quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

ELSON LIMA APRESENTA MOÇÃO DE APLAUSO EM HOMENAGEM AOS 42 ANOS DE FUNDAÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

 

“O papel do PT foi fundamental na transição da ditadura para a democracia”, afirma vereador

 



Único vereador do PT na Câmara de Nanuque, militante histórico do partido desde a sua fundação, Elson Lima, que completa 58 anos em abril, apresentou a Moção de Aplauso nº 001/2022, durante a sessão de segunda-feira passada (21), pelo transcurso dos 42 anos de fundação da legenda, com suas lutas, conquistas no passado e desafios para o futuro de Minas Gerais e do Brasil.

 

Elson e o líder maior da legenda, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil por dois mandatos: 2003-2006 e 2007-2010


HISTÓRICO

 

O vereador apresentou o seguinte histórico:

 

"Reportando-se ao ano de 1980, o dia 10 de fevereiro passado assinalou os 42 anos de nascimento do Partido dos Trabalhadores (PT). Em plena ditadura militar, a legenda nasceu com uma proposta inovadora, tendo a participação de segmentos como sindicatos, associações de bairros, comunidades eclesiais e movimento estudantil. Entre eles, havia como ponto convergente a busca por uma sociedade democrática, justa, com liberdade e respeito à dignidade.

 

O papel do PT foi fundamental na transição da ditadura para a democracia e, logo depois, elegeu deputados que ajudaram na formulação da Constituição de 1988. Com a redemocratização, elegeu primeiramente prefeitos e depois governadores, que mostraram o modo petista de governar, tendo como carro-chefe o orçamento participativo.

 

Visita de Lula a Nanuque no dia 30 de agosto de 1981 (arquivo)


A evolução desse processo ocorreu com a posse de Lula na Presidência da República em 2003 e, depois, de Dilma Rousseff, de 2010 a 2016. No meio de tantas conquistas, tivemos políticas públicas eliminação da extrema pobreza e da fome no País, com a implantação do Bolsa Família e outros programas. Externamente, o Brasil se tornou respeitado, chegando a ser a sexta economia global.

 

Todo partido tem seus erros, é claro, mas os acertos do PT foram muito maiores. Reconhecidamente, é um partido exemplar, que não fugiu às suas origens.

 

E, com certeza, para superar este momento de negacionismo, que levou à perda de mais de 640 mil vidas na pandemia, nas eleições de outubro deste ano o PT cumprirá sua missão cívica e civilizatória apresentando um projeto de transformação para o Brasil.


Os presidentes do PT nos três níveis: nacional, de MG e de Nanuque

 

 Fazemos esta homenagem de forma ampla, destacando a figura dos seus presidentes nos três níveis:

 

- Direção nacional: presidente - deputada federal Gleisi Helena Hoffmann;

- Direção estadual de Minas Gerais: presidente deputado estadual Cristiano Tadeu Da Silveira      

- Direção municipal de Nanuque: presidente – advogado e professor Rivaldo Monteiro Silva, ex-vereador e ex-presidente desta Casa Legislativa.

 

O Poder Legislativo manifesta o justo reconhecimento e faz constar nos seus anais o transcurso dos 42 anos do Partido dos Trabalhadores.

 

Que seja expedido ofício da Câmara Municipal com cópia desta Moção de Aplauso à direção municipal do PT."

Nenhum comentário:

Postar um comentário