segunda-feira, 3 de abril de 2023

FERROVIA BAHIA-MINAS: REPRESENTANTES DA EMPRESA VÊM A NANUQUE APRESENTAR ETAPAS DO PROJETO

 Reunião aconteceu no gabinete do prefeito Gilson Coleta

Vereador Lozim mostrou parte trecho por onde passavam os trilhos no bairro da Reta

 

Prefeito Gilson, vereadores, representantes da MTC e assessores do Governo Municipal 



Uma apresentação mais detalhada do projeto de construção da ferrovia Bahia-Minas foi pauta de uma reunião na tarde desta segunda-feira (3/4), na Prefeitura de Nanuque, com representantes da Multimodal Caravelas (MTC), empresa que vai executar a obra. O investimento é da ordem de R$ 8 bilhões, podendo ser ampliado.

 



O prefeito Gilson Coleta recebeu o presidente da MTC, Divino Barros, o consultor Fernando Cabral e o ex-deputado João Leite, que expuseram algumas etapas do projeto. A empresa, que tem sede em Belo Horizonte, recebeu a autorização para a construção e exploração da estrada de ferro, que fará a ligação entre Caravelas, no extremo sul baiano, e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, pelo prazo de 98 anos. O projeto definitivo da ferrovia está sendo elaborado para encaminhamento à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

Criada em 1882 e desativada em 1966, há 57 anos, a Bahia-Minas deve ser reconstruída e reativada dentro de oito anos. Conforme explicou o consultor Fernando Cabral, “a ferrovia deve passar pelas mesmas cidades do roteiro anterior, só que o trajeto deverá ser diferente. Afinal, não tem como a estrada de ferro passar na sede dos municípios como acontecia antigamente”.

 

Estação Presidente Bueno: Nanuque nos trilhos da Bahia-Minas


Conforme Cabral, além do transporte de cargas, existe a possibilidade de  haver o transporte de passageiros na ferrovia. “O transporte ferroviário é uma importante alternativa num País que está com a frota envelhecida e estradas sucateadas”, diz.

 

Não é de hoje que se fala em retomar o empreendimento. O assunto chegou a ser tratado em Nanuque, durante audiência pública da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em junho do ano passado.

 

A Multimodal Caravelas tem planos de oferecer serviços logísticos que contemplem a estrada de ferro Bahia-Minas, além do porto e aeroporto, em Caravelas. Também está incluída a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

 



GILSON: MAIS UMA BOA NOTÍCIA

 

O prefeito Gilson Coleta agradeceu a presença dos representantes da MTC e disse que Nanuque só vem recebendo “boas notícias” nos últimos dois anos. “Agradecemos a Deus e aos nossos representantes políticos nas esferas estadual e federal, e também aos empresários. Isso tudo motiva um clima de otimismo e energias positivas”, destacou Gilson.


 

LOZIM MOSTRA TRECHO POR ONDE PASSAVAM OS TRILHOS

 

Antes da reunião, pela manhã o vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, mostrou parte da cidade por onde seguiam os trilhos da velha “Maria-Fumaça”, nome dado à  locomotiva na época, no bairro Nossa Senhora de Fátima – Reta.


Lozim e João Leite
 
Fotos: Iago Guimarães 

<>

Nenhum comentário:

Postar um comentário