terça-feira, 27 de setembro de 2022

GILSON EQUIPARA EROS BIONDINI A MURILO BADARÓ COMO “OS MAIORES REPRESENTANTES DE NANUQUE EM BRASÍLIA”

Prefeito diz que a cidade ficou mais de 30 anos sem um representante majoritário defensor dos interesses da região

 

Murilo Badaró - deputado federal por três mandatos; Eros Biondini - deputado federal em seu terceiro mandato


Entre as décadas de 1960 e 1980, Nanuque teve como deputado federal majoritário o político, escritor e advogado Murilo Paulino Badaró, que chegou a ser ministro da Indústria e Comércio durante o governo do presidente João Figueiredo.

 

OBRAS E SERVIÇOS IMPORTANTES

 

É compreensível que pessoas com menos de 40 anos de idade possam não saber, mas o trabalho de Murilo Badaró foi da maior importância para o desenvolvimento de Nanuque. 


Foi protagonista de muitas conquistas, como a vinda antecipada da Cemig e da Copasa para o Município, gestões para a instalação do Frinasa (hoje Frisa), da primeira faculdade, dos conjuntos habitacionais, cais da Avenida Mucuri, construção de postos da saúde e outras, com destaque para a construção do Estádio Municipal que leva o seu nome, apelidado de “Badarozão”.

 

Como ministro, na década de 1980, foi grande articulador para a instalação das usinas de álcool na região, como a Alcana (Nanuque), Dasa (Serra dos Aimorés), dentre outras destilarias implantadas no nordeste de MG e extremo sul da BA.

 

Seu trabalho como deputado federal por três mandatos (entre 1967 e 1979)  alavancou Nanuque no plano socioeconômico, mas Badaró também foi deputado estadual (1959-1967) e senador (1979-1987). Morreu aos 78 anos no dia 14 de junho de 2010, em Belo Horizonte.


Gilson e Eros


 ‘B’ DE BADARÓ, ‘B’ DE BIONDINI

HOJE, EROS CAMINHA PARA O QUARTO MANDATO COMO FEDERAL MAJORITÁRIO DE NANUQUE

 

Ao recordar a história de Nanuque, o prefeito Gilson Coleta Barbosa disse que é inevitável a comparação do trabalho de Eros Biondini no presente com o de Murilo Badaró no passado. 


“Cada um em seu tempo, Badaró e Biondini foram os maiores representantes de Nanuque em Brasília. Por feliz coincidência, ambos têm o sobrenome iniciado com a letra ‘B’. É o b de bom, b de benfeitor”, disse Gilson, que também tem “B” no sobrenome – Barbosa.

 

Eros Biondini é responsável por mais de R$ 15 milhões na indicação de obras e serviços para Nanuque, com destaque para calçamento e asfalto de várias ruas, reforma do estádio, doação de veículos (ambulâncias e transporte escolar), ajuda financeira para entidades, compra de móveis e equipamentos, várias academias ao ar livre e ações de infraestrutura urbana.


MAIS DE R$ 15 MILHÕES

Veja a relação de emendas assinadas por Eros para Nanuque.




 



OUTRA CURIOSA COINCIDÊNCIA: 

A LETRA ‘G’

 

A coincidência não fica apenas no sobrenome, mas no prenome de dois ex-prefeitos: Geraldo da Conceição Romano, prefeito de Nanuque por duas vezes, que era amigo pessoal de Murilo Badaró, e a maioria das conquistas foi efetivada nos seus dois mandatos (1967-1970 e 1973-1976); Gilson Coleta Barbosa. Ambos começam com a letra “G”.

 

<> 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário