante, gostava de viver, fazer amizades, conversar, sorrir e ter boas emoções.

Foi um grande procurador da fazenda Nacional em que a integridade foi sua referência e a sua excelente postura profissional foi seu objetivo.

Na verdade, fico sem entender o seu súbito  desaparecimento, talvez a emoção abatida e prostada  não deixa vê o fluxo da vida  , a finitude que existe em cada um de nós.

A saudade será eterna e o seu espírito guerreiro  e  destemido sempre estará  entre nós,  isso nós traz certo alívio,  conforto e esperança.

Creio que estará num ótimo lugar pela pessoa boa, verdadeira, espiritual, amiga que foi na vida dos parentes, amigos e colegas.

Vai ser enterrado em Vila Velha na sepultura do meu pai que ele gostava tanto.

Sei que uma dor alucinante  atravessa o coração de seus pais, irmãos, amigos e parentes  ,,filhas, esposa, nora, mas agora Ernane Junior está nas mãos  de Deus.


Nide Alves de Brito

 

O texto acima, assinado por Nide Alves de Brito, foi reproduzido integralmente com autorização do autor.


<> 

terça-feira, 21 de junho de 2022

APOSTADOR DE NANUQUE ACERTA A QUINA DA MEGA-SENA

 

Prêmio passa de R$ 71 mil

 



Uma das oito apostas mineiras que acertaram a quina do concurso 2.492 da Mega-Sena, realizado no último sábado (18), é de Nanuque. Os outros sete ganhadores são de Contagem (4 ganhadores), Belo Horizonte, Mamonas e Senador Modestino Gonçalves. Cada um vai embolsar R$ 71.634,15.

 

Os números sorteados foram: 10 - 30 - 31 - 33 - 42 - 52. Ninguém acertou as seis dezenas. Com isso, o próximo concurso, previsto para esta na quarta-feira (22), deve pagar um prêmio de R$ 70 milhões.

 

Ao todo, a quina teve 65 ganhadores. Outros 6.645 apostadores levaram a quadra, com prêmio individual de R$ 1.001,01.  As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.  A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

 

<> 

segunda-feira, 20 de junho de 2022

MULHERES MOTORISTAS CARRETEIRAS TÊM CURSO E OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Programa da Suzano capacita candidatas de Nanuque, Mucuri e outras cidades da região

 

imagem ilustrativa


As mulheres motoristas contarão com uma nova oportunidade para se destacar e crescer na profissão. O Programa Na Estrada com Elas desenvolvido pela Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, traz capacitações e possibilidade de contratação em empresas parceiras da companhia.

 

Para participar do Na Estrada com Elas é necessário possuir CNH Categoria E, ter ensino básico e ser residente no entorno de Nanuque/MG; Mucuri, Itabatã, Posto da Mata, Teixeira de Freitas, na Bahia, e Pedro Canário, no Espírito Santo.

 

As mulheres que buscam qualificação adequada com objetivo de desempenhar a função de motorista carreteira são o público-alvo do programa. A inscrição pode ser realizada até 30 de junho, por meio do site da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), empresa parceira da Suzano, na área Nossos Cursos no link CLIQUE AQUI

 

Durante a formação, as motoristas participarão de aulas teóricas e práticas, com carga horária de 464 horas e orientações sobre segurança, direção defensiva, treinamento operacional em campo e aulas com simulador de direção. As aulas serão desenvolvidas por meio de uma parceria com a Fabet durante os meses de julho, agosto e setembro. Ao final da capacitação, as mulheres estarão aptas a exercer a função de motoristas de transporte tritem no abastecimento de madeira.

 

Empoderamento

 

Mais do que capacitar mulheres e atender uma demanda na Região Sul da Bahia, o Programa Na Estrada com Elas traz impactos positivos localmente e

empoderamento para as profissionais de acordo com Carolina de Araújo, gerente de Logística da Unidade Mucuri. “O programa traz uma nova oportunidade para que essas mulheres consigam ter essa formação, uma nova oportunidade de trabalho e ser líderes de suas carreiras. É um movimento importante e que enxergamos com brilho nos olhos. A diversidade e inclusão estão no propósito da Suzano e entendemos que esse movimento nos fortalece e também nossos fornecedores, além de trazer muitos benefícios para a região”, afirma Carolina.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos.

 

Para mais informações, acesse www.suzano.com.br

 

<> 

terça-feira, 14 de junho de 2022

VICE-PRESIDENTE DO PL DE BOLSONARO EM MG VEM A NANUQUE NESTA QUARTA (15)

 

Deputado Gustavo Santana tem reunião marcada com lideranças políticas


Médico José Roberto Oliva deve assumir presidência do partido

 

Gustavo Santana, médico José Roberto Oliva e advogado Evandro Rodrigues: PL fortalecido em Nanuque


O deputado estadual Gustavo Santana, 2º vice-presidente do Partido Liberal (PL) em Minas Gerais, filho do presidente estadual da legenda, ex-deputado José Santana de Vasconcellos Moreira, tem agenda de trabalho em Nanuque nesta quarta-feira, 15 de janeiro.

 

Gustavo deve desembarcar no Aeroporto local por volta das 11h30. Em seguida, almoço com lideranças políticas e definição dos nomes que irão compor a nova direção municipal do PL. O nome do médico José Roberto Oliva é o mais cotado para assumir a presidência.

 



Aos 71 anos, José Roberto fez parte da turma de formandos em Medicina de 1975 pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. Tem especialização em Ginecologia e Obstetrícia. É natural de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, onde foi secretário municipal de Saúde e vereador na legislatura 1983-1988, ocupando a presidência da Câmara no biênio 87-88. Há mais de 30 anos que reside e trabalha em Nanuque nas redes pública e particular. Sempre teve participação ativa no cenário político local e já fez parte da direção do PSDB. É casado com a também médica Rosângela Maria Fernandes Oliva.

 

GUSTAVO SANTANA VEM PARA ORGANIZAR O PARTIDO E TRATAR DE SUA PRÉ-CAMPANHA À REELEIÇÃO

 

Gustavo e líder maior do seu partido, presidente Jair Bolsonaro (foto-arquivo)


O deputado estadual Gustavo Santana, que possui expressiva base de apoio em Nanuque, tem 42 anos e está no seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Atua como membro efetivo nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Agropecuária e Agroindústria e suplente nas comissões de Segurança Pública e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Gustavo conserva forte amizade com políticos e empresários de Nanuque.


Logo após a reunião desta quarta, deverão ser anunciados os nomes da nova direção do PL em Nanuque. Publicação oficial deve sair nos próximos dias, conforme registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Reunião na casa do ex-vereador Junior São Geraldo, amigo do deputado Gustavo e coordenador de suas campanhas eleitorais na cidade e região, com presença de aliados como o empresário Alexandre Loss e convidados de outros partidos, como o vereador Lot Ignácio Souza Jr., o Lozim, e a servidora Rosa Marques (arquivo março/2022)


<> 

terça-feira, 7 de junho de 2022

SAÚDE DE NANUQUE REALIZOU 120 CIRURGIAS DE CATARATA E PTERÍGIO NO FIM DE SEMANA

 Perto de completar 80 anos, Roque Soares foi um dos beneficiados

 

💬 "Claro que eu tô feliz!"


Diretor de secretaria da Câmara de Nanuque entre as décadas de 1970 e 1990, redator de textos oficiais, cantor, compositor e poeta, Roque Antonio Soares vai completar 80 anos no dia 26 de agosto com a sua “visão de águia” recuperada. Ele foi um dos beneficiados dentro do mutirão de cirurgias de catarata e pterígio que a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último fim de semana.

 

“Claro que eu tô feliz! Não só eu, mas um grande contingente da nossa população, é ou não é?”, suspirou Roque. “É uma cirurgia delicada, uma cirurgia cara.”




 Assista ao vídeo 👇

 


 CATARATA

 



A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

 

Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.

 

No início do problema, a pessoa vê como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o avanço da doença, porém, a dificuldade aumenta progressivamente e a pessoa passa a enxergar apenas vultos, evoluindo, às vezes, até a cegueira.

 

Outros sintomas que podem ocorrer são visão dupla, sensibilidade à luz ou imagens distorcidas. A pessoa pode queixar-se de dificuldade para dirigir, ler e andar, ou referir que tem tido quedas frequentes e que as cores estão desbotadas e sem vida. Pode perder, ainda, o interesse em ler e costurar porque não consegue enxergar direito.

 

 PTERÍGIO

 



O pterígio é nada mais do que uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esta alteração costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila e é por este motivo que é o problema é conhecido por “carne no olho”.

 

É, normalmente, uma lesão que cresce de forma lenta ao longo da vida, mas pode parar em determinada altura — o que varia de caso para caso. Em casos mais avançados de pterígio, ele pode crescer de maneira mais rápida ou pode cobrir a pupila a ponto de interferir na visão do portador.

 

Principais sintomas do Pterígio (“carne no olho”):

Visão turva;

Olhos avermelhados (em casos mais avançados, além dos olhos vermelhos, também pode ocorrer inflamação nos olhos);

Sensação de corpo estranho nos olhos;

Fotofobia;

Lacrimejamento;

Uma pele nos olhos em direção a pupila;

Ardência nos olhos.

 

<>