terça-feira, 30 de novembro de 2021

FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DO MUCURI (parte 10)

 


NANUQUE E O MODELO PREDATÓRIO NA OCUPAÇÃO DO VALE DO MUCURI


A indústria madeireira Brasil-Holanda S.A. (Bralanda) foi referência de Nanuque e região: desmatamento contínuo, destruição das paisagens naturais


Já foi apontado anteriormente, na coluna “Fragmentos da história do Mucuri”, que a formação do Vale do Mucuri teve como base a violência na ocupação, o isolamento da região em relação aos grandes centros e as relações agregas. Como último traço que vai marcar a identidade mucuriense, há de se destacar a cultura predatória construída a partir do desmatamento contínuo. A extração de forma intensa da madeira aqueceu a economia na região por mais de um século.


Pela vastidão da floresta ainda existente no nordeste mineiro, tanto a agricultura quanto a pecuária se valeram da derrubada das árvores, ampliando espaços para produção, bem como utilizando da madeira para o comércio. 


Riqueza natural que se acreditava infinita pela lógica do produtor rural e por isso deveria ser usada à exaustão. O agregado chegava para a fazenda para a derrubada, quer seja para o plantio, quer seja para o futuro pasto, quer seja para ampliar o latifúndio ocupando as terras devolutas, quer seja ainda para extração da madeira visando o comércio.


O perfil do agrego se adequava perfeitamente ao desmatamento intenso da região. Especialmente entre os anos de 1940 e 1960 no Médio e Baixo Mucuri, período e local em que a pecuária adotou à exaustão um modelo de produção sem tecnologia alguma. A ação era de um movimento permanente de desflorestamento-pasto-desflorestamento. 


A derrubada era uma atividade vantajosa para o fazendeiro: era feita a baixo custo (ou sem custo algum), abria espaço para o pasto e ainda lucrava com as madeiras de lei, como cedro, peroba e jequitibá, vendidas para os grandes centros a preços elevados.


No caso específico de Nanuque, a intensa extração de madeira iniciada a partir dos anos 40 do século XX trouxe, em um primeiro momento, muita riqueza. Gerou emprego e aqueceu o comércio local. Surgiram serrarias de grande porte, em especial a indústria multinacional voltada para a atividade madeireira. Nanuque se tornou uma referência como polo madeireiro. 


De acordo com Ivan Claret, nos anos de 1960 “[...] a madeira gerava cerca de 60% da renda do Município [...] A mão-de-obra em quase sua totalidade era voltada para madeira [...]”.


Nos anos de 1980, com o esgotamento da matéria-prima, o que ficou foi a destruição da mata nativa. Além da questão ambiental, houve um grande impacto social, elevando o número de desempregados na região e uma queda acentuada no comércio local. Mas, esse tipo de modelo exploratório trouxe consequências mais duradouras, relacionadas à construção identitária regional. 


Ao desenvolver uma percepção do ambiente vivido de modo predatório, se consolidou uma cultura também predatória. Resultou daí uma ausência do sentimento de pertença, uma recusa em se identificar com o entorno que se vive, pois a relação ser humano-ambiente foi historicamente de permanente destruição.


Uma das características marcantes da cultura do Mucuri é exatamente a negação do seu passado. Negação que se aproxima do apagamento, muito diferente do esquecimento. Esquecimento deriva do distanciamento de um passado que está perdendo importância em função do novo, do moderno. Mas, o esquecimento é resgatado pela lembrança, pela memória sempre reavivada. Desse modo, o papel das instituições é sempre reacender a chama da formação de um grupo, ou de um povo. Portanto, no cenário atual, é de fundamental importância que se busque recuperar a memória (ou as memórias) do Vale do Mucuri. 


Esse resgate é uma ferramenta fundamental para retirar do atraso e da condição de miséria que se encontra hoje o nordeste mineiro.


👉TOQUE AQUI PARA LER A PARTE 9


Márcio Achtschin Santos, 

PhD em História pela UFMG 

e professor da UFVJM. 



segunda-feira, 29 de novembro de 2021

ESCOLA DA RETA É PREMIADA EM PRÁTICAS EDUCACIONAIS

  

Vereador Lozim destaca “competência e dinamismo” do diretor Gleido Inácio no comando da E. E. Álvaro Romano

 

Prédio da escola e, no destaque, o diretor Gleido Inácio: premiação merecida


A Escola Estadual Álvaro Romano, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima (Reta), acaba de receber o Certificado de Reconhecimento outorgado pela Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), em reconhecimento ao empenho dos educadores na implementação de ações, práticas e experiências de sucesso do Plano de Ação do Sistema GIDE, que visa à melhoria da qualidade do ensino.

 



A Escola foi uma das vencedoras na 2ª edição do “Prêmio Escola Transformação”. Ao saber da notícia, o vereador representante do bairro na Câmara, Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, vibrou com o prêmio.

 

Vereador Lozim: elogios ao diretor e toda a equipe da escola


“Todos estão muito acostumados a festejar competições esportivas, mas um prêmio dessa importância é motivo de orgulho para todos nós, moradores da Reta e Romilda Ruas. Quero parabenizar o diretor, meu amigo Gleido Inácio, e toda a equipe da escola. Esse prêmio é realmente merecido”, comentou Lozim.

 

EX-ALUNOS

 

“Toda a minha família estudou no Álvaro Romano, assim como o próprio Gleido, que já foi morador do bairro e também estudou na escola. Temos ex-alunos que hoje são empresários bem-sucedidos, comerciantes, advogados, vendedores, pedreiros, médicos, engenheiros, carpinteiros, professores, servidores públicos, enfim, diversos profissionais e cidadãos que já passaram pelos bancos da nossa escola. Gleido é um servidor público com ótimos serviços prestados em várias escolas, e agora aceitou o desafio de dirigir o Álvaro Romano, demonstrando vocação, boa vontade e competência.”

 




FDG

 

Desenvolvendo a educação no País, por meio da gestão eficiente, proporcionando melhores condições de vida aos cidadãos brasileiros, a FDG foi instituída em 1997, como fundação que atua na disseminação de conhecimentos técnicos e científicos relacionados a soluções gerenciais na área educacional, por meio da Gestão Integrada da Educação – GIDE Avançada.


A sede fica na cidade de Nova Lima, a 18 quilômetros de Belo Horizonte.

 

A FDG acredita que só uma Educação de qualidade é capaz de formar cidadãos capazes de transformar uma nação.

  

A GIDE Avançada

 

A Gestão Integrada da Educação – GIDE Avançada foi idealizada há mais de 15 anos pela professora Maria Helena Godoy. Trata-se de um sistema de gestão robusto e apto a produzir resultados rápidos. Seu principal objetivo é proporcionar às redes e instituições de ensino um salto de qualidade nos resultados acadêmicos, pedagógicos, administrativos e financeiros, por meio de um caminho simples e objetivo que permite a estruturação adequada do seu sistema gerencial.

 

<> 

 

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

“PREFEITO NA PRAÇA FRANCELINO” NA SEXTA COM FINAL DA LIBERTADORES EM TELÃO NO SÁBADO


 
 

Gilson, que é flamenguista, quer torcer ao lado da massa rubro-negra de Nanuque

 

Pedido foi do vereador Sidnei do Frisa, também flamenguista

 

Final de semana movimentado em Nanuque com o projeto “Prefeito na Praça”, que leva a Administração Municipal ao encontro cara a cara com a população em praças do centro e dos bairros, além dos distritos.

 

O prefeito atendeu...

... pedido do vereador


Nesta sexta-feira (26/11), enquanto o comércio se movimenta com a famosa Black Friday de novembro, o prefeito Gilson Coleta, o vice Alemão, secretários de governo e outros assessores têm encontro marcado com os moradores da Praça Francelino, a partir das 16 horas.

 

Desde o primeiro semestre do ano que o “Prefeito na Praça” percorre comunidades distintas de Nanuque. Finalidade é ouvir reivindicações de perto, conversar com os moradores, sentir o calor humano, anunciar obras e serviços, tudo isso temperado com shows musicais e outras atrações.

 




Para este fim de semana, a novidade é que o “Prefeito na Praça” vai se estender até o sábado, aproveitando a grande final da Taça Libertadores no jogo entre Flamengo x Palmeiras, com telão na praça, muito som e vibração.


O pedido foi feito ao prefeito pelo vereador Sidnei Pereira Silva, o Sidnei do Frisa, que é o representante da Praça Francelino Francisco na Câmara Municipal.

 

“Quero assistir com a galera de Nanuque, vibrando junto, para que a gente possa botar pra fora o grito de ‘é campeão’ logo depois do jogo!”, festejou Gilson.

 

A partida está marcada para às 17h, direto de Montevidéu, capital do Uruguai.

 

<> 

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

APARELHO DE TOMOGRAFIA PARA O PRONTO-SOCORRO: GILSON RECEBE CONFIRMAÇÃO DO DEPUTADO NEILANDO PIMENTA


Equipamento tem custo aproximado de R$ 1 milhão 500 mil reais

 

Deputado Neilando e prefeito Gilson: parceria que vem dando resultados


O deputado estadual Neilando Pimenta confirmou ao prefeito Gilson Coleta, nesta terça-feira (23), que o Hospital Pronto-Socorro Municipal de Nanuque vai ganhar um equipamento de última geração para realização de tomografia computadorizada.

 

O exame serve para auxiliar no diagnóstico por imagem de doenças e alterações em diversas partes do corpo. Podem ser identificadas através do tomógrafo, por exemplo, fraturas, tumores, AVC (acidente vascular cerebral), nódulos e outros males.

 

Conhecido como uma evolução do raio-X, a tomografia usa a mesma radiação ionizante para registrar imagens internas capturadas em cortes, que podem ser reconstruídas em 3D com a ajuda de um computador. Em apenas um procedimento, são geradas centenas de radiografias da área estudada.

 

 

APOIO DO GOVERNADOR

 

Nas redes sociais, Neilando fez agradecimento ao governador Romeu Zema pela atitude que vai significar “melhor humanização da saúde, evitando que pacientes  tenham que se deslocarem de sua cidade para realização do exame”. No total, foram nove tomógrafos para cidades dos vales Mucuri e Jequitinhonha. Cada aparelho custa em torno de R$ 1,5 milhão.

 

<> 

 

  

terça-feira, 23 de novembro de 2021

VICE-PREFEITO ALEMÃO ACIONA PROCON PARA RESOLVER FALTA DE ENERGIA NO JARDIM DAS ACÁCIAS

Bairro vem sofrendo constantes oscilações na rede; consumidores prejudicados

 

Vice-prefeito e o diretor-geral do Procon


Cansado de tanto reclamar diretamente à Cemig, o vice-prefeito Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, decidiu acionar o Procon na tentativa de resolver o problema das constantes faltas de energia no bairro Jardim das Acácias.

 

Em conversa com o diretor-geral do órgão, advogado Gustavo Campos Elbacha, Alemão relatou que nos últimos meses têm sido constantes as oscilações de tensão e suspensão no fornecimento da energia, o que prejudica os consumidores, colocando aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos em risco.

 

Além disso, tem a questão da própria segurança dos moradores na parte de iluminação pública, com ruas escuras. E tudo isso acontece sem que a empresa responsável faça nenhum comunicado sobre interrupções. As oscilações de energia são mais intensas nos finais de semana e feriados.

 

A denúncia foi formalizada sob o número CIP 0184/2021 


Alemão acredita que o problema decorre do aumento do número de moradores no bairro e o uso mais frequente de aparelhos de alto consumo, como aparelhos de ar-condicionado, chuveiro elétrico e outros, fato que sobrecarrega os transformadores instalados quando a rede ainda se adequava às poucas residências existentes; hoje a demanda é quase dez vezes maior que a realidade de 20 anos atrás. 


A reclamação foi formalizada e, em breve, deverá ser marcada a data da audiência entre as partes.

 

<> 

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

DJALMA COBRA ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA A INTERNADOS PELO SUS NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE


Pedido do vereador está em consonância com o Projeto de Lei 924/19, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

 



Com a Indicação nº 223/2021, apresentada na sessão de terça-feira (16/11) da Câmara, o vereador Djalma Moreira explicou a necessidade de se garantir assistência odontológica a internados pelo SUS na rede municipal de Saúde.

 

Djalma, durante sessão de terça-feira


Segundo o autor, o pedido está em consonância com o Projeto de Lei 924/19, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Objetivo é assegurar assistência odontológica a pacientes internados, no que diz respeito a diagnóstico, tratamento e ações preventivas para eventos adversos. Essa assistência deverá ser prestada por cirurgiões-dentistas com capacitação na área de odontologia.

 

Djalma lembra que poderá ser aproveitada a mão de obra já existente nos quadros do Município, sem que haja prejuízo ao atendimento de pacientes nos serviços de urgência e emergência.


PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS


Na mesma sessão, Djalma pediu serviços de pavimentação e manilhamento da Rua Salinas, no bairro Cruzeiro, e capina e limpeza do campo de futebol do bairro Nações Unidas.


Veja os documentos apresentados 👇





 

Os pedidos seguem para o gabinete do prefeito Gilson Coleta.

 

<>  

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

GILSON ANUNCIA CALÇAMENTO DE MAIS 2 RUAS E DIZ QUE VIRADA DO ANO SERÁ “CHEIA DE OBRAS PELA CIDADE”

Confirmadas ordens de serviço para as ruas Fidaliza Viana (bairro Pedra Negra) e Santo Antônio (Novo Horizonte)

 

Ordens de serviço confirmadas


Final de 2021 e início de 2022 marcados por várias obras em execução em Nanuque. A previsão parte do próprio prefeito Gilson Coleta, entusiasmado com o fechamento do seu primeiro ano de governo. “Vamos ter uma virada de ano cheia de obras pela Cidade”, diz ele.

 





Na manhã desta quarta-feira (17), foram assinadas duas ordens de serviço para o calçamento de mais duas ruas: a Rua Santo Antônio, no bairro Jardim Novo Horizonte, região noroeste de Nanuque; e Rua Fidaliza Viana dos Santos, no bairro Pedra Negra, região central. A pavimentação vai cobrir uma área de 4.096,75 metros quadrados, segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

 

Reunião na Prefeitura com representantes da Caixa


RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA DA AV. SANTOS DUMONT

 

Contatos mantidos com a superintendência regional da Caixa Econômica Federal (Governador Valadares) sinalizam a liberação dos recursos, e consequente ordem de serviço, para o tão esperado trabalho de recuperação asfáltica da Avenida Santos Dumont, do centro até o bairro Vila Nova.

 



O assunto foi tema de reunião nesta quarta, no gabinete do prefeito Gilson, com os representantes da Caixa, que percorreram toda a extensão da avenida até o início da Rua Medina, bairro Nak-Nuk, em frente ao Cemitério-1.

 

<> 

TRANSPORTE GRATUITO E ALIMENTAÇÃO PARA ESTUDANTES DOS DISTRITOS QUE VÃO FAZER A PROVA DO ENEM

Vereador Lozim convida os colegas Elson e Deda: juntos, assinam Indicação na Câmara


Os autores: Lozim, Elson e Deda


Na reunião desta terça-feira (16) da Câmara, o vereador Lot Ignácio de Souza Junior (Lozim) firmou parceria com os colegas Elson de Souza Lima (Elson Lima) e Jesualdo Pereira Damascena (Deda) ao apresentar a Indicação nº 226/2021, que cobra do prefeito Gilson a garantia de transporte gratuito e alimentação para os estudantes dos distritos de Vila Pereira e Gabriel Passos que irão fazer as provas do Enem, dias 21 e 28 de novembro, em Nanuque. 

 

Segundo os autores, “é dever do Município ajudar o estudante de escola pública que busca prosseguir seus estudos em nível superior, e o Enem vem trazer aos nossos jovens as possibilidades de conseguir alguma vaga em faculdades/universidades. O Enem constitui-se em uma avaliação plena de todas as matérias do Ensino Médio em dois dias”.

 

Veja o documento apresentado 👇

 


<> 

 

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

EMPREGO E REINSERÇÃO SOCIAL DE DEPENDENTES QUÍMICOS: PREOCUPAÇÃO DE JOSÉ OSVALDO

 Indicação apresentada durante reunião da Câmara

“Prefeito na Praça” nos bairros Campinho e Laticínios foi outro pedido do vereador

 

Videofoto: TV Três Fronteiras


Na reunião de segunda-feira passada (8/11) da Câmara, o presidente José Osvaldo Lima dos Santos apresentou a Indicação nº 217/2021, na qual cobra iniciativas no âmbito do Município relacionadas ao Programa de Incentivo ao Emprego e à Reinserção Social de Dependentes Químicos.

 

O programa tem como objetivo incentivar ações de qualificação profissional, inserção social e reinserção no mercado de trabalho e a responsabilidade social de instituições e empresas. Também pretende estimular a articulação entre comunidades terapêuticas, organizações da sociedade civil e a rede de atendimento psicossocial do Município para prevenção, combate e recuperação da dependência química, a realização de seminários, palestras e campanhas sobre o tema, além de cursos de formação e qualificação profissional para dependentes químicos.

 

PREFEITO NA PRAÇA

 

Outros dois pedidos do vereador referem-se ao projeto “Prefeito na Praça” para os bairros Campinho e Laticínios.

 

Veja vídeo com matéria exibida na emissora de TV local “Três Fronteiras” 👇

 


Veja documentos apresentados na Câmara 👇






<> 

INSS ABRE VAGA PARA ESTAGIÁRIO EM NANUQUE

 Bolsa de R$ 1.125,69 mais R$ 10,00 de auxílio-transporte por dia

Candidato precisa estar cursando Direito ou Administração; currículos devem ser entregues entre os dias 12 e 19 deste mês

 



A partir desta sexta-feira (12/11) até o dia 19, das 8 às 17 horas, a agência local do INSS estará recebendo currículos para preenchimento de vaga de estágio de nível superior. A informação foi confirmada pelo gerente Hegley Fernandes Amaral.

 

Após seleção prévia da agência, os candidatos serão convocados para entrevista em caráter eliminatório. O INSS fica na Rua Arthur Felipe dos Santos, 164, Centro, em frente ao estacionamento da Feira Coberta.

 

Veja a publicação

 

<> 

NA CIDADE ADMINISTRATIVA (BH), GILSON BUSCA RESOLVER PENDÊNCIAS DO MUNICÍPIO EM CONVÊNIOS

Distrito Industrial, calçamento, asfalto e Escola Tiradentes na pauta

 

Gilson na Segov nesta quinta (11)


Em Belo Horizonte desde o início da semana, onde cumpre extensa agenda de compromissos, o prefeito Gilson Coleta esteve na manhã desta quinta-feira (11) na Cidade Administrativa.

 

Orientado pela assessoria de Romeu Zema, Gilson foi recebido em audiência na Secretaria de Estado de Governo (Segov), que tem por finalidade assistir o governador no desempenho de suas atribuições constitucionais, na coordenação e na articulação política intragovernamental e intergovernamental, nas relações federativas e com a sociedade civil, visando ao funcionamento eficiente e a integração do poder executivo ao público em geral.

 

Prefeito e secretário Fernando Marin (Esportes): audiências nas secretarias do Governo de Minas


Na Segov, Gilson procurou resolver pendências do Município em convênios relacionados a obras como instalação do Distrito Industrial; calçamento da Av. Ivo Dantas Laje, no bairro da Reta; implantação do núcleo da Escola Tiradentes e asfaltamento da estrada ligando Nanuque ao Espírito Santo. O prefeito foi recebido pelo assessor Leonardo Dias.

 

Uma das funções da Segov é exatamente prestar apoio ao desenvolvimento municipal, na coordenação dos convênios e parcerias com municípios, órgãos e entidades públicos, consórcios públicos, organizações da sociedade civil e serviços sociais autônomos que envolvam a saída de recursos da administração direta e indireta. Também acompanha as proposições e das atividades dos deputados junto à Assembleia Legislativa. (Informações: Assessoria de Comunicação da PMN)

 

<> 

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

EM FUNILÂNDIA, GILSON COLETA PARTICIPA DE EVENTO AO LADO DO SENADOR CARLOS VIANA

Encontro de prefeitos vai discutir recuperação tributária municipal

 

Após participar de eventos esportivos no domingo em Nanuque, o prefeito arrumou as malas e seguiu para Belo Horizonte: agenda cheia de compromissos no decorrer da semana


Na pequena Funilândia, cidade com população em torno de 4 mil habitantes, localizada a 80 km de Belo Horizonte, o prefeito de Nanuque, Gilson Coleta Barbosa, participa nesta segunda-feira (8/11) de um encontro promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio das Velhas (Amav). Entre as presenças confirmadas estão o senador Carlos Viana e o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, o professor Evandro Neiva, fundador da Rede Pitágoras de Ensino, além do Senador Carlos Viana.

 

Senador Carlos Viana e ex-ministro Alysson Paolinelli: presenças confirmadas


Os trabalhos começam às 9h30, com destaque para duas palestras – uma sobre Recuperação Tributária Municipal e outra que trata do movimento “Conspiração pelo Plantio de Árvores”.

 



Após a reunião, Gilson terá audiência com o senador Carlos Viana e segue, no final da tarde, para Belo Horizonte, onde cumpre, de terça a sexta-feira, extensa agenda de reuniões.

 

<> 

sábado, 6 de novembro de 2021

VÍDEO DO PREFEITO DE NANUQUE FAZENDO EMBAIXADINHA VIRALIZA NA INTERNET

Na véspera do Dia Nacional do Riso, em evento no bairro UDR, Gilson tenta mostrar habilidade com a bola, mas perde o controle e cai 

Gilson na embaixadinha: cena de cinema

Jogador de futebol na juventude, o prefeito Gilson Coleta Barbosa, que faz 54 anos dia 11 de janeiro próximo, já não domina tão bem a redonda como em décadas passadas. Na noite desta sexta-feira (5/11), ao participar de mais uma etapa do evento “Prefeito na Praça”, desta vez no bairro UDR, Gilson perdeu o controle na hora de ensaiar uma embaixadinha, e acabou protagonizando um vídeo que, sem demora, caiu nas redes sociais.

... E não foi em câmera lenta...

A embaixadinha é uma brincadeira individual de bola que consiste em batê-la e controla-la com as partes do corpo, sem usar o braço ou as mãos. Normalmente, os atletas gostam de exibir seu talento ficando vários minutos dominando a bola. 

Vice-prefeito Alemão, Gilson e o presidente da Câmara, José Osvaldo: evento no UDR começou à tarde e se estendeu noite adentro

Com o secretário Fernando Marin (Esportes) e crianças

O vídeo mostra Gilson iniciando uma exibição, mas logo nos primeiros toques ele perde o controle, desequilibra-se e cai. O episódio logo ganhou uma versão editada na plataforma chinesa de vídeos TikTok e invadiu as redes sociais.

 

Depois da queda, o próprio Gilson achou graça e ajudou a espalhar o vídeo na internet.

 

Coincidentemente, neste sábado, 6 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Riso.


Veja os vídeos 👇





<>