sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

HOJE (SEXTA-FEIRA, 23/2) É O ÚLTIMO DIA PARA SE INSCREVER NO MUTIRÃO CRECHE PARA TODOS EM NANUQUE

 

Iniciativa envolve Defensoria Pública; garantia de vagas para crianças de zero a 3 anos em creches e de 4 a 5 anos em pré-escola

 

Daniele Bellettato Nesrala, coordenadora estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Pais e responsáveis por crianças que não conseguiram vagas em creches ou pré-escolas têm até sexta-feira (23) para participar do Mutirão Creche para Todos. A iniciativa da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) visa garantir vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos e em pré-escolas para crianças de 4 a 5 anos.

 

A intenção é resolver essas questões de forma extrajudicial, por meio de diálogo com os municípios. “O Mutirão visa construir com as prefeituras fluxos administrativos para a criação ou ampliação desse serviço, evitando a judicialização”, explica Daniele Bellettato Nesrala, coordenadora Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CEDEDICA/DPMG).

 

Em Nanuque, as inscrições podem ser feitas na unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), que funciona na Rua Artur Felipe dos Santos, 48, Centro, próximo à feira coberta.

 

Os documentos necessários para a inscrição incluem certidão de nascimento da criança com CPF, cópia da carteira de identidade e do CPF do representante legal, além de comprovante de endereço. Em todo o estado, são 27 unidades da DPMG que participam da ação.

 

O Mutirão Creche para Todos conta com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC) e visa facilitar o acesso das crianças a esse direito fundamental.

 

“É muito importante que as famílias saibam que todas as crianças, de zero a 5 anos têm direito subjetivo a vaga em creche ou pré-escola e procurem a Defensoria Pública para efetivarem esse direito”, afirma Daniele.

 

<> 

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

PRESIDENTE DA CÂMARA QUER ESCLARECIMENTO OFICIAL A RESPEITO DO TRABALHO DO SAMU EM NANUQUE

  

Frank Garcia encaminhou ofício diretamente ao coordenador-geral

 



Por meio de ofício encaminhado ao coordenador-geral SAMU, Antonio Henrique Filho, na Secretaria Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência Macro Nordeste e Jequitinhonha (Cisnorje), o presidente da Câmara de Nanuque, Frank Albert Garcia, solicitou esclarecimentos a respeito do trabalho desenvolvido  pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Nanuque.

 

No documento, Frank relata que nas reclamações que chegam até o Poder Legislativo têm sido constantes as queixas de atendimento inadequado e ineficiente, com alegações recorrentes de veículo quebrado e falta de funcionários para socorrer os enfermos.

 

O vereador ressalta: “Tal situação contraria a finalidade precípua do SAMU, que é chegar prioritariamente às vítimas em situação de urgência ou emergência que possam levar a sofrimento, sequelas, ou até mesmo à morte. Além disso, considera-se o fato de que o atendimento do SAMU funciona 24 horas ininterruptas, possibilitando às vítimas maiores chances de sobrevida e diminuindo as sequelas, com transporte seguro até à unidade de saúde mais adequada para a continuidade do tratamento”

 

REPOSIÇÃO DE CALÇAMENTO

 

Na reunião desta segunda-feira (19/2), Frank apresentou, também, pedido de providência cobrando reposição de calçamento em bloquete na Rua Viçosa, trechos das ruas Araçuaí e Fortaleza.

 

Veja os documentos. 👇

 




 

<> 

 

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

TRIBUNAL CONFIRMA NOVA DIREÇÃO DO REPUBLICANOS EM NANUQUE

  

Partido fortalece base de apoio para Gilson e Alemão nas eleições de outubro

 

Amanda Cabral Goes, bacharela em Direito, servidora pública, foi confirmada pelo TSE na presidência do órgão municipal do Republicanos


Confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta segunda-feira (19/2) o novo órgão municipal do partido Republicanos em Nanuque, com Amanda Cabral Goes, bacharela em Direito e servidora pública, no cargo de presidente.

 

O Republicanos é identificado pelo número 10 e foi validado conforme o Protocolo/Código do requerimento TSE nº 816786435250, com endereço na Rua Pará de Minas, 142, Centro, Nanuque, e sua vigência vai de 31/01/2024 até 31/12/2025. Ao lado de Amanda, o órgão ainda conta com Udinei Alves Pereira (vice-presidente), Ivonete Pereira dos Santos (tesoureira), Larissa Santos Medina (vogal) e Mariana Macário Lopes Almeida (secretária-geral).

 

Como pré-candidato, Gilson acredita no bis da chapa vitoriosa de 2020 ao lado do vice Alemão: Republicanos é mais um partido para compor a base de apoio nas eleições de outubro

A legenda foi estrategicamente criada para ampliar a base de apoio do prefeito Gilson Coleta (PP) e do vice Gilmar Alemão (Solidariedade) na campanha pela reeleição e deverá abrir espaço para, pelo menos, dois vereadores que cumprem mandato, além de outros pretendentes. Gilson já anunciou que seu grupo terá, no mínimo, cinco partidos.

 

Gilson foi eleito pelo PROS em 2020. Como o partido deixou de existir, filiou-se ao PP (Progressistas) ano passado; Alemão mantém-se no Solidariedade.  

 

PARTIDO CONSERVADOR, VALORES CRISTÃOS

 

A linha ideológica do Republicanos é definida como um movimento político conservador, fundamentado nos valores cristãos, tendo a família como alicerce da sociedade, preservando a soberania nacional, a livre iniciativa e a liberdade econômica, encorajando o progresso tecnológico como caminho inevitável para o desenvolvimento humano.

 

A sigla nasceu como Partido Municipalista Renovador (PMR) e, por sugestão do então vice-presidente da República José Alencar, mudou para Partido Republicano Brasileiro (PRB), e em 2019, decorrente de um estudo amplo, alinhado à evolução, transformação e a modernização, que fazem parte da sociedade, da vida humana e das instituições, o partido passou a se chamar Republicanos, mudança essa homologada em Convenção Nacional histórica, realizada no dia 7 de maio de 2019.

 

<>