quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

MINAS GERAIS AGORA TEM O DIA DO HEAVY METAL

Lei foi assinada nesta quarta-feira (7) pelo governador Romeu Zema




O governador Romeu Zema (Novo) sancionou, nesta quarta-feira (7/1), o Dia do Heavy Metal em Minas Gerais. A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) após aprovação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).


A proposta foi apresentada no Legislativo pelo deputado Professor Cleiton (PV). A data, 1º de novembro, foi escolhida para a celebração. O parlamentar argumentou que a proposta busca valorizar e promover a cultura do heavy metal no estado, “reconhecendo a importância histórica, cultural e social desse gênero musical para Minas Gerais, em especial para Belo Horizonte, cidade que se consolidou como um dos principais polos do heavy metal na América Latina e no mundo”.




“Belo Horizonte é amplamente reconhecida como berço do heavy metal brasileiro, tendo sido o palco do surgimento de bandas pioneiras e influentes como Sepultura, com outras grandes bandas, isso na década de 1980, além de outras que surgiram depois. A escolha do dia 1º de novembro para celebrar o Dia do Heavy Metal de Minas Gerais é emblemática e simbólica", argumentou o deputado.


Ele completou: "Nessa data, em 1986, foi lançado Morbid Visions, o primeiro álbum de estúdio da banda mineira Sepultura, um dos primeiros discos de death metal e black metal do mundo. O lançamento ocorreu na lendária loja e gravadora Cogumelo Discos e Fitas, em Belo Horizonte, marco histórico que consolidou a cidade como um dos principais centros do metal extremo no cenário global. Esse álbum não apenas colocou o Sepultura no mapa do metal mundial, mas também ajudou a definir o som e a identidade do metal brasileiro, influenciando bandas e fãs ao redor do planeta.”


Ainda segundo Professor Cleiton, a instituição do Dia do Heavy Metal tem como objetivo promover a realização de eventos culturais, shows, exposições, palestras e workshops que celebrem o gênero musical e sua história. Para ele, esses eventos têm o potencial de atrair turistas e fãs de heavy metal de todo o Brasil e do mundo, gerando impacto positivo na economia local, especialmente no setor de turismo cultural e de entretenimento. 


Outros reconhecimentos

Ainda nesta quarta-feira, o governador Romeu Zema sancionou outras leis que reconhecem questões culturais no estado. Foram reconhecidas como de relevante interesse cultural o Grupo Zé Pereira da Chácara, grupo carnavalesco em Mariana; os ritos de Coroação de Nossa Senhora, celebrados no mês de maio no estado, e também o modo de fazer paçoca de carne em Martinho Campos. (Texto: jornal O Tempo - BH/MG)


<>