segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

PATROLAMENTO DAS ESTRADAS RURAIS CONTINUA

 

Secretário Valdeir diz que falta pouco para concluir o trabalho em todas as estradas do Município

 

Prefeito Gilson e secretário Valdeir (fotomontagem)

Aproximadamente 650 km de estradas rurais sendo patroladas. A informação é da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nanuque, divulgada nesta segunda-feira (27) nas redes sociais, com mensagem de áudio em que o secretário de Agricultura, Valdeir Souza das Neves, garante que o serviço está perto de ser concluído.

 

Ouça aqui 👇

 


<> 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SERVIÇO DE ESGOTO EM NANUQUE

 

Colunista do jornal O Tempo, de BH, chama de “vergonhoso” o estado das instalações da Copasa





A coluna de Luiz Tito no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, publicada em 25 de fevereiro, aborda a polêmica situação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG) em Nanuque.

 

Intitulado “População de Nanuque sofrendo”, o texto critica o estado das instalações da empresa na cidade e questiona os rumos do leilão de concessão de saneamento básico que deve acontecer este ano. Nanuque está no grupo de municípios que poderão lançar leilões de saneamento.

 

Veja a matéria: 👇

 

PRECARIEDADE

População de Nanuque sofrendo

Vergonhoso, para dizer o mínimo, o estado das instalações da Copasa na cidade, fornecendo água sem segurança de sua qualidade

 

Ninguém está entendendo a posição da Copasa de tentar, depois de decisão de segunda instância, proferida pelo TJMG e seguida pelo Tribunal de Contas de MG, impedir que tenha andamento o certame em que se disputa a concessão do fornecimento de água e esgoto na cidade de Nanuque.

 

Vergonhoso, para dizer o mínimo, o estado das instalações da Copasa na cidade, fornecendo água sem segurança de sua qualidade, a preços que poderiam ser cobrados em números muito mais econômicos, com mais eficiência nos serviços prestados à população.

 

Desde 2007 a Copasa tem nas mãos a concessão de forma precária, em razão do questionamento desde então colocado sobre ilegalidades do contrato que à época celebrou com o município.

 

Em 15 anos a Copasa nunca investiu o necessário ao aperfeiçoamento de seus serviços como titular do saneamento básico no município. Agora, ela tenta na Justiça, sem êxito, porque perdeu em todas as instâncias do Judiciário, impedir que se consume a concessão constante de um certame que ela briga para não se efetivar. Perde uma população de mais de 40 mil pessoas, servida por uma água cujas análises químicas levam a grandes incertezas para a saúde dos moradores. Que saneamento básico é esse?

 

Publicado em 25 de fevereiro de 2023 | 06h00

Por Luiz Tito Publicado em 25 de fevereiro de 2023 | 06h00 - Atualizado em 24 de fevereiro de 2023 | 22h35

 

NANUQUE PODERÁ TER LEILÃO DE SANEAMENTO EM 2023

CLIQUE AQUI 👆 E SAIBA MAIS



terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

QUARTA-FEIRA DE CINZAS EM NANUQUE TERÁ DUAS MISSAS CELEBRADAS PELO PADRE ADRIEL


Na Paróquia Imaculada Conceição, às 7h da manhã e às 19h

 

Padre Adriel tem 35 anos e nasceu em Itabirinha


A tradicional Missa de Quarta-Feira de Cinzas terá dois horários em Nanuque neste 22 de fevereiro: às 7 horas da manhã e à noite, às 19h. Na condição de novo titular da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, a celebração ficará por conta do padre Adriel Gomes de Oliveira, que, oficialmente, tomará posse somente no dia 4 de março, com a presença do bispo diocesano Dom Messias dos Reis Silveira.

 



Padre Adriel é natural da cidade de Itabirinha-MG, Vale do Rio Doce, e acabou de completar 35 anos (17 de fevereiro). Foi ordenado no dia 10 de outubro de 2016. 

Na Paróquia São Sebastião, de Carlos Chagas, exerceu o estágio pastoral para o Diaconato; cumpriu o Ministério Diaconal e ficou um ano como padre, sendo vigário paroquial. Foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda, em Novo Oriente de Minas, e tomou posse dia 7 de janeiro de 2018, permanecendo por cinco anos. 

Agora, assume na condição de pároco da Imaculada Conceição, em Nanuque, e Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Serra dos Aimorés.


Padre Moacir: três anos em Nanuque; agora, Ladainha
 

PADRE MOACIR FOI TRANSFERIDO PARA LADAINHA

 

No dia 27 de dezembro, o bispo Dom Messias anunciou vários atos de nomeações e transferências, entre elas a do padre Moacir Marconcini Mozer, designado para a assumir a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ladainha-MG, Vale do Mucuri, e Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Concórdia do Mucuri, que é distrito de Ladainha.

 

Padre Moacir foi empossado titular da Paróquia Imaculada Conceição dia 6 de fevereiro de 2020, permanecendo, portanto, durante três anos.


 

A MISSA DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS

 

A Quarta-feira de Cinzas é conhecida como uma data presente no calendário litúrgico dos cristãos e que é estabelecida como marco balizador da Quaresma. Essa data encerra o Carnaval e marca o início da Quaresma, sendo observada por católicos, luteranos, anglicanos e outras denominações do cristianismo. Nesse dia realiza-se o ritual de imposição de cinzas.

 



Com o fim do Carnaval, inicia-se um período que tem uma característica diferente: a de conservação de uma vida religiosa, santa e devota. Esse é o momento da Quaresma, o tradicional período de 40 dias que antecede a Páscoa e que deve ser observado mediante a realização de penitências, tais quais o jejum e obras de caridade.

 

Durante a Quarta-feira de Cinzas, acontece a missa que é muito conhecida pelo ritual de imposição de cinzas. Esse ritual tem todo um simbolismo que faz sentido dentro daquilo que acreditam os cristãos.

 

A imposição de cinzas, dentro do que acreditam os cristãos, simboliza o caráter transitório dos seres humanos na Terra, pois o pó relembra o que se torna o corpo humano depois da morte. Sendo assim, acreditam os cristãos, a mortalidade do ser humano é encarada como um fator pelo qual ele deve buscar a graça de Deus. A participação dos fiéis nesse ritual denota exatamente essa devoção.

 

As cinzas usadas na imposição não são quaisquer cinzas, mas as que foram obtidas da queima dos ramos usados na missa de Domingo dos Ramos do ano anterior. Esse é o dia que marca o início da Semana Santa dentro da tradição cristã. Os ramos queimados, ainda, são abençoados com água benta, e as cinzas obtidas da queima recebem aromatizantes.

 

Somente o padre pode realizar a imposição de cinzas, e, durante o ritual, ele faz o desenho de uma cruz na testa do fiel. A Igreja pede aos fiéis que vão para a missa de Quarta-feira de Cinzas em jejum.

 

<> 

 

 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

ASFALTO DE QUALIDADE MUDA A CARA DA CIDADE NA SEMANA QUE ANTECEDE O CARNAVAL

  

A obra mais esperada do governo Gilson Coleta

 

Toda a extensão da Av. Santos Dumont será pavimentada; são mais de 10 mil metros quadrados





 

Quando o assunto é visual urbano do centro da cidade, Nanuque passa a ter dois momentos daqui por diante - A/C e D/C – que significam Antes do Carnaval e Depois do Carnaval.

 

Na semana que antecede a maior festa popular do País, o prefeito Gilson Coleta determinou ritmo intenso no trabalho de pavimentação asfáltica da Avenida Santos Dumont, principal via que liga o Centro ao bairro Vila Nova.

 

Segundo a engenheira Ruth Teixeira, da Secretaria de Obras, serão mais de 10.000 metros quadrados asfaltados. “Aqui não vamos apenas colocar o asfalto, mas preparar toda a base da pista. Seguimos sempre a determinação do prefeito Gilson Coleta para levar infraestrutura de qualidade a todos”, afirmou.

 

No início da semana, Gilson e o vice Gilmar Alemão gravaram vídeo falando da obra, com agradecimento ao deputado Eros Biondini, autor da emenda parlamentar que possibilitou a execução do asfalto.




 Veja 👇

 




<> 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR DE NANUQUE PROMOVE O “DIA D MEI”

Ação apoiada pelo Sebrae Minas vai orientar, formalizar e regularizar os microempreendedores individuais

 



Microempreendedores individuais (MEI) que desejam regularizar sua situação e buscam orientação sobre a gestão dos negócios podem participar do Dia D MEI em Nanuque. O evento acontece nesta quarta (15/02), das 8h30 às 16h, na Sala Mineira do Empreendedor, localizado na rua São Lourenço, 440, Centro.

 

A ação também vai auxiliar os empresários quanto ao prazo final para a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI 2023). O documento, que será emitido gratuitamente, tem ano-base de 2022, sendo obrigatório para todos os profissionais que possuem certificado de microempreendedor individual.

 

A secretária municipal de Desenvolvimento, Ana Paula Ferreira, ressalta que a ação permite orientar os microempreendedores de Nanuque com um atendimento personalizado. “A Sala do Empreendedor é um suporte ao profissional. Atendemos, mensalmente, cerca de 300 pessoas. No DIA D, a expectativa é receber 50 pessoas”, afirma.


Pronunciamento de Gilson (vereador) na inauguração da Sala do Empreendedor (arquivo 2018)


Sala Mineira do Empreendedor

 

A Sala Mineira do Empreendedor é resultado da parceria entre o Sebrae Minas e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), para melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo estado, atuando junto às administrações municipais para apoiar os empreendedores e donos de pequenos negócios. 


Ana Paula Ferreira dos Santos, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável


GILSON FOI O AUTOR DA INDICAÇÃO QUE RESULTOU NA IMPLANTAÇÃO DA SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR DE NANUQUE, EM ABRIL DE 2018


Em abril de 2018, os empreendedores de Nanuque passaram a contar com um novo espaço para facilitar a abertura de negócios. Por meio de uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e o Município, foi inaugurada no dia 13 de abril a Sala Mineira do Empreendedor.




O objetivo do espaço passou a ser cumprido na medida em que foi possível simplificar o ambiente de negócios e facilitar o surgimento de novos empreendimentos; aumentar a competitividade; e promover o desenvolvimento sustentável das empresas da região.


Presente àquela solenidade de inauguração, cinco anos atrás, o então vereador Gilson Coleta Barbosa lembrou que a instalação da Sala do Empreendedor constou da pauta de suas reivindicações na Câmara desde o início de 2017, fato que motivou reuniões com a representante do Sebrae-MG em Nanuque, Renata Carvalho, e o Poder Executivo. 


Afirmou Gilson, naquele evento de 2018: “Para todos nós, que atuamos no segmento contábil e trabalhamos com empresas e empreendedores individuais, vai ser uma mão na roda, vai agilizar muita coisa em nosso dia a dia.”

 

(Com informações de: Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação - Catherina Dias – (33) 99190-0011 catherina@prefacio.com.br)

 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

SAÚDE DE NANUQUE É REFERÊNCIA EM MG E SECRETÁRIO RICARDO VIANA ASSUME PRESIDÊNCIA REGIONAL DO COSEMS-MG

Prefeito Gilson parabeniza e lembra que a escolha foi por unanimidade

 

Ricardo Almeida Viana


O secretário municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana, foi escolhido por unanimidade para a presidência do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) - Regional Teófilo Otoni. A Assembleia Geral Extraordinária aconteceu em Teófilo Otoni, no Centro Estadual de Atenção Especializada, quinta-feira passada (9/2), com a presença de 27 secretários municipais de Saúde, visando eleger a diretoria do biênio 2023/2025.

 

“Fico muito feliz com o reconhecimento do trabalho do nosso secretário Ricardo Viana, que está conosco desde o início do governo, realizando um brilhante trabalho”, comentou o prefeito Gilson Coleta, ao saber da notícia.

 

Prefeito Gilson Coleta


Gilson acrescentou: “Importante lembrar que foi uma escolha por unanimidade, o que demonstra o respeito de todos pelo dinamismo do Ricardo. Sinto-me honrado. Reflete a boa imagem de Nanuque no âmbito da saúde pública.”

 

O Cosems-MG tem a missão de trabalhar pela autonomia dos municípios, congregando os gestores municipais de saúde atuando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações para seus membros através da participação efetiva na formulação das políticas públicas de saúde no estado de Minas Gerais buscando a melhoria da saúde da população mineira.

 

Secretários municipais de saúde da Regional T. Otoni


A chapa “Cosems Unidos” foi eleita por unanimidade, com base no artigo 9º, inciso 3º, do estatuto da entidade. A chapa eleita é formada por:

 

Presidente – Ricardo Almeida Viana (Nanuque)

Vice-Presidente – Erik Rodrigues de Souza Bicalho (Caraí)

Secretária Geral – Gilda Lopes Cordeiro (Malacacheta)

1º Secretário – Alan Pina Mendes (Nova Módica)

2º Secretário – Edson Gomes da Silva (Itaipé)

3º Secretário – José Eliésio Bispo de Amaral (Ataléia)

4º Secretário – Ludmila Aparecida Soares Souza (Carlos Chagas)

5º Secretário – Vandmário Martins Oliveira (Machacalis).

 

<> 

 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

COPASA TERÁ DE INFORMAR CONSUMIDOR DE NANUQUE EM CASO DE INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ÁGUA

 

Recomendação do Ministério Público foi motivada por apelo dos moradores de Gabriel Passos

 



Após moradores do distrito de Gabriel Passos acusarem a Copasa de interromper, por nove dias e sem aviso prévio, o fornecimento de água, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu Recomendação para que a concessionária siga o que está previsto na Resolução nº 129/2019 da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae) em casos dessa natureza. 

 

De acordo com a Resolução da Arsae, quando a paralisação do serviço de abastecimento de água for superior a 12 horas, é preciso providenciar imediatamente o abastecimento alternativo aos usuários que solicitarem o serviço. Também deve, nos casos em que a interrupção não for emergencial, realizar, com três dias de antecedência, comunicação prévia aos usuários sobre onde ocorrerá o desligamento e também sobre a previsão de retorno do fornecimento. 

 

Segundo moradores do distrito, em 14 de dezembro de 2022 o fornecimento de água na localidade foi interrompido por nove dias. Em virtude disso, a população e os serviços essenciais foram prejudicados. Além disso, mesmo após o retorno gradual do abastecimento, a água está chegando às casas dos consumidores com pouca pressão e em quantidade insuficiente para encher as caixas d’água. 

 

De acordo com o promotor de Justiça Ederson Morales Novakoski, não foi a primeira vez que ocorreu desabastecimento no distrito. “São frequentes as reclamações em relação à Copasa na região, principalmente, em relação à descontinuidade do serviço prestado, gerando inúmeros prejuízos e contratempos à comunidade local”. 

 

Para o representante do MPMG, a recomendação visa, sobretudo, manter os moradores informados sobre os eventos relacionados à interrupção do serviço de fornecimento de água. Também tem o objetivo de assegurar atendimento mínimo à comunidade afetada, quando a interrupção for superior a 12 horas.

 

<>