quarta-feira, 27 de agosto de 2025

MORANDO EM VITÓRIA-ES HÁ 3 ANOS, CASAL DE NANUQUE COMEMOROU O "MESVERSÁRIO" DO BEBÊ DENTRO DE ÔNIBUS

Pai é motorista e a mãe é cobradora



Matéria publicada no site g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia no dia 21 deste mês relata a inusitada comemoração do "mesversário" de 11 meses do pequeno Danilo Júnior dentro de um ônibus, em Vitoria-ES. Os pais, Danilo Gomes e Ana Paula Folgado, já preparam festa de um ano.


Veja a íntegra da matéria.


Com direito a uniforme, bebê de motorista e cobradora ganha festa dentro de ônibus no ES

Danilo Júnior comemorou o “mesversário” de 11 meses com uniforme igual ao que o pai e a mãe vestem todos os dias para trabalhar.


Por Viviane Machado, g1 ES



De uniforme de motorista, igualzinho ao do pai, o pequeno Danilo Júnior comemorou seu “mêsversário” de 11 meses a bordo de um ônibus do Sistema Transcol, em Vitória. A comemoração, que tem se tornado comum e é feita todos os meses até o bebê completar um ano, aconteceu no coletivo que o pai trabalha como motorista.


"Ele adorou, ficou todo feliz no volante. Ali, para tirar, deu trabalho. O Danilo Júnior já gosta de ônibus", contou todo orgulhoso o pai, o motorista Danilo Gomes, de 32 anos. A comemoração especial aconteceu na última semana.


Em imagens registradas pelos pais, o bebê aparece de uniforme, uma versão em miniatura da camisa azul usada pelo pai. Ele ainda posou no colo, no volante e teve itinerário personalizado no letreiro do veículo: "11 meses / próxima parada: 1 ano".


"Desde a gravidez eu já tinha mandado fazer essa roupinha, adaptada de uma camisa minha. A costureira preservou as etiquetas, o nome da empresa, tudo", contou o pai. O menino também posou para fotos segurando uma miniatura de ônibus, uma réplica do coletivo que o pai dirige todos os dias, pelos últimos três anos.


“Eu tenho uma miniatura do carro que eu trabalho. Eu vou fazer 3 anos em Vitória, 3 anos com o mesmo carro, na mesma linha”, completou.



Paixão por ônibus


A ideia da comemoração no ônibus surgiu porque tanto Danilo quanto a esposa, Ana Paula Folgado, vivem a rotina no transporte coletivo. Ele dirige a linha 310, que liga São Pedro a Jardim Camburi, e a esposa atua como cobradora no sistema, em outros coletivos.


"A gente passa boa parte do dia no ônibus, é o nosso trabalho. Então, nada mais justo do que comemorar com ele assim também. O Danilo Júnior já vai pegando gosto desde cedo. Quando vê um ônibus chegando, fica com o olhão arregalado, prestando atenção em tudo", disse o pai.



Do interior de Minas Gerais para a capital


Naturais de Nanuque, em Minas Gerais, Danilo e Ana se mudaram para o Espírito Santo há três anos, depois que Danilo conseguiu uma oportunidade de trabalho no sistema Transcol. Hoje, moram em São Pedro, em Vitória.


"A gente veio para passar o Natal na casa de um familiar da minha esposa e acabou que fiz essa entrevista. Resolvemos ficar. A empresa abriu as portas pra gente. Foi difícil no começo, sair do interior e encarar o trânsito da capital, mas graças a Deus deu certo. E aqui tivemos nosso filho, capixaba, já fazendo parte dessa história também", contou o motorista.


Festa de 1 ano vem aí


O registro dentro do ônibus foi só um "esquenta". O aniversário de um ano do menino será em setembro, com outra festa, desta vez para familiares e amigos. "O aniversário de um ano ia ser com o tema de ônibus, mas foi difícil encontrar as coisas para decorar. Então, no próximo dia 16 de setembro, vamos fazer a festa com o tema do Bento e Totó, que ele gosta muito também", finalizou.


Texto reproduzido e fotos extraídos do site mencionado.


<>


terça-feira, 26 de agosto de 2025

GILSON JÁ COMEÇA A ARREGIMENTAR VEREADORES E LIDERANÇAS NA BASE DE APOIO A EROS BIONDINI EM 2026

✅ Deputado prefere concorrer a senador; ✅ PL tem disputa acirrada com 3 nomes; ✅ disputar o 5º mandato de deputado também pode acontecer


Gilson e Eros: amizade e parceria atravessando décadas

Para a vaga de senador nas eleições do ano que vem, o Partido Liberal (PL) em Minas Gerais ainda não definiu oficialmente quem será o candidato, mas nos bastidores da política mineira já existe uma disputa acirrada entre três nomes da legenda. Uma decisão deve acontecer somente em outubro.


Por enquanto, os nomes cotados são: Domingos Sávio, atual presidente estadual do PL, o deputado federal Eros Biondini e o deputado estadual Cristiano Caporezzo, que é o vice-líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa.


Domingos Sávio e Cristiano Caporezzo: pré-candidatos a senador

Há alguns meses que Eros Biondini vem assumindo sua condição de pré-candidato preferencialmente ao Senado. Na hipótese de não for ele o indicado, pode até acontecer de o deputado trocar de partido, embora até agora as expectativas sejam animadoras. Outra opção seria mesmo disputar a reeleição na Câmara dos Deputados para um quinto mandato consecutivo.


Eros foi candidato a deputado federal pela primeira vez em 2010, reelegendo-se em 2014, 2018 e 2022. Antes, em 2006, foi eleito deputado estadual.


Campanhas eleitorais passadas



EM NANUQUE

No início da jornada política, quando concorreu a deputado estadual, quase 20 anos atrás, em 2006, obteve 236 votos em Nanuque, ficando em 11º lugar na disputa. Em 2010, decidiu concorrer a deputado federal, quando recebeu 1.437 votos no Município, segundo mais votado.


Em 2014, já com a parceria firmada com o então vereador Gilson Coleta, Eros saltou para 3.908 votos e foi o deputado federal mais votado. Manteve a média em 2018, com 3.086, de novo o 1º lugar dos federais, até que, em 2022, com Gilson prefeito, mais que dobrou seu desempenho nas urnas, chegando aos 6.735 votos.


VOTAÇÃO DE EROS BIONDINI EM NANUQUE NAS ELEIÇÕES DE 2006, 2010, 2014, 2018 E 2022


APOIO PARA 2026


Faltando pouco mais de um ano para as eleições do ano que vem, Gilson começa a arregimentar sua base de apoio para fazer do amigo Eros Biondini o senador mais votado da história de Nanuque ou, se for o caso, continuar sendo o deputado majoritário do Município.


Ele já está conversando com os vereadores de sua base política, com ex-vereadores e com candidatos que concorreram a vereador nas eleições do ano passado. “Quero um time forte, uma base ainda mais consolidada do que tivemos em 2022. Eros já demonstrou que é o deputado que melhor representou Nanuque na esfera federal, o deputado que mais obras trouxe, que mais investiu em infraestrutura, pavimentação, na saúde, na educação e na assistência social. Estamos juntos e estaremos juntos e bem mais fortes em 2026”, afirmou, otimista, o prefeito.


<>





segunda-feira, 25 de agosto de 2025

"PAGODÃO DA PRAÇA", EM SUA 29ª EDIÇÃO, VAI SACUDIR O DOMINGO 7 DE SETEMBRO EM NANUQUE

Organizado por Gueiguer e amigos da Praça Francelino, evento conta com apoio do prefeito Gilson Coleta



No feriado nacional de 7 de Setembro, Dia da Independência, Nanuque já tem a melhor programação para o domingo: pela manhã, o tradicional desfile cívico das escolas, entidades e empresas; à tarde, a partir das 14h, todos na Praça Francelino Francisco para o já famoso "Pagodão da Praça".


Gueiguer e os parceiros da organização

A iniciativa desde o final dos anos 1990, quando Gueiguer Marcelino Santos, servidor público da área de Saúde, organizou um pequeno torneio de travinha na praça, com som som mecânico. "Daí por diante, o evento só cresceu, e chegamos agora à sua 29ª edição. A festa movimenta a cidade inteira, com shows, muita alegria e uma iniciativa de cunho social que é a distribuição de cestas básicas. Graças a Deus, nossa iniciativa foi ganhando adeptos e apoiadores, atraindo milhares de pessoas, e hoje está no calendário oficial do Município", disse ele.


Assista ao vídeo institucional. 👇


Gueiguer destaca o apoio de dezenas de pessoas, especialmente dos parceiros Marraia e Cheiro Show, Tesla e Val, além do prefeito Gilson Coleta e a Secretaria Municipal de Cultura, sempre presentes.


Imagem de edições anteriores


quinta-feira, 21 de agosto de 2025

NANUQUE: DE CADA 250 ADULTOS, UM ESTÁ PRESO

Manchete de 1ª página do Jornal OBJETIVO, edição nº 186, de 01 a 15 de abril de 2012, causou muita polêmica na cidade


ARQUIVO



Há 13 anos, uma matéria publicada na página 3 do Jornal OBJETIVO, com chamada de destaque na capa, gerou muita polêmica, dúvidas e indignação na cidade. O título: "Nanuque: de cada 250 adultos, um está preso".


O texto foi redigido por Raíra Saloméa, então estudante de Administração da Fanan (Faculdade de Nanuque), que, anos depois, ingressaria no curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV), com base em dados oficiais do Ministério da Justiça e entrevista com Willian Alberto Ferreira Lima, que na época era o diretor do Presídio de Nanuque.



Reproduzimos abaixo a íntegra da matéria. 👇

1ª parte


2ª parte


Reprodução da capa




terça-feira, 19 de agosto de 2025

EM RECONHECIMENTO AOS SERVIÇOS PRESTADOS, VEREADOR LOZIM ASSINA PROJETO QUE HOMENAGEIA DIRETOR-GERAL DO DER-MG

Rodrigo Tavares, filho do atual prefeito de Carlos Chagas, deverá receber título de Cidadão Honorário de Nanuque


Com raízes no Vale do Mucuri, Rodrigo comanda o DER-MG

Rodrigo Rodrigues Tavares, 39 anos, formado em Direito, nascido em  Teófilo Otoni, há três anos foi nomeado pelo governador Romeu Zema para a principal função na estrutura de funcionamento do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o cargo de diretor-geral. Ele é filho do atual prefeito da vizinha cidade de Carlos Chagas, Nanayoski Tavares, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde entre os Vales do Mucuri e do Jequitinhona (CIS-EVMJ).


Seu desempenho no comando do órgão mereceu elogios e reconhecimento de prefeitos, vereadores e lideranças políticas do estado, principalmente da região Vale do Mucuri. Um dos que aprovam o trabalho de Rodrigo é o vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, do PL.


Por isso, durante a sessão da Câmara de Nanuque na noite desta segunda-feira, 18/8, ele apresentou o Projeto de Resolução nº 014/2025, no qual concede o título de Cidadão Honorário do Município a Rodrigo.


Lozim entrega ofício com reivindicações a Rodrigo (arquivo)


"Exatamente três anos atrás, no dia 18 de agosto de 2022, Rodrigo Rodrigues Tavares assumia o cargo de diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), exercendo com brilhantismo e competência até hoje", disse o vereador.


À frente do DER-MG, Rodrigo sempre ressaltou que tem como prioridade dar continuidade às obras que o Estado precisa realizar. O DER-MG tem como competência assegurar soluções adequadas de transporte rodoviário de pessoas e bens, no âmbito do Estado; planejar, projetar, coordenar e executar obras de engenharia de interesse da administração pública.


Casal Fabíola-Lozim e Rodrigo


JUSTIFICATIVA DO VEREADOR


Ao apresentar o projeto, ele teceu comentários sobre a trajetória do homenageado.


"Na gestão de Rodrigo, uma das grandes realizações do DER-MG foi a recuperação da MGC-418, conhecida como Rodovia do Boi ou Rodovia Minas-Bahia, que passa pelo município de Nanuque. O empreendimento beneficiou uma população de aproximadamente 500 mil pessoas, sendo da maior importância para o escoamento da produção agropecuária no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, ou que tem como destino o litoral Sul da Bahia e o Norte do Espírito Santo.


O trecho de 178 quilômetros recuperados pelo Governo de Minas tem início em Teófilo Otoni, atravessa Carlos Chagas e Nanuque e tem seu ponto final na divisa com Bahia. O empreendimento custou R$ 90 milhões e foi executado por meio do programa Provias.


Destaque também para as obras de recuperação da rodovia LMG 719, que liga Nanuque ao vizinho estado do Espírito Santo, tendo as cidades de Mucurici e Montanha como as mais próximas.


Indiscutivelmente, o trabalho de Rodrigo à frente do DER-MG tem merecido elogio e admiração. As melhorias visíveis nas estradas de Minas são o reflexo direto de uma gestão eficiente, proativa e comprometida com a segurança e a fluidez do tráfego.


"A qualidade das obras, a rapidez na solução de problemas e a atenção aos detalhes demonstram um padrão de excelência que merece ser reconhecido. 


Rodrigo Tavares tem sido inspiração à sua equipe na busca da excelência. Dedicação e visão que fazem a diferença e impactam positivamente a vida de milhares de pessoas.


É uma honra poder conceder o Título de Cidadão Honorário a Rodrigo Rodrigues Tavares, reconhecendo-o como Cidadão Honorário do Município"


TRAMITAÇÃO


O Projeto de Resolução nº 014/2025 deverá ser votado em plenário nas próximas reuniões. Se aprovado, o título será entregue em sessão solene a ser marcada até o fim do ano.


<>

segunda-feira, 28 de julho de 2025

R$ 83.953,00 PARA COMPRAR VEÍCULO DESTINADO A ATENDER VILA PEREIRA NA ÁREA DE SAÚDE

Confirmação do deputado Wendel ao vereador Cau: dinheiro já foi depositado na conta da Prefeitura


Cau e Wendel (foto arquivo da Festa de São Pedro em Nanuque, realizada entre os dias 18 e 19 de julho)

Em ofício enviado ao vereador Carlos Souza da Cruz, o Cau (Solidariedade), o deputado Prof. Wendel Mesquita (Solidariedade) confirmou o depósito de R$ 83.953,00 (oitenta e três mil, novecentos e cinquenta e três reais) na conta da Prefeitura de Nanuque, desde o dia 20 de junho.


O dinheiro será destinado à compra de um veículo de cinco lugares para atender as demandas de saúde da população do distrito de Vila Pereira, conforme indicação SIGCON nº 162691e Resolução  da Secretaria estadual de Saúde nº 10.088.


A liberação do recurso aconteceu graças à emenda parlamentar individual do deputado, atendendo pedido do vereador, que representa a população do distrito na Câmara Municipal.


Ofício do deputado ao vereador

A verba foi depositada na conta do  Fundo Municipal de Saúde de Nanuque - Banco do Brasil - Agência: 0480-4 / Conta: 00000046413-9.


O vereador comemora mais uma conquista do seu trabalho. "Nós estamos o tempo inteiro cobrando, reivindicando melhorias para Vila Pereira e, também, para a cidade de Nanuque, principalmente em favor dos bairros. Agradecemos ao deputado Prof. Wendel, ao prefeito Gilson e ao vice-prefeito Gilmar Alemão. Nosso trabalho é integrado e só apresenta bons resultados", disse o vereador.


<>



quarta-feira, 23 de julho de 2025

GOLEIRO GUSTAVO RAMALHO DEVE DEIXAR FLUMINENSE PARA JOGAR NA EUROPA

Atleta é nanuquense e tem 22 anos; na recente Copa do Mundo de Clubes, realizada nos EUA, ele foi o jogador mais alto da competição, com mais de 2 metros


O grandalhão Gustavo


O goleiro Gustavo Ramalho tem a sua saída do Fluminense encaminhada. Ele está perto de fechar a sua transferência para o Sport Clube União Torreense, de Portugal. A informação é do site português ‘A Bola’, em texto publicado pelo jornalista Eduardo Pedrosa Marques.



O jovem goleiro de 22 anos, portanto, deve ser oficializado pelo clube que disputa a segunda divisão de Portugal nos próximos dias. Gustavo vinha sendo relacionado para algumas partidas do Fluminense nesta temporada. O texto ainda destacou que falta somente definir os moldes do negócio. Não foi informado se será uma venda ou empréstimo com opção de compra. Gustavo Ramalho chamou atenção recentemente por ser o jogador mais alto da Copa do Mundo de Clubes.


Fernando Marin e Gustavo: início da carreira

O vínculo de Ramalho com o Fluminense vai até o final do próximo ano. Natural de Nanuque, ele chegou ao Tricolor das Laranjeiras no ano de 2018 após passagem pela base do América-MG.


Gustavo vai completar 23 anos dia 16 de setembro. Foi revelado pelo projeto Educando pelo Esporte, que há alguns anos é conduzido pelo atual secretário de Esportes, Fernando Marin.


Fernando relembra: “Em 2015, dez anos atrás, ele começou a treinar comigo. Como já demonstrava habilidade, em 2016 nós o encaminhamos para o América Mineiro, de Belo Horizonte, onde ficou cerca de um ano e meio; depois, foi para o Fluminense, onde está até hoje. O goleiro mede  2 metros e 3 centímetros, goleiro canhoto, um dos maiores do País, filho de Anderson e Kelly, moradores da Praça Francelino Francisco, em Nanuque”.


Sidnei: boas lembranças

O VIZINHO SIDNEI DO FRISA RECORDA-SE DO “GOLEIRO GRANDÃO”


Vizinho de fundo da casa dos pais de Gustavo, o vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, que também é incentivador do esporte em Nanuque, recorda-se com carinho.


“Ele nasceu em 2002, poucos meses antes do meu filho Thiago. Quando a turma aqui da praça se reunia para jogar, Gustavo sempre se destacava como o maior entre eles. Era o goleiro grandão que não deixava passar nada. Fico feliz pelo sucesso dele em equipes profissionais, primeiro no América e agora no Fluminense. Será um dos grandes goleiros do nosso país, com certeza!", comentou o vereador.


 <>


FESTA DOS NANUQUENSES AUSENTES/PRESENTES 2025 JÁ TEM PROGRAMAÇÃO DEFINIDA


Valtinho, Jonilson e Luiz, na linha de frente da organização, intensificam ações

Evento será entre os dias 4 e 7 de setembro

Banda Philadelphia e Jerry McCartney serão as atrações do Baile da Saudade




... E já se passaram as festas juninas dos distritos e das roças, a ExpoAgro, o Dia Mundial do Rock e a Festa de São Pedro. Agora, uma pausa em agosto para, logo no início de setembro, entre os dias 4 e 7, acontecer o Encontro dos Nanuquenses Ausentes/Presentes 2025.


Na dianteira da organização, Jonilson Sampaio Passos e Alberto Valter de Oliveira Barbosa, o Valtinho,  aceleram os preparativos do evento, com a colaboração direta de vários entusiastas, entre eles Luiz Rodrigues.


PROGRAMAÇÃO 


A programação já está definida:

 

Dia 4 (quinta) - BOAS-VINDAS e ENCONTROS dos velhos amigos nos bares e ruas da cidade, além de eventos em residências.;

Dia 5 (sexta) - ENCONTRO E CONFRATERNIZAÇÃO a partir das 14h, com entrega das camisas e dos ingressos das mesas;

- TRIBUTO A RAUL SEIXAS - show a partir das 19:30h (local a ser definido).

 

Dia 6 (sábado) - Visita à feira livre e ao comércio local no período da manhã.

- BAILE DA SAUDADE DOS NANUQUENSES AUSENTES/PRESENTES no Nanuque Social Clube, a partir das 21 horas.


Dia 7 (domingo) - Encontro na Praça Américo Machado, na Gurilândia, para acompanhar o desfile do 7 de Setembro e celebrar a vida e a amizade.






MOMENTOS DO ENCONTRO DE 2024


VALTINHO, DE MONTES CLAROS



Aos 68 anos, Valtinho reside em Montes Claros, no norte de Minas, a cerca de 600 km de Nanuque. Saiu de Nanuque em 1977, quase 50 anos atrás, para estudar na Universidade Federal de Viçosa, onde fez Engenharia Florestal.  


Ao JORNAL DE NANUQUE, comentou: "Em linhas gerais, a nossa proposta é reunir o maior número de nanuquenses ausentes e presentes para o encontro. Queremos deixar nosso abraço a todos que estarão chegando em Nanuque no início de setembro. Nossa programação está praticamente definida. Será uma festa muito bonita e de confraternização."


JONILSON, DE BH




Assim como Valtinho, Jonilson, 66 anos também deixou Nanuque em 1977. É consultor industrial do Sebrae-MG, dentro do Sistema S, um conjunto de organizações e entidades voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica. Além do Sebrae, o Sistema S abrange o Senai, Sesc, Sesi, Senac, Senar, Sescoop e Sest. Mora em Belo Horizonte e atua no ramo de confecções.


"Importante lembrar que esse encontro já acontece há alguns anos, mas somente ano passado é que organizamos, de verdade, o melhor de todos eles até hoje", afirmou Jonilson.


"No último encontro, o primeiro nesses moldes com o Baile da Saudade, fomos premiados com a presença de conterrâneos vindos do Brasil inteiro, e confesso que foi difícil conter as emoções com cada abraço, beijos e palavras de carinho. Para este ano, nossa comissão pegou os trechos que foram de maior sucesso e deu uma pincelada para melhorar a programação.  


Nosso irmão Jerry McCartney, que ja faz parte efetiva desse e dos próximos anos, terá a companhia da Banda Philadelphia, de Teófilo Otoni, e acreditamos que iremos receber a visita de alguns conterrâneos residentes também no exterior para abrilhantar ainda mais nossa festa.


Estou falando do Baile da Saudade,  mas também teremos outros eventos paralelos, como o show do Tributo a Raul Seixas, as visitas aos principais bares e pontos turísticos da cidade. Haja apetite para degustar tantas especiarias que só encontramos em nossa metrópole,  mas não esqueçam de poupar um pouco de suas emoções para resistir a tantas alegrias. Esperamos contar com sua presença e aproveito para agradecer a nossa comissão organizadora, que já vem trabalhando há seis meses nos detalhes dessa organização."


LUIZ, DE PORTO SEGURO



Perto de completar 62 anos, Luiz Rodrigues mora em Porto Seguro/BA há 19 anos. Antes de deixar Nanuque, no ano 2000, foi bancário (Bradesco) e trabalhou no segmento de compra e venda de automóveis. Atuou em Teófilo Otoni até 2006, quando se mudou para o litoral baiano.


Segundo ele, o êxito do encontro no ano passado proporcionou combustível e entusiasmo para a promoção cada vez melhor e mais recheado de atrações  nos encontros vindouros.


DIA DO NANUQUENSE AUSENTE - A instituição do Dia do Nanuquense Ausente, com sua inclusão no Calendário Oficial do Município, nasceu do Projeto de Lei nº 002/2023, de 27 de março de 2023, autoria do vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Gilson Coleta, transformando-o na Lei Municipal nº 2.650/2023, assinada pelo prefeito Gilson Coleta no dia 2 de maio de 2024.


A escolha da data está relacionada ao fato de contemplar o feriado de 7 de Setembro – Independência do Brasil, momento em que muitos nanuquenses que hoje residem fora da cidade, principalmente em Belo Horizonte, Vitória e em localidades próximas de MG, BA e ES, deslocam-se até Nanuque para rever familiares e amigos, sempre em clima de festa e confraternização.


<>



terça-feira, 22 de julho de 2025

GUSTAVO SANTANA ACEITA CONVITE DE LOZIM PARA VISITAR OBRA DO HOSPITAL

Por intermédio do deputado, mais de R$ 2 milhões já foram destinados à Saúde de Nanuque


Visita aconteceu na manhã desta terça-feira (22)

Acompanhados da diretora administrativa Camila Lima Ferraz e da coordenadora de Enfermagem, Lúcia Karla Xavier Almeida Dias, ao lado do médico José Roberto Oliva, que é presidente do PL (Partido Liberal) de Nanuque, o deputado estadual Gustavo Santana (PL) e o vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim (PL), visitaram na manhã desta terça-feira (22) as obras de reforma e ampliação do Hospital e Pronto Socorro Municipal, que seguem a pleno vapor na gestão do prefeito Gilson Coleta Barbosa (PP).


A iniciativa do convite ao deputado partiu do vereador, que é aliado de Gustavo Santana antes mesmo da reativação do PL em Nanuque, e foi um dos coordenadores de sua campanha na eleição de 2022, quando ficou em segundo lugar entre os deputados estaduais votados na cidade.



Em vídeo espalhado nas redes sociais, Lozim agradece a visita.


✅Gustavo diz: "[Lozim] é um cara que tá sempre em Belo Horizonte, cobrando melhorias para a saúde de Nanuque. (...) Vou continuar sempre ajudando."


Assista ao vídeo.




quinta-feira, 17 de julho de 2025

EM NOVO VÍDEO, GILSON E ALEMÃO FALAM SOBRE A FESTA DE SÃO PEDRO

Entrevistados pelo radialista Túlio Batista (94 FM), prefeito e vice destacam a força do evento e a movimentação nos setores do comércio e prestação de serviços em Nanuque



Na semana em que acontece a tradicional Festa de São Pedro (dias 18 e 19, sexta e sábado), foi publicado nas redes sociais vídeo com entrevista do prefeito Gilson Coleta (PP) e o vice-prefeito Gilmar Alemão (Solidariedade), concedida ao repórter Túlio Batista, da emissora de rádio 94 FM.


Assista. 👇



terça-feira, 15 de julho de 2025

NAILSON: UM “PATRIMÔNIO” DO NOSSO CONVÍVIO SOCIAL NANUQUENSE

 Amigos se mobilizam em corrente de apoio para aquisição de novo triciclo

 



Assim que passou a semana de Carnaval do ano de 1961, mais de 60 anos atrás, no dia 18 de fevereiro, ele nasceu em Nanuque. Era o terceiro filho de ‘dona’ Dalvadízia Santos Felipe e ‘seu’ Nilton Felipe dos Santos. Depois dele, o casal teria mais três filhos, completando a família de seis irmãos.

 

Nasceu e morou (e mora) o tempo inteiro ali na Rua Poços de Caldas, região central da cidade, proximidades da Praça Francelino Francisco.

 

Com o pai e a irmã Nilcemarcia


UM SENHOR APOSENTADO DE 64 ANOS

 

Nailson Felipe dos Santos, hoje um frenético senhor com exatamente 64 anos, aposentado, teve uma vida profissional bastante intensa em Nanuque cidade. Após concluir o curso técnico de Contabilidade no Colégio Stella Matutina, começou trabalhando na conceituada casa de peças do grupo Irmãos Serra S.A. (Serrinha). Depois, atuou no extinto Banco Nacional (época em que o sonho de quase todo jovem era ser bancário) e foi até representante comercial da rede Martins Atacadista.

 



Em 1998, aos 37 anos, sofreu dura adversidade com um acidente de carro que o deixou paraplégico. Pouco tempo depois, mesmo com as dificuldades de locomoção, ainda trabalhou por mais de 15 anos na loja K&P Car, de equipamentos sonoros e peças para automóveis, do amigo Kleber Almeida. A loja fechou em 2015, há dez anos, e Nailson foi o último colaborador desligado da empresa.

 

SOBRE O TRICICLO, UM “FIGURAÇA”

 

Daí por diante, tal qual o “Vital” da música do grupo Paralamas, Nailson seguiu sua vida sobre a antiga motocicleta azul de tanque retangular, adaptada como triciclo. Durante a semana e, principalmente, aos sábados e domingos, era visto ali e acolá, sempre rodeado de amigos, em rodas de bate-papo, cervejada, churrasco e em clima de gozações recíprocas e assuntos variados, como futebol (um vascaíno dos mais aborrecidos), política e fofocas do dia a dia.

 


Com a filha Taynan, que reside em Vitória-ES


UM TRISTE E DESAGRADÁVEL CONTRATEMPO

 

Ano após ano, Nailson tornou-se uma espécie de “patrimônio” do nosso convívio social. Simpático e agradável para uns, polêmico e questionador para outros, chato e irritante para alguns, enfim, não diferente da imensa maioria das pessoas quando são analisadas em seus diversos perfis e atitudes.

 

Como dizem os mais velhos, “nem Jesus Cristo agradou a todos”.

 



Algumas semanas atrás, porém, uma inesperada notícia foi disseminada nas redes sociais, quando Nailson foi surpreendido e, como decorrência de um ato fortuito, ficou impedido de continuar trafegando por nossas ruas, como fez ao longo de quase três décadas.

 

Não está no raio da minha alçada emitir opiniões a respeito do fato ocorrido em si, mas tão-somente lembrar que, em momentos assim, costuma sobrevir uma espécie de “terceira lei de Newton”, aplicada tanto na Física como na vida cotidiana das pessoas, também conhecida como “lei da ação e reação”.

 

Se, de um lado, a mobilidade do nanuquense sessentão ficou momentaneamente suspensa, de outro veio a reação imediata da sociedade, fermentada por seus amigos de ontem e de hoje, que resultou em campanhas, bingos, vaquinhas e ações destinadas à aquisição de um novo triciclo, com certeza mais moderno e confortável, para o assento triunfal deste cidadão tão querido, sorridente e alto-astral, mesmo sendo polêmico e contestador em determinados assuntos, principalmente quando se trata de política.


👉 Chave pix para contribuição: 

27 9 8181 4060 - Taynan Brano de Souza Felipe 



Até a finalização deste texto, na tarde desta terça-feira (15/7), informações davam conta de que um recurso considerável já havia sido arrecadado, mas ainda insuficiente para comprar o veículo. Mas, sem demora, o complemento virá, na perspectiva de que, em poucos dias, Nailson esteja de volta às nossas ruas e avenidas e praças, exibindo a nova máquina, dentro das permissões da legislação vigente, é claro, aquecendo o inverno com seu jeito peculiar de ser e de viver. (Texto: Prof. Ademir Rodrigues de Oliveira Jr.)

 

<>