Nanuque está no grupo das cidades atendidas pelo serviço
Na quinta-feira da semana
passada (20/1), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) assinalou dois anos da implementação
do Plantão Digital, projeto classificado pelo governo estadual como
prioritário. Ele tem como objetivo agilizar os atendimentos de plantão nas
unidades da PC, diminuir custos e otimizar a apuração de investigação de
crimes.
O Plantão Digital já funciona
em 53 unidades policiais, distribuídas em 48 municípios, incluindo Nanuque, que
contemplam todas as regiões do estado. Em 2022, a PCMG prevê adotar o projeto
em mais 26 unidades policiais.
Assista ao vídeo institucional 👇
Segundo informações do site da
PCMG, a Delegacia Regional de Policia Civil de Nanuque funciona na Rua São
Lourenço, 151, Centro, tendo como titular o delegado Joao Augusto Ferraz de Araújo.
PLANTÃO DIGITAL
O Plantão Digital consiste na
utilização do sistema de videoconferência para que delegado e escrivão, à distância,
adotem todas as medidas legais pertinentes às ocorrências policiais com pessoa
conduzida em razão de flagrante delito ou por estar foragida da Justiça à
Delegacia de Polícia, onde estão fisicamente presentes os investigadores.
O gerente da Iniciativa
Estratégica do Plantão Digital, delegado Thiago Rocha, destaca que “essa metodologia
permite que municípios que não contam com a Delegacia de Polícia em funcionamento
24 horas por dia nos 7 dias da semana, passem a atender as ocorrências
policiais ininterruptamente apenas com a presença de investigadores fisicamente
presentes nas delegacias dessas cidades”.
Com a adoção da ferramenta, o
delegado ressalta que são evitados deslocamentos desnecessários, economizando
tempo e recursos públicos. “Evita-se que a polícia preventiva ostensiva,
testemunhas e vítimas tenham que se deslocar do município do crime para
encerrar a ocorrência no município sede de Plantão Regionalizado. Esse
deslocamento, muitas das vezes, deixa o município do crime desguarnecido de
policiamento preventivo ostensivo, expondo à alta vulnerabilidade a segurança e
a paz social. Entretanto, com o Plantão Digital, impede essa vulnerabilidade,
pois permite que a ocorrência policial seja atendida na Delegacia de Polícia da
circunscrição territorial do crime”, ressaltou Thiago.
O delegado ainda destaca que a
implementação do projeto reflete na gestão de recursos humanos. Os delegados e
escrivães antes escalados para regime de plantão passam a atuar em regime de
expediente, sem prejudicar o atendimento oferecido pelas unidades plantonistas.
“Esse redirecionamento permite que a Polícia Civil cumpra com maior êxito sua
missão: realizar a investigação criminal de forma eficiente e eficaz impactando
na redução da criminalidade, integrando a gestão coletiva da segurança pública
e justiça criminal”.
Outros benefícios com o Plantão Digital
Entre os benefícios elencados pela Polícia Civil com a adoção do Plantão Digital, está a diminuição do tempo entre o encerramento da ocorrência até a conclusão do procedimento investigativo instaurado, permitindo que a polícia preventiva ostensiva (Polícia Militar ou Polícia Rodoviária Federal) retorne mais rapidamente ao patrulhamento e atendimento de outras ocorrências.
Além disso, se previne risco
de acidentes durante deslocamentos em rodovias, diminui o desgaste psicofísico
de policiais, testemunha e vítimas nestes longos deslocamentos dos municípios
dos fatos até a Delegacia de Plantão, e economia com combustível e manutenção
de viaturas.
<>
Nenhum comentário:
Postar um comentário