sexta-feira, 9 de abril de 2021

PADRE QUE JÁ ATUOU NAS PARÓQUIAS DE NANUQUE MORRE DE COVID

Aos 46 anos, Adriano da Mata preparava seu retorno a Portugal

 

(fotos Facebook)


O padre Adriano Martins da Mata, 46 anos, que atuava em Portugal e era assistente Geral da Sociedade de Vida Apostólica Milícia de Cristo (Milicianos), no Espírito Santo, morreu na madrugada de terça-feira (6) vítima da Covid-19.

 

Ele viajou para o Brasil no final do ano passado para comemorar o aniversário de 100 anos da avó, mas não conseguiu retornar a Portugal por causa de restrições de voo devido à pandemia. No final de março, acabou adoecendo, foi diagnosticado com o novo coronavírus e não resistiu.

 



Ordenado padre em 2015 pela Diocese de Beja, em Portugal, ele chegou a atuar por um curto período nas duas Paróquias de Nanuque (Imaculada Conceição e São José Operário). Trabalhou no Espírito Santo na Casa Geral e no Lar de Idosos - Centro de Acolhida Monsenhor Alonso, em Vitória/ES, na época em que era seminarista.

 

Como assistente geral, ele atualmente participava da diretoria do instituto Milícias de Cristo e auxiliava nas questões internas da instituição. Prestou atividade sacerdotal também em Porto Seguro/ES.

 

De acordo com o padre Reuber Daltio, amigo de Adriano, o colega morava em Portugal e veio ao Brasil também para comemorar o centenário da avó. No entanto, ela acabou falecendo em fevereiro, antes da comemoração. Depois disso, Adriano foi para casa de familiares no interior de Minas Gerais, pois não estava conseguindo remarcar a passagem de volta para Portugal, em razão das restrições sanitárias adotadas pelo país europeu por causa da pandemia.

 

Nesse período em que esteve no Brasil, padre Adriano tentou marcar a passagem de volta por pelo menos seis vezes. Em abril, finalmente conseguiu. “Ele havia conseguido remarcar a passagem de volta para a Sexta-feira da Paixão, dia 2 de abril, porém testou positivo para covid-19 dias antes e acabou tendo complicações. Faleceu em seguida”, detalhou padre Reuber Daltio. “Adriano era uma pessoa muito querida por todos de nossa comunidade. Sentimos muito sua partida.” (Texto de Ursula Ribeiro - tribunaonline.com.br)

 

terça-feira, 6 de abril de 2021

PARECER JURÍDICO CONTRÁRIO BARRA FUNCIONAMENTO DAS ACADEMIAS EM NANUQUE DURANTE PANDEMIA

 

Projeto de Lei que reconhecia espaços de ginástica como atividade essencial é arquivado

 



Com o parecer desfavorável da Assessoria Jurídica da Câmara, assinado pela advogada Eliene Meira Stauffer, procuradora do Poder Legislativo, o Projeto de Lei nº 007/2021, assinado por todos os vereadores, acabou tendo seu arquivamento determinado pelo presidente José Osvaldo Lima dos Santos. O documento tratava do reconhecimento das academias de ginástica, estúdios de musculação e de esportes, artes marciais e congêneres, voltados à atividade física, como atividades essenciais em períodos de pandemia e de calamidade pública.


A votação do PL nº 007 estava prevista para a reunião extraordinária que a Câmara de Nanuque promoveu na tarde desta segunda-feira (5).

 

A procuradora entendeu que, “sob o prisma jurídico”, a matéria está não está adequada ao ordenamento jurídico vigente. Segundo ela, o Município não tem legitimidade para reconhecer as academias como atividade essencial.

 

Diante do parecer negativo da procuradora, José Osvaldo disse "lamentar profundamente" a não tramitação do projeto, que, com certeza, seria aprovado por todos os vereadores, porque todos eram autores do documento. Mas, cumprindo o Regimento Interno, o presidente decidiu arquivá-lo.


José Osvaldo disse que tinha certeza da aprovação do projeto por todos os vereadores


"Todos os proprietários de academias, educadores físicos e praticantes de atividades físicas aguardavam com grande ansiedade a aprovação do projeto", disse ele.

 

Leia a íntegra do parecer jurídico. 👇







<>

CALÇAMENTO DA RUA VISCONDE DE CAIRU, NA VILA ESPERANÇA

  

Prefeito Gilson diz que não perdeu a “mania de calçamento” de quando era vereador e vai continuar priorizando pavimentação de ruas

 

Gilson e o vereador Frank Garcia


Gilson Coleta diz que “mudou de cargo, mas não mudou de pensamento e ação”. O prefeito de Nanuque admite que a tal “mania de calçamento”, característica dos oito anos em que foi vereador, continua.

 



A mais nova rua pavimentada fica no bairro Vila Esperança, chama-se Rua Visconde de Cairu. Foram mais de 1.500 metros quadrados de calçamento, segundo informa a assessoria de comunicação da Prefeitura. Duas moradoras da rua - Rosilene e Nilza - falam das dificuldades do passado e da satisfação de ter a via calçada.

 

Nilza

Rosilene


O prefeito esteve presente, ao lado do vereador Frank Garcia. Ambos comentaram a respeito da obra. (Vídeo, videofotos e informações: João Santos)

 

Assista ao vídeo 👇

 


<> 

segunda-feira, 5 de abril de 2021

VICE-CAMPEÃO DE VOTOS EM 2012, EX-VEREADOR NELZÃO MORRE DE COVID-19

 

Completaria 61 anos dia 28 deste mês

 

Nelzão: outra vítima da Covid-19


Eleito em 2012 com o expressivo total de 735 votos recebidos como candidato pelo PTB, morreu neste fim de semana, vítima da Covid-19, o ex-vereador Manoel Neres da Silva, o Nelzão do Povo, aos 60 anos (completaria 61 no dia 28 de abril).

 

Nanuquense de nascimento, Nelzão ficou em segundo lugar entre os 13 mais votados no pleito de 2012, abaixo somente de Junior São Geraldo (PSD), campeão de votos com 1.010.

 

Tendo como principal reduto o bairro Vila Esperança, Nelzão cumpriu seu mandato integralmente. Em 2016, permanecendo no PTB, disputou a reeleição, mas obteve apenas 221 votos, número insuficiente para garantia sua permanência na Câmara.

 

sábado, 3 de abril de 2021

VEREADOR DJALMA INOVA E LANÇA INFORMATIVO PRÓPRIO NAS REDES SOCIAIS

Intenção é aproximar ao máximo a ação parlamentar da população

 



Neste fim de semana, o vereador Djalma Moreira (Solidariedade) lança nas redes sociais um informativo com as principais atividades desenvolvidas, dentro e fora da Câmara.


Uma atitude criativa e inovadora do vereador que foi muito bem recebida pelos usuários das redes sociais.

 

Djalma é defensor da total transparência da atividade parlamentar, por isso quer chegar a todos os segmentos da população.

 

Veja o informativo 👇

 



<> 

quinta-feira, 1 de abril de 2021

NANUQUE SEGUE NA ONDA ROXA DA COVID-19 ATÉ 11 DE ABRIL

Medidas relacionadas no Decreto nº 019/2021, assinado pelo prefeito Gilson Coleta em 16 de março, devem ser mantidas

 

Prefeito Gilson deverá assinar novo decreto para vigorar a partir de 5/4


Nanuque passou a fazer parte da chamada “onda roxa” do plano Minas Consciente na segunda quinzena de março, quando o prefeito Gilson Coleta assinou o Decreto nº 019/2021, de 16 de março, definindo uma série de ações para conter a disseminação da Covid-19.

 

O decreto municipal tinha validade por 15 dias, contados a partir de 17/3, e seguia os termos definidos na decisão do governador Romeu Zema comunicada aos prefeitos e representantes de consórcios municipais de saúde. Naquele momento, a situação era considerada a mais grave desde o início da pandemia, em que os hospitais estavam no limite de leitos disponíveis e muitas pessoas não estavam respeitando as medidas de isolamento.

 



A nova decisão, tomada nesta quarta-feira (31/3), pelo Comitê Extraordinário Covid-19 - grupo que se reúne semanalmente para avaliar a evolução da pandemia no estado - passa a valer a partir de do dia 5/4, segunda-feira. Já os termos do Decreto 019 foram estendidos até domingo (4).

 

A onda roxa prevalece em 816 dos 853 municípios mineiros, que seguem na etapa mais restritiva do instrumento até dia 11.

 



ATIVIDADES QUE PODERÃO FUNCIONAR

 

Conforme Deliberação nº 130, de 3 de março de 2021, do Comitê Extraordinário Covid-19, durante a vigência da onda roxa, somente poderão funcionar as seguintes atividades e serviços, e seus respectivos sistemas logísticos de operação e cadeia de abastecimento e fornecimento.

 

 

 

I – setor de saúde, incluindo unidades hospitalares e de atendimento e consultórios;

 

II – indústria, logística de montagem e de distribuição, e comércio de fármacos, farmácias, drogarias, óticas, materiais clínicos e hospitalares;

 

III – hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, lanchonetes, de água mineral e de alimentos para animais;

 

IV – produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados;

 

V – distribuidoras de gás;

 

VI – oficinas mecânicas, borracharias, autopeças, concessionárias e revendedoras de veículos automotores de qualquer natureza, inclusive as de máquinas agrícolas e afins;

 

VII – restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias;

 

VIII – agências bancárias e similares;

 

IX – cadeia industrial de alimentos;

 

X – agrossilvipastoris e agroindustriais;

 

XI – telecomunicação, internet, imprensa, tecnologia da informação e processamento de dados, tais como gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção de hardware, software, hospedagem e conectividade;

 

XII – construção civil;

 

XIII – setores industriais, desde que relacionados à cadeia produtiva de serviços e produtos essenciais;

 

XIV – lavanderias;

 

XV – assistência veterinária e pet shops;

 

XVI – transporte e entrega de cargas em geral;

 

XVII – call center;

 

XVIII – locação de veículos de qualquer natureza, inclusive a de máquinas agrícolas e afins;

 

XIX – assistência técnica em máquinas, equipamentos, instalações, edificações e atividades correlatas, tais como a de eletricista e bombeiro hidráulico;

 

XX – controle de pragas e de desinfecção de ambientes;

 

XXI – atendimento e atuação em emergências ambientais;

 

XXII – comércio atacadista e varejista de insumos para confecção de equipamentos de proteção individual – EPI e clínico-hospitalares, tais como tecidos, artefatos de tecidos e aviamento;

 

XXIII – de representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas;

 

XXIV – relacionados à contabilidade;

 

XXV – serviços domésticos e de cuidadores e terapeutas;

 

XXVI – hotelaria, hospedagem, pousadas, motéis e congêneres para uso de trabalhadores de serviços essenciais, como residência ou local para isolamento em caso de suspeita ou confirmação de covid-19;

 

XXVII – atividades de ensino presencial referentes ao último período ou semestre dos cursos da área de saúde;

 

XXVIII – transporte privado individual de passageiros, solicitado por aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede.

 

COVID-19: RADIALISTA NANUQUENSE MÁRIO LÚCIO MORRE AOS 61 ANOS

Ele ficou internado 11 dias na UTI em Teixeira de Freitas, mas não resistiu

 



O radialista Mário Lúcio faleceu na tarde desta quarta-feira (31), aos 61 anos, depois de 11 dias internado em um dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, vítima de complicações decorrentes da Covid-19.

 

No dia em que foi internado, seus exames clínicos mostravam a evolução da doença nos pulmões, com 80% de comprometimento da respiração. Foram vários dias de luta, oscilando com melhoras, até piorar e não conseguir mais ter forças para continuar vivo.

 

Nanuquense de nascimento, Mário ficou muito conhecido à frente de um programa sertanejo na Rádio Caraípe FM, em Teixeira de Freitas. Também apresentou programas jornalísticos. A partir do ano 2001, decidiu ir morar em Alcobaça, onde foi secretário de Obras nos dois mandatos do ex-prefeito Léo Brito. Nas eleições de 2020 foi candidato a vereador, mas não se elegeu.

 

Ele dedicou seus últimos dias de vida levando alegria aos ouvintes da Rádio Web Ativa de Alcobaça (com transmissões pela internet). Sua última participação foi no programa Paredão Sertanejo 2, de terça-feira (16), às 18h.

 

OUTRO MÁRIO LÚCIO RADIALISTA, TAMBÉM NANUQUENSE, FALECEU EM 29 DE DEZEMBRO DE 2016

 

Começou sua carreira como repórter e apresentador da TV 3 Fronteiras, em Nanuque


Quatro anos atrás, em dezembro de 2016, Nanuque ficou triste com a notícia da morte de Mario Lúcio Andrade, aos 51 anos, vítima de infarto, em Teixeira de Freitas. Foi radialista e trabalhou em Nanuque entre 1996 e 2002 na TV 3 Fronteiras, como repórter e apresentador dos telejornais.

 

Passou a residir naquela cidade baiana em 2003, onde trabalhou em emissoras de rádio, TV e criou um site de notícias regionais.