segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

POLÍCIA CIVIL ASSINALA 2 ANOS DE PLANTÃO DIGITAL NAS DELEGACIAS

 Nanuque está no grupo das cidades atendidas pelo serviço

 



Na quinta-feira da semana passada (20/1), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) assinalou dois anos da implementação do Plantão Digital, projeto classificado pelo governo estadual como prioritário. Ele tem como objetivo agilizar os atendimentos de plantão nas unidades da PC, diminuir custos e otimizar a apuração de investigação de crimes.

 

O Plantão Digital já funciona em 53 unidades policiais, distribuídas em 48 municípios, incluindo Nanuque, que contemplam todas as regiões do estado. Em 2022, a PCMG prevê adotar o projeto em mais 26 unidades policiais.


Assista ao vídeo institucional 👇



 DELEGACIA REGIONAL DE NANUQUE

 

Segundo informações do site da PCMG, a Delegacia Regional de Policia Civil de Nanuque funciona na Rua São Lourenço, 151, Centro, tendo como titular o delegado Joao Augusto Ferraz de Araújo.

 

PLANTÃO DIGITAL

 

O Plantão Digital consiste na utilização do sistema de videoconferência para que delegado e escrivão, à distância, adotem todas as medidas legais pertinentes às ocorrências policiais com pessoa conduzida em razão de flagrante delito ou por estar foragida da Justiça à Delegacia de Polícia, onde estão fisicamente presentes os investigadores.

 

O gerente da Iniciativa Estratégica do Plantão Digital, delegado Thiago Rocha, destaca que “essa metodologia permite que municípios que não contam com a Delegacia de Polícia em funcionamento 24 horas por dia nos 7 dias da semana, passem a atender as ocorrências policiais ininterruptamente apenas com a presença de investigadores fisicamente presentes nas delegacias dessas cidades”.

 

Com a adoção da ferramenta, o delegado ressalta que são evitados deslocamentos desnecessários, economizando tempo e recursos públicos. “Evita-se que a polícia preventiva ostensiva, testemunhas e vítimas tenham que se deslocar do município do crime para encerrar a ocorrência no município sede de Plantão Regionalizado. Esse deslocamento, muitas das vezes, deixa o município do crime desguarnecido de policiamento preventivo ostensivo, expondo à alta vulnerabilidade a segurança e a paz social. Entretanto, com o Plantão Digital, impede essa vulnerabilidade, pois permite que a ocorrência policial seja atendida na Delegacia de Polícia da circunscrição territorial do crime”, ressaltou Thiago.

 

O delegado ainda destaca que a implementação do projeto reflete na gestão de recursos humanos. Os delegados e escrivães antes escalados para regime de plantão passam a atuar em regime de expediente, sem prejudicar o atendimento oferecido pelas unidades plantonistas. “Esse redirecionamento permite que a Polícia Civil cumpra com maior êxito sua missão: realizar a investigação criminal de forma eficiente e eficaz impactando na redução da criminalidade, integrando a gestão coletiva da segurança pública e justiça criminal”.

 

Outros benefícios com o Plantão Digital

 

Entre os benefícios elencados pela Polícia Civil com a adoção do Plantão Digital, está a diminuição do tempo entre o encerramento da ocorrência até a conclusão do procedimento investigativo instaurado, permitindo que a polícia preventiva ostensiva (Polícia Militar ou Polícia Rodoviária Federal) retorne mais rapidamente ao patrulhamento e atendimento de outras ocorrências.

Além disso, se previne risco de acidentes durante deslocamentos em rodovias, diminui o desgaste psicofísico de policiais, testemunha e vítimas nestes longos deslocamentos dos municípios dos fatos até a Delegacia de Plantão, e economia com combustível e manutenção de viaturas.

 

<> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário