sábado, 17 de setembro de 2022

PREFEITO E VEREADOR PREFEREM EVITAR NOME DE PRESIDENTE PARA “SALVAR” CAMPANHAS DE DEPUTADOS

  

Até mesmo gestores filiados ao PL, partido de Bolsonaro, fazem “vista grossa”

 



Um fato constatado nas últimas semanas em todo o País é a crescente desvinculação de prefeitos e vereadores do nome do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, por uma razão bem simples: querem “salvar” as campanhas dos seus candidatos a deputado estadual e federal.

 

Nessa disputa polarizada pela Presidência da República, associar nomes de candidatos a deputado a uma suposta preferência por presidente, de um lado ou de outro, pode “queimar o filme” e fazer os deputados perderem votos.

 

NANUQUE FICOU DIVIDIDA EM 2018: 

53% x 47%

 

Nas eleições de quatro anos atrás, Nanuque foi um exemplo dessa divisão. Bolsonaro, concorrendo pelo PSL, obteve 9.270 votos no 2º turno, contra 8.216 de Fernando Haddad, candidato do PT. Em percentuais, o placar foi 53% x 47%. A diferença foi de 1.054 votos – apenas 6 pontos percentuais.

 

Na disputa do próximo dia 2 de outubro, as direções nacionais dos partidos do prefeito Gilson Coleta (PROS), do vice-prefeito Gilmar Alemão (SOLIDARIEDADE) e também do ex-prefeito Roberto de Jesus (AVANTE) decidiram apoiar o candidato Lula (PT) a presidente.

 

A candidatura de Lula tem apoio de dez partidos: PT, PC do B, PV, SOLIDARIEDADE, PSOL, REDE, PSB, AGIR, AVANTE e PROS. Porém, as lideranças locais dos três partidos preferem manter posição de neutralidade. Neste momento, mais importante é garantir votos para os seus candidatos a deputado, independentemente dos partidos e de eventuais preferências para a Presidência da República.


A coligação de apoio a Bolsonaro conta com três partidos: o PL, PP e Republicanos. Nenhum possui representante no Executivo ou  no Legislativo em Nanuque.

 



NO NORDESTE, ATÉ PREFEITOS DO PL DE BOLSONARO JÁ O IGNORAM

 

Levantamento feito com 142 prefeitos do PL, partido de Bolsonaro, na Região Nordeste, mostrou que 20 declaram apoio a Lula de maneira aberta, enquanto somente 3 gestores municipais colam suas imagens à de Bolsonaro. Os outros prefeitos evitam se pronunciar sobre os candidatos à Presidência nas redes sociais.

 

Roberval Meira, conhecido como Galego, por exemplo, é um dos prefeitos do PL que faz questão de mostrar seu apoio ao ex-presidente Lula. No comando do executivo municipal de Dom Basílio, cidade do Sudoeste da Bahia, Galego não poupa postagens e fotos com Jerônimo Rodrigues, candidato do PT ao governo do estado, e em referência a Lula.

 

“Vim aqui pedir para vocês o voto para Lula 13 e nosso querido Jerônimo Rodrigues”, diz o prefeito, em postagem recente no Instagram, em que aparece ao lado da chapa petista no estado e usando um adesivo vermelho com uma estrela na camisa.

 

Analistas políticos dizem que não é atitude inteligente a nenhum prefeito ou vereador atrelar sua imagem a Bolsonaro ou Lula, pois a eleição presidencial está muito disputada, e uma postura errada pode comprometer suas campanhas à reeleição em 2024.

 

<> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário