sexta-feira, 20 de agosto de 2021

PROJETO “PREFEITO NA PRAÇA” LEVA GILSON, ALEMÃO E ASSESSORES A GABRIEL PASSOS

 Vereador Elson Lima, representante do distrito, destacou a importância de uma maior aproximação do governo municipal com a população


O vereador Elson foi o anfritrião

José Osvaldo, presidente da Câmara, também participou do evento

 

Gilson, Alemão, José Osvaldo e o delegado regional da Polícia Civil, João Augusto Ferraz Araújo
 



Primeiro foi no movimentado Calçadão da Rua Caxambu, no centro de Nanuque; agora, o projeto “Prefeito na Praça” levou o prefeito Gilson Coleta, o vice Gilmar Alemão, o primeiro escalão do governo municipal, e o presidente da Câmara, José Osvaldo Lima Santos, ao distrito de Gabriel Passos.

 

Aconteceu na quarta-feira passada (18/8). Lá, foram recepcionados pelo vereador Elson Lima, representante da localidade na Câmara.

 




O encontro aconteceu em praça pública, sem formalidade, propiciando uma maior aproximação com a comunidade. A ideia é ouvir de perto os moradores, saber de suas principais demandas, e manter um diálogo franco e aberto.

 

Veja o vídeo 👇



FOTOS DA 1ª EDIÇÃO, QUE ACONTECEU NO CALÇADÃO








VEJA O VÍDEO DO EVENTO NO CALÇADÃO 👇

 toque aqui


<> 

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

MICROTRATOR PARA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS DE VILA PEREIRA

 Vice-prefeito Alemão e vereador Lozim participam da solenidade de entrega em Contagem, Região Metropolitana de BH

 

Alemão, deputado Zé Silva e Lozim, na tarde desta sexta-feira (13) em Contagem-MG


Na tarde desta sexta-feira (13/8), o vice-prefeito Gilmar Alemão e o vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, estiveram na cidade de Contagem, a 15 quilômetros de Belo Horizonte, para a solenidade de entrega de microtratores agrícolas a associações de pequenos produtores rurais do Estado.

 

O município de Nanuque foi contemplado com um microtrator, equipado com carreta e implementos, destinado à Associação dos Produtores e Trabalhadores Rurais da Cabeceira do Ribeirão, área rural do distrito de Vila Pereira.

 




AÇÃO DO DEPUTADO ZÉ SILVA

 

O microtrator vai beneficiar todas as famílias associadas e, também, outras comunidades rurais que moram e trabalham nas proximidades de Vila Pereira. Foi mais uma ação parlamentar do deputado federal Zé Silva, que atendeu ao pedido feito por Alemão no ano passado, quando ainda era vereador.


 

Assista ao vídeo 👇

 



Prefeito Gilson e Alemão ao lado de dona Ni, liderança comunitária bastante conhecida de Vila Pereira, esposa de Mazinho, presidente da associação beneficiada com o microtrator
(foto-arquivo setembro de 2020)


<> 

COVID-19: NANUQUE É DESTAQUE EM MATÉRIA DO PRINCIPAL VEÍCULO DE IMPRENSA ESCRITA DO ESTADO

A vacinação de jovens a partir dos 18 anos comprova eficiência do trabalho desenvolvido na área da saúde

 

Vacinada em Nanuque em clima de festa, Jamylle Teixeira comemorou: "Agora chegou a nossa vez. Somos o futuro do Brasil!" (foto: Matheus Lima/divulgação)

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Nanuque no enfrentamento à Covid-19, com a vacinação, esta semana, de jovens a partir dos 18 anos, projetou a cidade nos noticiários da imprensa, merecendo destaque do jornal Estado de Minas, maior veículo de imprensa escrita dos mineiros, na edição desta sexta-feira (13).

 

A matéria mostra as estratégias das cidades de MG que já vacinam jovens de 18.


Prefeito Gilson Coleta discursa em momento festivo que marcou vacinação dos jovens de 18 anos. À esquerda, o vice-prefeito Gilmar Alemão; à direita, o secretário de Saúde, Ricardo Viana
 

Veja alguns trechos 👇

 

"A lentidão no processo de vacinação no Brasil vai dando espaço ao sopro da esperança. Municípios mineiros concluem ou estão a um passo de fechar a aplicação da primeira dose contra a COVID-19 em toda a população adulta. O entusiasmo que possibilita o avanço da imunização também permite vislumbrar o controle da pandemia. Esperança é exatamente a palavra usada por Fernanda Abadia Couto, de 18 anos, para descrever o sentimento ao receber a primeira dose. De Santo Antônio do Monte, município com quase 30 mil habitantes no Centro-Oeste de Minas, ela foi imunizada ontem. A mais de 230 quilômetros de distância de Samonte, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, outro município já vacina pessoas com 18 anos: Confins. No Vale do Mucuri, Nanuque celebra o feito e, no Sul de Minas, Natércia faz o mesmo hoje. 


O avanço da vacinação em cada um dos municípios depende da disponibilidade de doses, que são entregues pelo Ministério da Saúde aos governos estaduais e por esses às cidades. O tamanho dessa população em cada um dos municípios e dos grupos prioritários nela inseridos – profissionais de saúde, educação e transporte, forças de segurança, pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas, entre outros –  é decisivo para ritmo da imunização dos moradores em geral, que tem ocorrido em ordem decrescente de idade, segundo as normas acordadas pelos setores de saúde das três esferas da Federação. Entretanto, não é o único. O esforço local também pode fazer, e faz, a diferença.

 

Festa

 

Em Nanuque, o início da vacinação de pessoas de 18 anos mereceu até solenidade da Prefeitura. Jamylle Gomes Teixeira foi a primeira a receber a primeira dose da vacina nessa faixa etária. E comemorou muito. “Fiquei muito feliz, mas ao mesmo tempo, triste em pensar que muitas pessoas perderam a vida esperando por esse momento. Mas agora chegou a nossa vez. E todos os jovens devem se vacinar, porque somos o futuro do Brasil!”, disse.

 

Nanuque tem 40.665 habitantes (IBGE, 2020) e já vacinou 22.121 moradores com primeira dose, mais 760 com dose única. A SMS vacinou 6.250 com a segunda dose. “Hoje comemoramos o fato de sermos o primeiro município da região e um dos primeiros do Brasil a oferecer a vacina para toda a população acima de 18 anos. A vitória é de Nanuque, dos cidadãos e de todos os guerreiros da saúde”, disse o prefeito, Gilson Coleta Barbosa.

 

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Viana, atribuiu o feito ao trabalho de sua equipe e ao apoio que recebeu da população. “Temos profissionais de saúde que são diferenciados, e um povo acolhedor, que cumpriu as nossas determinações”, disse.

 

👉TOQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A VACINAÇÃO EM NANUQUE


<> 

 

 

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

COM 54,4% DA POPULAÇÃO VACINADA COM A 1ª DOSE, NANUQUE PERMANECE NA ONDA AMARELA

 Público acima dos 18 anos começou a ser imunizado

 



Nanuque permanece no grupo das 137 cidades incluídas na Onda Amarela do programa Minas Consciente, instrumento de combate à Covid-19 do Governo do Estado, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (12/8). 

 

A Onda Amarela é classificada como intermediária. Expectativa é que, provavelmente dentro de uma semana, a cidade entre na Onda Verde, que é a fase mais branda.

 

Em vídeo nas redes sociais, prefeito Gilson teceu elogios aos servidores da Saúde pelo bom desempenho alcançado no combate à Covid-19


De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (11), Nanuque chegou a 54,4% da população vacinada com a primeira dose, equivalente a 22.121 pessoas.

 

Quanto à segunda dose e dose única, o percentual é de apenas 17,2%, correspondendo a 7.010 pessoas vacinadas.


Os percentuais referem-se à população total estimada pelo IBGE: 40.665 habitantes (dados de 2020). 

 

O ponto positivo, festejado pelo prefeito Gilson Coleta e servidores da Saúde, é o ritmo acelerado de vacinação. Nanuque é um dos primeiros municípios mineiros a aplicar a primeira dose em jovens a partir dos 18 anos.

 

O número de casos confirmados da Covid-19 se mantém estável, com 4.359, e o registro de 124 óbitos.


Veja o boletim de 11/8 👇



quarta-feira, 11 de agosto de 2021

PEC DO VOTO IMPRESSO É DERRUBADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Dos 10 federais mais votados em Nanuque, 4 votaram contra, 3 a favor e 3 nem sequer compareceram

 



A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propunha a adoção do voto impresso, e que tramitava na Câmara dos Deputados, foi rejeitada nesta terça-feira (10/8) após apenas 229 parlamentares votarem a favor. Para que o texto fosse aprovado e encaminhado ao Senado Federal, 308 tinham que aderir ao projeto. Dos 53 deputados de Minas Gerais, 26 votaram "sim" e 18 "não".

 

OS 10 MAIS VOTADOS EM NANUQUE

 

Dos 10 deputados federais eleitos mais votados em Nanuque na campanha de 2018, as opiniões se dividiram: quatro votaram contra, três votaram a favor e outros três preferiram nem comparecer à sessão.

 

Eros Biondini (PROS), o mais votado, já vinha postando nas redes sociais a sua opinião favorável à PEC. Já os três deputados do PT mais votados – Rogério Correia, Reginaldo Lopes e Leonardo Monteiro – sustentaram a postura contrária ao voto impresso, além de Eduardo Barbosa (PSDB).

 


AÉCIO NEVES PREFERIU NÃO VOTAR

 

O deputado Aécio Neves (PSDB/MG) se absteve, sendo o único dos representantes presentes na casa a tomar tal medida. A bancada do Partido Social Liberal (PSL) orientou os parlamentares para que votassem de forma favorável ao projeto. Cinco mineiros da legenda, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), seguiram o combinado, com exceção de Marcelo Álvaro Antônio, que não esteve presente. Álvaro Antônio é ex-ministro do Turismo, sendo demitido por Bolsonaro em dezembro do ano passado.

 

Já a bancada do Novo liberou os parlamentares a seguirem suas respectivas convicções. Isso ficou claro em Minas Gerais, com os dois representantes do estado na legenda indo por caminhos opostos: enquanto Lucas Gonzalez disse "sim" à PEC, Tiago Mitraud optou pelo "não".

 

Além da abstenção de Aécio, o PSDB computou votos divergentes ao que a bancada na Câmara foi orientada a seguir. Apenas Domingos Sávio votou "sim", enquanto Rodrigo de Castro e Eduardo Barbosa votaram "não". Já Paulo Abi-Ackel não participou da sessão.

 

Veja como votou cada deputado mineiro

 

AÉCIO NEVES (PSDB/MG) - Abstenção

AELTON FREITAS (PL-MG) - Não

ALÊ SILVA (PSL/MG) - Sim

ANDRÉ JANONES (Avante/MG) - Não

ÁUREA CAROLINA (PSOL/MG) - Não

BILAC PINTO (DEM/MG) - Ausente

CABO JUNIO AMARAL (PSL/MG) - Sim

CHARLLES EVANGELISTA (PSL/MG) - Sim

DELEGADO MARCELO FREITAS (PSL/MG) - Sim

DIEGO ANDRADE (PSD/MG) - Sim

DIMAS FABIANO (Progressistas/MG) - Sim

DOMINGOS SÁVIO (PSDB/MG) - Sim

DR. FREDERICO (Patriota/MG) - Sim

EDUARDO BARBOSA (PSDB/MG) - Não

EMIDINHO MADEIRA (PSB/MG) - Sim

EROS BIONDINI (PROS/MG) - Sim

EUCLYDES PETTERSEN (PSC/MG) - Sim

FÁBIO RAMALHO (MDB/MG) - Ausente

FRANCO CARTAFINA (PP/MG) - Sim

FRED COSTA (Patriota/MG) - Sim

GILBERTO ABRAMO (Republicanos/MG) - Sim

GREYCE ELIAS (Avante/MG) - Sim

HERCÍLIO DINIZ (MDB/MG) - Sim

IGOR TIMO (Podemos/MG) - Ausente

JÚLIO DELGADO (PSB/MG) - Sim

LAFAYETTE DE ANDRADA (Republicanos/MG) - Sim

LÉO MOTTA (PSL/MG) - Sim

LEONARDO MONTEIRO (PT/MG) - Não

LINCOLN PORTELA (PR/MG) - Sim

LUCAS GONZALEZ (Novo/MG) - Sim

LUIS TIBÉ (Avante/MG) - Não

MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO (PSL/MG) - Ausente

MARCELO ARO (Progressistas/MG) - Não

MÁRIO HERINGER (PDT/MG) - Não

MAURO LOPES (MDB/MG) - Ausente

MISAEL VARELLA (PSD/MG) - Sim

NEWTON CARDOSO JR (MDB/MG) - Não

ODAIR CUNHA (PT/MG) - Não

PADRE JOÃO (PT/MG) - Não

PATRUS ANANIAS (PT/MG) - Não

PAULO ABI-ACKEL (PSDB/MG) - Ausente

PAULO GUEDES (PT/MG) - Não

PINHEIRINHO (Progressistas/MG) - Ausente

REGINALDO LOPES (PT/MG) - Não

RODRIGO DE CASTRO (PSDB/MG) - Não

ROGÉRIO CORREIA (PT/MG) - Não

STEFANO AGUIAR (PSD/MG) - Sim

SUBTENENTE GONZAGA (PDT/MG) - Sim

TIAGO MITRAUD (Novo/MG) - Não

VILSON DA FETAEMG (PSB/MG) - Não

WELITON PRADO (PROS/MG) - Sim

ZÉ SILVA (Solidariedade/MG) - Ausente

ZÉ VITOR (PR/MG) - Sim

 

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

QUASE R$ 1 MILHÃO PARA CALÇAR AVENIDA DA RETA ATÉ O FINAL

Em vídeo, ao lado do prefeito Gilson e do vereador Lozim, deputado Gustavo Santana confirma emenda parlamentar de R$ 930 mil

 

Prefeito Gilson, deputado Gustavo Santana, vereador Lozim e Leandro Coleta, irmão do prefeito (videofoto PMN)


Na visita que fez a Nanuque sexta-feira passada (30), o deputado estadual Gustavo Santana visitou o bairro Nossa Senhora de Fátima (Reta), onde, na companhia do prefeito Gilson Coleta e do vereador Lot Ignácio de Souza Junior, o Lozim, anunciou emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 930 mil para calçamento da Avenida Ivo Dantas Laje, a principal do bairro.

 



Segundo o vereador, desta vez o calçamento será estendido até o ponto final do ônibus que faz a ligação da Reta até o centro da cidade. Gilson e Lozim agradeceram ao deputado.

 

Veja o vídeo 👇

 





Gustavo Santana é empresário e produtor rural. Nascido em Belo Horizonte, é pai de Gustavo Santana e filho de Lourdes Rocha e José Santana de Vasconcellos Moreira, que foi deputado federal e estadual por dez mandatos. Aos 42 anos, está no seu segundo mandato consecutivo na ALMG pelo PR, atua como membro efetivo nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Agropecuária e Agroindústria e suplente nas comissões de Segurança Pública e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas.


<> 

CÂMARA VAI ABRIR 4 VAGAS DE ESTAGIÁRIOS PARA TRABALHAREM NA DELEGACIA REGIONAL

Convênio será firmado com a Polícia Civil; processo seletivo em fase de elaboração

 

Reunião na Câmara de Nanuque


Na segunda-feira passada (2), o presidente da Câmara, José Osvaldo Lima Santos, e alguns vereadores estiveram reunidos com o delegado titular da Delegacia Regional de Polícia Civil, Joao Augusto Ferraz de Araújo, quando discutiram os termos de um convênio a ser firmado com a corporação, que possibilitará abertura de quatro vagas de estagiários.

 

Já está em fase de elaboração o processo seletivo que vai possibilitar a contratação dos futuros estagiários. Eles irão trabalhar nos diversos setores da Delegacia Regional de Polícia Civil. Em breve, a Câmara vai divulgar o edital com todas as informações relativas ao processo.


<>