terça-feira, 24 de julho de 2018

OPINIÃO: DILMA NÃO SE LIVROU DA INELEGIBILIDADE


Advogado Mauro Bomfim, militante no direito eleitoral, diz que a ex-presidente não se livrou da inelegibilidade por causa da lei “ficha limpa”

Mauro Bomfim milita no campo
do direito eleitoral desde 1987

Em artigo publicado nos canais da imprensa e nas redes sociais, o advogado Mauro Jorge de Paula Bomfim, militante em direito eleitoral há 30 anos, com especialização nas áreas de direito administrativo, constitucional, tributário e municipal, explica que a ex-presidente Dilma Rousseff, que governou o País entre janeiro de 2011 e agosto de 2016, não está livre da inelegibilidade. “Ela ainda se enquadra na lei da ficha limpa”, diz ele.

Veja o artigo. 


Dilma não se livrou da inelegibilidade

Mauro Bomfim

Dilma: impedida de ser candidata

A ex-presidente Dilma Roussef não se livrou da inelegibilidade. Ainda se enquadra na Lei Ficha Limpa.

Pode ser eleitora na capital mineira. Pode votar, mas não ser votada. A transferência do domicílio eleitoral para Belo Horizonte nas vésperas do encerramento do prazo pode ser um indicativo de uma disputa da ex-presidente a um mandato eletivo nas eleições de outubro próximo.

A manobra do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros, decotou a inabilitação, ou seja, liberou a ex-presidente Dilma Roussef para ter os seus direitos políticos e exercer cargo nos poderes públicos, mas não a livrou da condição de ser votada.

O direito político é exercido pelo cidadão, com o direito de votar e de ser inscrito como eleitor.

As condições de elegibilidade estão previstas diretamente no texto da Constituição Federal, como o requisito da filiação partidária e da idade mínima, por exemplo.

Mas ainda que alguém possa ter seus direitos políticos plenos, nem por isso significa que pode se candidatar a cargo público, ou seja, ser votada, eis que pode estar privada do jus honorum.

A Lei da Ficha Limpa, na verdade a Lei Complementar 135, de 2010, que alterou a antiga Lei das Inelegibilidades de 1990, elenca um rol de crimes e de condutas que fazem incidir a perda da condição de registro de candidatura.

Inelegibilidade não é pena. É condição de registrabilidade. Nesse viés foi que o Supremo Tribunal Federal recentemente deu o sinal verde para a retroação máxima da Lei Ficha Limpa, ampliando extensivamente o prazo de inelegibilidade oito anos.

Dilma Roussef foi julgada pelo Senado Federal em sessão presidida pelo Ministro Ricardo Lewandowski, ex-presidente do STF, que lavrou a sua sentença de perda de cargo público por condenação a crimes de responsabilidade contra a Administração Pública.

Nesse caso, o Senado Federal funciona como órgão colegiado. Por exemplo, até mesmo o Tribunal Popular do Juri é considerado pela Justiça Eleitoral como órgão colegiado que, ao condenar o réu, o torna também inelegível, além da pena de privação de liberdade.

A resolução legislativa que condenou Dilma Roussef por crime de responsabilidade é de 2015 e, portanto, projeta sua inelegibilidade por oito anos, ou seja, até 2023, período em que a mesma está impedida de disputar mandato eletivo.

Toda e qualquer inelegibilidade ou condição de elegibilidade é aferida no momento em que alguém se apresenta para registrar candidatura. A pessoa pode estar inelegível antes da eleição. Mas caberá a ela ou não a iniciativa de disputar uma convenção partidária e solicitar ao partido que leve seu nome a registro.

Pelo calendário eleitoral de 2018, as convenções acontecem até 05 de agosto e o prazo final de registro é o dia 15 de agosto.

Não posso dizer se Dilma Roussef , seu partido e aquelas que a desejam na disputa em 2018, estão absolutamente tranquilos ou se poderão viver, doravante, pesadelos homéricos.






CALÇAMENTO DA RETA: MORADOR FAZ VÍDEO DE RECONHECIMENTO AO TRABALHO DO VEREADOR SIDNEI


Osmar Ferreira da Silva, o conhecido vendedor ambulante Padeirim, faz elogios ao vereador


Sidnei: agora, agradecimento

Depois de divulgar na imprensa local e nas redes sociais uma nota de esclarecimento, onde explica a origem dos recursos para as obras de calçamento da Av. Darcy Vargas (também conhecida como Av. Ivo Dantas Laje), no bairro Nossa Senhora de Fátima (Reta), o vereador Sidnei Pereira da Silva, Sidnei do Frisa (PPS), agradece ao amigo Osmar Ferreira da Silva, mais conhecido como Padeirim, pela divulgação de vídeo na internet.

Padeirim, amigo do vereador
(foto do Facebook)

No vídeo, Padeirim afirma que os recursos para o calçamento foram conseguidos “com a ajuda do vereador Sidnei do Frisa, do prefeito Roberto e do vice Barreto”.

Veja o vídeo abaixo.



“Só tenho a agradecer ao meu amigo Padeirim e a todos os moradores da Reta e todos os que acreditaram e acreditam em nosso trabalho de vereador. Obrigado!”, disse Sidnei.

CLIQUE AQUI PARA LER A A NOTA DE ESCLARECIMENTO DE SIDNEI, PUBLICADA EM 23/7/18



ARANHA PARTICIPA DE ENCONTRO DO PSD EM APOIO À PRÉ-CANDIDATURA ANASTASIA AO GOVERNO DE MG


Evento aconteceu em Santa Luzia, região metropolitana de BH. Partido de Aranha foi o primeiro a declarar apoio a Antônio Anastasia

Aranha entrega documento com demandas
de Nanuque para elaboração do plano
de governo do pré-candidato

Aranha é o presidente do PSD em Nanuque

Discurso de Anastasia


Na condição de presidente do Partido Social Democrata (PSD) em Nanuque, o vereador Antonio Carlos Aranha Ruas participou, na noite desta segunda-feira (23), de um grande encontro promovido pelo PSD-MG em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, para consolidar apoio à chapa de Antônio Anastasia como pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, e seu pré-candidato a vice, Marcos Montes.

Com o presidente do PSD-MG, Diego Andrade

“Apoiar Anastasia não é escolha, é questão de responsabilidade de todos os mineiros e mineiras que querem uma nova Minas Gerais, um Estado que sonhamos a todos”. Foi com essas palavras que o deputado federal Marcos Montes, indicado como pré-candidato a vice-governador na chapa de Anastasia, conclamou os mineiros para se unir nessa busca pela retomada do progresso a Minas Gerais.  “Precisamos reconstruir um Estado que nos orgulhe e só com uma pessoa do tamanho de Anastasia conseguiremos isso. Sabemos que é um caminho longo, difícil, mas que com muito trabalho e união alcançaremos”, completou Marcos Montes.

Com Alexandre Silveira, suplente de
senador, que deverá coordenar a
campanha de Anastasia em MG

ANASTASIA FOI O MAIS VOTADO PARA GOVERNADOR EM 2010 EM NANUQUE

Nas eleições de 2010, quando tivemos oito candidatos a governador, Anastasia foi o mais votado em Nanuque, chegando a 9.445 votos, correspondendo a 49,76% dos votos apurados. Depois, em 2014, Nanuque confiou 7.740 votos em Anastasia para senador, ficando em segundo lugar.

“Os nanuquenses fizeram o que a maioria dos eleitores mineiros fez, elegendo Anastasia para representar o estado no Senado Federal", disse Aranha.

No encontro, Aranha entregou ao pré-candidato a governador um documento contendo reivindicações de Nanuque no campo socioeconômico para ajudar na elaboração do plano de governo de Anastasia

Com o ministro Kassab

PSD FOI O PRIMEIRO A APOIAR ANASTASIA

O PSD foi o primeiro partido a declarar apoio ao nome de Antonio Anastasia como pré-candidato ao governo de Minas Gerais. O partido acreditou, confiou, se dispôs a andar junto.

O entendimento do PSD é que atual governo petista cometeu muitos equívocos nos últimos quatro anos, levando o Estado a atrasar o salário dos servidores, os repasses do ICMS, Fundeb e IPVA aos municípios, dos subsídios aos hospitais e deter o desenvolvimento.

Com o pré-candidato a senador,
Dinis Pinheiro

O presidente do PSD em Minas, deputado federal Diego Andrade, ressaltou que o Estado necessita de novos tempos de vitória. “Precisamos de um governante que respeite os nossos professores e pague em dia os nossos hospitais. Antônio Anastasia é uma pessoa sempre disposta a ajudar Minas Gerais, um dos nomes mais respeitados do senado e uma pessoa preparada para encarar os desafios que o nosso Estado apresenta”, ressaltou Diego.






Para que Minas Gerais volte a ser protagonista do desenvolvimento no País, o ministro Gilberto Kassab (PSD) disse que a partir de agora não existe mais PSD, existem partidos aliados sob a liderança de Anastasia. “Minas Gerais precisa estar nas mãos de alguém que tenha condições de recuperar o crescimento, o desenvolvimento, a geração de emprego e renda, de colocar o Estado de volta aos caminhos do progresso”.

Encontro de super-heróis:
Cap. América, Homem de Ferro
e Aranha (sem máscara)


Recém-empossado prefeito de Santa Luzia, delegado Cristiano Xavier (PSD) assegurou que a esperança por dias mais prósperos passa por um governo estadual parceiro dos municípios. “E tenho certeza de que o nome de Anastasia é o mais apropriado para que possamos ter essa esperança de que os municípios terão novamente a atenção que merecem”.


O evento, que contou com mais de 1.300 lideranças de todo o Estado, contou com as presenças do ministro Gilberto Kassab (PSD); suplente a senador, Alexandre da Silveira; dos deputados federais da legenda Marcos Montes (pré-candidato a vice na chapa de Anastasia), Diego Andrade (presidente do PSD/MG) e Raquel Muniz (coordenadora do PSD Mulher); dos deputados estaduais Cássio Soares e Duarte Bechir; do prefeito de Santa Luzia, delegado Cristiano Xavier; do pré-candidato ao senado, Dinis Pinheiro; e do ex-governador Alberto Pinto Coelho.



segunda-feira, 23 de julho de 2018

ELEIÇÕES 2018: OFICIALMENTE, JÁ SÃO 5 CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

Bolsonaro e Ciro Gomes são os mais expressivos até o momento


A corrida presidencial já começou, com base no resultado das convenções partidárias que estão confirmando os candidatos à sucessão do presidente Michel Temer (MDB).

Jair Bolsonaro foi indicado no domingo, pelo PSL, à Presidência da República. 

No sábado, o PSOL pôs oficialmente na disputa o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, Guilherme Boulos — a única candidatura realmente de esquerda, segundo afirmou em seu discurso. 

Até agora, todos eram pré-candidatos. Não mais. 

Na sexta-feira, Ciro Gomes, pelo PDT, a sindicalista alagoana Vera Lúcia, pelo PSTU, e o ex-presidente do BNDES Paulo Rabello de Castro, pelo PSC, foram também apresentados como postulantes à sala grande no terceiro andar do Palácio do Planalto. Todos precisam ainda que suas candidaturas sejam referendadas pelo TSE. 

Ainda há uma crise, na campanha Bolsonaro, em busca de um candidato a vice-presidente. Numa convenção marcada pela euforia, a advogada do impeachment Janaína Paschoal, que entrou como nome favorito no domingo, jogou um banho de água fria no auditório. Ela sugeriu que os partidários do capitão reformado têm se portado de forma radical. “Não se ganha eleição com pensamento único”, afirmou. “Reflitam se não estamos fazendo o PT ao contrário.” (Folha)

CALÇAMENTO DA RETA: NOTA DO VEREADOR SIDNEI DO FRISA


CALÇAMENTO DA RETA

Nota de esclarecimento do vereador Sidnei do Frisa

Finalidade é desfazer boatos nas redes sociais que tentam atingir o vereador

Sidnei: desmentindo "fake news"

A respeito das obras de pavimentação da Av. Darcy Vargas (também conhecida como Av. Ivo Dantas Laje), no bairro Nossa senhora de Fátima (Reta), em Nanuque, cabem alguns esclarecimentos para melhor informação do povo da nossa querida cidade:

1.    No ano de 2015, em uma das visitas a Nanuque, o deputado federal Renzo Braz, amigo pessoal, me pediu que lhe passasse alguns dados sobre as principais necessidades do município. Uma das reivindicações foi o calçamento da mencionada avenida do bairro da Reta, explicando que ela levaria benefício para uma população aproximada de 10 mil pessoas.
2.    Atendendo meu pedido, o deputado fez a indicação do recurso junto ao Orçamento Geral da União de 2016. A partir daquele momento, três anos atrás, o deputado e eu passamos a intensificar ações para liberação do pagamento do referido recurso.
3.    No dia 29 de maio, às 9 horas da manhã, na sala de licitações da Prefeitura Municipal, aconteceu o Processo Licitatório nº 066/2018 - Tomada de Preços nº  004/2018, para a contratação de empresa responsável pelas obras de pavimentação.
4.    No dia 9 de julho, recebi comunicação do deputado relativa ao pagamento da primeira parcela emenda genérica nº 27650002, no valor de R$ 172.375,00, depositada para conta da Prefeitura Municipal de Nanuque no dia 05/07/2018, conforme Ordem Bancária nº 2018OB804679. O valor total da emenda é de R$ 344.750,00.
5.    Com a primeira parcela depositada, os trabalhos foram iniciados.

A decisão de publicar a presente NOTA DE ESCLARECIMENTO tem a finalidade de desfazer a oportunista onda de boatos que circulam nas redes sociais, tentando desmerecer o papel deste vereador e o empenho do deputado Renzo Braz.

Documento oficial assinado
pelo deputado Renzo Braz
enviado ao vereador

Todos sabemos que as redes sociais estão cheias de “fake news”. Mais importante é ter respeito pela verdade dos fatos.

Com o apoio e confiança do povo de Nanuque e dos deputados que realmente trabalham em prol de Nanuque, vou continuar defendendo os interesses do povo nanuquense.

Na paz de Deus e de coração, deixo o meu abraço.

Nanuque, 23 de julho de 2018. 


SIDNEI DO FRISA
Vereador (PPS)




quarta-feira, 18 de julho de 2018

ENTREVISTA - 5 PERGUNTAS PARA: PROF. TIM



Prof. Tim


João Gonçalves dos Santos, o conhecido Prof. Tim, tem 73 anos, é economista e por vários mandatos respondeu pela presidência do Partido Popular Socialista (PPS) em Nanuque. Observador da política local, lidera um grupo que sempre participa de maneira influente das eleições locais.

- O PPS participou das últimas eleições municipais com candidatura própria a prefeito e ficou em terceiro lugar, numa campanha que teve sete candidatos. Além disso, fez o vereador mais votado. O partido já tem uma linha de ação para a disputa de 2020?

- Em nível nacional e, é claro, também em nosso Município, o PPS sempre foi um partido que trabalhou com interesse de fazer uma gestão totalmente diferenciada das do passado, e tem buscado nomes nessa direção. Acredito que  repetir insucesso nunca foi e nem será o pensamento do partido. Estamos observando nomes que futuramente venham a fortalecer a legenda, na meta de ter candidato próprio a prefeito com índice e probabilidade de maior sucesso possível.


- Depois de um ano e meio do prefeito Roberto de Jesus (PSDC) no poder, como o senhor  avalia o governo municipal? Quais os principais erros e acertos do gestor?

- Vejo um governo fragilizado pelo excesso de expectativas dos munícipes de um lado e, de outro, falta de planejamento para atender as metas da sua proposta de governo. Falta-lhe articulação política interna e externa. Um governo fechado, pequeno, sem perspectiva de avanço desenvolvimentista. Sobre os erros, relaciono: desconhecimento do poder político na gestão, restringindo o relacionamento sociopolítico. O gestor precisa da comunidade política para atender ao todo, o momento seria de governar usando os recursos próprios humanos e estruturais  para minimizar ao máximo os custos operacionais do Município e, consecutivamente, terceirizar o mínimo possível. Quanto a acertos, até o presente momento vislumbrou-se na transparência.

- De que forma a conjuntura econômica do país e do estado de MG interfere na administração municipal?

- A interferência na conjuntura econômica de nosso Município se dá conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Historicamente, debitamos ao nosso passado de gestões mal-sucedidas. No nosso caso, as receitas para atender as aspirações dos nossos munícipes são exclusivamente de repasses federais e estaduais, em ritmo minguante.

- Como o senhor vislumbra as eleições deste ano para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República?

- As eleições de 2018 sinalizam que poderá ser uma grande frustração, com previsão de muitos votos nulos, votos em branco e abstenções. Além disso, os chamados ‘votos negociáveis’ terão uma grande queda. Os partidos tradicionais podem tirar o cavalinho da chuva, haverá uma votação expressiva para as siglas pequenas organizadas e que tenham uma base ativa articulada de seguidores. Reeleição, em todos os poderes, muito raro.

- Que Nanuque o senhor quer no presente e no futuro?

- Gostaria de ter uma Nanuque de reconstrução, com oportunidades de emprego e renda a todo nanuquense, especialmente para que os jovens tenham razões para permanecerem aqui, e que a população ativa do futuro venha equiparar, em níveis proporcionais, a população ativa de 1960, quando tínhamos renda per capita equivalente às três maiores cidades do estado de Minas Gerais. A educação foi o primeiro elemento produtivo de bens e serviços, e terceiro fator econômico do município, perdendo para comércio, indústria e pecuária. Perseverança deve ser a nossa resistência, por momentos muito piores que nosso município, nosso estado e país viveram. Eu acredito que haverá um momento em que não teremos vergonha de assumir atitudes verdadeiramente cidadãs.


terça-feira, 17 de julho de 2018

NOVA LINHA NANUQUE-BH COM PASSAGEM QUE CUSTA R$ 90,00


Ônibus semi-leito, equipado com Wi-Fi, sai da Rodoviária todos os dias às 17h30


Acaba de entrar em operação uma nova linha de transporte coletivo que faz a ligação Nanuque-Belo Horizonte. O ônibus categoria semi-leito, com 42 poltronas, sai todos os dias (incluindo sábado e domingo) da Rodoviária de Nanuque às 17h30min, com previsão de chegada na Rodoviária da capital mineira por volta das 6 horas da manhã seguinte. De BH a Nanuque, o horário fixado é 18h30min.

A nova linha começa operando com preço da passagem a 90 reais, valor que pode ser dividido em até seis vezes no cartão de crédito.

Segundo Nita Rodrigues de Oliveira, responsável pelo guichê Kaissara-Itapemirim em Nanuque, onde as passagens são vendidas, a Transbrasil Turismo é uma empresa criada em 2008, portanto, há dez anos no segmento, sediada no estado de São Paulo, totalmente legalizada, que atende todas as especificações e exigências dos órgãos de fiscalização competentes, como ANTT, Artesp, Embratur, Emtu, SP Trans e outros.

Nita Rodrigues de Oliveira
“A empresa possui uma equipe competente, de grande experiência, que vem conquistando novos segmentos no mercado, procurando oferecer um serviço diferenciado com qualidade, eficiência, segurança e conforto. O ônibus é bastante confortável e equipado com sinal Wi-Fi de internet”, garante Nita.




domingo, 1 de julho de 2018

MORRE O EX-VEREADOR TIÃO CORREIA


Perto de completar 53 anos, era professor e advogado


Quase três meses antes de completar 53 anos de idade, faleceu neste sábado (30/6) em Brasília o ex-vereador por dois mandatos Sebastião Soares Correia, o conhecido Tião Correia. Professor da rede pública e advogado, nasceu em Nanuque no dia 23 de setembro de 1965. Segundo informações de pessoas ligadas à família, problemas relacionados a um câncer de reto determinaram a causa da sua morte.


Quando tinha 32 anos, durante a Legislatura 1997-2000, foi escolhido pelos colegas para assumir a presidência da Câmara de Nanuque, período em que adotou o slogan “Legislativo Jovem” para nortear seu desempenho à frente do Poder Legislativo municipal.


Tião orgulhava-se de ter contribuído para a popularização da imagem da Câmara. Em matéria publicada na imprensa durante as eleições de 2016, comentou: “Senti uma aproximação maior, uma identificação com a parcela mais jovem da população nanuquense, que passou a acompanhar com mais frequência as nossas reuniões. Nanuque vivia um período de transformações políticas e de investimentos aqui, como a construção da hidrelétrica, reforma do Stella Matutina, asfaltamento da estrada de Nanuque até o Espírito Santo, sentido Montanha/Mucurici. A Câmara teve papel marcante nessas conquistas”.

Capa da Lei Orgânica de Nanuque,
editada em julho de 1997, com participação
do vereador Tião Correia

Nas eleições de 2016 foi candidato a vereador pelo Partido Verde (PV), mas obteve apenas 156 votos, desempenho insuficiente para garantir seu retorno ao Legislativo.

Com o pai Jurandir

Quando era assessor parlamentar na
Câmara dos Deputados, em Brasília

Tiãozinho era filho do também ex-vereador e ex-presidente da Câmara Jurandir Correia. Entre suas principais conquistas no Legislativo, foi autor da polêmica lei do passe livre para estudantes. Formado em direito em 1992, também exerceu o cargo de professor em escolas como Antonio Batista da Mota (Polivalente), Américo Machado e Vale do Mucuri. Na juventude, morou em Brasília, quando foi assessor do então deputado federal Aécio Neves.

Era casado, pai de dois filhos - Junia e Sebastian.