segunda-feira, 8 de março de 2021

MULHERES GANHAM MUITO MAIS ESPAÇO DE PODER NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

  

Quase 80% dos cargos de chefia no governo Gilson-Alemão são ocupados por representantes do sexo feminino

 




Nesta segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, destaque para a composição dos cargos de primeiro e segundo escalões do governo Gilson Coleta e Gilmar Alemão, além de chefias específicas, que são ocupados por representantes do sexo feminino.

 

Em Nanuque, o tão exaltado empoderamento das mulheres no âmbito do poder público está presente nas áreas de Administração, Assistência Social, Comunicação, Controle Interno, Educação, Fazenda, Licitação, Ouvidoria, Recursos Humanos, Supervisão Escolar e Tesouraria, sem contar outras funções que têm mulheres na operacionalização de serviços.

 

É o reflexo do que já ocorre no meio empresarial, já que toda a diretoria da ACE-CDL é composta de mulheres, além da forte presença feminina nas áreas do Poder Judiciário, Ministério Público e segmentos profissionais diferenciados – professoras, diretoras de escolas, advogadas, médicas, odontólogas, educadoras físicas e tantas outras atividades profissionais, sem contar as donas de casa e mães chefes de família.


💓São elas:


Ana Clara Cabral de Souza - Controladora Interna

Divaneide Rios - Coordenadora da Saúde Bucal

Dulcelene Lima dos Santos Cardoso - Secretária de Planejamento e Fazenda

Elaine Cristina Batista Matos - Chefe de Divisão de Contabilidade

Helen Brito de Souza - Chefe de Divisão de Licitação

Ivonete Pereira dos Santos - Chefe de Divisão de Recursos Humanos

Keliane Cunha Teixeira Medeiros - Diretora Administrativa HPS

Lorena Maria Barbosa - Chefe de Divisão de Ouvidoria Municipal

Luciana Sant'Anna Haueisen - Chefe de Divisão de Comunicação do Gabinete.

Mônica Caldas de Carvalho Oliveira - Secretária Municipal de Educação

Nayanna Moura Pereira - Coordenadora da Atenção Primária à Saúde

Tatiane Cardoso Brito Santanna - Cheque de Divisão da Tesouraria de Nanuque

Traicy Muniz Pinheiro - Chefe de Divisão de Coordenação PSF/ESF

Vanessa Lemes Gonçalves - Secretária de Assistência Social.


















 

 

domingo, 7 de março de 2021

CRIAÇÃO DO REFIS-NANUQUE PARA PROMOVER A REGULARIZAÇÃO DE CRÉDITOS DO MUNICÍPIO

  

Proposta conjunta dos vereadores Sidnei do Frisa e José Osvaldo Lima dos Santos foi apresentada na Câmara

 



O presidente José Osvaldo Lima dos Santos e o vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, apresentaram em conjunto na Câmara, durante a reunião de segunda-feira (1º/3), a Indicação nº 017/2021, que a proposta de instituição de Programa de Recuperação Fiscal (Refis-Nanuque), destinado a promover a regularização de créditos do Município.

 

Os dois acreditam que chegou o momento exato de o Poder Executivo acionar a Procuradoria e a Fazenda Municipal na elaboração de um projeto de lei para instituição do Refis-Nanuque, para regularizar créditos do Município, decorrentes de débitos de pessoas físicas e jurídicas, relativos a tributos e contribuições, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, com exigibilidade suspensa ou não, inclusive os decorrentes de falta de recolhimento de valores retidos durante o período de vigência do estado de calamidade em razão da pandemia do Coronavírus/Covid-19.

 

Os autores explicam que um projeto de lei dessa natureza é de competência do Poder Executivo, já que se trata de receitas municipais. “Por isso, fazemos o apelo, em nome dos cidadãos e cidadãs economicamente atingidos pelos efeitos da pandemia de coronavírus e pelas medidas que foram adotadas pelos órgãos competentes de saúde”, justificam.

 

Sidnei e José Osvaldo ressaltam que o Refis irá socorrer pessoas físicas e jurídicas atingidas pelos efeitos da pandemia e que estão em dificuldades para cumprir com seus compromissos junto ao fisco municipal.

 

A proposta já foi encaminhada ao gabinete do prefeito Gilson Coleta.

 

<> 

sábado, 6 de março de 2021

AGENDA DE TRABALHO DO VEREADOR DJALMA EM BH SINALIZA 3 CONQUISTAS

  Audiência com o deputado Wendel Mesquita pautou:

👍- Calçamento da Rua Alpheu Melgaço;

👍- Ajuda financeira para a Escola Estadual Álvaro Amorim;

👍- Ajuda financeira para a Escola Polivalente.

 

Djalma mostra ofício contendo reivindicações encaminhadas ao deputado Wendel Mesquita (à direita). O vereador esteve acompanhado do vice-prefeito Alemão. Os três são do mesmo partido - Solidariedade.


Março começou de forma acelerada para o vereador Djalma Moreira. A primeira semana do mês foi marcada por intensa agenda de trabalho em Belo Horizonte, com destaque para a audiência com o deputado Wendel Mesquita, acompanhado do vice-prefeito Alemão. Os três são do mesmo partido – Solidariedade.

 

DEMANDAS APRESENTADAS

 

Entre os vários pedidos apresentados, três foram acolhidos de imediato pelo deputado, que se comprometeu a atendê-los:

 

1. Recursos para calçamento da Rua Alpheu Melgaço, no bairro Jardim das Acácias;

2. Recursos financeiros para serviços de reforma e outras melhorias da Escola Estadual Álvaro Amorim, localizada no bairro Nações Unidas, região sul da cidade;

3. Recursos financeiros para serviços de reforma e outras melhorias da Escola Polivalente, no bairro Vila Nova.

 



Djalma considerou a viagem a BH muito proveitosa. 


“Foi, na verdade, a primeira audiência mantida com o nosso deputado na capital. O Prof. Wendel é uma pessoa muito simples, educada, que já tem laços mantidos com Nanuque e muitos serviços prestados, principalmente na área de educação e obras. Posso dizer que é um bom começo", disse ele.


"Brevemente, iremos dar outras boas notícias para os nanuquenses, seja da Vila Nova, do Jardim das Acácias, do Nações Unidas, do Nak-Nuk e de todos os bairros da cidade.”


Conheça um pouco mais a respeito do vereador Djalma Moreira. TOQUE AQUI

<> 

quarta-feira, 3 de março de 2021

ZEMA CONFIRMA ENTREVISTA COLETIVA PARA ANUNCIAR “ONDA ROXA” EM MG

  

Medidas de enfrentamento à Covid-19 devem ficar mais duras; possibilidade de lockdown em algumas cidades, com fechamento de comércio

 



Marcada para 15h30min desta quarta-feira (3/3) uma entrevista coletiva do governador Romeu Zema sobre uma nova etapa do programa "Minas Consciente - retomando a economia do jeito certo", criado em abril de 2020 para orientar cidades sobre o combate à pandemia do novo coronavírus. A “onda roxa”, nome da nova etapa do projeto, será mais restritiva que a vermelha, então tida como a classificação mais séria.

 

Até então, três ondas norteavam o Minas Consciente: a onda vermelha, quando somente serviços considerados essenciais podem funcionar; onda amarela, quando serviços não essenciais estão aptos às atividades; e a onda verde, quando atividades de alto risco de contágio também são liberadas. O programa já foi remodelado uma vez, em julho do ano passado.

 

Desde o lançamento do programa, o governo de Minas afirma que a decisão final de seguir o protocolo fica por conta das prefeituras. A atualização desta quarta (3/3), contudo, colocaria a decisão na mão do Executivo estadual.

 

Antes do anúncio na tarde desta quarta, o governador mineiro Romeu Zema (Novo) se reuniu com prefeitos de diversas cidades e com outros agentes políticos, como deputados, para abordar a onda roxa. Além do governante, membros da Secretaria de Estado de Saúde (SES) vão participar da entrevista coletiva com as novas medidas de enfrentamento à COVID-19.

 

O plano sofrerá essa atualização após aumento do número de casos e mortes por COVID-19 no estado. Nesta quarta (3/3), Minas registrou o segundo maior número de óbitos em 24 horas, com 227 vítimas. A maior taxa foi registrada há menos de um mês, em 10 de fevereiro, quando 243 morreram por causa do vírus.

 

De acordo com a SES, os números totais da pandemia em Minas são os seguintes: 893.645 contaminações; 18.872 mortes; 59.841 casos em acompanhamento; e 814.932 pacientes recuperados. Ao todo, 635.176 pessoas foram vacinadas contra a doença, sendo que 274.501 receberam a segunda dose do imunizante.

 

Já o Brasil, segundo dados dessa terça-feira (2/3) do Ministério da Saúde, bateu recorde de mortes em 24 horas por causa da COVID-19, com 1.726 óbitos. O número total é de 257.562, com 10.647.845 casos confirmados do coronavírus desde março de 2020. (Reprodução do texto do jornal Estado de Minas)

 

<> 

 

terça-feira, 2 de março de 2021

VILA PEREIRA AGORA TEM MÉDICO QUE ATENDE REGULARMENTE 2 DIAS POR SEMANA

  

👍 Gilson e Alemão atendem pedido dos moradores do distrito

 

O atendimento será na ESF do distrito


Durante as andanças da campanha eleitoral do ano passado, uma das queixas que mais chegaram aos ouvidos dos então candidatos Gilson Coleta e Alemão era justamente a falta de um médico para atender de forma regular a população do distrito. A partir de agora, o problema acabou.

 

A partir da direita: vice Alemão, médico Samir, prefeito Gilson e o vereador Deda


Atendimento regular à população


Nesta segunda-feira, 1º de março, o prefeito e o vice anunciaram a chegada do médico Samir Ganem Teixeira, clínico-geral, que vai atender duas vezes por semana – segunda e quarta-feira – no horário das 8 da manhã às 3 da tarde.

 



A notícia foi recebida com alegria pela população. Gilson e Alemão reiteram seu compromisso com a saúde. (Informações, fotos e vídeo: João Santos - Ascom PMN)

 

Assista ao vídeo 👇

 


(Matéria reeditada às 9h18min de 3/3/2021)

segunda-feira, 1 de março de 2021

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL APONTA MAIS FREQUÊNCIA NOS MUTIRÕES DE ULTRASSONOGRAFIA

Gilson e Alemão querem intensificar ações no campo da Saúde  


Meta do governo é ampliar os mutirões
(fotos enviadas pela Assessoria de Comunicação da PMN)


Foi neste sábado (27/2) que a Prefeitura de Nanuque realizou a primeira etapa do mutirão da ultrassonografia, buscando resolver uma demanda que há muito tempo existe na cidade e nos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos.

 

Recuperados da Covid-19, saúde restabelecida e disposição renovada para a missão, prefeito e vice-prefeito trabalham pesado no gabinete nesta segunda-feira, primeiro dia de março


Somente no sábado foram mais de 62 exames. O prefeito Gilson Coleta pediu à Secretaria de Saúde que imprima mais frequência na realização desse esforço mais intenso, na expectativa de atender um número expressivo até o mês de junho.

 

O médico Irio Pascoal Jr.


O trabalho foi coordenado pelo médico  Irio Pascoal Júnior, que trabalha com  ultrassonografia há mais de  10 anos no setor  de imagem, fazendo exames de todos os tipos, como  ultrassom de abdômen total, músculo-esquelético, partes moles, em  criança,  recém-nascido, em adultos, gestante e  idosos.

 

Mulheres atendidas



Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, anteriormente o serviço era prestado em grande parte na cidade de Teófilo Otoni. Hoje, graças à funcionalidade do consórcio de saúde, os exames são realizados em Nanuque, dispensando o deslocamento dos pacientes em 320 km – 160 km de ida e 160 km de volta.

 

“Vamos recomendar sempre mais regularidade nos mutirões de ultrassonografia, atendendo os nossos munícipes de forma humanizada, dando um atendimento cada vez melhor à nossa população”, afirmou o prefeito Gilson.

 

<> 

GOVERNO DE MINAS ANUNCIA ESCALA DE PAGAMENTO E DATA PARA QUITAÇÃO DO 13º SALÁRIO

 

Salários serão depositados nos dias 10 e 19/3; até abril, 100% do funcionalismo terá recebido o abono natalino integral

 



A escala de pagamento do mês de março, referente a fevereiro de 2021, foi anunciada nesta segunda-feira (1/3) pelo Governo de Minas. A primeira parcela dos salários, no valor de R$ 2 mil, será paga no dia 10/3 e a segunda parcela no dia 19.

 

Conforme os critérios já adotados nos meses anteriores, os servidores das áreas de Saúde e Segurança Pública, que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, receberão o salário integralmente na data da primeira parcela. As demais categorias receberão a quantia de até R$ 2 mil na primeira parcela e o restante na segunda.

 

13º salário

 

Também no dia 10/3 será paga mais uma parcela do 13º salário para aqueles servidores que ainda possuem valores a receber. O valor dessa parcela será de até R$ 2 mil.

 

Já no mês seguinte, o Governo de Minas quitará o restante do 13º de todos os servidores ativos e inativos. Com isso, 100% do funcionalismo público terá recebido o abono natalino integral até abril.

 

Até o início deste mês, mais de 78% dos servidores já tinham recebido o benefício de forma integral. Os demais servidores receberam R$ 5 mil relativos ao 13º salário até o momento.

 

O pagamento será possível graças à entrada de receitas extraordinárias no caixa do governo, como as decorrentes da Lei Kandir, além da melhoria na arrecadação estadual, proporcionada pela aceleração da atividade econômica em Minas. No Estado, a retomada segura e gradual é coordenada por meio do plano Minas Consciente.