segunda-feira, 28 de março de 2022

VARA VIRTUAL DA JUSTIÇA FEDERAL EM NANUQUE

 Presidente da OAB/MG de Nanuque diz que Gilson e Alemão “abraçaram o projeto”

 

Governo Municipal sinalizou positivamente à proposta


Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira (28) pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG), Tadeu Barberino Rios, confirmou a grande possibilidade da Comarca de Nanuque poder contar com os serviços de uma Vara Virtual da Justiça Federal.

 

Segundo ele, o prefeito Gilson Coleta e o vice Gilmar Alemão “se colocaram completamente à disposição, abraçaram o projeto”.

 

Tadeu explicou as vantagens de implantação de uma Vara Virtual.

 

Assista ao vídeo 👇



<> 

domingo, 27 de março de 2022

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE NANUQUE DEVE CONTINUAR COM O PARTIDO DO PREFEITO

Pastor Bruno Salomão é o nome mais cotado

Prefeito Gilson e vice Alemão estão afinados com a definição do grupo

Reforço da bancada “União é Força” pode garantir eleição

 

Bruno Salomão, o vereador mais novo da Câmara, aos 36 anos, é o mais cotado para suceder o mais velho, José Osvaldo (62), nos próximos dois anos

Com o vice Alemão e o prefeito Gilson: relação de confiança e fidelidade


No segundo biênio (entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024) da atual Legislatura, a presidência da Câmara de Nanuque deverá permanecer com o PROS, partido do prefeito Gilson Coleta. Sai o vereador mais velho e experiente, José Osvaldo Lima dos Santos, que completa 63 anos dia 10 de abril, para a possível entrada do seu sucessor, Bruno Salomão dos Santos, o Pastor Bruno, o mais novo (36).

 

Este é o cenário que ficou predefinido no início da semana passada, durante reunião de alguns vereadores com o prefeito e o vice-prefeito Gilmar Alemão.


Gilson e Bruno com o governador Romeu Zema (foto-arquivo jun./2021)


 PARA ENTENDER O ASSUNTO

 

Nas eleições de 2020, a união do PROS de Gilson com o Partido Solidariedade (SD) de Alemão resultou no maior número de candidatos a vereador: 40, sendo 20 do PROS e 20 do SD.

 

Cada partido elegeu dois vereadores: José Osvaldo e Bruno Salomão pelo PROS; Lot Ignácio Junior, o Lozim, e Djalma Moreira, do SD. Logo na primeira rodada de conversações, ficou definido que a presidência se confirmaria dentro do PROS, o que resultou na tranquila eleição de José Osvaldo, candidato único.

 

Agora, quando se fermentam os diálogos para a eleição do próximo presidente, novamente a união PROS-SD encarrega-se das articulações na condução do processo. Entre os quatro, José Osvaldo, pela legislação vigente, não pode disputar a reeleição; Djalma disse que não pode assumir o cargo por causa do seu horário de trabalho, de segunda a sexta-feira, durante os turnos da manhã e da tarde; e Lozim resolveu abrir mão de uma possível indicação para o colega Bruno.


O grupo "União é Força" foi formado em setembro com os vereadores: à frente - Sidnei, Elson, Elienis e seu esposo Gordinho (ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-prefeito); atrás - Lozim, Deda, José Osvaldo, Djalma e Bruno Salomão


GILSON, ALEMÃO E O GRUPO “UNIÃO É FORÇA”  – No desenrolar do processo, é de fundamental importância a articulação política do prefeito e do vice. Mas outro fator que pode assegurar a eleição de Bruno é o possível apoio do grupo “União é Força”, criado em setembro, durante reunião na casa do vereador Sidnei Pereira Silva (Sidnei do Frisa – Cidadania), com a participação de 8 vereadores – maioria dentro da Câmara, que tem 13 integrantes.

 

O grupo majoritário representa nada menos que 61,7% do total representativo de votos, equivalente a 3.297 votos. “A Câmara Municipal deve ser um poder independente, mas munido de boas intenções e com o espírito colaborativo de ajudar na administração da nossa cidade”, comentou o idealizador Sidnei, durante o encontro de criação.

 



Além de José Osvaldo, Bruno, Lozim e Djalma, o grupo contava com os vereadores Deda (atual partido União Brasil, ex-DEM), o vereador mais votado, com 583 votos, representante do distrito de Vila Pereira; Elson Lima (PT), do distrito de Gabriel Passos; Sidnei do Frisa (Cidadania) e Elienis (União Brasil, ex-DEM).

 

OUTROS NOMES - Há informações de que Sidnei do Frisa, Elienis e Sargento Frank Garcia (Avante) também apresentam-se como possíveis candidatos. As próximas semanas serão decisivas para a definição do próximo comando da Câmara Municipal, representado pela Mesa Diretora que é formada por presidente, vice-presidente e secretário.

 

<> 

 

 

sexta-feira, 25 de março de 2022

CONSTRUÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA DA ESCOLA VINDILINO LIMA

 Em vídeo, secretária de Educação e professora de educação física agradecem deputado Wendel Mesquita

 

🏀Recurso de mais de meio milhão de reais foi viabilizado para a obra, atendendo pedido do vice-prefeito Gilmar Alemão

 

Secretária de Educação, Mônica Caldas Carvalho
ASSISTA AO VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA


R$ 575.586,22 (quinhentos e setenta e cinco mil, quinhentos e oitenta e seis reais e vinte e dois centavos). Este foi o valor exato da emenda parlamentar do deputado Prof. Wendel Mesquita, já liberado para a construção da quadra poliesportiva da Escola Municipal Vindilino Lima, em Nanuque.

 

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a secretária de Educação, Mônica Caldas Carvalho, faz um sincero agradecimento ao deputado, manifestando alegria e entusiasmo com a conquista. Também a professora Joana D’Arc, educadora física, reforça o ato de gratidão.

 


O vice Alemão e a professora Joana


O vice-prefeito Gilmar Santos Pereira, o Alemão, que é presidente municipal do mesmo partido do deputado – Solidariedade –, também reforça os agradecimentos e promete para breve um balanço do trabalho de Wendel Mesquita em favor de Nanuque nas várias áreas da Administração Municipal.


Wendel e Alemão: parceria sempre proveitosa para Nanuque (foto arquivo)


BEM LONGE DO CENTRO

 

A Escola Vindilino Lima localiza-se na Rua Águas Formosas, 1.240, bem distante da área central da cidade. Fica bem próxima dos bairros Nak-Nuk e Vila Nova, bem como o final da Rua Lagoa Santa, bairro Zarur e adjacências.

 

Segundo Alemão, a escola atende expressivo contingente de alunos que residem nesses bairros das regiões sul e sudoeste de Nanuque.

 

RECURSO LIBERADO E JÁ NA CONTA: 

MAIS DE R$ MEIO MILHÃO 👇



Assista ao vídeo 👇




<> 

 

VACINAÇÃO NAS ESCOLAS


 

quarta-feira, 23 de março de 2022

JOSÉ OSVALDO COBRA DIRETAMENTE AO GOVERNO DO ESTADO A CRIAÇÃO DE UMA AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO

Presidente da Câmara foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar

 

Renato Louzi, secretário Fernando Passalio, José Osvaldo e Eliezer Correia (foto jornal Em Tempo)


A criação de uma Agência Regional de Desenvolvimento em Nanuque, para apoiar, capacitar e qualificar as diversas áreas empresariais visando ao impulso econômico do Município e região, foi o principal tema da audiência do presidente da Câmara, José Osvaldo Lima dos Santos, em Belo Horizonte, nessa terça-feira (22), com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar.

 

“A condição de Nanuque como cidade-polo da região do Baixo Mucuri só será configurada quando tivermos atenção especial do Governo de Minas. Por isso, é fundamental uma Agência Regional de Desenvolvimento. Protocolei o pedido ao secretário”, disse o vereador.

 

Outro pedido de José Osvaldo foi para que a Cemig devolva ao Município uma área da antiga Praça João Pinheiro, repassada à concessionária de energia elétrica em governos passados. Ele argumentou que a empresa já não faz mais o uso do terreno, que precisa ser urbanizado e revitalizado para que a população de Nanuque faça uso daquele espaço.

 

Com relação ao terreno da antiga praça João Pinheiro, Fernando Passalio solicitou um pedido formal para a viabilidade do atendimento do pedido. "Temos que verificar a viabilidade de devolução do terreno ou até mesmo uma urbanização da área pela empresa, para desfruto da população de Nanuque", disse Passalio. "Porém tudo vai depender de como se encontra a documentação da área e da demanda".

 

O encontro contou com a presença do representante da Cemig, Eliezer Correia, e do advogado Renato Louzi, assessor parlamentar do deputado Carlos Pimenta.

 

No gabinete do deputado Carlos Pimenta


AUDIÊNCIA COM O 

DEPUTADO CARLOS PIMENTA

 

José Osvaldo aproveitou a viagem à capital para uma nova audiência com o deputado estadual Carlos Pimenta, quando entregou ofício contendo várias reivindicações de obras e serviços para Nanuque. (Com informações do jornal Em Tempo)

 

<> 

segunda-feira, 21 de março de 2022

FOTOS E VÍDEOS MOSTRAM EX-PREFEITO MACHUCADO, RECEBENDO ATENDIMENTO DO SAMU

Teodoro teria pisado em falso e caído, sofrendo ferimentos na cabeça

 



Várias fotos e vídeos circularam nas redes sociais nesta tarde de segunda-feira (21/3), mostrando o ex-prefeito Teodoro Saraiva Neto, de 78 anos, com sinais de abatimento físico e prostração, sentado e deitado em via pública, com marcas de ferimento e sangue na cabeça. Também há um vídeo que mostra o trabalho da equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no atendimento.


O editor deste blog preferiu não divulgar as fotos.

 

Relatos de pessoas ligadas ao ex-prefeito dão conta de que ele teria pisado em falso em algum buraco de calçada e se desequilibrado. Teodoro recebeu atendimento médico e encontra-se sob observação no Pronto-Socorro.

 

Em conversa por telefone às 16h25 com o seu filho Teodoro Saraiva Filho, o Teodorinho, que se encontra na cidade de Teresina, capital do Piauí, seu pai aguarda uma tomografia do crânio para um diagnóstico mais preciso do seu estado de saúde. 

 

VICE-PREFEITO E PREFEITO DE NANUQUE

 

Nascido em 7 de outubro de 1943 na cidade de Rio do Prado/MG, que fica no Vale do Jequitinhonha, microrregião de Almenara (distante 270 km de nossa cidade), Teodoro é advogado e já foi vice-prefeito de Nanuque no governo do ex-prefeito José de Carvalho Caires (1983-1988). Dez anos depois, em 1992, ganhou a eleição de prefeito, tomou posse em 1º de janeiro de 1993 e governou até o final do mandato, em dezembro de 1996.

 

Dois anos após concluir seu governo, em 1998, foi candidato a deputado estadual, obtendo 7.365 votos. Em 2000, disputou novamente a eleição de prefeito e emplacou o segundo lugar, com 5.130 votos. Depois, em 2004, outra participação em um pleito eleitoral, mais uma vez concorrendo a prefeito, ficando de novo em segundo lugar, com 7.620 votos. Por último, em 2020, voltou a concorrer a prefeito, pela legenda do PRTB, e obteve 358 votos. (Prof. Ademir Jr.)


Veja vídeo do atendimento da equipe do Samu 👇

 


<> 

 

<> 

quarta-feira, 16 de março de 2022

NANUQUE MAIS ILUMINADA, MAIS BONITA E MAIS SEGURA


Prefeito Gilson confirma parceria com a Cemig em novo programa: lâmpadas LED – luminosidade forte

 

Investimento de R$ 250 mil

 



Nanuque entra no grupo das cidades inteligentes que passam a adotar a tecnologia  LED, substituindo as lâmpadas comuns, na rede de iluminação pública. A diferença é enorme. As lâmpadas LED têm maior intensidade, são mais econômicas porque consomem menos energia e duram bem mais.

 

Numa comparação com outros tipos de lâmpadas, enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, uma lâmpada de LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas.

 


Esta semana, o prefeito Gilson Coleta firmou parceria com a Cemig, na presença do gerente local, Wander Lister de Carvalho Sá Junior. Nesta primeira etapa, a Cemig irá substituir 204 luminárias, dentro projeto Minas LED e do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O investimento inicial é de R$ 250.000,00.

 

Wander Lister de Carvalho Sá Junior, gerente da Cemig


Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, “é necessário que se leve energia para todos os cantos da cidade, pois o desenvolvimento envolve energia elétrica. A instalação das luminárias LED representa mais um passo dentre vários investimentos em melhorias que vão proporcionar o atendimento adequado à população nanuquense”. Além de uma cidade mais bonita, iluminação de qualidade também é sinônimo de segurança.

 

Assista ao vídeo 👇



LOZIM AGRADECE


Vereador apresentou Indicação na Câmara em fevereiro deste ano, cobrando agilidade para incluir Nanuque entre os primeiros municípios beneficiados com o programa de iluminação pública com lâmpadas LED.


Lozim: autor do pedido em fevereiro deste ano


"Em pouco mais de um mês, nossa proposição foi atendida. Só tenho a agradecer ao prefeito", comentou o vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim.


O documento (Indicação nº 005/2022) foi apresentado na reunião do dia 7 de fevereiro.


"A medida, além de modernizar e melhorar bastante a intensidade da iluminação de nossas ruas e praças, no centro, nos bairros e nos distritos, vai significar uma grande economia para o Município em gastos com iluminação pública", comentou Lozim.


Veja o documento 👇




<>



terça-feira, 15 de março de 2022

ERA UMA VEZ UMA ÁRVORE BEM GRANDE NA PRAÇA PRINCIPAL DA VILA NOVA...

Projeto de lei sobre compensação ambiental por corte ou supressão de árvores poderá ser votado na Câmara ainda no primeiro semestre

 

Era uma vez...


Os frequentadores da Igreja católica do bairro Vila Nova, assim como os usuários do ponto de mototáxi e veículos de fretes, enfim, todas e quaisquer pessoas perderam em definitivo, ano passado, uma enorme sombra que as protegia sempre do calor tão característico de Nanuque.

 

Uma gigantesca árvore localizada na esquina da Praça Valdemar Silveira com a Avenida Brasil foi vítima de uma poda inadequada em julho de 2021. Enquanto todas as árvores floresciam na primavera de 2021, a velha árvore secava a olhos vistos, ainda que pudesse se recuperar a longo prazo. Mas não permitiram.

 

Numa terça-feira antes do Carnaval, dia 22 de fevereiro de 2022, contrariando toda a lógica de ecologia e respeito às áreas verdes, machucando o bom senso e o mínimo de inteligência humana, a árvore foi reduzida a pedaços.

 

O ato foi consumado, sem que nenhuma providência efetiva fosse tomada.



Fotos: Jamerson A. Tiossi


 

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL POR CORTE OU SUPRESSÃO DE ÁRVORES EXÓTICAS NO MUNICÍPIO

 

Durante a reunião da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (14/3), foi apresentada uma Indicação que cobra do prefeito Gilson Coleta a elaboração de projeto de lei para regulamentar a compensação ambiental por corte ou supressão de árvores exóticas no Município.

 

PODAS INDEVIDAS

 

O autor do documento, vereador José Osvaldo Lima Santos, presidente, disse que tanto na gestão passada como na atual, a Prefeitura tem determinado corte e podas indevidas de árvores em ruas centrais e dos bairros de Nanuque.

 

“Como medida de alerta e de prevenção contra ações desse tipo, vale recomendar ao Prefeito Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que se encarregue da elaboração de Projeto de Lei destinado a regulamentar a compensação ambiental por corte ou supressão de árvores exóticas na área territorial do Município”, disse ele.

 

4 NOVAS ÁRVORES PARA CADA UMA DERRUBADA

 

A sugestão é determinar o replantio de quatro novas árvores para cada árvore suprimida e vale para as árvores localizadas em áreas urbanas, de propriedade particular e fora de Área de Preservação Permanente (APP).

 

De acordo com a proposição, o replantio deverá ser feito preferencialmente com espécies específicas para arborização urbana ou que o plantio seja substituído pela doação de mudas comuns.

 

Tal compensação reflete uma espécie de indenização oriunda de uma degradação. A medida seria uma forma de compensar parte do impacto ambiental gerado pela supressão de algumas árvores até centenárias, além de contribuir economicamente com o município através da doação de mudas.

 

Espera-se que a Indicação não se perca com o tempo, e que realmente o respectivo projeto de lei seja submetido à votação ainda neste primeiro semestre, conforme intenção do autor.

 

Que fique o registro!

 

<> 

JOSÉ OSVALDO FAZ APELO PARA RETORNO DA PERÍCIA MÉDICA À AGÊNCIA DO INSS DE NANUQUE

Vereador tratou do assunto com o deputado Carlos Pimenta na presença do gerente do INSS, Hegley Amaral

 

Hegley Amaral, gerente do INSS, deputado Carlos Pimenta, que é médico, e José Osvaldo, durante encontro na Câmara Municipal, sábado (12)


A necessidade urgente de um esforço conjunto dos poderes Legislativo e Executivo, no intuito de sensibilizar a direção regional do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o retorno do serviço de perícia médica à agência de Nanuque, foi um dos assuntos em pauta no encontro do presidente da Câmara, José Osvaldo Lima Santos, com o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT), na manhã do último sábado (12/3).  

 

Na presença do gerente local do INSS, advogado Hegley Fernandes Amaral, o vereador entregou ofício ao deputado, ressaltando que há muitos anos a perícia foi desativada, o que trouxe enormes transtornos e dificuldades.

 



“As pessoas que precisam realizar perícia médica, por questões de trabalho, saúde ou aposentadoria, em sua grande maioria integrantes de famílias de baixa renda, são obrigadas ao deslocamento para outras cidades, como Teófilo Otoni/MG, Montanha/ES e Teixeira de Freitas/BA, e, quando conseguem autorização, a ajuda de custo é insignificante e não cobre as despesas com passagens, alimentação etc.”, argumentou José Osvaldo.

 

Lembrou que várias providências já foram tomadas no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo do Município, mas nenhum sucesso foi obtido. A agência do INSS permanece desprovida. A perícia é de competência exclusiva de um médico concursado e treinado internamente, que deve possuir conhecimentos de legislação previdenciária.

 

Com os servidores da Câmara


PERÍCIA - A perícia é uma atividade realizada no INSS para verificação médica com diversas finalidades médicas que serão utilizadas administrativamente para caracterização ou não, conforme a legislação vigente no momento, do direito a um benefício, dentre elas:

 

1. a verificação da incapacidade laborativa consequente a traumas ou doenças para a concessão de benefícios por incapacidade;

2. a verificação da invalidez para a concessão de benefícios assistenciais;

3. a verificação do enquadramento da doença de que o examinado é portador em várias situações de direito a benefícios fiscais, tais como isenção de pagamento de imposto de renda para aposentados.

 

<> 

segunda-feira, 14 de março de 2022

PREFEITO GILSON E PRESIDENTE DA CÂMARA, JOSÉ OSVALDO, PARTICIPAM DA INAUGURAÇÃO DO NOVO FÓRUM DA COMARCA

A Comarca de Nanuque está completando 64 anos de instalação, ocorrida no dia 23 de fevereiro de 1958

 

Descerramento da placa inaugural do Fórum Doutor Juvêncio Jacinto Oliveira Filho, no bairro Novo Horizonte (Crédito: Riva Moreira/TJMG)


Na manhã desta segunda-feira (14/3), o prefeito Gilson Coleta e o presidente da Câmara, José Osvaldo Lima dos Santos, participaram da solenidade de inauguração do novo prédio do Fórum Doutor Juvêncio Jacinto Oliveira Filho, da Comarca de Nanuque, no bairro Jardim Novo Horizonte, região noroeste da cidade. Com isso, o antigo fórum, que não atendia mais as necessidades do Poder Judiciário, dá lugar a um edifício moderno, amplo e mais adequado à Comarca.

 

O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Flávio de Almeida, representando o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, presidiu o ato inaugural. Ele chegou ao fórum acompanhado do vice-corregedor-geral de Justiça, desembargador Edison Feital Leite, dos desembargadores Wanderley Salgado de Paiva e Rui de Almeida Magalhães, do presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e do juiz convocado para a Segunda Instância Marco Antonio Melo. A comitiva foi recebida pela diretora do foro de Nanuque, juíza Aline Gomes, e por autoridades da região.

 

Novo fórum é preparado para acomodar até quatro varas, com dois pavimentos interligados por um elevador e amplas escadas, totalmente voltado para a acessibilidade de idosos e portadores de deficiência (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Novo prédio

 

Após a execução do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar de Teófilo Otoni, o desembargador José Flávio de Almeida descerrou a fita de inauguração ao lado da juíza Aline Gomes. O novo fórum é preparado para acomodar até quatro varas. Possui dois pavimentos interligados por um elevador e escadas e tem acessibilidade para idosos e portadores de deficiência.

 

Além disso, tem amplo estacionamento para carros, motos e bicicletário. Também conta com sistema de ar condicionado, sistema de segurança, amplas salas para magistrados, servidores, arquivos, Cejusc e moderno tribunal do júri.

 

Ao ler discurso do presidente Gilson Lemes, a quem representou na solenidade, o desembargador José Flávio de Almeida lembrou que o Fórum de Nanuque é o 11º a ser inaugurado desde o início da atual gestão (Crédito: Riva Moreira/TJMG)


O desembargador José Flávio de Almeida agradeceu a presença de todos e destacou a satisfação de estar presente no evento. "Atuei como magistrado na Comarca de Pedra Azul, Vale do Jequitinhonha, e me sinto em casa na região", disse.

 

Ele leu o discurso do presidente do TJMG, Gilson Lemes, que destacou as principais metas de sua gestão. Uma delas é a conclusão e inauguração de novos fóruns pelo interior de Minas Gerais, o que reforça o compromisso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em dar melhores condições de trabalho a magistrados e servidores, além de proporcionar maior conforto ao jurisdicionado.

 

O Fórum de Nanuque é o 11º a ser inaugurado desde o início da atual gestão, em julho de 2020. Já foram inaugurados novos fóruns em Carmo do Rio Claro, Miraí, Guaranésia, Araguari, Mariana, Varginha, Capelinha, Matozinhos, São Romão e Abaeté. E uma série de novos edifícios do Judiciário mineiro ainda serão entregues ao longo desta administração, até 30 de junho de 2022. Ao final do discurso, o 1º vice-presidente agradeceu a todos que contribuíram para a construção do novo fórum.

 

Gratidão

 

Titular da Comarca de Nanuque desde 2018, a juíza Aline Gomes Santos Silva tem uma relação muito próxima com o Judiciário local, mesmo antes de entrar para a magistratura. Em 2002, ela atuou como oficial de apoio judicial na comarca, após passar no concurso público para o TJMG.

 

Para a juíza Aline Gomes dos Santos, novo fórum oferecerá aos usuários excelente estrutura de trabalho e atendimento a todas as necessidades (Crédito: Riva Moreira/TJMG)


Em 2013, ela ingressou na magistratura, atuando nas Comarcas de Malacacheta e Pedra Azul, antes de chegar à Comarca de Nanuque, em 2017, em passagens que foram lembradas com muita emoção durante a cerimônia. A magistrada é natural de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha; mas, coincidentemente, passou grande parte da infância, adolescência e fase adulta na própria Nanuque.

 

“Neste ano, a Comarca de Nanuque completou 64 anos de instalação, ocorrida no dia 23 de fevereiro de 1958. Fomos agraciados com um novo prédio, o qual tenho a gratidão de inaugurar enquanto diretora do foro”, destacou a magistrada.

 

Ela lembrou que o fórum antigo não tinha condições de atender o jurisdicionado com conforto. Afirmou ainda que o prédio não possuía sala apropriada para a coleta de depoimento especial de vítimas vulneráveis, sendo necessário improvisar o espaço que abrigava o setor da Assistência Social. “Outro ponto negativo do fórum antigo eram as salas de audiências e gabinetes, extremamente pequenas, não comportando a realização de audiências com muitas partes, principalmente em razão do período da pandemia da covid-19”, acrescentou.

 

Para a juíza Aline Gomes, o novo prédio do fórum oferecerá a todos os usuários excelente estrutura de trabalho e atendimento. “Na nova estrutura, teremos condições de promover atendimento mais humanizado e digno aos que buscam a Justiça para suas demandas, destacando-se espaço dedicado ao depoimento especial de vítimas vulneráveis, salas separadas para testemunhas, além de maior quantidade de salas para atendimentos pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.”

 

Ela também destacou o fato de o novo prédio possuir total acessibilidade para pessoas com limitações físicas. “O prédio do fórum representa o cuidado que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais dedica a todos os jurisdicionados da Comarca de Nanuque e região do Vale do Mucuri”, encerrou.

 

Além da cidade de Nanuque, fazem parte da comarca a cidade de Serra dos Aimorés e os distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos. A economia local está embasada no comércio, na prestação de serviços e em indústrias (frigorífico, fábrica de açúcar, usina de álcool anidro e usina hidrelétrica). O destaque, contudo, é a agropecuária, com a criação de gado bovino de corte e leite.

 

Presenças

 

Também estiveram presentes na cerimônia juízes da comarca de Nanuque e Teófilo Otoni, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil em Nanuque e das Polícias Civil e Militar. (Texto: TJMG/Ascom)


 

<> 

 

REUNIÃO DEFINE PRÓXIMOS PASSOS DO PARTIDO LIBERAL (PL) DE NANUQUE

 Partido que tem o presidente Bolsonaro como filiado terá novo comando no Município

Empresário Alexandre Loss é o único da direção atual que deve permanecer

 

Em sentido horário: Junior (de boné), Bruno Salomão, pastor Merry, Lozim, Rosa, Alexandre, Gustavo Santana e José Roberto


Foi na casa do ex-vereador Odilon Mendes de Carvalho Junior, o Junior São Geraldo, sexta-feira passada (11/3), a reunião que traçou os próximos passos do Partido Liberal (PL) em Nanuque.

 

Perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legenda encontra-se ativa no Município desde agosto de 2015, mas sem movimentação política. Inclusive, o nome que aparece como presidente ainda é o do empresário José Salim Amaro, que dirigiu a Fanan (Faculdade de Nanuque) e o campus local do Unec (Centro Universitário de Caratinga) durante muitos anos. Salim, porém, faleceu dia 29 de novembro de 2019.

 

Merry, Lozim, Gustavo, José Roberto, Evandro Rodrigues e Bruno Salomão

À esquerda, Rosa Marques


O encontro contou com o deputado estadual Gustavo Santana, que é o 2º vice-presidente do PL em Minas Gerais e filho do atual presidente, ex-deputado José Santana, e o empresário Alexandre Leonie Gera Loss, do segmento da construção civil, que faz parte do órgão atual desde 2015 e deverá permanecer entre os membros da direção.

 

Também presentes os vereadores Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, e Bruno Salomão, médico José Roberto Oliva, pastor evangélico Robson Merry Teixeira Farias, advogado Evandro Rodrigues Santos e a servidora pública da área de Saúde, Rosa Marques.

 




PARTIDO FORTE

 

Com a filiação do presidente da República, Jair Bolsonaro, no final de novembro de 2021, o PL ficou fortalecido e hoje detém a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados, atrás apenas do União Brasil e do Partido dos Trabalhadores (PT). 


Em fevereiro de 2022, o partido tinha 761.415 filiados, sendo o oitavo maior partido do país. Até o final do mês, muitos deputados federais e estaduais de todo o País deverão confirmar filiação no PL, entre eles o federal majoritário de Nanuque, Eros Biondini.

 

Gustavo e Bolsonaro (foto-arquivo)

O empresário Alexandre Loss é integrante do PL desde 2015 e deve permanecer na direção municipal


A reunião na casa do ex-vereador Junior abordou o cenário político atual de Nanuque, as eleições de presidente, governador, senador e deputado, marcadas para outubro, e a reorganização do PL. “Nosso propósito é fazer do partido a maior força política do Município, garantindo a vitória de Bolsonaro em Nanuque, assim como dos demais candidatos da sua base de apoio”, comentou o empresário Alexandre Loss.

 

<> 

terça-feira, 8 de março de 2022

DEFESA DA ASCANUK EM DOSE TRIPLA

Lozim apresenta 3 proposições na Câmara em benefício dos catadores de materiais recicláveis


Lozim: na mesma reunião, 3 matérias em favor da Ascanuk


O vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, aproveitou a reunião desta segunda-feira (7) da Câmara para apresentar não apenas um, mas três documentos em defesa da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nanuque (Ascanuk), entidade devidamente registrada no CNPJ 14.785.987/0001-01, desde 14 de dezembro de 2011, portanto, há mais de 10 anos em atividade.


INCÊNDIO

 

Lozim manifestou sentimento de tristeza e solidariedade em relação ao incêndio, ocorrido domingo, que destruiu alguns objetos na sede da entidade.

 

DOCUMENTOS APRESENTADOS

 

Lozim assinou e encaminhou as Indicações nº 35, 36 e 37/2022, que trataram dos seguintes assuntos:


INDICAÇÃO Nº 35/2022

Providências urgentes para habilitação de Nanuque visando posterior envio de documentação referente aos dados de resíduos sólidos do ICMS Ecológico ao Governo de Minas.

 

INDICAÇÃO Nº 36/2022

Necessidade de medidas destinadas a conscientizar órgãos públicos e empresas privadas quanto à definição de locais específicos para entrega de resíduos e embalagens disponibilizados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nanuque (Ascanuk).

 

INDICAÇÃO Nº 37/2022

Reitera pedido de ações efetivas de apoio à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nanuque (Ascanuk).


O vereador durante a sessão de segunda-feira (7/3)


 ASSUNTOS ESPECÍFICOS

 

Na primeira Indicação (35), Lozim quer Nanuque habilitada no tocante a empreendimentos de tratamento e/ou disposição de resíduos sólidos urbanos (RSU) cadastrados junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), para que o Município possa receber recursos do ICMS Ecológico ao Governo de Minas.

 

Na segunda (36), com fundamento no Projeto de Lei nº 4220/21, de alcance federal, em tramitação na Câmara dos Deputados, o vereador diz que o Município deve criar medidas específicas destinadas a conscientizar órgãos públicos e empresas privadas para a definição de locais específicos para a entrega de resíduos e embalagens aos trabalhadores vinculados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nanuque (Ascanuk).

 

Finalmente, na terceira (37), ele reitera Indicação apresentada em julho do ano passado, argumentando que é imprescindível que o Poder Público Municipal desenvolva ações efetivas de apoio à Ascanuk.

 

Lembra que, consultando os arquivos da Câmara, verificou que o Projeto de Lei Nº 003/2013, de 04 de fevereiro de 2013, declarou a Ascanuk como organismo de Utilidade Pública Municipal. A entidade representa os catadores e catadoras de materiais recicláveis, na busca pelo reconhecimento e valorização da categoria. Afinal, o catador de recicláveis é um trabalhador como qualquer outro e tem sua a importância na conjuntura social e econômica da cidade.

 

Veja os documentos 👇




 

<>