quinta-feira, 29 de março de 2018

LUTADOR NANUQUENSE É MANCHETE EM SITE INTERNACIONAL DE MMA


Alexandre Pereira Silva permanece em coma dois meses após complicações no corte de peso

(foto publicada no site mmafighting.com)
O site internacional de MMA “mmafighting.com”, em matéria publicada nesta quinta-feira (29), descreve o drama vivido pelo nanuquense Alexandre Pereira Silva, que permanece na luta pela vida. Aos 21 anos de idade, ele estava se preparando para fazer sua estreia no MMA profissional no Shooto Brasil 80, no dia 28 de janeiro, quando sofreu complicações durante o corte de peso e foi levado às pressas para um hospital no dia da pesagem.


O pai, Magno Pereira, conversou com a reportagem do site MMA Fighting e deu mais detalhes sobre a condição atual de seu filho. “Alexandre sofreu várias convulsões enquanto cortava peso e sofreu um ataque cardíaco no hospital, e está em coma há dois meses”, disse.

Com os pais Magno e Eliane

O jovem sofria de rabdomiólise, que causava hemorragia interna e tinha um coágulo no cérebro. Os médicos disseram a Pereira e sua esposa, Eliane Silva, que o lutador de MMA precisaria de um milagre para sobreviver quando chegasse ao hospital.


Alexandre está atualmente lutando contra uma infecção, e seus órgãos, que pararam de funcionar por um tempo, voltaram às suas funções normais. Ainda há um risco de que o lutador possa entrar em um estado vegetativo. Ele permanece em estado crítico na unidade de terapia intensiva.

Os pais viajaram dia 27 de janeiro, de Nanuque para o Rio de Janeiro, para vê-lo lutar no Shooto Brazil 80, onde permanecem até hoje. Alexandre competiu uma vez em uma luta amadora do MMA, derrotando Marcos Silva por decisão majoritária no Shooto Brasil 73, em maio de 2017.


Uma semana após o incidente, em 3 de fevereiro, o COO da Comissão Atlética do MMA brasileiro, Cristiano Sampaio, disse ao MMA Fighting que o lutador ainda não havia sido licenciado pela comissão para competir.

“O atleta fez todos os exames de pré-luta exigidos pela CABMMA, exceto o exame físico, o único que não foi enviado para a comissão atlética”, disse Sampaio, na época. “Como ele não nos deu este último exame, nem a avaliação médica anterior à pesagem, e a pesagem real, ele ainda não foi autorizado para a luta. Esse exame, de acordo com sua equipe, foi feito no dia do incidente, mas não foi enviado para a comissão”.

terça-feira, 20 de março de 2018

PALAVRA DO EDITOR: FIM DA “LUA DE MEL” ENTRE PREFEITO E POPULAÇÃO



Fim da “lua de mel” entre prefeito e população

 
Com desempenho apenas regular, Roberto de Jesus conclui primeiro ano de governo e já começa a enfrentar os mesmos e velhos desafios dos antecessores, agindo tal qual



PARTE 1
ENTENDENDO OS NÚMEROS -
ROBERTO FOI ELEITO POR UMA MINORIA

Dos quatro anos que Roberto de Jesus tinha pela frente ao assumir a Prefeitura de Nanuque, dia 1º de janeiro de 2017, o primeiro ano já se foi e já estamos finalizando o primeiro trimestre do segundo. Nada mais ilustrativo do que uma pizza pequena, daquelas que a gente corta em quatro fatias, para ilustrar o primeiro ano de um mandato eletivo. Sempre uso a pizza como exemplo. Como se diz, para bom entendedor, uma fatia basta.

Traduzindo a prosa em meses, eram 48; transcorreram-se praticamente 15, mas ainda restam 33. Sem demora, o segundo pedaço da pizza terá desaparecido do prato. Ou seria do pires?

Historicamente, o povo de Nanuque é de paz, é bom, paciente, tranquilo e até condescendente em determinadas situações, quando determinado candidato vence as eleições de prefeito e começa a administrar o Município. Torcer contra pra quê? A cidade é de todos e todos querem o bem dela.

As coisas, no início, funcionam assim mesmo. É como se o primeiro ano fosse reservado a uma “lua de mel” experimental. Compreende-se a situação da Prefeitura, a baixa arrecadação, os eventuais débitos deixados, a velha e maldita herança que um prefeito normalmente deixa para o sucessor. Sempre foi assim.


DO ELEITORADO TOTAL, O PREFEITO RECEBEU OS VOTOS DE 22,4%

Nas eleições de outubro de 2016, dos 31.168 eleitores que estavam em situação regular para o voto em Nanuque, Roberto mereceu o voto de apenas 6.992, ou seja, 22,4% do eleitorado total. Isso significa que 24.176 eleitores ou não votaram nele, ou votaram nos outros seis candidatos que concorreram, ou votaram nulo ou em branco ou simplesmente nem compareceram às urnas para votar.

Vamos compreender melhor as coisas.

Percentualmente, com base no eleitorado total, se 22,4% dos eleitores votaram em Roberto, por outro lado 77,6% não votaram nele. A taxa de abstenção foi alta - 28,2%. Ou seja, 8.790 eleitores com direito ao voto não participaram da disputa. Não compareceram.

Além destes 8.790 que não foram às urnas, outros 1.226 preferiram simplesmente anular o voto e 615 votaram em branco.

Somando-se a votação recebida pelos sete candidatos a prefeito, chegou-se à soma de 20.537 votos apurados, dos quais Roberto ficou com 34,05% dos votos válidos. Um número bem inferior, por exemplo, ao total de votos obtidos por Jorge Miranda, eleito em 2000 com 13.142 votos, quase o dobro.

Pois bem: de cada 100 eleitores de Nanuque (dos que votaram), aproximadamente um terço passou o ano de 2017 inteirinho alimentando a esperança de ter dado “o voto certo” para prefeito, enquanto os outros dois terços, pacificamente, aceitaram o resultado e torceram para que tudo acontecesse da melhor forma.

Só que o tal ano 1 não foi dos melhores.

Amanhã tem a segunda parte desta análise.

PROF. ADEMIR RODRIGUES DE OLIVEIRA JR.


sábado, 17 de março de 2018

COMARCA DE NANUQUE TERÁ SISTEMA DE EXECUÇÕES PENAIS POR MEIO ELETRÔNICO


Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) será ativado


Ainda no primeiro semestre de 2018, a Comarca de Nanuque deverá concluir o sistema de execuções penais por meio eletrônico. Os benefícios que essa migração, dos autos físicos para o meio eletrônico, traz são inúmeros. A medida visa facilitar toda a transação do processo tornando-o mais ágil, facilitando o cumprimento das decisões que envolvem tempo de pena, levando em consideração e validando abatimento de dias, livramento para condicional, indultos e progressões de regime.

Segundo informações do site oficial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga ressalta como características do sistema eletrônico, inovação, transparência e eficiência, além da agilidade possibilitada pela tecnologia. Como o SEEU controla automaticamente os prazos de tempo de prisão e de benefícios concedidos ao apenado, os trâmites relacionados a execução penal são todos agilizados e cumpridos dentro do prazo, podendo contribuir, até mesmo, com a diminuição carcerária e evitando os atrasos que são prejudiciais tanto para o preso quanto para o sistema prisional.

Há ainda outra vantagem do sistema que é o fato da ferramenta possibilitar a visualização da execução penal em todas as comarcas e outros estados que já estejam com o SEEU vigorando.

O entendimento é que, com o SEEU, além de eliminar tantos maços de processos físicos nas mesas dos juízes, vai economizar os gastos de papel, um jeito mais sustentável de trabalhar. Além disso os prazos se cumprirão com mais precisão, beneficiando o preso e o sistema.

Panorama

Em Minas Gerais já são quase 86 mil pessoas cujos processos tramitam eletronicamente na plataforma do SEEU. Desses, cerca de 35 mil cumprem penas privativas de liberdade. O sistema já funciona em 27 comarcas no estado, entre elas a de SJDR.

Também no primeiro semestre, junto com Nanuque, outras comarcas vão concluir a implantação da ferramenta, como: Curvelo, Sete Lagoas, Manga, Coronel Fabriciano, Francisco Sá, Pouso Alegre, Formiga e Vespasiano.


segunda-feira, 12 de março de 2018

24º “NINGUÉM TE AMA COMO EU” CONFIRMADO PARA DIAS 14 E 15 DE ABRIL EM NANUQUE


GILSON ESPERA CARAVANAS DE MAIS DE 20 CIDADES E APOSTA EM SUCESSO ALÉM DAS EDIÇÕES ANTERIORES



Confirmadíssima para os dias 14 e 15 de abril, sábado e domingo, na Feira Coberta de Nanuque, a 24ª edição do consagrado evento “Ninguém Te Ama como Eu”, que este ano terá como atrações especiais as bandas Canção do Espírito e Dominus e os pregadores da Canção Nova, Alessandra Santtos e Wendel Barros.


Como um dos idealizadores do evento desde 1995, e até hoje na linha de frente da sua organização, o contabilista e vereador Gilson Coleta Barbosa não esconde o entusiasmo que se renova a cada ano. “Já fizemos eventos memoráveis no final dos anos 90 e entramos o século XXI consolidando o sucesso do Ninguém Te Ama como Eu. Acredito que esta edição vai extrapolar o sucesso de anos anteriores. Voltamos com todo gás para a organização, ao lado do Sidnei Fernandes e de todas as pessoas envolvidas com a promoção”, afirmou Gilson.

Sidnei e Gilson: coordenadores

A promoção conta com o apoio dos padres Paulo e Wendel, unindo as paróquias São José Operário e São José e toda a comunidade católica.

CARAVANAS DE CIDADES VIZINHAS

Camisetas do evento 

Gilson já antecipa a expectativa em torno das caravanas de cidades próximas, do nordeste de MG, extremo sul da BA e norte do ES, como Teófilo Otoni, Carlos Chagas, Serra dos Aimorés, Ataleia, Águas Formosas, Teixeira de Freitas, Mucuri, Posto da Mata, Itabatã, Lajedão, Ibirapuã, Medeiros Neto, Itanhém, Caravelas, Nova Viçosa, Montanha, Mucurici, Pedro Canário e outras. “Estamos esperando mais de 20 caravanas de fora, vai ser o maior sucesso de louvação da Palavra do Senhor e evangelização de crianças, jovens e adultos”.

Nos próximos dias, estaremos divulgando mais detalhes a respeito do evento.


sexta-feira, 9 de março de 2018

INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE LÍDER COACH EM NANUQUE ENCERRAM-SE NESTA SEXTA


Voltada a empresários e gestores de micro e pequenas empresas, capacitação terá início no dia 19 de março

Renata (Sebrae-MG)

A analista do Sebrae Minas em Nanuque, Renata Carvalho, lembra que nesta sexta-feira (9) encerram-se as inscrições para o curso Líder Coach, ação voltada para o desenvolvimento das lideranças, utilizando técnicas de coaching. As inscrições podem ser feitas no escritório do Sebrae, que fica na Rua Caxambu, 144, mesmo local onde será realizado o curso, ou pelo telefone (33) 3621-1522. O valor da inscrição: R$ 700,00.

O primeiro workshop será realizado nos dias 19 e 20 de março, e o segundo nos dias 9 e 10 de abril. Além das 32 horas de atividades, cada participante terá direito a quatro sessões de coach de uma hora.  Serão abordados conceitos e tendências de liderança e ferramentas de coach.

Também será realizada uma releitura do ambiente e da cultura organizacional, quando temas como valores e comunicação interpessoal serão confrontados com a busca dos resultados econômicos e financeiros de uma organização.

Já o segundo workshop irá explorar as relações de poder, mudança nas organizações, liderança ética, expectativas dos liderados e clima organizacional. O encontro encerra o programa com reflexões e debates sobre estratégias de liderança de alta performance, sob a perspectiva do Líder Coach.


Após as atividades, os participantes poderão vivenciar sessões de coaching, tendo em vista dois objetivos complementares: o acompanhamento de um profissional no seu processo de capacitação e a vivência na prática.

Quem já fez indica

Empresário do setor calçados e confecções, Luciano Loiola conta que já fez o curso e aconselha outros empreendedores a participarem. “O conteúdo, o material e os profissionais que ministram o curso são excelentes. Estou indicando a vários amigos empresários para fazerem o curso. Quem está à frente de um negócio precisa fazer um curso como este”, afirma.

De acordo com a analista do Sebrae Renata Carvalho, o curso é de grande relevância para quem deseja ser um líder. “É um curso focado na liderança empresarial. Durante a ação, o participante aprende a desenvolver sua equipe, utilizando técnicas e ferramentas de liderança que promovem engajamento coletivo na busca dos resultados”, enfatiza.